27 de out. de 2013

Fruto do Espirito Santo - Indo alem dos Dons do Espirito!





E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

1 Coríntios 13:2


Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade.

Efésios 5:9




        O Genero humano, de uma forma geral, tende ao fascinio pelo poder e demonstracoes de maravilhas. Um vulcao em erupcao; uma tempestade, cheia de raios e trovoes; Terremotos... Coisas assim, levam o homem a sentir, tanto medo, quanto curiosidade. E quando a fase do medo passa, o Ser Humano, logo tenta achar uma maneira de procurar controlar esse poder de acordo com sua vontade.
        De certa maneira, ja aprendemos a controlar muitos desses "poderes": Aprendemos a converter a eletricidade em energia util para nossa civilizacao. Aprendemos a contolar a forca das mares, construindo diques que impedem que cidades inteiras sejam submersas. Predios imensos ja sao construidos em regioes onde ocorrem fortes abalos sismicos, gracas ao trabalho de engenheiros que aprenderam a construir sistemas que "absorvem" parte dos tremores, impedindo a queda de tais edificios.
        Na parte da religiao, desde os primordios da humanidade, os povos e culturas diversas, tem se utilizado de seus "deuses, espiritos, xamas, feiticeiros ou sacerdotes para controlarem os "poderes do mundo espiritual.
        Sacerdotes podem "incorporar" os "espiritos de seus antepassados", para saberem o que ocorrera no futuro, ou para pedir uma cura ou mesmo causar mal a um desafeto. 
        Com isso podemos observar o desejo do ser humano de ter poder para controlar o mundo que lhe rodeia, seja para o bem ou para o mal. E algo inato das pessoas. Uns tem mais, outros menos. Mas ela existe: a sede pelo poder!

        Infelizmente, essa sede pelo poder tambem tem se infiltrado no meio cristao. O que podemos observar hoje e o aumento na enfase das manifestacoes dos Dons do Espirito Santo. Profecias,falar em linguas estranhas,discernimento de espiritos... Interessante e que as pessoas "buscam" apenas os Dons mais "chamativos". 
        
        Antes de prosseguirmos, vamos relembrar quais sao estes Dons. O Apostolo Paulo da uma lista deles em sua 1 carta aos Corintios no capitulo 12. Dentro do contexto em que foi escrita essa carta, Paulo estava fazendo uma critica a forma do culto que eles estava realizando. Paulo, nao estava criticando ( Assim tambem e nossa posicao) a utilizacao dos Dons, mas a forma e a prioridade a certos dons que eles estavam usando:


Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

1 Coríntios 12:8-10


(Dons de Ensino- e Pregacao)
  •         Palavra de Sabedoria;
  •         Palavra de Ciencia;

(Dons do Ministerio- a igreja e ao Mundo)
  •         Dom da Fe;
  •         Dom de cura;
  •         Operacao de Maravilhas;
  •         Dom de Profecia;
  •         Dom de discernimento de espiritos;

(Dons de Adoracao):
  •         Dom de linguas(variedade de linguas);
  •         Dom de Interpretacao de linguas.

       Sao nove os dons listados por Paulo em sua epistola. Nao pretendemos fazer uma pesquisa exaustiva sobre o tema, mas dentro de nossa area de interesse explanaremos o que significa cada dom. E importante sabermos sobre cada um dos Dons, pois muitos tem dito "possuirem" determinado dom(S), quando na verdade, nao e nada alem de esta na "carne" (Oseias 4:6):

  • Palavra de Sabedoria: Este dom vai alem da sabedoria humana. E util no ensino, busca de conselho divino, conselho, governo e administracao da igreja. E algo que vai alem de nosso conhecimento normal;
  • Palavra de Conhecimento: relacionado ao ensino das verdades Palavra de Deus. E algo alem do que o proprio esforco do aumento do intelecto. Pode ser o conhecimento de segredos revelado por Deus em sua Palavra, ou da proxima chuva. Pode ser algo no estilo do que ocorreu no Episodio de Pedro, Ananias e Safira, quando o Espirito Santo revelou a mentira efetuada pelo casal;
  • Fe: Nao e relativa a fe que envolve a salvacao. E uma fe especial, capaz de fazer cair " fogo dos Ceus". Um exemplo interessante e o de Elias e os profetas de baal ( 1 Reis 18:33-35). Pode tambem ser o poder de inspirar fe em outros, assim como Paulo fez a bordo de um navio, durante uma tempestade (Atos 27: 25);
  • Dons de curar: De fato, as curas milagrosas ainda podem acontecer! Entretanto, Deus se utiliza de muitas maneiras e de diferentes formas de realizar isso. Por exemplo, as vezes Deus utiliza de sua Soberania para efetuar a cura. Outras vezes e necessario a fe do enfermo. Podemos unir nossa fe ao enfermo permitir um ambiente onde o Espirito Santo possa atuar. Na verdade, e o enfermo quem acaba recebendo o dom da cura e nao quem o ministra! E devemos lembrar que a Gloria e toda de Deus!;
  • Operacao de Maravilhas; Relativo a facanhas de grande poder sobrenatural e com resultados eficazes. Neste dom vemos a protecao, provisao, expulsao de demonios, alteracao de circunstancias ou juizo;
  • Profecia: Mensagens espontaneas, inspiradas pelo Espirito Santo. Pode  edificar, exortar,consolar, revelar segredos dos coracoes da pessoas e submete o pecado a conviccao;
  • Discernimento de espiritos: Este dom serve para "julgar" as profecias que sao ditas, se provem do SENHOR, da carne ou de demonios;
  • Linguas e interpretacao: As linguas tem por finalidade fortalecer a comunhao do crente com Deus. Edifica a sua fe, e se ouver interprete pode edificar a toda a igreja. Alguns exaltam o Dom de linguas como superior aos outros. Alguns o depreciam, como sendo de menos importancia. Mas a realidade e que todos os dons tem seu lugar na Igreja de Cristo, de acordo com a Sua vontade, e nao a nossa.


        Agora com algum conhecimento sobre o assunto, perguntamos: Todos os Dons sao buscados de igual maneira pelos atuais cristaos? Quais o Dons que voce observa, sao vistos em sua igreja? Temos visto muito o falar em linguas, mas temos visto muitos interpretes? Observamos muitos "profetizando em nome do Senhor, mas vemos muitos discernidores de espiritos? Vemos muitas expulsoes de demonios, mas observamos muitos "exortadores da fe crista"?
       Muitos crentes, busca, apenas os dons que querem ter. Principalmente se forem visiveis a todos ( Como o falar em linguas ou efetuar curas). Entretando, esquecem-se do basico. Dom e dado. E graca de Deus e nao obra de nosso proprio esforco. Paulo nos ensina o seguinte:


Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

1 Coríntios 12:4-7


       Devido ao desejo de poder inerente ao ser humano (caso classico do pecado herdado de nossos primeiros pais, que tambem ansiaram por um poder que nao lhes era devido), mesmo muitos de nos, podemos cair no mal uso dos dons. Deus em sua misericordia, pode permitir isso por um tempo. Muitos se indagam: Fulano nem parece cristao, mas fala em linguas ou profetiza. Deus injusto esse de voces! Esse tipo de coisa pode confudir ate os eleitos do SENHOR. Entretanto, nem toda demonstracao de poder e prova que vem de Deus. Jesus Cristo Deixou isso bem claro:


Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Mateus 7:21-24


      Nesses casos, convem clamar a Deus pelo Dom do discernimento de espiritos ( Se toda a igreja pedisse por esse dom, Deus o daria de bom grado, e muitos charlatoes evangelicos seriam expostos e desmascarados!).


        Como vimos, os Dons do Espirito Santo tem a finalidade de edificar a Igreja e ser um testemunho do poder de Deus aos incredulos. Mas estes Dons nao nos garantem a salvacao nem o agrado de nosso Deus em si. Sao ferramentas e nao interferem em nosso carater de forma duradoura.
        Neste ponto, chegamos agora ao Fruto do Espirito Santo.

       O Apostolo Paulo tambem ensina sobre o Fruto do Espirito Santo, tao negligenciado pela igreja moderna. Se o Povo de Deus soubesse o quanto nosso SENHOR anseia que desenvolvamos este fruto!

        Paulo, em sua carta aos Galatas, expoe o que e este Fruto:


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22


     Observe que ha uma lista de adjetivos, mas sao todos agrupados como se fossem apenas um unico fruto. Qual a razao disso? Imagine um cacho de uvas. Neste cacho podemos contemplar dezenas ou mesmo centenas de pequenas uvas, todas unidas. Sao muitas uvas, mas existe apenas um unico cacho. O Fruto do Espirito e assim: Se voce tem o Fruto do Espirito, tera todas as suas pequenas "frutas" de uma vez!

Vamos agora alistar e analizar cada item do Fruto:

  • Amor:  E o proprio Deus. E dito em sua Palavra que Ele e amor. O amor que Deus nos da e livre e gratuito. Sem amor tudo se torna sem sentido e sem objetivo. Nao teremos ligacoes profundas por nossa familia, amigos, irmaos em Cristo e nem mesmo com Ele! Sem amor a igreja fica dividida e surgem desentendimentos.O amor e o alicerce do ministerio e da igreja e sem ele, os Dons que recebemos ficam inuteis;
  • Gozo(ou alegria): E a Alegria continua que sentimos, pela nossa salvacao, pela nossa esperanca em Cristo. E a alegria por sabermos que Cristo tem trabalhado em nos libertar dos grilhoes do pecado, alegria essa que nos leva a suportar as dificuldades da vida, nao com um espirito triste e abatido, mas com fe e esperanca em Nosso Deus;
  • Paz: Saude, integridade, harmonia... Imagine agora tudo isso dentro do seu coracao! O mundo pode estar se desintegrando, mas a "paz de Cristo" o mantem calmo e sereno. Seus amigos e vizinho verao, que mesmo que vivamos no mesmo mundo atribulado que eles, temos uma paz sem igual, diante dos mesmos problemas, e Deus sera glorificado em nos!
  • Longanimidade: E a paciencia prolongada. A paciencia que temos que ter com nosso irmaos na fe. Com nosso inimigos que teimam em nos derrubar de nossa fe. Com nossos familiares que podem querer nos afastar do Deus Vivo( mesmo na melhor das intensoes). Nas perseguicoes que passamos devido a nossa Devocao a Cristo Jesus. Vemos isso tao pouco em nossas igrejas!
  • Benignidade: Cristo e nosso exemplo supremo de benignidade. Temos de ser compassivos e perdoarmos uns aos outros. Nao merecemos nem a bondade de Deus, nem a de nosso proximo. Sejamos humildes e recebamos como graca do SENHOR;
  • Bondade: E a generosidade que flui de uma santa retidao dada por Deus. Devemos compartilhar tudo com nossos irmaos, seja financeira,espiritual ou emocionalmente;
  • Fe (ou fidelidade):Nossa fidelidade com Deus sera provada diante das circunstancias da vida. O tamanho de nossa fe determinara nossa vitoria. A fe e algo que devemos ter, mesmo que pareca impossivel. Muitos dizem: Nao tenho fe. Mas para ter fe, e preciso pedir a Deus. Ele da generosamente, mesmo que a principio nao saibamos;
  • Mansidao: Os mansos herdarao a terra ( Mateus 5:5). Humilde, suave,meigo... O Senhor Jesus manisfestou todas estas caracteristicas e como seus filhos e discipulos devemos imita-lo. Devemos ser mansos com nossos irmaos e ate com os incredulos. Deus se agrada dessa atitude, pois reflete a presenca do Espirito Santo na pessoa;
  • Dominio proprio ( Temperanca): Como vemos pessoas sem auto-dominio nas igrejas! Pessoas que sao dominadas por suas paixoes e desejos, ao inves do Espirito Santo! Fazem coisas que ate mesmo os incredulos vem a se escandalizar. Fofocas, intrigas, manipulacoes, desejos sensuais... Mesmo os salvos ainda tem tais desejos em seus coracoes. Mas o auto-dominio impede que nos deixemos dominar pelo pecado. Mesmo nos pensamentos, essa parte do Fruto deve atuar.


        Mas, porque podemos considerar que e melhor ter o Fruto do Espirito do que receber os Dons do Espirito? Na verdade, ambos se complementam, mas o que diferencia um verdadeiro cristao nao e a utilizacao dos Dons, mas a demonstracao do Fruto em sua vida. E a Biblia nos ensina isso:



Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

João 15:1-4

Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.

Lucas 6:43-44


       Se estivermos em Jesus, entao produziremos as caracteristicas descritas no Fruto. Quem nao esta em Cristo, pode ate imitar os Dons, mas nao pode produzir o Fruto. Quem esta em Cristo tem tanto o Dons quanto o Fruto! Com esse tipo de conhecimento, podemos distinguir o Joio do Trigo.
       Quem nao esta em Cristo, so pode produzir as obras da Carne:


Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:19-21



      Quem estiver produzindo as obras da carne, mesmo que esteja manifestando(ou aparentando) os Dons do Espirito, nao ira herdar o Reino de Deus. Isso e um assunto muito serio, que todos devemos considerar em oracao. Estou desejando tanto desejo pelos Dons do Espirito que estou me esquecendo de manifestar o Fruto do Espirito?  Precisamos de Dons, mas principalmente, precisamos de Frutos.

E para todo aquele que esta utilizando mal os Dons de Deus, e nao tem se preocupado em produzir o Fruto do Espirito, saiba que voce pode esta se colocando debaixo de uma maldicao! Veja o que O SENHOR Jesus fez a uma figueira que nao produzia:


E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;
E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.

Mateus 21:18-19



        Essa figueira nao estava morta. Ela tinha folhas e ate era frondosa. Mas nao produzia frutos. De certa forma, apenas ocupava um espaco fisico. Era inutil. E o Senhor a amaldicoou e ela se secou. E a todo que se diz Cristao, mas nao produz, pense nessa historia. Tudo na Biblia foi escrito por uma razao. E essa historia nao esta la por acaso.
        Deus, "secara" a muitos que tem enganado seu povo. Sejamos prudentes para nao estarmos nessa categoria.



SHALOM


Marcio Carvalho

                                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário