13 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual IV - O Poder do Salmo 91!







Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. 
Lucas 10:19-21



     Espero, do fundo do meu coracao, que estas breves licoes possam estar sendo uteis a todos que tem buscado os caminhos do SENHOR e que tem procurado livramento da opressao do Inimigo.
      Muitos criticam o caminho da batalha espiritual. Dizem que nao ha razao para procurar luta contra um inimigo ja vencido. Ou simplesmente nem creem na existencia de um inimigo. Essas sao umas de milhares de planos e armadilhas que Satanas tem criado, para enganar a humanidade. Que tatica melhor do que se fazer de invisivel ou de fraco, diante do oponente?
       Nao estamos com isso dizendo que o Sacrificio da cruz foi inutil. De modo algum! E gracas a morte e a ressurreicao de nosso Senhor que passamos a ter o perdao de nossos pecados e podemos ter um relacionamento proximo com nosso Deus (Joao 1:29 , Romanos 8:3). Porem, cremos que o SENHOR deseja que facamos nossa parte. Nosso SENHOR sempre respeitou nosso livre arbitrio, inclusive quando Ele queria fazer algum milagre, Ele perguntava o que a pessoa queria e sempre dizia que era a fe da pessoa e nao a sua que havia permitido o milagre, assim como podemos ver na historia de uma mulher que sofria de um sangramento havia doze anos:



E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. 
Lucas 8:43-48


     No combate espiritual o principio e o mesmo. Se realmente Satanas e seus demonios, de fato nao pudessem nos atingir, sera que receberiamos ordens como estas vindas da escrituras? :



Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
1 Timóteo 6:12-13


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 
2 Timóteo 4:7


E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 
1 Coríntios 9:25-26


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 
Efésios 6:12


Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. 
Colossenses 4:12



      Se realmente nao fosse necessario permanecer firme e lutar contra o inimigo, nao precisariamos "combater em oracao" nem lutar contra "principados". Satanas foi derrotado, isso e fato. Mas, assim como numa guerra onde num determinado momento um pais pode "ganhar a guerra", isso nao impedira, que o inimigo vencido, ainda lute contra o vencedor atraves de guerrilhas ou terrorismo, prejudicando assim a muitos da nacao que "ganhou" a guerra.
      Os demonios perderam e sabem disso. Seu objetivo e levar o maior numero de pessoas consigo para o inferno. E fazem isso, atraves da manipulacao dos desejos do homem, do pecado e da desobediencia as Leis de Deus. Deus e amor, mas tambem e Fogo consumidor (Hebreus 12:29). A salvacao esta disponivel a todos, mas o Senhor respeita nossa decisao. Podemos escolher a vida ou a morte:



Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:16-17



        Por isso tenho dado uma enfase maior na batalha espiritual nesses ultimos artigos. Os demonios tem tido exito em desviar a muitos das Leis do SENHOR. Falta de amor ao proximo, prostituicao,violencia,ensinos falsos... Muitas das Leis de Deus estao sendo transgredidas. O Homem tem idolatrado seu Ego. Atraves do aborto, muitos tem, mesmo que de forma inconsciente, oferecidos sacrificios humanos ao proprio Satanas! (Leia jeremias 32:35 , Ezequiel 23:37).
        Ate mesmo muitos cristaos tem caido nas armadilhas do Inimigo. Perdem cultos, apenas para ver um "jogo importante de futebol,talvez uma final". Deixam de orar, pois seu reality show favorito esta numa nova temporada. Jovens tem "ficado"(sem pensar em casamento) com outras jovens, da igreja mesmo e argumentam que nao e nada demais e que e melhor "ficar" com alguem da igreja que com alguem de fora. Parecem coisas simples, sem importancia, mas Jesus disse que :



Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. 
Lucas 16:10



        Sao os pequenas coisas que podem nos fazer pecar. Nao tropecamos numa grande pedra, mas caimos por escorregarmos numa pequenina!
        No estudo de hoje, aprenderemos sobre o Salmo 91, chamado por alguns de "Salmo de Guerra". Este salmo, segundo os eruditos, provavelmete tenha sido escrito por Moises, o profeta de Israel, que os liderou para fora da escravidao egipcia. Moises foi um homem que, embora tenha sido considerado o "mais manso da terra" (Numeros 12:30), foi tambem um lider de guerra, pois enquanto esteve com Israel no deserto, precisou lutar muitas vezes contra os povos que queriam destrui-los!(Numeros 1:3, 26:2, 31:4, ). Deus permitiu essas guerras com o fim de treina-los para as batalhas piores que teriam que enfrentar na terra de Canaa, ja que como escravos no Egito, nao tinham nenhum treinamento militar. Assim, hoje Deus permite que enfrentemos algumas batalhas espirituais com o fim de nos treinar para a peleja.
       Entao, vamos avante, rumo ao conhecimento!


Salmo 91 - Salmo de Guerra!


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. 
Salmos 91:1

        Este simples versiculo contem verdades e ensinamentos poderosos! Vamos por partes. O texto diz que  quem habita nos esconderijo de Deus tem descanso. Primeiro, para se habitar na casa de alguem, e necessario que se tenha alguma amizade ou convivencia. Mesmo sendo um familiar, costumamos gostar da pessoa ou pelo menos, temos alguma simpatia ou obrigacao para com ela. Nao ficamos sem conversar com quem vive em nossa casa. Conversamos, participamos de refeicoes em comum, ajudamos nas tarefas domesticas... E com relacao a Deus? Como habitaremos em sua casa? Temos em primeiro lugar, que conhecer o dono da casa para sermos convidados a entrar. E como conhecemos mais a Deus? Atraves de sua palavra Escrita e da "ORACAO".
        Isso mesmo! Como vamos entrar na "Casa de Deus" se nem conversamos com Ele? Sua palavra diz:

Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio. 
Provérbios 18:10

        Conhecer o nome de Deus implica muito mais do que apenas chama-lo Jeova ou Jesus. Significa conhecer Sua vontade, seus principios e procurar respeita-los e obedece-los.
     
        O que podemos entender da parte de descansar a sombra de Deus? Imagine que estejas andando pela cidade,em pleno verao,com a temperatura a 38 graus! O suor escorre pelo seu rosto,e voce, com os bracos cheios de bolsas de suas compras. Agora imagine que pelo seu percurso, surge uma grande e verdejante arvore. Voce aproveita sua sombra e se senta para relaxar. Qual sera a sua sensacao? Provavelmente sentira um imenso prazer e frescor. Um alivio bem vindo!
        Ao habitarmos juntos com Deus, passamos a ter alivio e descanso de nossas obras pecaminosas. Ja nao desejamos mais correr atras das coisas do mundo. O SENHOR nos prove alivio e satisfacao pelo simples fato de estarmos do seu lado.


Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 
Salmos 91:2


       Deus e nossa forca. Num mundo em trevas,onde o certo tem se tornado errado e o errado certo, nossa unica seguranca e habitar num refugio. Um local seguro, onde possamos descansar e recuperar as forcas para as batalhas da vida. E que lugar melhor de Descanso que o Proprio Deus! Se refugiar em Deus significa, confiarmos tudo que temos,somos e pensamos em ser, nas maos Dele. O objetivo de uma fortaleza e defender a cidade ou o reino das forcas invasoras. Fortalezas sao feitas de material muito resistente e tem muitas armas e soldados, prontos para a defesa. Deus, junto com seus anjos, vem em nosso auxilio, quando somos atacados pela forca inimiga. Mas para termos essa protecao precisamos "viver"dentro da fortaleza, que nada mais e que o centro da vontade de Deus.


Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 
Salmos 91:3


      O diabo e uma criatura muito inteligente e astuta. Ele cria muitas armadilhas para prender os filhos de Deus. Ele cria "lacos", como as novelas, com seu enredo suave e provocante, introduzindo conceitos "modernos", ou "doutrinas de demonios"(1 Timoteo 4:1)na mente das pessoas e infelizmente muitos cristaos acabam sendo "presos". O SENHOR porem tem a intencao de nos livrar das armadilhas do Inimigo. O Espirito Santo age no coracao da pessoa e lhe mostra as armadilhas do inimigo. Se vamos cair ou nao, dependera so de nos mesmo. mas devemos ter cuidado em nossas escolhas para nao contristar o Espirito Santo (Isaias 63:10).


Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 
Salmos 91:4


        Essa descricao nos leva a imaginar em uma galinha e seus filhotes. Quando alguma ave de rapina se aproxima, Ela imediatamente abre suas asas e os pintinhos correm para deixo dela. E logo em seguida a galinha se agacha e os filhotes ficam protegidos. Deus tambem tem tanto amor por nos que Tambem nos protege da mesma forma. Deus esta sempre preparado para nos proteger, mas assim como os pintinhos tem que correr por si sos para sua mae, Nos tambem devemos fazer a nossa parte. Devemos estudar co diligencia a Biblia, onde se encontra a verdade que serve como escudo. A verdade de Deus que nos protege de seguir um procedimento impio, de evitarmos as coisas que podem nos levar ao caminho das trevas. Isso so depende de nos. Deus ja fez a sua parte.


Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 
Salmos 91:5-6

        Muitos guerreiros de batalha espiritual interpretam esses versiculos como uma forma de expressar os rituais demoniacos. Alta magia,baixa magia, satanismo, nova era e muitas outras crencas que lidam com o oculto sao extremamente ritualisticas. Para se conseguir que um feitico ou trabalho tenha efeito, e necessario seguir a risca, todas as regras ensinadas pelos seres espirituais(demonios). Caso contrario, nada surte efeito e o praticante ainda corre o risco de ser "punido" pelos seus "espiritos guias". 

         Ja passei por algo semelhante. Pouco antes de minha conversao, eu me encontrava em um estado lastimavel. Havia a pouco me separado de uma namorada. Fiquei revoltado com Deus (Nao era convertido mas tinha minha concepcao propria de Deus) e decidi buscar alguma forma de poder, para ter as coisas que desejasse, incluindo minha ex.
         Na epoca, veio em minhas maos um folheto de uma mae de santo e fui conferir se de fato aquilo era verdade ou mera balela. Chegando la, ela realizou alguns rituais e me pediu para que, quando chegasse em casa, acendesse uma vela para "meu anjo da guarda", entre outras coisas. Chegando em la (na epoca fiquei morando sozinho) jantei e descansei por umas horas. Por volta das 21 hs resolvi acender a vela. Depois fui dormir. Quando deu por volta das 00:00, acordei com uma vontade imensa de vomitar. Corri para o banheiro e chamei o raul- rsrsrs. Dormi mal o resto da noite, pois nas poucas vezes que consegui dormir, me via cercado por vultos pretos! No dia seguinte, fui na mae de santo e expliquei o que aconteceu. Ela me disse que eu deveria ter acesso a vela as 18:00 que e o horario estabelecido para isso. Incrivel, mas real.
        Satanistas e outros grupos, costumam fazer seus rituais e sacrificios em horarios especificos, geralmente  profanam simbolos cristaos, como forma de ofensa a Deus, como exemplo, muitos trabalhos sao realizados as 03h da manha de sexta-feira, representando o horario e o dia que Jesus morreu, que foi por volta das 15:00h.
        Nao devemos ficar com medo dessas coisas. Como ja dito, o Inimigo ja esta derrotado, e para todo Cristao que tem sua vida consagrada, pode dizer assim como o salmista que nao teme nenhum espanto noturno. Quantos de nos, ja nao acordamos pela madrugada com uma estranha sensacao de medo, sem motivo algum, ou de panico, ou de um aperto intenso no coracao? Se ja passou por isso, lembre-se de nao ter medo. Levante-se e repreenda o mal que tenta lhe atingir em nome de Jesus.Depois leia as escrituras e cante louvores. Deus lhe dara a autoridade e nenhum mal te ocorrera. Nao importa a hora ou dia. O Espirito Santo lhe dira de onde vem o mal e so dependera de voce, clamar o Nome de Jesus!


Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. 
Salmos 91:7-8


        Muitos preferirao ignorar a ajuda e os conselhos do SENHOR. Preferirao crer que o diabo nao existe. Preferirao crer que ele nao tem poder algum. Simplesmente continuarao pecando, crendo que Deus ou nao existe ou nao se importa. Eles podem estar vivendo ao seu lado, te pertubando, incriminando,acusando de fanatico religioso. Mas Deus e fiel. No dia da peleja, muitos cairao ao teu redor, mas tu, ficaras de pe, para a gloria do SENHOR! E todos saberao a diferenca entre o que serve a Deus e a quem nao o Serve.


Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda 
Salmos 91:9-10


       Se viveres de acordo com a vontade de Deus, teras paz em teu lar. Deus afastara toda a forma de mal de tua residencia. O Espirito Santo purificara a todos que la habitam e a gloria do SENHOR sera para com todos. Ate mesmo as doencas de cunho demoniaco se manterao distantes. Onde habita a luz, nao pode haver comunhao com as trevas.


Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 
Salmos 91:11-12


      O Senhor promete que enviara seus anjos para nos proteger. E nao digo que sejam os tais "anjos da guarda", mas os reais anjos do SENHOR, que Ele envia aos seu filhos, para evitar que tropecemos. Eles podem nos proteger de desastres fisicos (Daniel 6:22), podem trazer alguma mensagem de Deus (Daniel 10:10-12) podem nos defender dos ataques de demonios (Mateus 26:53). Porem, nao devemos orar diretamente aos anjos, como muitos "angeologos" pregam. Podemos orar ao Pai e lhe pedir se for de sua vontade que envie seus anjos para pelejar junto conosco. Eles sao nossos companheiros de guerra, nao nossos amos ( Apocalipse 22:8-9).


Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. 
Salmos 91:13-14


        Podemos pisar na cabeca da serpente! (Genesis 3:15). O poder de satanas e grande,mas nao e ilimitado. E temos a autoridade de Cristo para o derrotarmos. A tatica de do Inimigo e nos infudir medo e com isso, perdemos o equilibrio emocional e assim, nao lembramos ou nao confiamos na eficacia do nome de Jesus. Mas lembre-se do poder da palavra de Deus! Se o proprio diabo ficar frente a frente contigo, fale em alto e bom tom :

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
Tiago 4:7

      Resista! se sentires desejo de pecar, resista! Se demonios lhe pertubarem o sono noturno, resista! Se estao pertubando a paz de sua familia, resista! Se estao atrapalhando em suas financas, resista! Eles fogem diante de um Cristao que cre em Jesus e resiste.
     Amem a Jesus! A promessa e de que se o amarmos, Ele nos livrara do perigo. Muitas vezes, nada precisaremos fazer, pois o proprio Deus lutara por nos. Aleluia!(Zacarias 4:6).



Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Salmos 91:15-16


      Devemos invocar o Nome do Senhor nos momentos de peleja. Como nosso Comandante nos ajudara se nao dizermos que precisamos Dele? Como ja dito, Deus respeita nosso livre arbitrio. Se decidimos que nao precisamos de Sua ajuda, Ele nada fara. Precisamos reconhecer nossa dependencia de Deus, para obtermos o poder e ajuda necessaria para a batalha espiritual. Mesmo que na angustia da batalha, quando parece que iremos cair, Deus promete retirar todo medo e pavor, e nos da a vitoria, nao porque a merecemos, para glorificar o Nome Dele!

   Se segurimos muitos destes principios, certamentes sairemos vitoriosos nessa guerra santa. De fato, muitos perdem, nao porque Deus nao esteja interessado, mas sim porque muitos nao se interessam pela ajuda Dele. Falta busca. falta a invocacao do Nome de Jesus. Falta a autoridade que acompanha a santidade de uma vida cheia de Deus. Busquem ao SENHOR e que se cumpram em nossas vidas o ultimo verso deste belo salmo de guerra espiritual:


Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. 
Salmos 91:16

Shalom

Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário