24 de jun. de 2013

Verdade x Mentira - Quem tem mais Poder? O Deus da Verdade ou o Pai da Mentira?





Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; 
Tito 1:2

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44-45


Atualmente e normal contar mentiras em todos as ocasiões e momentos. Alguns mentem quando são confrontados com perguntas triviais, tais como : Eu estou bonito? Bem arrumado? O trabalho que efetuei ficou satisfatório? Por simples educação ou apenas para se livrar o mais rápido do interlocutor, a pessoa acaba dizendo "sim", quando na verdade, em sua mente ela diz "não". Nos hospitais, quando algum paciente não esta muito bem, ou mesmo "no fim da linha", alguns médicos, para não chocarem certos membros mais sensíveis da família, quando perguntados sobre a saúde do doente, respondem que ele se encontra "estável", quando na verdade ele imagina: " Esse ai, não passa dessa semana!".

No comercio, também pode-se observar a pratica do engano. Quantas vezes já compramos algum produto de algum vendedor que nos afirmava que o produto era de primeira linha e, quando chegamos em casa, ele se encontrava com defeito! Certamente que nem todos os vendedores são inescrupulosos, mas existem aqueles que sabem do erro, mas o cometem apenas para aumentar sua comissão.

No mundo dos negócios, a mentira e vista como mais uma ferramenta para a conquista do objetivo desejado. Um imóvel pode ser supervalorizado pelo corretor, ou uma empresa pode ter seus dados alterados apenas para mostrar que e competitiva e rentável.

Na escola/faculdade também não e diferente. Quem nunca colou em uma prova? Ah, mas e só uma cola, não estou dizendo mentiras - Argumentam os estudantes. Mas o que e a cola, senão o fato que se esta dizendo que se tem o conhecimento de algo, quando na verdade, não se tem tal conhecimento?
A família também não fica livre. Maridos mentem para suas esposas, quando chegam em casa tarde. Muitos dizem terem feito hora-extra, quando na verdade, estavam no bar com alguns amigos (Na melhor das hipóteses!). Esposas mentem aos maridos quando por exemplo, estorvam o limite do cartão de credito e dizem que o cartão foi clonado ou coisa parecida. Mesmo os filhos, acabam também entrando na ciranda das mentiras. Muitos dizem que vão para a escola, e acabam matando aula e vagando pelas ruas.

Interessante e que na grande maioria dos casos, ninguém pensa que esta fazendo algo de errado. Muitos argumentam que são "mentiras brandas", com a intensão apenas de evitar algum problema mais grave. Assim as pessoas "aplacam" a suas consciências, dizendo que mentem "por uma boa causa".

O mundo tem um conceito favorável a respeito da mentira. Mesmo os psicólogos e psiquiatras dizem que e ate saudável contar mentiras, pois e uma  válvula de escape das pressões que as pessoas sofrem no dia a dia. Argumentam eles, que se fosse dita a verdade o tempo todo, o mundo seria um local insuportável de se viver, onde haveriam guerras e violências devido a "sinceridade excessiva" de todos.

Mas mesmo aqueles que se utilizam da mentira para beneficio próprio, não gostam quando são "eles" os ludibriados. Qualquer pesquisa que seja feita a respeito, terá o seguinte resultado: Quase todos dirão que já mentiram a alguém e que já enganaram por algum bom motivo( ou mesmo mal!). Mas todos dirão que não suportam ser enganados (Nem mesmo levando em conta a "boa intensão" do mentiroso!)

Mas devemos dar alguma importância a mentira? Não devemos trata-la apenas, como algum simples comportamento social, assim como advogam sociólogos e antropólogos?

Antes de prosseguirmos, vamos ver a definição de mentir, para absorver melhor as questões que serão expostas: 

De acordo com a enciclopédia eletrônica Wikipédia, mentira: é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. O ato de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado um "mentiroso".

A questão da mentira foi algo bem delineado e demonstrado também e principalmente por Deus, em sua Palavra. Então, vamos estudar alguns pontos interessantes:

Muitos teólogos dizem que a primeira mentira foi contada no Jardim do Edem. Satanás chegou-se a Eva, através de uma serpente e lhe convenceu a comer do fruto proibido, pois disse que Ela teria o conhecimento do bem e do mal. Ate ai, nada de mentira. Mas ela veio depois, quando a serpente falou que "ela e Adão não morreriam ao comer do fruto", fazendo assim de Deus, o mentiroso, pois Ele havia afirmado justamente o oposto!

Vamos ler na integra esse relato:

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 
Gênesis 2:16-17

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
Gênesis 3:1-5


O diabo chamou a Deus de mentiroso. E Eva, preferiu crer na mentira, não porque fosse tão inocente, como muitos afirmam, mas porque ,"essa mentira lhe era conveniente, visto que ela, em seu intimo, desejava ser como Deus, então, aceitou a mentira como verdade!"

Adão, logo em seguida, também comeu do fruto. Também preferiu crer na mentira, como  a verdade, não porque fosse inocente e quisesse apoiar sua esposa, mas porque " da mesma forma que Eva, também desejava ser como Deus e não iria permitir que ele, como Cabeça da família humana, viesse a ficar para trás na questão de seu poder". ( Desde cedo, o Homem já ansiava por Poder!)

Mas, Adão e Eva não fora criados perfeitos por Deus? Sim, porem, eles não foram criados como autômatos, sem vontade, escravos sem desejo algum. Deus deu aos homens o "poder da escolha", ou livre-arbítrio. Eles não foram tentados no primeiro dia de suas criações. Eles tiveram um tempo indeterminado, onde puderam formar seus caráteres, tendo por convivência o Próprio Deus! (Genesis 3:8). Porem, ao invés de reconhecerem a verdade da Superioridade de Deus com relação a Criação, preferiram crer na mentira de Satanás, de que poderiam "Ser iguais ao criador".

Essa foi a primeira mentira, contada em nosso planeta. Mas não a primeira mentira da criação. Essa vamos descobrir no texto que se segue:

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 
Isaías 14:12-14


E de concordância entre muitos teólogos, que esse texto de Isaias, refere-se a Satanás. Conseguem perceber a mentira no texto: Satanás diz em seu coração que ele, será semelhante a Deus e que reinara acima dos anjos (estrelas de Deus) e da própria criação!

Imagine os céus, onde habitam os anjos. Lúcifer, se envaidece por sua beleza e poder e crê que pode vir a destronar a Deus e governar tudo. Ele, como mestre em eloquência e persuasão, sai a contar essa mentira, como uma verdade literal, aos seus irmão, os anjos. Muitos acabam acreditando, pois veem a Lúcifer como um exemplo de poder e beleza. Mas estes mesmos anjos, também não acreditaram por serem crianças inocentes, como muitos imaginam que os anjos sejam. Assim como Adão e Eva, eles acreditaram por ser este também, o desejo de seus corações, o de serem, "igualmente semelhantes a Deus e terem poder e gloria voltadas para si!". Lúcifer foi apenas um pretexto para suas próprias ambições internas.

Gloria a Deus que nem todos seguiram a mentira de Lúcifer! Prova disso e a batalha que ocorreu nos Céus, onde a mentira confrontou a verdade ( De que nada na Criação pode superar o Criador Dela!):

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 
Apocalipse 12:7-9

Mas, por que a afirmativa de Satanás pode ser considerada uma mentira? No nosso mundo, quando não desejamos algum cargo em uma empresa ou no governo, não podemos nos esforçar e conseguir? 

Podemos sim. Entretanto vamos raciocinar da seguinte forma: Se eu desejo ser um gerente, para tanto eu preciso me qualificar. Preciso do conhecimento, que nada mais e que uma forma de poder, de gerente para ser um. Se eu estudar com afinco, posso afirmar que serei gerente, e então, terei dito uma verdade, pois chegara o momento em que poderei ser gerente. Se eu não estudar, posso ate afirmar que serei gerente, mas nessa situação, terei dito uma mentira, pois não tenho os meios de me tornar um gerente. Numa outra situação, eu posso ser um governante e desejar invadir alguma outra nação. Eu preciso do poder bélico para tal. Se eu tiver mais armas, posso afirmar que a nação já e minha, e essa ser uma verdade, pois eu tenho o poder para cumpri-la. Caso contrario, minha afirmação será uma mentira, pois no momento da batalha, perderei diante do inimigo.

A diferença entre Deus, Nosso SENHOR e Satanás e obvia: Deus tem o Poder para tornar qualquer afirmativa que Ele fizer, verdadeira. Satanás não tem poder suficiente para tornar verdade suas afirmativas.

E por isso que a Bíblia afirma que Deus não pode mentir. Não e por uma falha ou simples incapacidade da parte de Deus, mas e porque, "qualquer coisa que saia de sua boca, tem poder para ocorrer":

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 
Isaías 55:11

Satanás acreditou na própria mentira. Talvez por não ter noção da grandiosidade do poder de Deus. Talvez por crer que realmente poderia adquirir mais poder, se juntasse todos os anjos a seu favor. Não podemos saber exatamente o que ele pensou, mas podemos observar que o diabo acreditou tanto em sua mentira, que ousou por em pratica seu plano, de tomar o lugar de Deus e receber a adoração dos outros anjos e dos humanos para si. E assim entrou o pecado e a morte na criação.

A mentira e algo tremendamente nocivo e não inoquo como muitos pensam. E fazer o individuo crer num poder que, de fato, ele não tem. E o pior de tudo e que quando mentimos, estamos adorando a Satanás!
O que?! Imagino que deve ter muito crente dizendo que estou escrevendo heresias e muitos cidadãos comuns dizendo que estou ficando fanático! Mas faço minhas, as palavras do apostolo Paulo:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
1 Coríntios 2:14
     
Vamos por partes. No texto tema de hoje, lemos que o pai da mentira e Satanás. Logo, a mentira e uma de suas armas e parte de sua própria essência. Imagine que eu queira utilizar uma arma de fogo. Se eu não tiver a autorização da lei, se sair armado, estou cometendo um crime, mesmo que não tenha usado ela. Pela lei, sou criminoso. 

Com a mentira, funciona da mesma forma. Posso ser um cristão fervoroso. Ir a igreja, pregar nas ruas e ajudar os necessitados. Mas caso eu passe a me utilizar de mentiras, mesmo que sejam apenas por "boas causas", estou cometendo um crime diante da Lei de Deus! A bíblia e clara nesse assunto:

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 
Efésios 4:25

A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras. 
Provérbios 14:5
      
Bem, mas isso não prova que mentir e um ato de adoração ao diabo. Claro, vamos mais fundo no estudo.

Agora, vamos falar sobre a verdade.
     
O que e a verdade? Existe muitos filósofos e estudiosos que tem as mais variadas definições sobre o que significa "verdade". Para simplificar, vamos ver a definição da Wikipédia:  A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão.

Se formos seguir a realidade dos fatos, dentro de nosso estudo, podemos crer que Deus e infinito em Poder, Soberano de toda a criação e que tudo o que pensa e diz e verdade, pois Ele tem o poder para realizar seus pensamentos e ações, sem margem para erro.

Agora, vamos ver qual e a Definição do Próprio Deus sobre verdade. Ele diz em sua Palavra:


Santifica-os na tua(de Deus) verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. 
Salmos 119:160

A Palavra de Deus! Eis a verdade! Tudo o que somos e seremos, tudo o que o mundo é e será, o próprio futuro da criação, depende da Palavra de Deus!
Todavia, muitos ao lerem ou ouvir a expressão " Palavra de Deus", já imaginam a bíblia e suas series de historias morais e leis. E em parte isso e certo. A Bíblia e a expressão física do poder do Espirito Santo para guiar os homens em direção ao Caminho do SENHOR.

Só que ha mais envolvido na Palavra de Deus. Ela não e apenas a bíblia, mas uma Pessoa! Ela e nosso SENHOR Jesus Cristo:

No princípio era aquele que é a Palavra (ou O VERBO em outras traduções). Ele estava com Deus, e era Deus. 
João 1:1 (NVI)

Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele (Jesus Cristo) julga e guerreia com justiça.
Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.
Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. 
Apocalipse 19:11-13

A bíblia chama a Jesus de A Palavra! Ele e cumprimento e a representação exata do poder de Deus Pai! Lembra a nossa definição de mentira? Vamos agora ver uma definição que complementa as anteriores a respeito da verdade. O que e verdade?

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Jesus e a verdade! E porque podemos dizer que Jesus e a própria personificação da verdade? O apostolo Paulo nos responde essa pergunta:

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 
Colossenses 1:16-17

Nosso SENHOR Jesus tem todo o poder e tudo foi criado por Ele e para Ele, tanto as visíveis quanto as invisíveis. 

(Para aqueles que tem duvida sobre a divindade de Jesus e a questão da trindade, podem ler os artigos: 


Agora, vamos raciocinar: Se Jesus e a Palavra de Deus e a própria Verdade, nos como cristãos, servos do Deus vivente, então devemos seguir suas leis e imitar nosso mestre o máximo que pudermos. Jesus sempre disse a verdade, e mais Ele SEMPRE foi a verdade. quando falamos a verdade, estamos honrando nosso SENHOR e prestando uma bela forma de adoração a Ele, pois Jesus mesmo disse a uma certa samaritana:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e EM VERDADE; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 
João 4:23

Quem ama e pratica a verdade em sua vida, adora ao Criador. Quem ama e profere mentiras, acaba servindo ao criador dela, Satanás! 

O mundo de Satanás, ama e estimula a mentira, principalmente as que parecem brandas e inocentes, pois ao mentir, a pessoa afirma (mesmo que inconscientemente) que "Satanás e quem tem todo o poder e quem merece estar assentado no trono de Deus"!.

Dizer a verdade, mesmo quando pode vir a nos prejudicar em alguns casos, mostra que reconhecemos a Soberania de Deus sobre nossas vidas e a Criação, e que acreditamos que Ele tem todo o Poder para realizar tudo aquilo que de Bom ele promete para nos, em sua Palavra.
    
Existem duas promessas distintas na bíblia. Uma para os Fieis em sua fidelidade com a verdade e outra para os mentirosos. Amados, reflitam nelas e avaliem se valem mais a pena contar a verdade ou mentir:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. 
Lucas 23:43

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
João 8:32

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornecedores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Apocalipse 21:8-9


Shalom


Melquisedeque

2 comentários: