14 de dez. de 2013

Salmo 107- Clame a Deus na suas angustias e Ele o Livrara!





E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.


Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.



        Dias dificeis tem acometido boa parte da populacao de nosso pais. Chuvas torrencias tem causado enchentes em varias cidades de muitos estados brasileiros. Sao Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais tem sido os principais atingidos. Infelizmente muitas familias tem perdido seus bens e mais tristemente alguns tem perdido a propria vida. 
        Apos a tragedia e tempo de reconstruir. Entretanto, muitos se sentem desanimados diante da grande destruicao que veem diante de si. Casas com os moveis todo encharcados de lama e sem possibilidade de uso. Roupas e documentos destruidos; as dificuldades de se conseguir ajuda dos governos vigentes... Diante desse quadro, muitos ficam apaticos e sem vontade de lutar novamente pela sua vida e de sua familia. Vivem em constante angustia temendo o amanha,sem saber o que esperar.
        Mas, saiba que Existe Um, que jamais o abandonou, nem abandonara! Muitos, diante de tais tragedias, passam  imediatamente a culparem a Deus e dizer que Ele nos esqueceu. Contudo, isso nao passa da mais deslavada mentira!
        Nao podemos sair culpando Deus ou o Diabo por tudo que nos acontece. E fato que temos boa parte da responsabilidade por nossas vidas. O Aquecimento Global; o uso indiscriminado dos recursos naturais da Terra; o consumismo desemfreado... Sao coisas que tem ocasionado no descontrole do clima de nosso Planeta, tendo como uma de suas consequencias, o excesso de tempestades em alguns lugares e seca extrema em outros.
        Nao querendo ser mais um dos "proclamadores do apocalipse", mas como Cristao e estudioso das Escrituras Sagradas, posso dizer que estamos passando por um periodo que a Biblia chama de " principio ds dores de aflicao". Leia o relato no capitulo 24 de Mateus para maiores pormenores.
        Contudo, nao devemos ficar com medo dessas coisas. Tudo e um prenuncio de que o Retorno de Jesus Cristo esta proximo e Ele fara justica aos oprimidos e condenara os corruptos e perversos.
        Enquanto Cristo nao retorna, precisamos nos adaptar e procurar viver bem neste mundo afetado pela ganancia do Homem. Mesmo Que Cristo nao esteja ainda conosco fisicamente, Ele tem o poder e deseja nos Ajudar ( Leia Mateus 28:20).
        Para aprendermos como podemos lidar com esses dias de angustia, vamos estudar o Salmo 107, pois eles contem muitas coisas que podem nos ajudar.




Salmo 107 ( vers. 1-32)
         


     O livro dos Salmos nada mais e que o hinario do hebreus.  Ele contem muitos poemas, escrito por muitos homens fieis e tementes ao Senhor Deus (Como Davi, Asafe e Salomao por exemplo). 
      O Salmo 107 e conhecido como um Salmo Historico. Ele contem trechos que remetem a libertacao de Israel do Egito, nos tempos de Moises( vers. 1 a 3). Este Salmo foi escrito no periodo pos-exilico ( Quando os Judeus, cativos em babilonia, receberam permissao do imperio Persa de retornar a Jerusalem e reconstruirem o Templo ( Leia os livros de Esdras e Neemias que narram os acontecimentos desse periodo: por volta de 536 a.C.).
     Esse Salmo pode ser divido em quatro estrofes, consistindo de quatro quadros diferentes quanto ao cenarios, mas semelhantes quanto ao padrao. Essas divisoes sao feitas como se segue: vers. 4-9; 10-16; 17-21; e 22-32 ( OBS. Este salmo vai ate o versiculo 43, contudo, a tematica deste estudo ficara restrita ate o vers. 32).
      Cada estrofe trata de uma situacao anterior de perigo humano, que se segue a um relato devocional de uma libertacao operada por Deus. Essas estrofes relatam sobre a direcao de Deus atraves do deserto (7), a saida de uma prisao(14), a cura de enfermidades (20) e a chegada em seguranca de uma viagem (30).
Vamos ver como se aplicam esses conhecimento em nossa vida:



                                                               Salmo 107 na Integra



        Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
Digam-no os remidos do Senhor, os que remiu da mão do inimigo,
E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul.


        O Salmo se inicia com uma adoracao, louvor e reconhecimento da bondade de Deus. Essa bondade e relatada pelos "remidos", que neste caso, sao os judeus que se encontravam espalhados por Babilonia, sem esperanca de retorna a sua patria, mas que foram milagrosamente salvos pelo Senhor, e puderam retornar a Jerusalem. Quantos testemunhos nao vemos hoje, de pessoas que se encontravam "espalhadas pelo mundo de Satanas" presas a seus vicios, vivendo no pecado e na morte espiritual( separados de Deus) e que hoje foram Salvas pelo "sangue do Cordeiro"? Nao estamos apenas dizendo palavras jogadas ao vento. Existem pessoas vivas que podem dar seu testemunho. Deus e bom e esta reunindo um povo Santo para si:


Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.


Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
       



Pelos desertos da vida, Deus nos guia



Andaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitarem.
Famintos e sedentos, a sua alma neles desfalecia.
E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
E os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação.
Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.



        Quantos nao estao a vagar pela vida sem um objetivo definido? Muitos vagam de ideal em ideal, ora seguindo a filosofias humanas, ora crendo em teorias cientificas que nao expressam a realidade (como a teoria da Evolucao) ora aderindo a um sistema religioso rigido. A alma das pessoas anseiam por alimento real. Desejam uma esperanca que se baseia na verdade e tem corrido de um lado ao outro em busca de um "sustento". E muitos, em sua sinceridade, tem clamado por ajuda. Deus, tem ouvido esses clamores, e ja providenciou a ajuda necessaria:


Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.


        Jesus e o verdadeiro alimento e verdadeira agua! E ele quem nos livra de uma vida morta e vazia e nos da sentido e objetivo para nossas vidas. Ele que tem guiando os cristaos rumo a sua casa Celestial. Ele tem realizado curas e milagres entre seu povo ainda no Dias de hoje, atraves de seus servos fieis. Existem muitos charlatoes e falsos profetas no nosso meio hoje, que tem procurado denegrir a imagem de Nosso Senhor. Mas se existem falsos, entao tambema ha os verdadeiros! Pois assim diz as Escrituras:


Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.

       Os fieis a Cristo estao dispostos a servirem e ajudarem os que estao no Deserto. Irmaos em Cristo! Ajudem aos que estao padecendo espiritualmente e fisicamente! Ajude financeiramente aos necessitados. Vamos honrar o nome de Cristo, pois Ele nos Salvou do deserto (Mundo) em que estavamos!



Saida da prisao


Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;
Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo.
Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse.
Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.
Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Pois quebrou as portas de bronze, e despedaçou os ferrolhos de ferro.



        Vivemos numa nacao que pode-se dizer que tem algum conhecimento da vontade de Deus. Oficialmente nossa nacao e considerada uma nacao Catolica. E os Evangelicos tem crescido muito nos ultimos anos. Mesmo aqueles que pertencem a outros sistemas de crencas, como Espiritas, seguidores de religioes afro-brasileiras e afins, tem algum conhecimento, seja pelo sincretismo religioso ou apenas de ouvir falar. Mas e fato, todos tem e podem ter acesso ao conhecimento sobre o Deus da Biblia. E isso nos coloca numa posicao muito perigosa, pois:

E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.


       Mesmo sabendo a vontade de Deus, as pessoas nao a cumprem. Na verdade, vivem suas vidas, como se nao houvesse um Deus Criador! As pessoas continuam a matar, roubar, mentir, se prostituir e a fazerem tudo o que e contrario a Vontade do SENHOR. Como consequencia, ficam "presos" em seus vicios, fazendo continuamente a vontade do deus deste seculo (2 corintios 4:4). Suas consciencias vez por outra os acusam. Alguns preferem ignora-la. Outros porem, percebendo o estado terrivel em que se encontram, se arrempendem e clamam ao Senhor por sua libertacao.  E Deus os liberta, quebrando as cadeias e portoes de "ferro". Em nome de Jesus, demonios sao expulsos de pecadores arrependidos; curas sao realizadas; milhares sao "Salvos" em tem seus nomes escritos no livro da vida (Apocalipse 3:5). Nao existe nenhuma "prisao" capaz de prender um Filho de Deus!


 A Cura dos enfermos


Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos.
A sua alma aborreceu toda a comida, e chegaram até às portas da morte.
Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.
Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.
Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.


        As doencas, sejam fisicas ou espirituais tem apenas uma unica origem: O pecado. Devido ao pecado Original realizado por nossos primeiros pais, toda a humanidade foi corrompida. Ficamos afastados da nossa fonte de vida, o SENHOR. E devido ao fato das pessoas estarem longe de Deus, todos sentem na propria carne as consequencias. Isso e facil de se entender. Todos sabem que as plantas dependem da luz do Sol para viverem, pois e devido a essa luz, que ocorre a fotossintese, processo este, que produz o alimento necessario para a vida delas. Agora, se pegarmos uma pequena roseira num vaso cheio de terra com adudo proprio e a colocarmos num quarto lacrado, sem qualquer iluminacao, apos alguns dias, ao abrirmos a porta, veremos que a roseira estara morta, mesmo estando com o adubo em seu vaso.
       Isso ocorre porque a planta ficou longe de sua fonte de energia: a Luz solar. E o mesmo aconteceu com a humanidade. Deus nao nos criou para morrermos ou adoecermos, mas devido as nossas transgressoes, ficamos "afastados da nossa fonte de vida. Com isso nossos corpos tem definhado durante os milenios que a humanidade esta na Terra.
        As boas novas e que isso nao precisa ser assim. Deus enviou sua Palavra para nos sarar:


No princípio era o Verbo( ou a Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.


     O Verbo, ou A Palavra, nada mais e que Nosso Senhor Jesus! Quando esteve na Terra, Jesus Cristo, curou cegos, surdos, paraliticos, ressussitou mortos... E tambem restabeleceu a ligacao que tinha sido perdida entre a humanidade e o Criador! Com sua morte na Cruz, Jesus abriu caminho para o perdao de nossos pecados e para que fossemos entao filhos de Deus e tivessemos nossa cura espiritual  (1 Joao 1:9).
       Jesus Cristo ainda esta realizando curas. Muitos ainda hoje, tambem estao sendo curados. Mas, mais importante que a cura fisica, e a cura Espiritual, ou seja, nossa Salvacao e Novo Nascimento no Reino de Deus. Clame a Deus, e veja Ele sarar(dentro de sua Soberana Vontade) todas as suas feridas fisicas, emocionais e espirituais.



Chegando em seguranca no lar



E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo.
Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas.
Esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no profundo.
Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas.
Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.
Então clamam ao Senhor na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.
Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.
Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.
Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Exaltem-no na congregação do povo, e glorifiquem-no na assembléia dos anciãos.


        Na cidade de Macae, a Capital nacional do petroleo, milhares de pessoas trabalham nas plataformas e navios petroliferos. Geralmente ficam de 15 a 20 dias em alto mar, sendo que em alguns casos, isso pode se estender ate por 6 meses! Para irem ao seu local de trabalho existem duas formas. Caso a plataforma seja proxima a costa, pode-se ir atraves de algum navio. Caso seja longe, o helicoptero e a melhor opcao. Porem, ambos os caso tem seus riscos e perigos. Um Navio pode bater em algum rochedo e afundar e um helicoptero pode ter uma pane e cair em alto mar, por exemplo. Imagine como se sente as pessoas que precisam utilizar esses meios de transporte! Mesmo quem ja faz esse percurso por anos, ainda sente algum receio no caso de alguma tempestade aparecer pelo meio do caminho. Agora, imagine o alivio que e chegar sao e salvo em sua plataforma ou na base, caso esteja desembarcando? Creio que muitos devem agradecer a Deus ou aos seus deuses por terem chegado em paz.
       De modo geral, todos estamos fazendo uma viagem igualmente perigosa. Estamos num mundo cheio de crimes, violencia, miserias, catastofres climaticas, desigualdade social, epidemias ( mesmo em paises desenvolvidos )... Pessoas lutam por todo tipo de ideologias e que e contrario tem sua vida ameacada. 
        Com isso, nunca podemos estar certos de que morreremos bem velhinhos. E mesmo que cheguemos a idade avancada, ainda podemos sofrer das doencas da idade. 
        Ou seja, e fato que estamos de passagem nesse mundo. Mas de passagem para onde?
        Existem dois destinos para o qual poderemos ir: ou o Ceus ou o Inferno:



Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.



        E nossa a escolha para onde iremos. Nem Deus ou o diabo podem decidir por nos. E claro que ambos nos querem perto de si. A questao e: Quem nos queremos perto de nos pela Eternidade? O Criador dos Ceus da Terra e da humanidade( Joao 10:10b), ou do destruidor de nossas almas, aquele que veio para matar roubar e destruir? (Joao 10:10a).
        Temos que aproveitar agora a nossa viagem. Ao contrario do que ensinam os defensores da reencarnacao, a Biblia ensina que nao teremos uma segunda chance:


E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,


        So teremos esta vida na Terra para decidirmos nosso caminho. Se queremos chegar em seguranca na nossa casa Celestial , devemos seguir este Caminho:


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Agora, caso prefira seguir o outro caminho, entao a estrada e essa:


Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.





Louvemos o amor de Deus!


       Este e um lindo Salmo que contem muitas verdades profundas. E uma fonte de consolo, pois podemos ver que Deus esta disposto a nos ajudar. Tambem podemos aprender que Devemos fazer a nossa parte e " Clamar a Deus para nos auxiliar. Deus tomou a iniciativa, pois Ele poderia muito bem tem destruido toda a humanidade pelos seus pecados, mas Seu amor foi tao grande que enviou seu Filho, para que pudessemos descobrir o caminho Para Sua Casa nos Ceus. Amigos, irmaos e irmas em Cristo, Espalhemos essas Boas Novas aos quatro cantos da Terra. Vamos dar o consolo Espiritual para nossa populacao, que ja esta tao cansada das catrastrofes da natureza, e tambem com a corrupcao politica e Religiosa. Vamos ajudar fisicamente tambem, doando alimentos, roupas, e prestando toda a ajuda necessaria aos aflitos. 
        Vamos louvar a Deus pelo amor que Ele tem por nos. Vamos ama-lo de todo o Coracao, pois Nele, somos mais que vencedores:



Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.




Shalom

Marcio Carvalho

8 comentários:

  1. Lindo! Adorei o texto.
    Com certeza escolho o caminho da verdade e da vida.

    ResponderExcluir
  2. amém! glória a deus aleluia 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a mensagem. Me abençoou muito!

    ResponderExcluir
  4. Muito edificante, nos mostra que Deus está sempre disposto a nos ajudar, basta. Clamarmos ao seu Santo nome é adorá Lo.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem explicado! Glórias a Deus PAI
    Deusabençoe!

    ResponderExcluir
  6. Amém , que Deus continue te fortalecendo e o abençoando em nome de Jesus

    ResponderExcluir