5 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual I - Despojos de Guerra (Recupere aquilo que o diabo lhe roubou!)




Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Lucas 12:39-40
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 
João 10:1
    Muitos tem queixando-se que não conseguem ter uma vida plena e de vitória. Lutam muito, trabalham até altas horas, estudam nas melhores faculdades, relacionam-se com pessoas da mais alta estirpe e posição social, mas nunca vencem. A vida não passa de uma sucessão de derrotas que deixam até o maior dos otimistas em profunda depressão.
    Casamentos são desfeitos, por causa da traição de um ou mesmo ambos os cônjuges. Famílias são destruídas por causa das drogas, e mesmo a mãe mais devota, não consegue afastar seus filhos dessa ameaça. Mesmo depois de cursar uma boa faculdade, jovens não conseguem arrumar um emprego, e acabam tendo que passar apertos financeiros. Pessoas da melhor idade ficam em apuros devido ao vício em bingos e outros jogos de azar.
     E um quadro tenebroso. Em pleno século vinte e um, mesmo com toda nossa tecnologia, não conseguimos ter uma vida normal e decente. Pessoas de boa índole buscam somente ter uma vida feliz, um bom trabalho, um casamento acolhedor e uma família equilibrada. Milhões de pessoas buscam realizar esses sonhos. Mas porque são poucos o que conseguem?
     Simplesmente porque estamos sendo roubados! Bem debaixo de nossos narizes, estamos sendo saqueados pelo maior ladrão de todos os tempos! Seu nome? Satanás, o diabo.
     A bíblia nos revela sobre ele:
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; 
João 10:10
     E quem pode negar que em nossos dias não vemos um grande número de roubos, homicídios e destruição no mundo? Crianças estão sendo entregues ao crack e a prostituição, tendo sua infância, inocência e saúde roubadas. O desemprego está aumentando, criando insegurança nas famílias. Observamos a disseminação de doutrinas estranhas e comportamentos bizarros, roubando a paz daqueles que buscam ao SENHOR.
     Certamente que não podemos culpar ao diabo por tudo de ruim que acontece no mundo. Mas podemos ter a certeza de que tudo aquilo que possa vir a nos afastar de Deus, positivamente tem origem no deus deste mundo, que através de suas artimanhas, ilude o Homem a crer que o mundo sempre foi assim e que nada pode ser mudado:


Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:4-5
    Entretanto amados, podemos sim, fazer algo para nos defender. E melhor, temos o DIREITO de recuperar qualquer coisa que o diabo possa ter levado de nossas vidas! Como? Veja o que diz a Palavra do Senhor:


O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome.
Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou, embora isso lhe custe tudo o que tem em casa.
Provérbios 6:30-32
     Preste muita atenção. Quem e o ladrão? Mais uma vez lhe pergunto: Quem e o ladrão? Se respondeu Satanás, já podemos ver o princípio de sua vitória. Agora que você já sabe quem tem lhe roubado a paz, não tem lhe permitido conseguir teu sonhado emprego, quem roubou seu cônjuge através da traição, quem tem levado seu filho para o mundo do crime, quem tem lhe afastado dos caminhos do SENHOR, então está na hora de receber tua restituição. E sete vezes mais!
    Vamos estudar agora sobre um episódio da vida do Rei Davi, onde poderemos ver como o Inimigo lhe roubou algo de grande valor em sua vida, as consequências e como sua atitude e o poder de Deus foram cruciais na recuperação de seu tesouro.

Davi contra os Amalequitas!
    
      Este episódio e contado no capitulo 30 de 1 Samuel. Nesse período, Davi se encontrava fugitivo do Rei Saul. Davi já estava a alguns anos perambulando pelo deserto. Nesse período o Senhor não deixou de estar com ele. Davi tinha sua família e um agrupamento de 600 homens que lhe eram fieis e protegiam a Davi e a quem precisasse de ajuda.
      Vejamos agora o relato na integra:

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. 
1 Samuel 30:1-3
     Davi havia deixado na cidade chamada Ziclague sua família e seus bens, juntamente com os bens e famílias de seus 600 soldados. Os amalequitas (povo inimigo dos filhos de Israel) ficaram sabendo da desguarnição da cidade e logo foram invadi-la.
     
     Satanás e seus demônios até hoje se utilizam da mesma estratégia. Esperam o momento em que estamos mais fracos, desprotegidos ou desatentos. Nesse momento ele nos ataca, seja diretamente (destruindo nossa fé em Deus, nos irmãos, em nossa família;) ou indiretamente (atacando algum de nossos entes queridos através de uma doença, desemprego, brigas entre amigos ou na família). Assim, podemos nos mesmos ou pessoas próximas a nos, virem a se tornarem "cativos do inimigo".
      Qual foi a reação de Davi e seu homens diante dessa tragédia?

E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.
Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. 
1 Samuel 30:3-5
     O desespero e o choro irromperam no acampamento. Davi e seus homens choraram, talvez pensando que todos estivessem mortos e que nada poderia mais ser feito.
    Quando sofremos ataque satânico, pode parecer que não existe mais jeito para nós ou nossa situação. Tendemos a ficar deprimidos e podemos nos amaldiçoar ou mesmo a Deus, culpando-nos ou a Deus por nossas tragédias. Porem e exatamente isso que o diabo deseja. A depressão nos leva a queda e o afastamento de Deus nos leva para longe do Único que tem poder para nos ajudar.

E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus. 
1 Samuel 30:6
      Os amigos de Davi ficaram tão confusos e irados com a situação que decidiram que iriam apedreja-lo! Estavam culpando a pessoa errada! Quantos de nós, em meio as nossas lutas, não culpamos nosso cônjuge ou filhos por nossos problema no trabalho? Quantos de nós não ficamos irados com algum amigo que julgamos ter nos atrapalhado, quando na verdade, ele apenas tentava nos ajudar? Será essa a atitude correta diante das tempestades da vida causadas por Satanás?
     
      Davi teve a melhor atitude a se tomar numa situação critica. Ele " se fortaleceu no SENHOR seu Deus". Davi orou e pediu a Deus Sua ajuda para poder lutar contra o inimigo. Tem orado a Deus quando sentes que não tem mais forças ou capacidade de lutar, ou tem, orgulhosamente seguido em frente, achando que vencera sozinho?
     Vejamos o que Davi fez a seguir:


E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.
Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. 

1 Samuel 30:7-8
     Davi não saiu a esmo, a procurar por um inimigo que nem sabia aonde estava. Ele consultou ao sacerdote do Senhor e pediu orientação do Deus de Israel. E recebeu a orientação positiva de que não só encontraria seus familiares e amigos como também os libertariam!
     Quando nos encontrarmos numa situação critica, devemos sempre buscar a Deus por sua orientação e ajuda. Devemos orar e jejuar por nossa vitória e confiar que Ele nos revelara a estratégia para sairmos vencedores.

Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.
Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.
Nós invadimos o lado do sul dos queretitas, e o lado de Judá, e o lado do sul de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague. 
1 Samuel 30:9-14
     Davi e seu homens não ficaram parados se lamentando. Saíram em busca de Suas famílias. Entretanto alguns ficaram exaustos e ficaram pelo meio do Caminho. Assim pode acontecer conosco. As vezes podemos nos cansar ou nosso aliados (amigos, irmãos da igreja, família...) também podem se cansar e ficarem pelo caminho. Não devemos nos irritar com eles. Todos temos nossos limites e o Senhor sabe todas as coisas.
     Deus deu providencia na vida de Davi. Eles encontraram um amalequita doente, que havia participado do saque. Deus por muitas vezes, pode nos por diante daqueles que de alguma forma nos prejudicaram ou auxiliaram ao diabo no roubo de nossos " bens". Qual deve ser nossa reação diante disso?
      Vejamos o que Davi fez:


E disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a essa tropa? E disse-lhe: Por Deus jura-me que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e, descendo, te guiarei a essa tropa. 
1 Samuel 30:15
    Davi não maltratou ou matou um dos participantes do saque. Ele fez um acordo e assim pode obter a localização de seus amigos e familiares.
    Devemos usar de sabedoria em momentos como esse. Nosso desejo de vingança pode alterar nosso julgamento e com isso, podemos perder a oportunidade de vencermos satanás! Se Davi tivesse se vingado ali, eles jamais encontrariam seus familiares. Por mais difícil que seja, aprenda a deixas a vingança para o próprio Deus! (Romanos 12:19).
      Agora vamos ao clímax:


E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.
E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.
E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.
Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi. 
1 Samuel 30:16-20
     Vitoria! Davi e seus homens localizaram os inimigos e os atacaram bravamente! Somente uns poucos escaparam. E tudo o que fora roubado foi recuperado! A festa foi geral.

O Nome de Jesus
     E qual e nossa arma contra Satanás? Nossa guerra e espiritual. A arma também. Ei-la:
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. 
Atos 3:6

Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 
1 Coríntios 1:2

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum 

Lucas 10:17-19
      O nome de Jesus! Eis a arma suprema! Nenhum inimigo pode ficar de pé, ante a menção deste Nome. Satanás e seus demônios são obrigados a se sujeitarem ao SENHOR Jesus. Basta apenas que você o aceite como Senhor e salvador da sua vida e a autoridade para utilizar este nome lhe pertencera, como pertence a todo Filho de Deus.
    Entretanto, não adianta somente pronunciar o nome de Jesus e achar que os demônios se afastarão. Temos um exemplo na bíblia de alguns que queriam apenas o poder do nome para uso próprio:


E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. 

Atos 19:13-16
      Antes de sair por ai expulsando demônios, reconheça e aceite a Jesus Cristo Como seu Senhor e Salvador, pois:

Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva(o). 
Lucas 8:50
      Tenha autoridade sobre sua vida amado. O diabo vira com toda fúria sobre sua vida. Ele não deseja que ninguém seja feliz e principalmente que ninguém venha até Jesus. Ele criara toda dificuldade e roubara tudo que puder de você. Mas não temas! Deus nos deu autoridade, no Nome de Jesus para repreendermos todas as armas do inimigo. Podemos ser vencedores, assim como Davi e recuperamos aquilo que nos foi roubado pelo inimigo. Repreenda a Satanás! recupere seu emprego, seus filhos, seu cônjuge, sua dignidade, sua alegria... Acredite, o SENHOR! Essa e a única exigência para se utilizar o poder do Nome de Jesus:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
João 14:1-2
       Siga o caminho da vitória! Deus e contigo! Jesus e a Vida! Ele salva, cura e liberta!

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
João 14:6


Shalom

Melquisedeque

2 comentários:

  1. Querido irmão, quão oportunas e maravilhosas foram as suas palavras. Usar o exemplo de Davi diante da desolação foi uma ótima aplicação do conceito de procurar auxílio e orientação de Deus. Satanás diversas vezes nos aflinge com turbas, opressão, não só a nós mas os nossos entes queridos, lamentavelmente nós muitas vezes nos deixamos levar pela a emoção e nos esquecemos de usar a razão. Daví com certeza estava aflito, com medo, porém ele sabia que lamentar e chorar, não trariam a sua família e amigos de volta, o único que poderia trazer a salvação. Igualmente nós hoje através do sacrifício do Santo de Deus - Jesus temos a oportunidade e autoridade para subjugar o nosso inimigo satanás, do mesmo modo que Daví destruiu os seus inimigos. Hoje nós temos a autoridade dada por cristo através do espírito santo de expulsar demônios, porém como você disse nós temos que estar em comunhão, comum acordo com a vida cristã, senão poderemos ser igualmente comparados a aqueles exorcistas que tentaram expulsar o demônio em nome de Jesus e Paulo e foram ridicularizados.

    Quero agradecer por essa matéria. Foi interessante ver algum estudo sobre abtalha espiritual, eu tenho lido alguns livros da autora Rebecca Brown e sigo o Pastor Daniel Mastral no Youtube, e tenho aprendido muito sobre a força que esses espíritos podem ter sobre nós, e principalmente como nós podemos nos protejer e retaliá-los.

    Graça e a Paz de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Eu já a muito tempo cheguei a uma conclusão: nós cavamos as nossas próprias sepulturas. Damos muito atenção a diabo, demonios, que acabamos nos deixando influenciar por eles, e tudo acaba sendo "demonisado", assim acho melhor vivermos em paz com a nossa mente e esquecer as coisas espirituais - se é que elas existem!
    nem sei por que estou escrevendo, mas estou.

    raioooowwww

    ResponderExcluir