11 de mai. de 2013

O Nome Secreto de Deus







A quem vencer, eu(Jesus) o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu Novo Nome. 
Apocalipse 3:12


       E os seus olhos(de Jesus) eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 
Apocalipse 19:12



      
       Marcos, Maria, Felipe, Joao, Ellen, Samuel... No mundo existem aproximadamente 7 bilhoes de pessoas, e cada uma tem seu nome proprio. Existem nomes simples e comuns como Maria ou Jose, e nomes incomuns e mais complexos como Jonadabe ou Melquisedeque (rsrs).
       Algumas pessoas se orgulham de ter um nome importante ou nobre, mesmo que elas, pessoalmente, nao sejam tao importantes quanto pensam. Outros se envergonham do nome que tem, por nao serem comuns ou terem uma conotacao estranha ou diferente como Um Dois Tres de Oliveira Quatro!( Acreditem, existe mesmo uma pessoa com esse nome!).
       Alguns ate acreditam que os nomes tem o poder de influir nas caracteristicas de personalidade das pessoas. Muitas vezes ouvimos conversas do tipo: Ah, todo Joao e arteiro, escolhe outro nome! Ah! toda Yasmin e bonita e simpatica!
        Mas, porque se dao nomes as pessoas? Nao seria mais facil se todos fossem identificados por codigo de barras?( SENHOR, que essa ideia nao pegue! rsrs).
        Desde sempre as pessoas recebem nomes, e estes tem algum tipo de significado para aqueles que dao os nomes e para aqueles que os recebem. Nomes nao sao apenas rotulos, mas sao a propria representacao da pessoa, tanto na forma escrita, quanto na oral.
        Deus tambem tem muita consideracao por nomes e o que eles representam. Sua primeira criacao humana recebeu o nome de Adao, originario do hebraico significando solo vermelho ou barro vermelho. Adao depois recebeu uma ordem especial de Deus: a de dar nomes a todas as criatura do Eden!



Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 
Gênesis 2:19-20


       Adao tambem teve uma honra muito especial, a de dar um nome a sua esposa, especialmente criada para ele:


E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 
Gênesis 2:23


        O nome Eva, vem do hebraico, hav' vah, que significa vivente. Como podemos observar, Deus foi o originador da ideia de nomear suas criacoes. Mesmo as estrelas, num universo de trilhoes delas, nao passaram despercebidas diante da plenitude do SENHOR:

Conta (Deus) o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. 
Salmos 147:4

        
        Nos tempos biblicos, os nomes eram dados como forma de mostrar a qualidade da pessoa que o recebia ou como forma de honrar a Deus. Samuel, por exemplo significa " O SENHOR (Yawhew) Chama; Joao, significa "Deus e cheio de Graca".
        E Deus? Tem um nome proprio? Mais de um? Qual/Quais? Porque Deus precisa de um nome?
        Deus, em si mesmo, nao precisaria de um nome, mas Ele se utiliza deste meio como uma forma de se revelar a humanidade.
        Muitas religioes, ditas cristas, afirmam que o unico nome de Deus e Jeova, inclusive carregando Este, como o nome da denominacao. Afirmam que as pessoas e igrejas que nao usam o nome Jeova, mas utilizam o nome SENHOR, no lugar, estao apenas seguindo tradicoes de homens e que Deus nao se agrada disso. Fazem intenso proselitismo afirmando que sao os UNICOS que atualmente utilizam este nome. Com relacao ao uso do nome Jeova, utilizam como argumento, alguns dos seguintes textos da biblia:


O teu nome, Jeová, subsiste para sempre; O teu memorial, Jeová, por todas as gerações.
Salmos 135:13-14 (SBB)

Jeová é homem de guerra; Jeová é o seu nome. 
Êxodo 15:3 (SBB)

Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, És o Altíssimo sobre toda a terra. 
Salmos 83:18 (SBB)


     Primeiro, deve-se levar em conta que o nome Jeova nao e a pronuncia, nem a grafia correta. De acordo com estudiosos da lingua hebraica, o chamado tetragrama divino (YHVH - Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה), no original, nao possuia vogais. com o decorrer dos seculos, devido ao costume judaico de evitar pronunciar o nome de Deus, a pronuncia original se perdeu. A forma Jeova e uma forma latinizada, que muitos estudiosos criticam com veemencia, afirmando que a pronuncia e grafia que mais se aproximaria do original seria a forma Yahvéh ou JaHWeH.
        

Um dos Argumentos que alguns dos jeovistas utilizam para a utilizacao da forma Jeova, e que ja por muitos seculos, e a forma mais utilizada e conhecida do Nome Divino, e que devido a isso, continuam a utiliza-la,mesmo reconhecendo que esta pode nao ser a forma correta. Porem ,com este pensamento eles caem nas mesmas criticas que fazem aos cristaos que utilizam o nome SENHOR, pois, passam a se utilizar das tradicoes humanas na decisao da escolha do nome divino para uso!


Nomes de Deus na Biblia


Como ja foi dito anteriormente, os nomes (incluindo a cultura hebraica) sao dados como forma de homenagem a Deus ou na descricao de alguma qualidade de uma pessoa. No caso de Deus, um unico nome jamais seria capaz de descrever toda a sua gloria e Seu Poder. Como poderiamos nomear o Infinito? Mas o Senhor, em sua misericordia, se revelou a nos de forma progressiva e utilizando-se de numerosos nomes ou titulos como forma de nos mostrar sempre algum aspecto de sua Pessoa, de forma que O pudessemos compreender com nossas mentes finitas. A seguir estaremos incluindo alguns dos nomes utilizados por Deus no velho e no novo testamento:


Velho Testamento:


1- Elohim (Genesis 1:1): Deus usado 2.570 vezes, se refere a força e ao poder de Deus;

2- El ‘Elyon (Genesis 14:17-20): Deus Altíssimo. Deus é criador do céu e da terra;

3 -El Shaddai (Gn 49:25) Deus das montanhas. Deus é todo-poderoso;

4- El Olam (Is 40:28) Deus Eterno. Temos segurança porque Deus vive!

5 -Iahweh (Javé, Jeová) (Gn 2:4 )“Sou quem eu sou”. É o nome próprio e mais comum de Deus, aparecendo 6.823 vezes;

6 - Iahweh-Nissi (Êx 17:15) O Senhor é o meu estandarte. Deus dá a vitória;

7- Iahweh-Shalom (Jz 6:24) O Senhor é Paz. Deus traz harmonia e paz, interior e para a comunidade;

8 -Iahweh-Tsidkenu (Jr 23:6)O Senhor é nossa justiça. O Justo justifica o seu povo;

9 -Adonai (Sl 2:4) O Senhor absoluto. Deus tem total autoridade;


Novo Testamento: 


1-Emanuel (Deus conosco) (Is 7:14; Mt 1:23) Poderemos nos afastar dele, mas ele jamais se afasta
da gente;

2- Príncipe da Paz (Is 9:6) Nele, Deus trouxe paz para a terra;

3 -Ungido (Sl 2:2) Mais que qualquer outro, Deus o separou para realizar os seus propósitos entre nós;

4- Filho de Deus (Mc 1:1) Herdeiro de todas as características de Deus;

5 -Filho do Homem (Mt 8:20) Realiza poderosamente os propósitos de Deus para toda a humanidade;

6- Filho de Davi (Mt 15:22) Cumpre as incumbências que Deus deu a Israel;

7- Verbo (Jo 1:1) Por ele e para ele, tudo foi criado;

8 -Cordeiro de Deus (Jo 1:29) Deu sua vida em prol da humanidade;

9 -Cristo (Mt 16:16) É o esperado por Israel para vindicar o povo de Deus ;

10 -Rabino (Jo 1:38) Instrutor;

11 -Autor da Vida (At 3:15) Não só vida física, mas também vida espiritual;

12- Alfa e Ômega (Ap 1:8) (são a primeira e última letra do alfabeto grego) indica a sua qualidade divina e existência eterna;

13- Leão de Judá (Ap 5:5) O campeão dos judeus!

14- Cordeiro (Ap 5:6-13) O supremo sacrifício pelos nossos pecados;

15 -Palavra de Deus (Ap 19:13) Revelação eficaz de Deus;


16- (Rei dos reis) Ap 19:16 O máximo dos governadores;

17- Senhor dos senhores (Ap 19:16) O maior dos poderosos.


O Nome de Jesus e a Questao: Deus e os Demonios nao sabem falar em portugues?


       Existem grupos religiosos que tambem nao aceitam o nome de Jesus, como o pronunciamos em portugues. Dizem que o nome correto a ser pronunciado seria no hebraico original YEHOSHUA (Yahweh salva). Argumentam que foi nessa lingua que o nome de Jesus foi revelado e que se nao utilizado dessa forma, ficaria sem efeito.
       Interessante como muitos pretendem ser os "porta vozes das novas luzes que clareiam mais e mais"!. Sera que a pronuncia ou o nome adaptado ou no original realmente importam? Sera que os demonios so entendem hebraico, e so serao expulsos se pronuciarmos o nome de Jesus em nesse vernaculo?
      As pessoas procuram se apegar a esses nomes como se eles em si mesmos tivessem algum tipo de poder magico. Por pronunciarem Jeova ou Yeshua (forma contraida de Yehoshua) acreditam que serao ouvidas por Deus e atendidas naquilo que precisam. Se for utilizado o Nome SENHOR ou Jesus, nada ocorrera, pois nao esta sendo utilizada a forma correta na lingua correta. Assim fico a me indagar se o Deus que criou toda a diversidade de linguas, nao e capaz de entender Seu Proprio nome adaptado para outa lingua que nao o hebraico. Pelo menos e o que da a entender segundo a defesa dos jeovistas e os defensores do nome Yeshua.
       A questao nao e a grafia ou a pronuncia. Tem a haver com AUTORIDADE:



e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

que operou ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar-se à sua mão direita nos lugares celestes,

muito acima de todo o domínio e AUTORIDADE e poder e senhorio e de todo o nome que se nomeia não só neste mundo, mas também no que há de vir.
Ele lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 
Efésios 1:19-22


Eis aí vos dei AUTORIDADE para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada de modo algum vos fará mal. 
Lucas 10:19


Todos ficaram admirados, e perguntavam uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem? 

Lucas 4:36



       Nao sao os nomes em si que tem o poder, mas o DONO do nome, que confere Autoridade a quem os utiliza. Quem faz a vontade do SENHOR recebe Dele autoridade para utilizar o nome que esta acima de todo o Nome!
       Se de fato o nome Jeova fosse tao importante e infalivel, como decretam os jeovistas, porque demonios, curas e milagres e batismos que ocorreram no novo testamento nao foram feitos Neste nome ou somente nele? Nao existe nenhum relato que mostre algum dos apostolos expulsando demonios em nome de Jeova. Em nome de quem foram expulsos?



Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 
Atos 19:5


Mas Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo o Nazareno, anda.Atos 3:6


à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor tanto deles como nosso: 
1 Coríntios 1:2


       O Nome Jeova foi a forma de Deus se revelar aos israelitas. Ainda deve ser utilizado e respeitado, pois e um dos inumeros de Seus nomes que nos revelam um pouco Dele. Mas Qual Nome Deus tem se revelado hoje para a Humanidade?


Por isso também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que é sobre todo o nome,
para que em o nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra,
e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-12

muito acima de todo o domínio e autoridade e poder e senhorio e de todo o nome que se nomeia não só neste mundo, mas também no que há de vir.
Ele lhe sujeitou(a JESUS) todas as coisas debaixo dos pés e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 
Efésios 1:21-22



        Futuramente, Deus nos revelara mais um novo Nome de si mesmo! E esse e o nome secreto de Deus! Ainda nos sera revelado, assim como transcrito nos dois textos citados no inicio do artigo.(Apocalipse 3:12; 19:12) Deus tem mais um nome que ninguem conhece, exceto ele mesmo, mas que nos ultimos dias nos sera revelado.
        Portanto, nao devemos nos preocupar com a pronuncia correta ou a lingua que foi utilizada originalmente. Os Nomes de Deus nao sao amuletos ou mantras magicos que nos permitem realizar coisas sobrenaturais somente porque sabemos as suas formas na lingua original. O que confere poder aos nomes e o Dono deles! Deus concede Autoridade Espiritual para que seus discipulos utilizem Seu nome de forma a obter os resultados prometidos na Biblia. O SENHOR sabe todas as linguas, (demonios tambem conhecem as linguas da humanidade, afinal ja vivem por aqui a milenios!) e quer voce clame Jeova, Jesus, Deus Altissimo, Elohin, SENHOR ou, Simplesmente, Pai Nosso, como ensinou Jesus ( Mateus 6:9), tenha a certeza que Ele te ouvira, e se fores pleno para com Ele, teras tuas oracoes respondidas! 


Shalom

Melquisedeque
        


       Webgrafia: http://escriturasagrada.com/wp-content/uploads/2007/10/10-nomes-de-deus.pdf
                        http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetragrama_YHVH
                        


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário