10 de dez. de 2013

Temos uma Alma Imortal - O Que Diz a Biblia?






E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.


Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.


E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.




        Eis um assunto muito interessante, e tambem muito debatido. Tem o homem alguma parte que sobrevive apos a morte? Ou sera que, como pregam algumas religioes, nao existe nada imaterial em nos, e que apos a morte, entramos no que chamam de "sono da alma"? Segundo esse ensino, quando morremos, ficamos como que " num sono profundo, sem sonhos", aguardando a ressurreicao. E para tanto, mostram muitos textos biblicos e os aplicam de acordo com seus ensinos. Adventistas e Testemunhas de Jeova tem este ensino no rol de suas doutrinas, como e sabido por todos. Chegam inclusive a condenar a doutrina da imortalidade da alma como de origem inteiramente paga, aperfeicoada pelos filosofos gregos. Mas sera isso verdade? Sera que a biblia ensina mesmo a doutrina do " sono da alma"? Sera que apos a morte, ficamos na escuridao fria da sepultura? Essas sao perguntas importantes, pois podem ter um efeito fundamental na forma como levaremos a vida, na nossa fe para com Deus e caso seja fato o que argumentam os materialistas (neste contexto essa palavra se refere aos que nao ensinam a imortalidade da alma), isso pode levar a contestarmos muitos ensinamentos biblicos ( Exemplo: se nao temos uma alma imortal, entao nao poderia existir um inferno para onde poderiamos ir-Isso tambem e contestado pelas religioes acima citadas).
        Vamos entao peneirar e pesquisar sobre esse tao importante assunto, para podermos refutar esses ensinos, caso se mostrem falsos.



Que e o Homem?



Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Salmos 8:4


        O Salmista ja se perguntava sobre o Homem e isso vai alem de implicacoes filosoficas. Muitos povos e culturas tinham sua propria visao de mundo e de si mesmos. Muitas dessas visoes variam grandemente umas das outras, mas algumas sao tao semelhantes, que so podem ter vindo de uma fonte comum, como por exemplo a historia sobre um diluvio, a origem de todos os povos de um antepassado unico em comum e sobre... uma alma que sobrevive apos a morte! Nao e de nosso interesse no momento procurar as origens e veracidades dessas crencas, mas apenas mostrar que sao coisas que aparecem tambem na Biblia, o que pode ajudar a corroborar o ensino da alma imortal.

        Vamos retomar a origem da Criacao do Homem para vermos se descobrimos algo:


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.


        De acordo com o livro do Principio (Genesis), observamos Deus a criar o Homem. A primeira coisa que podemos perceber e que Deus cria o homem a sua semelhanca e imagem. Ja a partir disto, podemos perceber que nao fomos feitos como o resto da criacao. Somos diferentes da criacao, mas semelhantes ao Criador. Alguns utilizam esse texto para dizer entao que todos somos deuses, ou que temos o potencial da divindade em nos. Certamente nao e esse o caso. Lembrem-se que "semelhante nao e igual". Uma zebra e um cavalo sao semelhantes, mas tem caracteristicas evidentes que os distinguem. O Homem e Deus tem caracteristicas proprias ( Na verdade nem temos como comparar o Eterno com o finito!), mas existem algumas semelhancas que evidenciam nossa criacao a sua "imagem e semelhanca":

  • O Homem se assemelha a Deus na racionalidade: Nossa inteligencia e razao sao expressoes de Deus;
  • O Homem possui natureza moral: Temos em nosso intimo o conceito de certo e errado, independentemente de povo, lingua ou nacao. Deus e um Deus de moral;
  • O Homem possui emocoes e sentimentos: Nossas emocoes sao uma expressao das proprias emocoes de Deus. Animal algum possui esse tipo de expressao ( Que me perdoem os defensores dos animais!);
  • Temos Vontade: Tomamos decisoes, racionalizamos nossos instintos, coisas que os animais nao fazem;
  • Temos capacidade de exercer dominio sobre ordens inferiores: Nosso progresso, nada mais e, que  o exercicio dessa faculdade sobre a natureza;
  • O homem se assemelha a Deus na imortalidade: Nao somos eternos, pois tivemos um principio, mas somos imortais no sentido que nossa alma vive para sempre.

        Essas sao apenas alguns pontos, mas que podem demonstrar o quao diferente somos do restante da criacao. E fica a indagacao: Sera que, se somos tao semelhantes a Deus, nossa alma viria a se extinguir, juntamente com nosso corpo?



Antropologia Biblica no Velho e Novo Testamento


        Para entendermos como o Homem era visto na epoca do Velho Testamento e necessario estudarmos o significado original de certos termos basicos que expressavam uma variedade de conceitos que nos sao estranhos atualmente,mas faziam sentido para o judeu comum.

        A concepcao de personalidade humana tinha por elemento fundamental o corpo como um todo e nao necessariamente a alma ou o espirito. 
        Existem quatro palavras hebraicas principais, utilizadas para definir o homem, suas partes e conceitos: Basar; Nephesh; Ruah e Leb. Vamos estudar agora seus significados e sentidos:


  • Basar: basicamente significa carne, referindo-se ao aspecto fisico do homem, naquilo que ele tem em comum com os animais ( Genesis 6:17). Tambem pode referi-se ao corpo como um todo (Jo 4:15); sentido de corpo comum ou comunidade (Genesis 2:24); sentido de parentesco (Neemias 5:5); pode representar a fraqueza humana (Salmo 56:4);
  • Nephesh: a principio significa garganta, pescoco ou canal de respiracao. Posteriormente adquiriu o significado de vida em geral, que se manifesta pela respiracao e tem por sede o sangue (Genesis 9:4 e Levitico 17: 10-14). Nephesh tem ao menos, tres significados no Antigo Testamento. Pode referir-se a principio vital (1 Reis 19:10); Vida psiquica (Numeros 21:5 ; Proverbios 2:10); E referente a pessoa humana, como simples pronome pessoal (Ezequiel 4:14);
  • Ruah: siginifica vento, e ocorre tanto no sentido natural como no figurado. Pode referir-se ao sobrenatural, objetos inanimados e principio vital (neste caso ela se torna um sinomimo de nephesh e leb);
  • Leb: significa coracao. E utilizada tanto no sentido literal quanto figurado. Descreve o caracter em geral e da vida interior ( Exodo 9:14; 1 Samuel 16:7).
O pensamento hebreu primitivo entendia o homem como um todo, de forma holistica.




        Antropologia Paulina



        Os Escritos de Paulo nos dao uma ampla visao da teologia do periodo apostolico. Nos escritos de Paulo, podemos perceber que ele nao abandonou suas raizes judaicas. Embora possa ser observada alguma influencia do dualismo helenista(alma x carne) isso sempre e feito de acordo com o pensamento judaico.
        Paulo utiliza os termos gregos correspondentes as palavras hebraicas citadas no topico anterior:

  • Leb - Kardia;
  • Nephesh - Psyque;
  • Ruach - Pneuma;
  • Basar - Sarx.

       Paulo tambem utilizou outras palavras em grego, que nao tinham um equivalente na lingua hebraica para expressar aquilo que lhe fora passado pelo Espirito Santo, como por Exemplo Nous (significando a faculdade intelectual do homem - Fiflipenses 4:7 ou a mente de Deus e Cristo - Romanos 11:34) e syneidesis (significando consciencia - Romanos 2:15)
        Como ja foi dito, Paulo nao se afastou de suas raizes judaicas, e as palavras por ele utilizadas em grego, mantiveram o sentido original das palavras em hebraico, embora deva-se entender que Paulo teve uma maior conhecimento em comparacao com os profetas do Velho Testamento. 

     Basicamente, o pensamento do povo hebreu era holistico. Eles via toda a sua vida, seja interior ou exterior como uma so manifestacao. A principio isso pode ate parecer provar que a alma nao seja imortal, mas, nao tiremos o texto do contexto, para criarmos um pretexto para esse pensamento. 
 
 A Biblia, revela muitas de suas doutrinas de forma progressiva:

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
     

        E muitas coisas na Biblia partem de pressupostos estabelecidos. Por exemplo, Ela nao tenta provar a Existencia de Deus, pois ja parte do pressuposto que Ele Existe (leia Hebreus 11:6). Da mesma forma, embora nao pareca haver a primeira vista, principalmente no Velho Testamento sobre a imortalidade do homem, ela parte do pressuposto que ele e.




A Imortalidade no Velho Testamento



Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.



        E dito por muitos que o Velho Testamento, em em especial o Pentateuco, nao ensina a imortalidade da alma. Certamente que essa e uma verdade revelada com menor clareza do que no Novo, mas nao se pode afirmar categoricamente sua ausencia. Assim como a Doutrina de Cristo so foi plenamente revelada no Novo, sendo ensinada de forma progressiva por todo o Velho Testamento, podemos observar o mesmo ocorrendo com a doutrina da imortalidade.
        Como poderiam os hebreus, adorar e louvar um Deus tao Poderoso e abencoador, e terem uma vida feliz, de paz e comunhao, sabendo que tudo isso seria oferecido por Deus apenas por uma fracao de tempo da vida humana? O Homem foi criado a imagem de Deus para a vida e nao para a morte.

       Num proximo artigo sera analizado o  significado de Seol, o local para onde os mortos vao, mas a principio basta dizer que o pensamento biblico era que aqueles que "desciam" ao Seol tinha um estado de existencia consciente, mas sem bem-aventuranca, estado somente atingido quando liberto do Seol:

Pois não deixarás a minha alma no Seol (algumas versoes traduzem como inferno ou sepultura, sendo que alguns teologos afirmam haver uma divisao para justos e injustos), nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Como ovelhas são arrebanhados ao Seol; a morte os pastoreia; ao romper do dia os retos terão domínio sobre eles; e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação.
Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá.



Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.



Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.




Imortalidade no Novo Testamento



        No Novo Testamento, as provas da imortalidade da alma se multiplicam! 

Podemos ler textos que relatam:

  • Sobrevivencia da alma: Texto que dizem claramente que ha uma existencia continuada dos justos e injustos.:

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.


E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?


E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
(Se de fato as almas estivesse "inconscientes" ou deixassem de existir, como elas poderiam clamar a Deus pela vinganca de seu sangue derramado?)


Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.


Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.




  • Vida bem aventurada com Deus: Numerosos textos acentuam o fato da imortalidade dos crentes ser, nao uma existencia sem fim, mas com vida plena e feliz:


A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;


Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.






Estado da Alma depois da Morte: Existencia Consciente




      E algo debatido no meio cientifico e teologico sobre se a consciencia pode ou nao ter existencia apos a morte do corpo. Os materialistas defendem a ideia que nossos pensamentos nada mais sao que uma "secrecao produzida pelo nosso cerebro, assim como o figado produz a bile, e com a degeneracao do cerebro apos a morte, entao nao pode haver consciencia. Contudo, existe outra forma de pensar, em que a alma interage com o corpo e o utiiza como sua expressao neste mundo terreno, nao se degenerando com ele, apos a morte do corpo.
        Contudo nossa fonte de informacao e confirmacao e a Biblia e nela nos baseamos para saber a resposta as nossas indagacoes.
        Os defensores da doutrina do "sono da alma" afirmam que algumas passagens nas escrituras descrevem a morte como um sono e que os mortos se encontram inconscientes (Mateus 9:24 ,1 Tessalonicenses 4:13, Eclesiastes 9:10 Isaias 38:18) e argumentam que nenhum dos que foram ressussitados deram qualquer informacao sobre suas experiencias, supondo entao que estavam inconscientes.
       Contudo, esses argumentos podem ser respondidos da seguinte forma: A Biblia jamais afirma que a alma cai no sono, nem que o corpo cai no sono, somente a pessoa que morre cai no sono. Esse e um eufemismo utilizado para demonstrar a similaridade entre um corpo dormente e um morto. Que e a morte, de acordo com as Escrituras? Nada mais que o rompimento com a vida do mundo que nos rodeia, neste sentido, ela passa a ser um sono, um descanso de nossas obras nesta Terra ( Lembre-se que a Biblia diz que os crentes desfrutam de comunhao consciente com Deus imediatamente apos a morte - Lucas 16:19-31, 23:43; Atos 7:59; Apocalipse 6:9, 7:9, 20:4).

        Com relacao ao argumento dos ressussitados nada relatarem, e um argumento baseado no silencio, sendo claramente sem valor, devido ao fato de demonstrarmos a consciencia apos a morte. Seguindo esse pensamento, pode-se tambem contra-argumentar  que eles nada relataram devido a alguma orientacao Divina ou simplesmente por nao conseguirem exprimir em palavras suas experiencias ( Leia 2 Corintios 12:4).


        Certamente que e Biblico a doutrina da imortalidade da alma. Mais uma vez enfatizamos que, Somente o SENHOR tem a Imortalidade em si mesmo, nao dependendo de nada externo para te-la, pois e parte intrinseca de sua Pessoa. Mas nos temos a imortalidade, no sentido que nossa alma nao se extingue apos a morte, pois somos semelhanca e imagem de Deus e Dele dependemos para te-la,alem de termos tido um inicio,embora nao venhamos a ter um fim. As pessoas confundem a imortalidade com a Vida Eterna. Imortalidade, ate os impios, Satanas e seus demonios tem ( Porem, em existencia futura na Geena, ou Lago de Fogo). Porem, os justos crentes terao alem da imortalidade a Vida Eterna, que nada mais e que a bem-aventuranca na Casa do Pai, preparada para nos por Jesus, onde viveremos plenamente o nosso potencial, em alegria, paz e felicidade duradouras. Pois Assim afirmou Jesus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


E a promessa que temos, para nosso futuro Eterno deve ser guardada em nosso coracao para que venhamos a perseverar na fe verdadeira e para que nao venhamos a nos desviar pelas doutrinas ( como o sono da alma) ensinadas pelos homens:



Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;



E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.



Shalom

Marcio Carvalho


3 comentários:

  1. Fracos argumentos. Não sou adventista e nem testemubha de Jeová...versiculos usados pra lá de refutados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estudar melhor a Bíblia meu amigo, e se converter à Cristo.

      Excluir
  2. Gostei do ensino. Vou estudar mais. obrigada.

    ResponderExcluir