23 de mar. de 2013

Comemorar Aniversario é Pecado?




Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Mateus 7:1-3 (ACRF)


E estava eu, certo dia da semana, em meu trabalho ,num setor anexo, quando ouvi uns murmúrios de minhas colegas, dizendo que Sicrana (os nomes foram omitidos para preservar as identidades reais e também porque não tenho dinheiro pra ficar pagando direitos autorais.) estava fazendo aniversario naquele dia e que iriam comprar um bolo e fazer uma festinha para comemorarem mais esse dia de vida dela. Naturalmente, aproveitei a deixa e me convidei para participar. Foi feita uma surpresa, e minha colega ficou muito emocionada por terem se lembrado dela (e eu fiquei muito “emocionado” com a torta de chocolate que foi servida. Uma delicia!).

Durante a festinha, minhas colegas ficaram comentando sobre o porque da Fulana (outra funcionaria do setor) que não ficou pra festinha, saindo do setor. Depois fiquei sabendo que ela e de uma religião que proíbe seus membros de comemorarem festas de aniversario (o nome de tal religião também não será citado, pois o objetivo deste blog e discutir ideias com base na bíblia e não criticar denominações. Mas se você estiver curioso, pergunta pro Google - Ele sabe!)

Bem, então passei a vasculhar bíblia e a procurar o fato do aniversario ser algo assim tão maligno, pois conforme o Google me informou, os membros dessa crença são passiveis ate de serem expulsos dela, apenas por serem vistos numa festa de aniversario ou por mandarem um cartão para um aniversariante.

Basicamente existem dois textos na bíblia que relatam sobre aniversários:

Ao terceiro dia, que era o dia natalício de Faraó, deu este um banquete a todos os seus servos. Levantou a cabeça do copeiro-mor, e a cabeça do padeiro-mor no meio de seus servos. Restituiu ao copeiro-mor o seu cargo de copeiro, para que entregasse o copo a Faraó, mas enforcou ao padeiro-mor: como José lhes havia interpretado. - Gênesis 40:20-22  (SBB)

Chegado, porém, o dia natalício de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos e agradou a Herodes, pelo que este prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse. Ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me num prato a cabeça de João Batista. O rei, embora entristecido, contudo por causa dos seus juramentos e também dos convivas mandou dar-lha,
e ordenou que degolassem a João no cárcere. Foi trazida a sua cabeça num prato, e dada à moça; e ela a levou à sua mãe. - Mateus 14:6-11 (SBB)

O raciocínio utilizado e o de que como eram aniversários de dois reis pagãos e como houveram assassinatos nos respectivos dias, então por associação não se deve comemorar aniversários pois seria um grave pecado.

Também argumenta-se que as velas, o bolo e a festa remontam a praticas pagas de adoração a deuses e também a pessoa aniversariante, lhe dando nesse dia a honra de um deus.
Primeiramente, vamos separar as ideias. Hoje em dia, os aniversários não são comemorados com o mesmo sentindo que eram nas épocas passadas. Quem faz a festinha, não espera ser adorado como um deus, nem esta prestando adoração a qualquer deus. Unicamente se esta comemorando mais um dia de vida e esta dividindo com pessoas queridas essa felicidade. Certamente se a festa fosse feita com o fim da idolatria, ou mesmo de se cometerem orgias, bebedeiras e uso de drogas ilícitas, então se estaria cometendo grave pecado, não pelo aniversario em si, mas pelos pecados diretamente condenados pela palavra de Deus (Efésios 5:3-5).

Hoje nos utilizamos de muitos costumes pagãos e nem por isso e biblicamente condenado ou foi descontinuado. Um exemplo e o uso de alianças de casamento (costume do antigo Egito) que ate hoje e feito (inclusive pela denominação que proíbe o aniversario natalício, mas ironicamente permite o aniversario de casamento!)
Mas engana-se quem pensa que existem somente essas duas citações de aniversários na bíblia. Bem, vamos as outras:

"E seus filhos foram e realizaram um banquete na casa de cada um deles no seu próprio dia; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles."-  (Jó 1:4 Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, grifo acrescentado)

“No seu próprio dia” refere-se ao aniversario de cada um, como podemos verificar mais a frente no livro de Jó:

"Foi depois disso que Jó abriu a boca e começou a invocar o mal sobre o seu dia. Jó respondeu então e disse: pereça o dia em que vim a nascer..." (Jó 3:1-3, Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado).

E interessante perceber o que a bíblia fala sobre o nascimento de Joao Batista:

Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; - (Lucas 1:14 (Versao Catolica))

Se a Biblia fala que o nascimento de Joao Batista seria um motivo de grande alegria, de que forma se poderia expressar isso? Através de uma grande festa!

Vamos salientar um ponto: A bíblia não diz diretamente que não se deva comemorar aniversario. Nem existe alguma lei que diga que deva ser comemorado. A questão e que não devemos  tornar-nos juízes e sair dizendo pelos quatro cantos da Terra que e pecado fazer algo que não se encontra diretamente na bíblia, e que por nossa própria experiência de vida, podemos concluir que seja algo que desagrade a Deus. Quem deseja comemorar, que comemore. Quem não quiser, não o faca, mas tampouco julgue seu irmão!

Existem tantas doutrinas de homens pelo mundo! Desejam sabem o que o Senhor Requer de seus filhos? Escutem suas Palavras:

Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. - Deuteronômio 10:12 (ACRF)


Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário