31 de mai. de 2013

Profeta Daniel - Exemplo de Fidelidade em meio a Adversidade!



Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, DANIEL e Jó, eles pela sua JUSTICA livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS. 
Ezequiel 14:14

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. 
Daniel 6:16


Eis o cenário. Um Senhor, que por boa parte de sua vida serviu como escravo em uma terra estrangeira,  graças ao SENHOR, galgou altos cargos na vida politica do reino em que vivia, sendo elevado a um dos três cargos mais importantes do reino. Seu trabalho e bem visto pelo Monarca que pretende coloca-lo como Segundo em importância do reinado, ficando apenas abaixo do próprio Rei. Inveja e conspirações por parte dos outros governantes se insinuam no ar. Procuram em vão por falhas de caráter ou corrupção nesse servo de Deus. Enfim, criam uma armadilha na qual ele vem a cair e nem mesmo o Rei, com todo o seu poder poderia ajuda-lo.

Essa e a historia de Daniel. Ainda jovem, foi exilado de sua terra natal, Jerusalém, por volta de 623 a.c. Levado para servir na corte real de Nabucodonosor, Soberano de Babilônia. Foi treinado nos conhecimentos e costumes dos caldeus (babilônios) para servir, possivelmente como um sacerdote dos deuses pagãos ou escriba da corte. Inclusive seu nome foi mudado para Beltessazar , significando Príncipe de Bel ( uma divindade babilônica). Entretanto, esse jovem tinha o Temor do Senhor em seu coração e não permitiu se contaminar com os prazeres e conhecimento desse mundo estranho (Daniel 1:8).

Num determinado momento, o rei Nabucodonosor teve um sonho de origem Divina. Ele buscou a todos os sábios de babilônia, mas ninguém conseguiu interpreta-lo. O Rei então da a ordem de matar a todos os sábios de babilônia. E Daniel estava incluído! Qual foi sua atitude? Leiamos:



E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.
Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;
Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia.
Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. 
Daniel 2:16-19



Daniel enfrentou a morte da melhor forma: Clamando ao Deus dos Céus! Louvável atitude de fé para um jovem, longe de seus pais e de sua terra de origem. Sua fé era grande e sua confiança no SENHOR maior ainda:



Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.
Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
O Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; 
Daniel 2:20-23



Passaram-se vários anos, Daniel galgou vários cargos públicos de babilônia o jovem ficou velho. Mas sua adoração a Deus não esmoreceu nem enfraqueceu, antes, continuou brilhante como o Sol do meio-dia. Reis entraram e caíram na cidade de Babilônia, Mas o profeta Daniel, continuou fiel ao grande Jeová! Neste momento de nosso estudo, ele já esta com aproximadamente 80 anos. Encontra-se sob os serviços do Rei Medo-Persa, Dario, um dos conquistadores de babilônia. Seu testemunho era louvável e Dario o aproveitou na administração de seu reino:

E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino;
E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. 
Daniel 6:1-2

Daniel se sobressaiu sobre todos os outros governadores, e o Rei ficava intrigado, como um Senhor de idade, tinha tanta capacidade:

Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. 
Daniel 6:3

Deus havia recompensado a fidelidade de Daniel dando uma capacidade e sabedoria fora do comum. Vemos que muitos servos do Senhor hoje em dia também são abençoados da mesma forma. E digno de nota que embora, segundo a tradição judaica, Daniel seja reconhecido como profeta, seu ministério não foi o de pregar ao povo em geral, Assim como Ezequiel, por exemplo. Ele foi usado por Deus em um cargo publico de uma nação paga. Podemos aprender disso que Deus pode usar-nos em qualquer lugar para a realização de sua vontade. Não e necessário que se seja um pastor ou missionário para se fazer a vontade de Deus. Podemos mesmo ser missionários ou pastores em nossa casa, local de trabalho ou escola. E só nos colocarmos a disposição do Espirito Santo, assim como fez Daniel.

Claro, que tanta capacitação, incitaria inveja em alguns. Podemos observar no relato que se segue:

Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

Daniel 6:4-5

Atualmente, no meio politico brasileiro, vemos muita corrupção. Durante as campanhas para eleição de candidatos, vemos a baixaria que e feita entre eles. São levantados verdadeiros históricos da vida dos candidatos, onde todos os podres são  revelados com a intenção de manchar a imagem do concorrente. Essa tática, como lemos no relato, não e nova. Tentaram o mesmo ardil contra Daniel. Porem, Daniel era um verdadeiro servo do SENHOR. Não mentia. Chegava na hora em seu trabalho. Não desviava dinheiro. Não pervertia o juízo. Não caluniava os colegas. Era um homem de princípios, o que ate mesmo seus opositores tiveram que reconhecer.

Entretanto eles não desistiriam tão fácil. Pensaram muito e criaram uma armadilha para o idoso Daniel:



Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: O rei Dario, vive para sempre!
Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição. 
Daniel 6:5-9

Inacreditável! Imagine a cena. Um bando de homens, chegam aos berros, em tom de alegria e bajulação diante do Rei. Mexem no ego do monarca Dario, criando uma lei que faria com que ele fosse adorado como  um deus por 30 dias. Criam também a punição, dizendo que quem fizesse uma petição ( no caso uma simples oração) a qualquer deus, fosse sentenciado a morte numa cova cheia de leões famintos!

Naturalmente o rei se interessou. Ele deve ter imaginado que isso aumentaria a sua fama entre seus súditos. Dentro de uma sociedade politeísta, adorar um homem, como se fosse um deus, não faria muita diferença pratica em suas vidas. Só que o rei se esqueceu do Judeu Daniel. Este, jamais iria dobrar seus joelhos diante de qualquer imagem ou criatura, a não ser ao Seu Deus dos Céus!

Os inimigos de Daniel foram espertos. Na cultura Medo-Persa, a Lei era maior que a vontade do Rei. O rei era submisso a lei, e depois de aprovada, não poderia ser mudada ( Leia Ester 8:8).

Mas, qual foi a reação de Daniel, depois de descobrir a aprovação dessa infame lei? Prossigamos com o relato:

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Daniel 6:10

Que belo exemplo de fidelidade! Daniel não se deixou intimidar pela "lei do homem". A Lei de Deus era mais importante que qualquer outra coisa! Um ótimo exemplo para seguirmos. Devemos respeitar as leis de nosso pais sempre, DESDE que elas não entrem em conflito com a Lei de Nosso DEUS! Também podemos seguir o exemplo de oração de Daniel. Ele SEMPRE orava, continuamente. E isso ate seu inimigos sabiam. Que possamos ser reconhecidos como homens e mulheres de oração ,ate mesmo por nossos inimigos!

Por falar em inimigos...

Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração. 
Daniel 6:11-13

Os inimigos de Daniel o seguiram e o "pegaram em flagrante", descumprindo a lei.  Logo, o agarraram e o levaram diretamente ao Rei, que atônito assistia a cena. Fizeram questão de dizer que Daniel era culpado e  exigiram sua morte!

Dario, logo caiu em si, e percebeu a armadilha que havia preparado para Daniel. Logo ele fez o que pode para Salvar o idoso profeta:

Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo. 
Daniel 6:14

Contudo, os inimigos de Daniel perceberam as tentativas do Rei de salvar a Daniel, e com muita ousadia fizeram mais pressão:

Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.

Daniel 6:15-16

O rei ficou sem saída. Não havia escapatória para Daniel. Com muita tristeza o Rei Dario deu a ordem:

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.

Daniel 6:16-19

Lançaram ao velho Daniel numa cova, cheia de leões. Que covardia! Dario, porem, num instante de inspiração disse que o Deus de Daniel talvez o pudesse salvar, Deus esse a quem ele adorava com tanta constância. Será que também adoramos a Deus, continuamente?

A noite foi longa para o rei. Insone, ele ficou remoendo pensamentos, imaginando se Daniel estaria vivo ou morto. Não comeu, nem bebeu, o Rei Dario naquela noite.

Mas, o dia chega! E o Rei sai em disparada a cova, talvez com alguma esperança de encontrar Daniel com vida. O relato prossegue:


Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre!
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

Daniel 6:19-24

Daniel esta vivo! O rei fica exultante! Um milagre ocorre diante de seus olhos. Daniel não só esta vivo, mas bem! E ainda diz que Deus lhe mandou um anjo que fechou a boca dos leões. A constância de Daniel foi recompensada. A acusação contra ele foi retirada e o idoso Daniel e retirado da cova, sem um arranhão, tudo isso porque Daniel " crera no seu Deus". Crês tu, também, no Deus de Daniel?

Mas a historia ainda não acabou. Os inimigos de Daniel ficam temerosos. A farsa e descoberta, e o rei toma uma atitude:

E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos. 
Daniel 6:24

O rei decreta a morte de todos os inimigos de Daniel. Triste fim para aqueles que planejaram a morte de um inocente e ungido do SENHOR.

Podemos aprender algo interessante. Deus não impedira que injustiças ocorrem conosco, somente porque o servimos. Daniel era justo e temente a Deus, mas foi perseguido e jogado para a morte aos leões. Embora hoje, não acabemos "no meio de leões" Sabemos que estamos sendo observados ao nosso derredor por um "leão" implacável, Satanás:


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8

Satanás, tentara de todos os meios nos parar, ainda mais se estivermos ativos na oração, jejum, consagração a Deus e no serviço do evangelho, assim com fez com Daniel, se utilizando de pessoas próximas, que não tinham afeição por ele.

O segredo e servir a Deus com " constância", palavra essa que significa, entre outras coisas, Reprodução não interrompida de um mesmo fato ou fenômeno; frequência, habitualidade: Força moral de quem não se deixa abater; perseverança, persistência, força de ânimo.

Sirva a Deus sempre. Seja na forca ou na fraqueza. Seja na igreja ou na escola. Seja em casa ou na rua.

E que as pessoas ao nosso redor possam olhar para nos e se expressarem assim como fez o rei Dario, sobre nossa fidelidade e sobre o Deus que adoramos:

Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.
Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa. 
Daniel 6:25-28


Shalom

Melquisedeque




Nenhum comentário:

Postar um comentário