29 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual VII - Apresente Tua Causa Diante do Tribunal de Deus





Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra
Gênesis 18:25

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo. 
Romanos 14:10


Justiça! Justiça! Eis um grito de guerra que tem sido ouvido com muita frequência atualmente. Nos protestos que tem ocorrido por todo o Brasil, uma das muitas queixas e a de que não ha justiça em nosso País. A corrupção política chegou a um nível alarmante, onde, mesmo quando se descobrem os envolvidos, nada e feito. Nenhuma condenação. Nenhuma restituição para a população lesada. A insatisfação com a falta de justiça e geral.

A justiça e algo inerente a raça humana. Nenhum animal busca por seus direitos, nem reivindica quando algum "membro de sua família" e devorado por outro da cadeia alimentar superior. 

O que vem a ser "Justiça"? Segundo o dicionarioweb (http://www.dicionarioweb.com.br/), justiça e: Vontade permanente de dar a cada um o que é seu. Ato de dar ou atribuir a cada qual o que por direito lhe pertence: fazer justiça a alguém. Faculdade de premiar ou punir, segundo o Direito.

Pelos padrões humanos, para existir ordem, e necessário que todos sigam leis, previamente aprovadas por um grupo de juristas. Se todos seguirem as leis, a ordem prevalece, caso contrário, o caos pode surgir. Para os casos em que alguns não venham a seguir as leis, existem medidas corretivas para os infratores. Com isso, o infrator se sentira desencorajado a ferir novamente a lei, e seu caso serve de exemplo a outros que pensem em seguir seu padrão. (Ao menos na teoria)

Geralmente os infratores são julgados em tribunais, onde seu caso e estudado e verificado se, houve mesmo a infração da lei, ou não, e é feita a escolha da punição e sua duração. O caso e estudado por um corpo de jurados, mas quem dá a decisão final e o Juiz, que interpreta o caso através das provas apresentadas e avalia, através de seus conhecimentos jurídicos a situação do réu perante a lei.

Muitos tem medo de tribunais. O Juiz, como todo ser humano, também comete erros. Pode ser subornado, ou mesmo, deixar suas emoções, ao invés de sua razão, julgarem o caso do réu. Várias injustiças já foram feitas em todo o mundo. Milhares de pessoas que eram inocentes, foram declaradas culpadas. Muitos culpados, foram inocentados. E devido a isso que muitos, nem gostam de falar de advogados, juízes e tribunais.

Infelizmente, não podemos confiar plenamente no coração das pessoas. A palavra de Deus diz:

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

Jeremias 17:5-6
        


Será então que não podemos mais confiar em ninguém? Seremos obrigados a ver injustiças, o descumprimento das leis e a sofremos as consequências amargas?

Não! O Universo não está abandonado. Seu Criador ainda se encontra no recinto! O SENHOR Deus, não e apenas um Pai amoroso e um Criador benevolente. Deus também e JUIZ!
       
 Assim nos descreve a Bíblia sobre Deus:

Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. 
Salmos 75:7

Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará. 
Isaías 33:22

E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. 
Salmos 50:6

Alguns tem medo de imaginar Deus como um Juiz. Devido a alguns fatos já apresentados, temem que Deus seja excessivamente severo para com as falhas dos homens, e se escondem por trás da apresentação de Deus ser amor. Com isso, acabam incorrendo em vários pecados e apresentam o argumento que o amor de Deus cobrira suas faltas.

Sim, de fato, o Amor de Deus e imensurável. Mas sua Justiça também. Da mesma forma que está escrito " Deus e Amor", também esta citado:

E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. 
Êxodo 24:17

Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu... (Veja o que acontece, caso a Lei não fosse cumprida) ...Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. 
Deuteronômio 4:23-24

Sabe, pois, hoje que o SENHOR teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o SENHOR te tem falado. 
Deuteronômio 9:3

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. 
Hebreus 12:29

E devido a essa Descrição, que muitos críticos dizem que o SENHOR, no Velho Testamento, era um Deus irado, e que nada tem a Ver com o Deus de Amor do Novo Testamento.

Porem isso ocorre porque muitos não compreendem plenamente esse (Justiça) atributo divino e como ele se relaciona com outros atributos e sua relação de Deus com a Humanidade.
         
Não será feito um estudo sistemático de todos os atributos divinos neste texto. Falaremos apenas sobre os atributos da Justiça e do Amor, que nos ajudarão a entender o objetivo do estudo de hoje: Comparecer perante o tribunal do SENHOR e fazer nossas petições!

A Justiça de Deus se relaciona intimamente com sua Santidade. Deus e Santo (Isaias 6:3), ou seja, nada de impuro pode provir de Sua Pessoa. Nenhuma maldade, ou pecado, pois Deus não se encontra restrito a nenhum tipo de Lei, pois ele está acima e é Criador de tudo, inclusive das Leis e principios universais. Pode-se dizer que a Justica divina se relaciona com suas criaturas (Anjos e Homens).

O Senhor, como Criador e sustentador da vida, tem o direito de Governar sobre sua Criacao. Como Governante, Ele criou diversas leis para serem seguidas por suas criacoes inteligentes. Quando o Homem, infrige (cai em pecado) uma das leis de Deus, a Justica exige que algo seja feito a respeito. O Senhor, criou leis que se seguidas, teriam promessas devidas ao homem, e se desobedecidas, viriam seguidas da punicao. Esse e o principio de toda justica, " dar a cada um o que lhe e devido".

Muitos criticam os governantes e juizes, quando estes nao cumprem a lei, nem aplicam a devida correcao. Entao, sera que o Criador, o "Juiz de toda a Terra", nao tem o direito de nos julgar e de efetuar a punicao ou recompensa devida?

Entenda-se que quando o SENHOR vem a punir o pecador, nao e devido ao fato de somente vir a corrigi-lo e criar um exemplo a ser seguido (Assim como e feito de acordo com a lei dos homens), Deus o faz, primordialmente, para a manutencao do que e direito e da justica. De forma secundaria, o pecador pode vir a se corrigir e servir como exemplo. 

A Justiça, assim como o Amor, faz parte da "personalidade de Deus", por assim dizer. Se o SENHOR nao fosse justo com suas criaturas, Ele simplesmente nao seria Deus! 

O medo das pessoas de crerem em um Deus Justo, que somente julga friamente e condena o pecador, e devido justamente ao fato de todos "Sermos pecadores" e nao merecermos nada, alem da condenacao divina!

E fato. TODOS nos, humanos, filhos de Adão, não cumpridores das Leis do Legislador, somos culpados! Eis nossa sentença:

Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos. 
Isaías 1:28

Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR 
Salmos 104:35

Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
1 João 5:17-18

Porque o salário do pecado é a morte.
Romanos 6:23


A lei de Deus e clara: Quem infringe a lei deve ser morto! Podemos criticar a lei, podemos pensar que ela não e justa. Mas e a Lei. Podemos não concordar com a lei da gravidade, mas se viermos a desrespeita-la podemos nos machucar, ou mesmo morrer.

Mas, o que podemos fazer? Ficamos em um dilema: Devido ao fato de sermos pecadores, merecemos a punição. Não existe ninguém neste mundo, por melhor e mais bondoso que seja, que pode comparecer perante o tribunal de Deus e dizer: Eu sou justo! 

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 
Romanos 3:10-12

Não podemos chamar a Deus de Injusto, pois Ele e Santo, e não há nele nenhuma injustiça:

Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. 
Salmos 92:15

E neste momento, quando vemos que estamos no fim, quando parece não haver solução para nosso caso, que o Amor de Deus entra em cena! A Justiça de Deus tem que ser cumprida. E Seu Amor também. A lei exige a vida do pecador. Pois depois que morremos, a lei já não tem mais efeito, assim como está escrito:

Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Romanos 6:7-8

Para a Justiça ser satisfeita, o pecador deve morrer. Calma, pois você não tem que morrer para ser feita a justiça! Uma pessoa, voluntariamente, se entregou em seu lugar, para que a Justiça de Deus fosse cumprida, seus pecados perdoados e para que sua relação com Deus voltasse a ser pacifica e cheia dos cumprimentos de suas promessas. Eis Jesus! o Amor de Deus em Ação!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
João 3:16-18

Esse pequeno texto nos diz tudo. Deus jamais poderia negar a si mesmo. Ele não poderia deixar o pecado passar em branco. Se assim o permitisse, Ele não estaria sendo justo, e consequentemente se não fosse Justo, não seria Deus. Mas Deus também não poderia deixar de ser amoroso e ter pena da situação em que sua criação se encontrava e apenas destrui-la, pois isso também negaria o fato de Deus ser Amor e se assim o fizesse, também não estaria sendo Deus. A solução de Deus foi extremamente engenhosa, justa e amorosa.

Era necessário que alguém se sacrificasse? Então seu Filho, Jesus, prontamente se ofereceu. Cristo carregou em sua cruz, todos os nossos pecados. Seu Sangue foi aceito como um sacrifício aceitável. Jesus, pagou nossa fiança, e já estamos livre de qualquer condenação:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 
Romanos 8:1

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
1 Pedro 1:19

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
Apocalipse 7:14

   
Claro que isso não vem de uma forma automática. Da mesma forma que podemos escolher, num tribunal, qual advogado ira nos defender, No tribunal de Deus, não e diferente. Podemos ser nossos próprios advogados, e usarmos nossas desculpas e conhecimento como forma de nos justificarmos. Podemos nos utilizar de outros "advogados", como deuses falsos, santos, conhecimentos acadêmicos, o dinheiro, as riquezas, políticos...para advogar nossas consciências. Entretanto, para aqueles que querem sair vitoriosos de seus julgamentos, escolham o melhor advogado de todos:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 
1 João 2:1

Jesus, além de ter tomado o nosso lugar, ainda advoga a nosso favor! Gloria a Deus amados! A todo aquele que aceita a Jesus, como seu Senhor, Salvador e "Advogado", a promessa de "sair livre de toda acusação" e cumprida:

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 
Romanos 10:13

Amados, não precisam sentir medo do Juiz de toda a Terra. O Fogo consumidor devora o pecado, mas ao pecador que se arrepende e aceita ser limpo, através do "sangue de Jesus", nada tem a temer, pois diante de Deus, seus pecados foram anulados. A posição de tal pessoa e como se ela nem ao menos tivesse pecado! Ela está plenamente justificada diante de Deus, assim como diz a Lei de Deus:

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. 
Gálatas 2:16

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Isaías 43:25-26

Às vezes, passaremos por provações em nossas vidas. Algumas delas, poderão ser resultados diretos das acusações que o "promotor", Satanás, tem feito diante de nosso Deus. E como Ele tem prazer em nos acusar!  (Para mais detalhes sobre como Satanás nos acusa diante de Deus, leia o artigo:

"O amor de Deus por nós e maior que as acusações que Satanás faz contra nos!" 

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 
Apocalipse 12:10

E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 
Zacarias 3:1

O diabo e estritamente legalista. Ele busca por nossas falhas, e vai diretamente a Deus, para nos acusar, para que a Justiça de Deus, recaia sobre nós! Pode parecer absurdo a Princípio, mas e fato. Muitas vezes teremos mesmo pecado, e o preço da justiça estará recaindo sobre nos. O que faremos? Veremos o exemplo de Jó:

Respondeu, porém, Jó, dizendo:
Ainda hoje a minha queixa está em amargura; a minha mão pesa sobre meu gemido.
Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal.
Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos.
Saberia as palavras com que ele me responderia, e entenderia o que me dissesse.
Porventura segundo a grandeza de seu poder contenderia comigo? Não: ele antes me atenderia.
Ali o reto pleitearia com ele, e eu me livraria para sempre do meu Juiz. 
Jó 23:1-7

Jó, não tinha noção do que estava acontecendo em sua vida. A morte de seus filhos, a perda de sua riqueza, a doença, o abandono de sua esposa... Tudo, por causa de uma acusação que Satanás fez a Deus. O Senhor deu a permissão que Satanás precisava, e tudo na vida de Jó desmoronou. Jó então queria saber onde se encontraria o Tribunal de Deus, para poder buscar justiça, contar suas razoes, tentar se defender. Jó, não tinha noção de como chegar a esse tribunal, e Deus, em sua misericórdia, "levou o tribunal até Jó" e julgou seu caso. Hoje, porém, sabemos onde se encontra esse tribunal... Encontra-se em Jesus!
        
Está com problemas e desejas que Deus o julgue entre ti e Satanás? Não e absurdo, e faz parte de um princípio muito importante na batalha espiritual. Procure um lugar calmo e tranquilo, onde possa orar. Durante sua oração, fale a Deus que deseja uma audiência e peça também que Ele traga ao tribunal seu acusador. Faça tudo por fé, sabendo que e assim. Não e seu corpo carnal que estará lá, mas seu espirito, então não fique esperando que os céus se abram e caiam raios do céu! Lembre-se deste texto do profeta Isaias: 

Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.
Isaías 43:26-27

Quando apelares para o Tribunal de Cristo, não estarás debaixo da misericórdia. Da mesma forma que um advogado estuda o caso inteiro, passando muito tempo lendo, pesquisando e se preparando para sua defesa, devemos também fazer o mesmo, antes de nossa oração e petição ao SENHOR. Lembre-se do que foi ensinado até aqui. Lembre-se do motivo/s que o levou até o tribunal. Apresente a Deus seus motivos, razoes e justificativas e te justifique, porem, já sabendo que: Você merece a punição! Somos pecadores. Quando entrares no tribunal, tenha a certeza de que entras debaixo do Sangue do Cordeiro, que nos justifica perante Deus e no limpa de Todo pecado. Não podemos, por nos mesmo, nos justificar. E somente em nome de Jesus e por crer no seu Sangue, que podemos comparecer diante do Trono do Altíssimo.
       
Após apresentar sua causa, diga ao Senhor que sairá de diante do Trono e que aguardara o justo resultado. Ao sair, saiba que Satanás também apresentara seu lado da história! Como todo julgamento, ele pode ser, ou não favorável a ti. A questão da Soberania de Deus e absoluta, mesmo sobre as nossas vontades e desejos. Entretanto e bom lembrar dessa passagem:

Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado. 
Deuteronômio 32:36

Espere no Senhor. A resposta pode vir com pouco ou muito tempo. Mas vira. E necessária coragem, muita fé e a cobertura do sangue de Jesus para comparecer diante de Deus. Não devemos ter medo da Justiça de Deus. Graças ao Sacrifício de Jesus, somos justificados diante de Deus. Para recebermos a salvação em nossas vidas devemos nos apegar a Cristo e aceita-Lo como nosso Advogado e Salvador, para podermos ter segurança, paz, santidade e sermos justos para que assim venhamos a usufruir, tanto de seu amor e misericórdia, quanto de sua Justiça e Santidade! 

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 
2 Coríntios 5:21


Shalom


Melquisedeque

Um comentário:

  1. Depois de fazer uma análise em cima do material por vocês publicados eu percebi um grande embasamento bíblico, e isso me fez pensar na formação teológica de vocês. Vejo o alto grau de dificuldade teológica que vocês se propuseram, mas será que as suas consessões bíblicas são verídicas ou herádicas? Temos que tomar muito cuidado quando nos propusemos a falar sobre a bíblia, temos que saber o limite entre fatos e realidade, conceitos cristãos ou pessoais, nós evangelizadores temos que sempre pensar no próximo, antes de nós mesmos. Vejo que você - Melquisedeque - tem uma abordagem mais sistemática, fazendo uso de textos coesos e uma linearidade de raciocínio, já o - LR - trabalha com as palavras de forma narrativa e questionativa, ele so torma como um analista de fatos, como um perito criminal que faz a análise da cena de um crime e mostra as conclusões. Ambas formas de estudo são admiráveis. Agora lhes pergunto: vocês são obreiros? vocês são levitas? vocês são presbíteros? vocês são pastores? Quais são as suas formações teológicas. Vocês não se identificam, isso parece que estão com medo de se mostrarem. Desejo-lhe que a mensagem de vocês produza frutos, mas para que ela frutifique ela tem que estar bem embasada, e o princípio do embasamento é a verdade - então mostrem-se, divulgem a sua biografia, provem que vocês são aptos a escreverem e defenderem a fé cristã.

    Com votos de crescimento: Pr. Gilmar Ribeiro

    ResponderExcluir