29 de abr. de 2013

Deus Resgata os seus Servos




Nós passamos por vários momentos difíceis no decorrer de nossas vidas - problemas, preocupações, calamidades. Sempre que nos encontramos nessas situações, buscamos uma forma de encontrar um alívio, uma paz, um socorro. As pessoas buscam pelo o socorro em diversos lugares, mas acabam se esquecendo daquele que realmente pode nos socorrer - Deus. Muitas pessoas acham que por que Deus não se manifestar diretamente na nossa vida, ele se torna apartado de nós, alheio aos problemas que passamos; muitas vezes oramos com todo o fervor, e parece que nada e ninguém vem nos socorrer. Muitos servos do passado passaram por essa experiência, de um "suposto" esquecimento de Deus como os exemplos abaixo:

“Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte.“ (Salmos 13.3)

Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritarei a ti: Violência! e não salvarás? (Habacuque 1:1)


O que esses servos passaram nós também passamos hoje - perseguições, angústia, preocupações - tudo isso tira a nossa paz e tranquilidade. Diante dessas situações as pessoas acabam buscando uma solução, um socorro que possa nos trazer paz, alívio e vitória. Grande parte das  pessoas procuram por esse socorro em diversos lugares e e, diversas pessoas; mas quase sempre se esquecem daquele que realmente pode nos prover tal socorro/resgate - Deus.

Atualmente grande parte das pessoas não recorrem a Deus em seus momentos de aflição, achando que o nosso Deus não está atento aos nossos pesares e lamúrias. Mas as santas escrituras nos revelam as intenções de nosso Deus em nos suprir e acalentar-nos. Abaixo veremos algumas motivos para termos confiança em nosso Deus.

# 1º Motivo - “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121:1) O nosso socorro está em Deus. O salmista, que certamente passava por alguma situação difícil, busca o socorro em Deus. Ao mencionar Os “montes” ele estava se referenciando ao local onde se localizava o templo que simbolizava a para aquela nação presença viva de Deus no meio deles. Assim vemos que o salmista buscava encontrar o seu socorro na presença de Deus, pois sabia que apenas ele o podia trazer.

# 2º Motivo – “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (Salmos 121:2). O socorro de Deus é certo.  O salmista não tinha dúvidas quanto a vinda do socorro Divino. O salmista poderia ter dito: “eu acho que o meu socorro, vem do Senhor”, ou: “talvez o meu socorro venha do Senhor”; mas ele foi enfático e direto em suas palavras, isso mostrava completa certeza e confiança em Deus: “O meu socorro vem do Senhor”.

# 3º Motivo – “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejar" (Salmos 121:3). Deus é soberano sobre todas as coisas. Tudo está debaixo da permissão de Deus. Nada pode acontecer sem a sua permissão. Todos os nossos problemas estão sob Sua autoridade. Se crermos nisso, teremos descanso e encontraremos paz.

# 4º Motivo – “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” (Salmos 121:4). Deus está atento ao que acontece na vida dos seus servos. Não há possibilidade de Deus se esquecer de nós, pois Ele não cochila, nem dorme; está sempre alerta. Ele é onisciente, onipresente, onipotente. É um vigia perfeito, que protege a todo instante os Seus valiosos tesouros - Nós!!!

# 5º Motivo – “O SENHOR é a tua sombra à tua direita.” (Salmos 121:5). Deus sempre está ao nosso lado, semelhante a sombra que nunca se desprende de nós. Deus nos acompanha, não nos deixa, não nos desampara. Ele está totalmente próximo de nós, participando da nossa vida de perto, inclusive quando passamos por dificuldades.

# 6º Motivo – “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.” (Salmos 121:6). Deus nos conduz a todo momento, de dia e a noite.  O Senhor sempre nos socorrerá nas intempéries da vida.

# 7º Motivo – “O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.” (Salmos 121:7) Deus está sempre a nos proteger. Deus nos esconde debaixo de Sua proteção. Passamos pelas dificuldades, mas somos guardados pelo o nosso zeloso e cuidadoso Pai, assim como o pássaro guarda os seus filhotes no ninho salvos do perigo.

# 8º Motivo – “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Salmos 121:8) Somos cuidado pelo o nosso Deus é em todos os lugares e momentos. “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (Salmos 121:8). Os nossos passos estão debaixo da supervisão e cuidados de Jeová Deus.

Então não precisamos temer pois vimos que Deus sempre está a postos para defender os seus leais servos, porém nem sempre Deus intervirá de forma milagrosa, ele pode até mesmo optar por não intervir nos nossos problemas, por isso devemos fazer uma análise para vermos em qual caso nos encaixamos abaixo:


# 1º CASO - Desaprovação diante de Deus.

Podemos estar fazendo algo que esteja desagradando a Deus, então o "silêncio" de Deus pode ser um indicativo de que nossas motivações estão erradas. Podemos estar sendo levados por interesses egoístas, paixões carnais, teimosia, caprichos, falsa religiosidade, orgulho, cobiça, etc. Nesse caso, o silêncio de Deus é um indicativo claro para uma reflexão mais cuidadosa de nossa parte a respeito do que estamos pedindo.

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4.3).

Ou seja, é bom que reflitamos a forma e as motivações dos nossos pedidos que, em muitos casos, podem explicar o silêncio de Deus.


# 2º CASO - Não é o tempo de Deus agir.

As vezes Deus não "responde as nossas preces", por que ainda não é o tempo certo de você fazer/receber o seu pedido. Quando estamos diante do silêncio de Deus, quase sempre não nos ocorre que não chegou ainda a hora de Deus agir concedendo nossa petição. Achamos que sabemos o tempo e o modo de as coisas acontecerem. Somos ansiosos, impacientes, sem esperança, sem fé diante dos nossos pedidos e do silêncio de Deus.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1).

Temos que sempre buscar entender a nossa vida, da forma que Deus a vê. Muitas vezes por sermos relutantes em colocarmos as nossas ansiedades nas mãos de nosso Deus, acabamos achando que Deus não quer nos auxiliar, mas é exatamente o contrário, Deus deseja responder as nossas petições, porém ele espera que estejamos preparados para a recebermos. Assim devemos considerar o "silêncio de Deus" como um indicativo de que ainda não chegou a hora Dele agir em nosso favor.

# 3º CASO- Deus está refinando a nossa fé.

Quando estudamos a bíblia, verificamos que nos momentos que Deus esteve em  silêncio, ele também buscava ao mesmo tempo refinar a fé e a esperança de Seus servos. Podemos nos perguntar: Até quando conseguirei manter a esperança e a fé em Jeová mesmo sem ter uma resposta (direta) Dele? Muitos sucumbem a esse questionamento e abandonam a Deus, pois estavam mesmo interessados apenas em Suas bênçãos e não Nele como o seu caminho, verdade e vida. Temos que manter a mesma mente e disposição que o salmista teve diante do confronta mento com Deus, que mesmo não obtendo a sua resposta permaneceu firme e confiante na ação do Pai em seu favor:

“No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.” (Salmos 13.5-6)  

# 4º CASO - Deus pode não está em silêncio, mas, nós é que não O estamos ouvindo.

Já passou por sua cabeça que Deus pode estar falando e você não estar percebendo? Pois é, isso normalmente acontece na vida das pessoas que não têm uma intimidade bem fundamentada com Deus. Elas não convivem de verdade na presença do Pai, por isso, têm dificuldades de ouvir a Sua voz. Jesus disse:

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (João 10:27).

Para reconhecer mais nitidamente a voz do pastor é preciso ter intimidade com Ele. O salmista explica isso muito bem, quando diz que

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14).

Assim meus irmãos, verificamos que Deus é um Pai protetor que busca auxiliar constantemente os seus filhos, porém nós como filhos rebeldes, muitas vezes deixamos de acatar os seus conselhos e viramos as costas para Ele, e quando passamos por alguma aflição pensamos em primeiro lugar que Deus não nos auxiliar, que Deus não nos ouve, quando na verdade muitas vezes somos nós que não o escutamos, e muitas vezes o silêncio de Deus seja, na verdade, não uma falte de resposta de nosso pai, mas uma surdez que nós possamos está vivendo. Lembre-se: Ele está falando, mas somos nós que insistimos em não escutar!!!

Que possamos nos achegar diariamente a Deus (através de estudo bíblico, jejum, orações), pois se assim o fizermos, reforçaremos a nossa relação com o nosso pai e, ele sempre estará disposto a nos proteger e suprir.

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"

Por L.R

27 de abr. de 2013

A Realidade do Inferno



"O Diabo que as enganava, foi lancado no lago de fogo que arde com enxofre, onde ja haviam sido lancados a besta e o falso profeta. Eles serao atormentados dia e noite, para todo o sempre". Apocalipse 20:10

"Aqueles cujos nomes nao foram encontrados no livro da vida foram lancados no lago de fogo". Apocalipse 20:15




     Inferno! Eis uma palavra que causa medo em muitas pessoas. So a ideia de se passar a eternidade sendo queimado em dores agudas e infindaveis ja e suficiente para tirar nosso sono, ou entao levar a horriveis pesadelos. Durante seculos, muito foi debatido sobre a existencia ou nao do inferno. Alguns dizem que o inferno nao existe, que e simples crendice ou uma ma interpretacao das Escrituras Sagradas. Outros afirma que a existencia de um inferno nao condiz com O Deus de Amor, revelado na Biblia (1 Joao 4:8). Muitos falam que o fato de se pecar apenas por uns anos, nao merece um castigo eterno, questionando assim a Justica de Deus. Sao muitas as questoes propostas. Mas, que diferenca faz na vida de uma pessoa crer ou nao na existencia de um inferno? Devemos considerar com seriedade tais questoes, pois, se de fato existe tal lugar, entao devemos fazer o possivel para nao cairmos nele e ajudar a outros ( familia, amigos e outros) a escaparem tambem. Se nao existe, entao devemos, por obrigacao moral, saber a verdade, pois assim como o Senhor Jesus mesmo afirmou: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara".( Joao 8:32)

     Primeiro,vamos analizar algumas consequencias de se pensar que o inferno nao exista:

  • Se nao existir inferno, entao as escolhas que fazemos em nossas vidas nao fariam sentido. A ida ao Ceu se tornaria automatica e acessivel a todos;

  • Se a salvacao fosse universal, nao existiria o livre-arbitrio. Sem inferno, nao ha uma direcao a ser escolhida. So haveria o caminho do Ceu;

  • Se nao existe um inferno do qual ser salvo, entao Jesus Cristo nao seria nosso Salvador, mas apenas um mestre ou guru humano a ser seguido;

  • Se rejeitamos a doutrina do inferno, entao rejeitamos tambem o que a Biblia fala sobre Deus ser Amor. Se o inferno existe e e ensina na biblia, mas a ignoramos por nao a acharmos "correta", entao nao podemos crer tambem que Deus nos ama.

      Sao consequencias serias com as quais devemos lidar. Nao tenha medo. Durante nossa jornada, O Senhor estara ao nosso lado nos confortando.

O que e o inferno? 

     Basicamente, o inferno e a ausencia de Ceu. E o lugar das trevas exteriores. Trevas sao a ausencia da Luz divina. Mas entenda que a Luz nao e a ausencia de trevas! O mal e a privacao do bem, mas jamais o bem e a privacao do mal. O Deus da Biblia e perfeitamente bom e puro e nunca poderia se relacional com o mal!
     Muitos creem que o inferno exista, mas que nao seja um lugar de tormento eterno, apenas o lugar de aniquilacao total da alma humana ( Teoria do aniquilacionismo). Essa teoria, porem tem algumas brechas que devem ser consideradas: 

  1.Se a alma e intrinsecamente imortal, entao seria contraditorio pensar que ela cessasse de existir;

  2. Cristo,em sua palavra falava de forma franca sobre a existencia de um lugar de tormento, onde haveria "choro e ranger de dentes". So algo que existe poderia chorar e gemer; 

  3.Se o inferno fosse um lugar de aniquilacao,entao faria dele um fim em si mesmo, onde a alma teria a sua dor terminada ao deixar de existir. 

     E interessante observar que, a palavra inferno, em algumas versoes da biblia, foi  traduzida de forma incorreta, ao se traduzir dois conceitos diferentes: a. Gehenna - fogo eterno; b. sheol/hades  - o reino dos mortos (reino esse que vemos na historia que Cristo conta sobre o rico e lazaro - Lucas 16:19-31) 

                                                 O que o inferno representa?

   Varios teologos descrevem o inferno sobre tres aspectos: Castigo, sofrimento e privacao.

  • Castigo:  Se voce come um doce antes do almoco, perdera a fome. Caso dirija acima da velocidade, podera sofrer uma batida. Sao consequencias de suas proprias escolhas. Caso escolha viver sem Deus,a fonte de toda vida e alegria, encontrara a morte e a miseria como consequencias;
  • Sofrimento: Sendo Deus a fonte de todo jubilo,paz e alegria, logo a sua ausencia deve necessariamente ser dolorosa e triste,na vida de quem recusa a Ele. Deus e alegria e felicidade. Logo o inferno tem de ser tristeza e sofrimento. A alegria espiritual supera a fisica. A dor espiritual supera a fisica. Muitos quando se sentem aflingidos emocionalmente fazem cortes no corpo ou o machucam de alguma forma. A razao e que a dor fisica e menor que a espiritual. Nesse ponto nao faz sentido imaginar o inferno como tendo ou nao a existencia de fogo. O fogo foi um bem criado por Deus. O pior inferno concebido nao seria um em que houvesse fogo, mas aquele em que as almas estariam em sofrimento espiritual pela ausencia de Deus;
  • Privacao: No inferno ha a privacao de Deus. Nao que Deus tenha excluido, mas que aqueles que la vivem, o excluiram e se privaram Dele por vontade propria, em conta de seu livre arbirtrio. Muitos consideram um absurdo uma pessoa em sa conciencia escolher o inferno. Mas viver no pecado e uma loucura da alma! Quem tem seu espirito e alma em sa consciencia ira escolher a fonte de toda a vida.
Razoes para se considerar a existencia do Inferno
  • Justica: A justica e um atributo de Deus. E eterna e imutavel. Ela exige punicao para o mal e recompensa para o bem. Deve distinguir entre aquele que se arrepende e quem nao se arrepende. ela nao exclui o perdao, mas nao permite tratar o nao-arrependido igual ao arrependido;
  • Exclusividade Divina: Caso Deus nao fosse o unico Criador e fonte de toda vida, luz e felicidade, poderiamos troca-lo por um outro deus pagao. Mas levando em conta que ele e a fonte Perfeita, o fato de evita-lo, leva necessariamente a evitar a mesma felicidade,luz e vida que dele provem. Deus e unico. Seu Ceu tambem e o unico Ceu;
  • Livre-arbitrio: Designa nossa liberdade de escolha. Mas para haver uma escolha, e necessario haver o que escolher. Isso implica que haja pelo menos dois itens para tal. Se so existir o ceu, entao nao possuimos a liberdade para escolher. Se ha um Ceu e de fato temos livre-arbitrio, entao deve haver algo alem do Ceu para escolhermos, o que poderia ser entendido como sua antitese.
       Muitos nao suportam a ideia de um inferno de tormentos. Argumentam ser totalmente contrario a um Deus de Amor e Misericordia por almas numa camara de tortura. A questao e entender se ha de fato ou nao uma contradicao nisso.
       O inferno nao contradiz o Amor de Deus, pois as proprias chamas do inferno podem vir a ser feitas do amor Dele. Os perdidos odeiam esse amor, que chega a ser uma tortura. Imagine o horror daquele que comete suicidio. Ele pensa que ao morrer acabara com sua dor e sofrimento. Mas logo apos, descobre que sua alma e imortal e que nunca podera escapar de si mesmo. So existem duas realidades: Deus e si mesmo. Sao as unicas coisas das quais jamais conseguiremos escapar. E se a pessoa odeia a ambas, a ponto de se tornarem em tormento, a pessoa se encontrara num tormento eterno e sem escapatoria!


O Que a Palavra de Deus no ensina sobre o inferno

Existem varios textos que nos informam sobre a existencia do inferno. Como ja mencionado, muitas traducoes vertem as palavras sheol/hades/geena - lago de fogo, por inferno. Para fins didaticos sera utilizadas traducoes que fazem essa distincao:


Porque um fogo está acendido na minha ira, Arde até o mais profundo Sheol(inferno), Devora a terra e a sua novidade E incendeia os fundamentos dos montes. 
Deuteronômio 32:22 (SBB)


Mas quem puser uma pedra de tropeço no caminho de um destes pequeninos que crêem, melhor seria que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e que fosse lançado no mar. Se a tua mão te servir de pedra de tropeço, corta-a; melhor é entrares na vida manco, do que, tendo duas mãos, ires para a geena(inferno), para o fogo inextinguível. {onde o seu verme não morre e o fogo não se paga.} Se o teu pé te servir de pedra de tropeço, corta-o; melhor é entrares na vida aleijado, do que,  tendo dois pés, seres lançado na geena. {onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.} Se o teu olho te servir de pedra de tropeço, arranca-o; melhor é entrares no reino de Deus com um só de teus olhos, do que, tendo dois, seres lançado na geena, onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.
Marcos 9:42-48 (SBB)


No Hades(inferno), estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio. 
Lucas 16:23


Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; 
2 Pedro 2:4 (ACRF)

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação da geena?

Mateus 23:33-34 (SBB)


e o Diabo que os seduzia foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde se acham a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
Vi um grande trono branco e o que estava sentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e lugar nenhum foi achado para eles.
Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; livros foram abertos, e foi aberto outro livro que é o da vida; e foram julgados os mortos pelas coisas que estavam escritas nestes livros segundo as suas obras.
O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado segundo as suas obras.
A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. 
Apocalipse 20:10-15 ( SBB)


     Muitos que nao gostam da ideia do inferno, usam de muitos argumentos para " provarem" que a biblia nao ensina sobre ele. Dizem que na morte, a alma deixa de existir e que assim, nao pode sofrer. Deve-se porem entender o que a morte significa na biblia.
     Em nenhuma parte da biblia, a morte significa extinção; morte física é a partida para outra forma de existência chamada sheol ou hades, e morte metafórica é uma existência sem Deus e Sua graça; nada na terminologia bíblica garante a idéia, de que “a segunda morte” de Apocalipse 21:11, 20:14, 21:8 significa ou refere-se à extinção da existência.
     Em Lucas 16:22-24 nos mostra, que fogo significa uma existência continuamente em tormento, e os texto  de Apocalipse 14:10, 19:20, 20:10 e de Mateus 13:42,50 confirmam isso.
     Em 2 Tessalonicenses 1:9 o apostolo Paulo explica, o significado de “sofrerão penalidade de eterna (aionios) destruição” incluindo “banidos da face do Senhor” — expressão que, por denotar exclusão, joga por terra a idéia de que “destruição” significa extinção. Somente aqueles que existem podem ser excluídos. Tem sido freqüentemente demonstrado que no grego o significado natural das palavras relacionadas a destruição (substantivo, olethros; verbo, apollumi) é arruinar, de forma que o foi destruído fica, a partir de então, inutilizado, ao invés de aniquilado.
     
     Ha mais evidencias provando a existencia do inferno, do que negando-o. Jesus nos alertou e ensinou o suficiente para que o evitemos. As pessoas tendem a pensar que Deus nao se importa com as pessoas, pois  permite que pessoas possam ser jogadas la. Mas pare e pense. Deus jamais pensou em criar o inferno para os seres humanos. Ele foi Criado para " Satanas e seus anjos" e nao para nos. Porem, Deus respeita nosso desejo de escolha. Inclusive ele nos da a chance de saber como e triste e sofrida a existencia sem Ele. Existe uma lei espiritual que diz que " Semelhante atrai semelhante". Imagine-se que voce tem um padra de vida muito baixo. Come mal e se veste de trapos. Mora em um barraco ao lado de um esgoto a ceu aberto. Num belo dia, aparecem umas pessoas bem vestidas e ricas que o convidam para ir jantar em sua mansao. Voce vai e ao chegar la, ve pessoas bem vestidas, cheirosas e educadas. Elas nao se importam com sua aparencia e se chegam a voce,lhe oferecendo comida, roupas novas e sua amizade. Seu linguajar e diferente e voce nao consegue entender o que falam. Como voce se sentiria num lugar assim? Provavelmente se sentiria mal e procuraria sair dali o mais rapido, mesmo sendo bem tratado. Porque? Porque isso nao esta condizendo com sua realidade. Ou pense numa situacao em que voce e uma pessoa que goste muito de pagode, vai nos shows e ate se veste e pinta o cabelo como pagodeiro ( porque eles gostam tanto de loiro?). Alguns conhecidos entao o convidam para ir a um show de rock. Voce vai,mas logo se sente "fora do lugar". A mais gritaria, roupas de couro, e girias que nao sao de seu conhecimento. O que voce faz? Provavelmente saira dali e correra para o pagode mais proximo!
     O mesmo ocorre com os filhos de Deus e os filhos do diabo. Aqueles que se assemelham mais a Deus, buscarao estar mais perto Dele. E o lugar de morada de Deus e o Ceu. Quem faz a vontade do Diabo e vive como ele, acabara sendo atraido para mais perto dele. E qual e a morada de Lucifer?...

     O objetivo deste artigo nao e o de inculcar medo e fazer com que se corra atras de Deus, unicamente com o fim de se "safar". Mas buscamos a verdade, por mais estranha que pareca, ou por menos que nos agrade. So porque nao entendemos ou nao gostamos de certo ensino biblico, isso nao pode nos levar a querer "buscar novas formas de pensar" com a intensao de tornar tal doutrina ou principio mais aceitavel para nosso intelecto.
     A vontade de Deus e que todos sejam salvos. Mas a escolha sobre aonde iremos viver e nossa. Nao seja como uma crianca que joga a culpa do que faz nos outros. Seja um homem e uma mulher de caracter. Seja responsavel por suas escolhas. Mostre o caminho de Deus a todos e deixem que a partir disso facam sua escolha. E o caminho que devemos apresentar e este :

      Pois assim amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
Quem nele crê, não é julgado; o que não crê, já está julgado, porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus.
O juízo é este, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; pois eram más as suas obras.
Porquanto todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz, e não vem para a luz, a fim de que as suas obras não sejam argüidas;
mas aquele que faz o bem, chega-se para a luz, a fim de que sejam manifestas as suas obras, que têm sido feitas em Deus. 
João 3:16-21 (SBB)


Shalon

Melquisedeque
     


Bibliografia: Manual de Defesa da Fe / Peter Kreeft , Ronald K. Tacelli
                   Reconsiderando o aniquilacionismo evangelico / James I. Packer

25 de abr. de 2013

Qual a influencia da Biblia em sua vida?


"Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sabio que os meus inimigos, porquanto estao sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos o meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.Tenho mais entendimento que os anciaos, pois obedeco aos teus preceitos. Afasto os pes de todo caminho mau para obedecer a tua palavra. Nao me afasto das tuas ordenancas, pois tu mesmo me ensinas. Como sao doces para meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para minha boca! Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade."
                                                                                                                     Salmo 119:97-104 NVI


     Qual a maior influencia que tens na tua vida? Por mais independente que uma pessoa seja ( ou pense que seja) ela sempre e influenciada por alguem ou algo. Seja atraves de sua roupa, "inspirada" na ultima moda da mocinha da novela, seja atraves da sua forma de pensar, quando ao ouvir um politico falar sua plataforma de governo, acaba por "aceitar" suas ideias. Mesmo na religiao, quando se segue as doutrinas e regras existentes, e o individuo praticamente altera toda a sua rotina de vida para se encaixar. Nao podemos negar que muito do que somos,dizemos,pensamos e fazemos e o resultado de uma serie de diversas "influencias" que deixamos entrar em nossa vida. 
     E como tudo na vida, existem as influencias positivas e negativas. Uma mae pode dizer que um cantor de heavy metal e uma ma influencia para seu filho, devido ao estilo de vida dele, quando o filho resolve imita-lo, usando as mesma roupas estranhas, utilizando o mesmo linguajar e ate se envolvendo em coisas erradas perante a lei. Ja um estudioso ateu pode dizer que a leitura de um dos livros de filosofia de Nietzsche e uma otima influencia, pois ajuda o individuo a pensar por si mesmo e a viver melhor a sua vida( Embora a propria vida pessoal de Nietzsche nao tenha sido das melhores!).
     Nada pode vir a nos influenciar, a menos que permitamos. Pode-se utilizar de meios sutis para se influenciar alguem (Como nos comerciais de televisao que se utilizam de diversos "meios" para nos incentivar a consumir, mesmo que nao precisemos do que e oferecido), mas se aceitamos, e porque no fundo, ja existia o desejo, o que faltava era o "incentivo". Como seres pensantes, e que desejamos o melhor para nossa vida e das pessoas que nos rodeiam, devemos procurar as melhores coisas, pessoas ou ideias para que nos influencia de forma promissora e benefica. Neste ponto e que podemos citar a Biblia Sagrada. Qual a opiniao geral sobre a Biblia?
       Para os ateus e apenas mais um livro de religiao, sem inspiracao divina alguma e que so pode ter algum valor a nivel de literatura. Mas, para Milhoes de pessoas, ela e a Palavra viva do Deus vivo! Que deve ser seguida, com o fim de aproximarmos mais Dele.
       Se a Biblia e apenas uma "boa literatura" como dizem os ateus, nao fara mal algum estuda-la e aprender o que tiver de util nela. Muitos perdem tanto tempo de suas vidas lendo sobre debates e confrontos que procuram denegrir a imagem da Biblia, mas jamais a leram! Como julgar aquilo que somente ouviram falar?
       Entretanto, se Ela e a real Palavra de Deus, uma carta escrita com a intencao de nos revelar a vontade do Criador para nossas vidas, entao nao devemos apenas ler, mas tambem, absorver tudo o que nela contiver e procurar praticar aquilo que ela ensina! Devemos deixa-la influenciar nosso modo de pensar, agir e viver!
       Qual o grau de influencia que a biblia tem na sua vida? Segue-a de todo o coracao? Vamos verificar :

" Nao faras para ti nenhum idolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no ceu, na terra, ou nas aguas debaixo da terra, nao te prostaras diante deles nem lhes prestara culto."  Exodo 20:4-5a NVI
    
  •   Tens em casa algum objeto que se assemelhe a um idolo? Nao precisa nem ser a imagem de algum santo padroeiro, mas talvez o poster de algum cantor ou artista, o qual se fica vendo, durante todo o tempo, repetindo sua forma de falar, agir e pensar e ate fantasiando com essa pessoa? Quando se poe qualquer coisa ou pessoa em primeiro lugar na sua vida e coracao, ela passa a ser objeto de devocao!


"Quando contemplo os teus ceus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que e o homem, para que com ele te importes? e o Filho do homem, para que com ele te preocupes?" Salmo 8:3-4 NVI

  • Quando olhas ao redor o que pensas? Acha-se grande, poderoso, senhor do mundo? Pensas que e maior do que seus colegas de trabalho apenas porque ganha mais ou saber um pouco mais que eles? Pensas que por teres um curso de nivel Superior e melhor do que aquele que apenas aprendeu a ler? Quem pensa assim, segue o modo de pensar do mundo. Mas quem segue a Palavra de Deus, reconhece seu lugar no mundo: Nada somos e o que Somos e apenas por obra e graca Dele. A palavra chave e "humildade".


"Se voce vacila no dia da dificuldade, como sera limitada a sua forca. "Proverbios 24:10 NVI

"Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornara a ergue-se." Proverbios 24:16 NVI

"Nao se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coracao quando ele tropecar" Proverbios 24:17 NVI

  •  Tens permitido que o mundo te influencie com o pensamento de " nao tem mais jeito, pra que continuar, nao vai dar certo mesmo?" Quando estas vendo uma novela, ficas torcendo para que o Vilao acabe mal? Essa e a influencia do mundo. A biblia procura te influenciar de outro modo. Pense nisso!


"Havera mae que possa esquecer seu bebe que ainda mama e nao ter compaixao do filho que gerou? Embora ela possa esquece-lo, Eu( Deus falando diretamente com voce!) nao me esquecerei de voce! Veja, eu gravei voce nas palmas das minhas maos". (Lembre-se de Jesus na Cruz e essa passagem fara sentido para voce). Isaias 49:15-16a  NVI

  •     O que voce sentiu quando leu essa mensagem? Seu coracao acelerou? Ficou emocionado? Ficou com sono? Se nao houve diferenca alguma,mesmo ao ler o Proprio Criador te dizer que jamais te deixara, e melhor avaliar se nao estas sendo influenciado pela atitude de " Tanto faz, nao me importo" tao difundida entre a garotada dessa geracao.


"E logo o galo cantou pela segunda vez. Entao Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: " Antes que duas vezes cante o galo, voce me negara tres vezes". E se pos a chorar. " Marcos 14:72 NVI

  •  Ja negou a Cristo? E nao pense que so se pode nega-Lo falando. Quando se toma atitudes contrarias a seus ensinos, se esta negando-O. Se segues a influencia do mundo em geral do " Nao importa o que faca, Deus perdoa" ou " Deus nao existe, faca o que quiser", entao sinto informar que estas negando ao SENHOR.


"Alem do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposicao mental reprovavel, para praticarem o que nao deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustica, maldade, ganancia e depravacao. Estao cheios de inveja, homicidio, rivalidades, engano e malicia. Sao bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presuncosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; sao insensatos, desleais, sem amor a familia, implacaveis." Romanos 1:28-31 NVI

  •  Quem pode negar que hoje, vivemos num mundo imerso de pessoas assim? E como um virus, muitos vao influenciando seu proximo, que influenciam outros... Analise sua vida agora e veja se voce esta se enquadrando em alguns desses tipos. Sendo um ateu declarado ou um Cristao fervoroso, ninguem que ser ou conviver com pessoas que agem dessa forma. Cuidado com as influencias negativas!


     Quer ser uma influencia positiva para as pessoas ao seu redor? Sua familia, amigos e colegas de trabalho? Leia a Biblia. Todos os dias. Deixe que ela influencie seu modo de pensar e agir. Pode parecer dificil no inicio, mas, da mesma forma que Deus promete esta sempre conosco, ele tambem promete nos ajudar. Confie em Deus, e na sua Palavra, pois la nos diz:

" A Palavra de Deus e viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ate o ponto de dividir alma e espirito, juntas e medula, e julga os pensamentos e intencoes do coracao". Hebreus 4:12 NVI

                                                                                                           Shalom

                                                                                               Melquisedeque

21 de abr. de 2013

Tenha um espirito de gratidao para com Deus!


"Ofereça a Deus em Sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, e clame a Mim no dia da angustia; Eu o livrarei, e você me honrara."
Salmo 50: 14

Qual o cumulo do egoísmo? Parece ate piadinha, mas não e. Existem algumas respostas para essa pergunta. A original darei no final, mas a que nos interessa hoje e sobre a que ponto nos, como seres humanos que buscam a face do SENHOR, chegamos. Qual a primeira coisa que costumamos fazer ao iniciar uma oração? PEDIR! PEDIR! PEDIR!  - SENHOR, preciso tanto de um carro novo! - SENHOR, preciso de um emprego melhor e mais rentável! SENHOR, preciso de um(a) namorado(a)! - SENHOR, preciso de...

Diversas pessoas, fazem ate "sacrifícios e promessas" para que Deus as responda mais rápido, como se isso deixa-se Deus "com pena" delas. Atravessam lugares santos a pé, rapam os cabelos, deixam de se alimentar, fazem grandes ofertas em dinheiro ou propriedades a igrejas, prometem dar certos nomes em homenagem a algum santo... Tudo numa espécie de barganha.

Imagino que a lista de espera do céus deve esta cheia de tantos pedidos. Inclusive, muitos que creem em outros deuses, também fazem seus pedidos, esperando serem atendidos (e alguns ate com certa "urgência!").

Somos os seres mais "pidões" da Criação. Infelizmente essa faceta da humanidade mostra algo de ruim que temos arraigado em nos... o egoísmo! Sim, desde Adão e Eva, os primeiros egoístas da historia, que não levaram em conta o que sua desobediência causaria com relação ao amor de Deus entre eles e a consequências funestas transmitidas a sua prole, ate os dias de hoje, sofremos desse mal. Não damos mais lugar a um idoso ou uma gestante num ônibus cheio. Não ajudamos mais "velhinhas" a atravessarem a rua. Não se dão mais, nem que sejam centavos, a um pobre morador de rua... Tudo, isso por que só pensamos em nos mesmos!

E ainda achamos que Deus nos deve prestar contas! - Ele tem tudo, e Todo-Poderoso, e Jesus mesmo disse que tudo que pedíssemos em seu nome o Pai nos daria.- Muitos pensam dessa forma, e infelizmente muitos professo cristão, também agem como se Deus fosse um Pai rico, e nos, agimos como filhos mimados, querendo nossas vontades satisfeitas. Culpa da sociedade consumista de nosso tempo. Culpa do pecado que habita em nos.

Mas o que o SENHOR acha disso? Quem crê nele, deseja ter um bom relacionamento com nosso Pai, deseja ser bem visto por ele e ainda ter suas petições atendidas, como deve agir? O texto-tema de hoje nos da a resposta:

"Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra seus votos para com o Altíssimo, e clame a mim no dia da angustia; eu o livrarei, e você me honrara."

Já ofereceu sua gratidão a Deus hoje? Já orou agradecendo por sua vida, pelo lugar que vive, pela família que o SENHOR lhe concedeu, pelos amigos fieis, pelo seu trabalho (que mesmo que não seja o que você queria, nem pague o que você merece, mas e com ele que você põe comida em sua casa), pelo seus irmãos em Cristo, pela sua igreja e ate mesmo pela sua salvação?

Já agradeceu a Deus por ter irmãos que mesmo sem o conhece cerem pessoalmente, dedicam parte de seu tempo a edificar sua fé, através de blogs como este?

Se não, pare agora a leitura e se recolha e comungue com o SENHOR! Já e hora de deixar o egoísmo de lado e ser grato ao Seu SENHOR pelo amor que Ele tem por ti. Se Jesus fosse como a maioria de nos, e não tivesse morrido em nosso lugar na cruz, jamais teríamos a esperança de viver no Céu com Nosso Pai Celestial. Seja grato a Deus e agradeça por Ele ter ido em seu lugar.
Não e errado pedir as coisas a Deus. Na oração-modelo de Jesus, entre muitas coisas, ha espaço para pedirmos sobre nossas necessidades. Mas isso tem seu lugar. Vamos relembra-la:

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. - Mateus 6:9-13

Jesus nos mostra que em primeiro lugar, devemos por a vontade de Deus! o Reino de Cristo e a Santificação de Seu Nome. Somente depois e que podemos pedir por nossas necessidades ( E necessidade, não coisas supérfluas como a nova revista tititi da semana!).

E de nada adianta querer fazer sacrifícios, pensando que com isso Deus "por obrigação" ira fazer a sua vontade. Veja o que Deus pensa sobre isso:

"Não tenho necessidade de nenhum novilho dos seus estábulos, nem dos bodes dos seus currais, pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares na colina. Conheço todas as aves dos montes, e cuido das criaturas do campo. Se eu tivesse fome, precisaria dizer a você? Pois o mundo e meu, e tudo o que nele existe" - Salmo 50: 9-12 NVI

A Criação e de Deus! Nada que faca ou ofereça a Ele será o suficiente ou mudara a Sua vontade.

E necessário ter um espirito de gratidão, que para Deus, e como um sacrifício que O agrada. Com isso, além de estarmos fazendo um sacrifico que Lhe e aceitável, estaremos deixando o Espirito Santo fluir em nossos corações, fazendo com que deixemos de praticar o pecado do egoísmo.
Para aqueles que se esquecem de ter um espirito de gratidão e permitem que o egoísmo governe suas vidas, deixo uma advertência, dita pelo SENHOR, e para aqueles que a partir de hoje passarão a demonstrar a Deus o quão se sentem gratos, deixo uma promessa:

"Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrario os despedaçarei, sem que ninguém os livre. Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos". 
Salmo 50:22-23 NVI
      

P.S. Qual o cumulo do egoísmo? R: Só eu sei e não vou contar pra ninguém! Rs rs rs

17 de abr. de 2013

O amor de Deus por nos e maior que as acusacoes que Satanas faz contra nos!





" Agora e chegada a salvação, a forca e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador dos nossos irmãos e derrubado, o qual diante de Deus os acusava de dia e de noite."
Apocalipse 12:10.

Já foi acusado injustamente de algo? Algum objeto de seu ambiente de trabalho sumiu e o acusaram? Disseram que so foi bem na prova porque colou, quando na verdade ,você estudou pra valer? Sua vizinha ja acusou seu filho de empurrar o seu ao chao, quando isso de fato não ocorreu? Sem duvida e muito triste e frustrante passar por uma dessas situações. Ter que ir a luta e mostrar a verdade faz parte de quem passa por essa situação. E essas são simples situações cotidianas. Imagine em casos mais sérios, quando como se e confundindo com um ladrão e acaba preso no lugar dele!

Mas, ao menos, nesses casos tem-se a consciência de que não se fez nada errado e a pessoa pode ter paz de espirito e procurar resolver a situação e limpar seu nome.

Porem, e quando se esta de fato errado? Quando te acusam de roubo, e de fato houve? E quando te acusam de ser mentiroso, e se e? Quando dizem que você trai seu cônjuge e de fato o faz? A consciência pesa, sentimos dor e pesar e ficamos perdidos iguais a criança.

As boas novas de Cristo, dizem que todo pecado confessado e abandonado e perdoado pelo Pai Celeste e a partir disso podemos usufruir uma consciência limpa diante dEle (1 Joao 1:9).

Todavia, existe alguém que nos odeia intensamente, que deseja nos ver vivendo como escravos da dor e da tristeza nesse últimos dias. Essa pessoa, deseja que sejamos culpados de todos os pecados que cometemos ( quer estejamos arrependidos ou não, confessado eles ou não), com isso nos causando dor, magoa, ira, depressão... Tendo a intensão de nos afastar do amor de Deus. E ainda tem a audácia de comparecer perante o SENHOR e ficar nos acusando, não apenas uma vez ou outra, mas " de dia e de noite"!

Essa pessoa e o inimigo de nossas almas, Satanás. Ele esta empenhado em fazer nos parecer diante de Deus, simples pecadores que merecem serem lançados no Inferno!

Mas surge a questão: Qual e a real imagem que Deus tem de nos? Ele escuta as acusações de Satanás e as põe em pratica? Será que podemos fazer algo para nos defender? ou estamos fadados ao inferno? Podemos ser justificados diante do SENHOR? Vejamos dois casos na bíblia que nos ensinam muito sobre o assunto. No primeiro caso, a pessoa acusada era inocente. No segundo, o acusado era culpado!


Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.  Jó 1:1

Jó era um verdadeiro servo de Deus. Cumpria tudo aquilo que Deus requeria dele e o fazia com alegria. Tinha um bom testemunho da família, dos vizinhos e amigos. Quem ousaria proferir algo contra um homem assim?

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.  Jó 1:6-11

Eis! o acusador comparece diante do Criador e acusa Jó! Relata que e somente pelas bênçãos que Jó serve a Deus e ainda desafia ao SENHOR ao dizer que Jó o renegaria se fosse retirada Sua proteção dele. Qual foi a reação do SENHOR? Expulsou a Satanás de diante de si? Discutiu dizendo que isso não era verdade?

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 1:12-13

Incrível! O SENHOR não só escutou a Jó, como também permitiu que Satanás tocasse em tudo que Jó possuía e em sua própria saúde! Mas porque Deus permitiu isso? Jó não era "perfeitamente justo"?

Não. Por mais que Jó fizesse tudo que era-lhe requerido, ele não era perfeito. Ele pecava e se considerava muito justo em seu coração e não conhecia a Deus plenamente como pensava. Deus permitiu tal ação com um finalidade: Mostrar a Jó quem de fato era Deus assim como ele mesmo confessou:

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:5-6

Sumo Sacerdote Josué:

Apos o retorno dos judeus de seu exilio de 70 anos de babilônia, foi reiniciado o serviço no Templo Judeu. Os sacrifícios foram recomeçados e profetas como Ageu e Zacarias passaram a incentivar o povo a voltar-se para Deus.

Todos procuraram servir e fazer a vontade de Deus ao Máximo! Principalmente o Sumo Sacerdote Josué, que como responsável pelo Santíssimo do Templo, deveria seguir as risca todas as recomendações da Lei de Moises para se manter cerimonialmente limpo. Caso contrario, sua própria vida corria risco!

Entretanto o profeta Zacarias teve uma visão:

Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.  Zacarias 3:1

Olha ai, Satanás mais uma vez! Dessa vez acusando um Sacerdote de Deus! Qual era a acusação?

O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? " Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo. Zacarias 3:2-3

Satanás acusou Josué de estar cerimonialmente impuro! E isso não era uma acusação qualquer. Satanás praticamente estava requerendo a vida desse homem de Deus!
Qual foi a reação do SENHOR!... Vejamos:

O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você". Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.  Zacarias 3:4-5

Dessa vez, Satanás caiu do cavalo! O SENHOR não só poupou a vida de Josué, como o perdoou de seus pecados e o vestiu com " vestes nobres" e um "turbante limpo", significando que o colocava numa posição mais alta e justa diante de “SI”.

Imagine a alegria desse Sacerdote! Ser acusado, sabendo que estava errado,  mas ainda assim receber o perdão! Mas o perdão também incluía algo que esse Sacerdote deveria fazer:

O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.  Zacarias 3:6-7

     Para permanecer no perdão e na posição dada por Deus, Josué deveria continuar nos caminhos do SENHOR, obedecendo seus mandamentos.

O que podemos aprender dessas historias? Que o amor de Deus e maior que qualquer acusação que Satanás possa fazer contra nos. Que Deus sempre nos dará uma chance, desde que estejamos sinceramente arrependidos e mudemos nosso proceder de pecado.

Aprendemos também que as acusações de Satanás não são infundadas. O inimigo Sabe que Deus e um Deus de Justiça e procura apelar para isso, mostrando nossas falhas, para recebermos castigo divino. Mas não temas. Deus e Amor! e ao se Sacrificar, Jesus Cristo permitiu que a justiça divina fosse executada, sendo castigado em nosso lugar. Para usufruir disso, sejamos obedientes a Palavra do Senhor para que, mesmo que Satanás nos acuse, Deus, lá dos céus possa dizer a nosso respeito:

-Sei dos pecados dele(a), mas ele(a) ama e crê em meu Filho. Já perdoei seus pecados e o Amo muito! Afasta-te de mim, acusador!

Melquisedeque

13 de abr. de 2013

Prologo de Batalha Espiritual - A Armadura Espiritual de Deus !





"Revesti-vos de toda a armadura de Deus,para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".
Efésios 6:11


Pensamentos estranhos passam pela mente de alguns. Algumas pessoas recebem diagnósticos de esquizofrenia, depressão ou estresse mental apos relatarem que escutam vozes que as ordenam a fazerem coisas que, em seu intimo, não desejam. Outros tem pensamentos de adultério, roubo, desejos ilícitos, assassinato, pedofilia, suicídio... As vezes, ate parecem que não são pensados por estes, mas que vem de fonte externa. Muitos chegam a ouvir vozes, dizendo para porem em pratica tais pensamentos, as vezes de forma tranquila, outras de forma violenta e impiedosa. Alguns chegam, ao ponto de ver vultos que os perseguem em momentos críticos, inclusive causando danos físicos - pessoas relatam arranhões, cortes e, ate mesmo, chegaram a ser lançados longe!.

Muitas pessoas passam a noite insones, devido a pesadelos noturnos, geralmente com seres estranhos, associados com as trevas, que os perseguem, causam tortura mental e física e os levam a cometer atos, que se analisados, sempre nos mostram que são atos contra as Leis de Deus.

Mesmo que sejas uma pessoa materialista, que pensas somente que existe este mundo, deve-se admitir que existe muitas evidencias que apontam para "um mundo diferente do nosso, que esta um nível acima e que parece interagir com o nosso mundo material.

Durante toda a historia humana, ouvimos e lemos relatos sobre deuses e semideuses, duendes, gnomos, fantasmas, vultos, Saci- Pererê, mula sem cabeça, vampiros, lobisomens, aliens e DEMONIOS!

Desde cedo na historia humana, os homens procuraram interagir com forcas e poderes que não pertencem ao nosso mundo. Geralmente reconheciam essas manifestações como deuses que controlavam nosso mundo e que para terem uma vida melhor, adoravam a tais, com o fim de obterem favores e maior controle da região em que viviam. Muitos céticos dizem se tratar apenas de lendas, estórias feitas devido a uma necessidade humana de "crer em algo superior". Mas o que as evidencias mostram?

Embora se reconheça que ha muita "invencionice no meio", não se pode descarta todas as evidencias. Seria como se julgássemos que TODAS as pessoas que moram em comunidades carentes são bandidos e assassinos somente porque ALGUNS que moram na mesma comunidade já foram preso por tais delitos.

Ao se analisar a historia de nosso mundo e ate o ponto em que chegamos, fica difícil de dizer que não existe "algo" por trás de tantas coisas ruins que tem ocorrido. São acontecimentos, totalmente desproporcionais a capacidade do homem de realizar por si mesmo.

Diante disso surge algumas perguntas: Quem esta por trás disso tudo? Porque muitos que tem contato com "tais seres", passam a ser molestados, chegando alguns ate mesmo a cometerem suicido diante de tanta perseguição? O que podemos fazer para nos defendermos?

Preparem-se para a Guerra Espiritual! Ela e real e todos estamos envolvidos nela... queiramos ou não!

"Para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus". (2 Coríntios 4:4 - Versão católica)

A primeira guerra espiritual se iniciou justamente no começo do mundo. Quando Satanás tentou Eva a comer do fruto proibido, iniciando assim a primeira rebelião contra a Autoridade de Deus. Adão se juntou a ela nessa rebelião e o resultado foi trágico...perdemos a primeira batalha!( Genesis cap. 3).

Ao perdemos a batalha, passamos também a perder nosso território. Antes, éramos a coroa da Criação e soberanos do planeta. Mas com a derrota, passamos nosso cetro a Satanás, que se tornou o senhor deste mundo. 

Entretanto, a historia não acaba aqui, durante milênios, Satanás, um anjo caído, que antes era temente a Deus, mas que se ensorbeceu e quis tomar o lugar de Deus(Isaias 14: 12-15 e Ezequiel 28:12-19) passou a perseguir toda a descendência de Adão, buscando escravizar-nos para receber adoração para si. Para isso, ele tem a ajuda de outros anjos, que passaram para seu lado, abandonando sua morada eterna e se rebelando contra Deus, passando a serem conhecidos como demônios! (Apocalipse 12:1-9 e Judas versículo 6 - só ha um capitulo nesta carta).

Para isso, ele se utiliza de inúmeros meios, mas o principal e a mentira! Ele passa a criar estudos, doutrinas, "fenômenos"... Qualquer coisa que passe a distanciar ainda mais o homem de seu Criador. Não e necessário que se adore o " Satã" diretamente. Qualquer estrada que não leve a Deus, leva a ele!( Mateus 7:13-14).

Como podemos resistir ao diabo?  Basicamente, cumprindo os mandamentos do SENHOR. Mas Deus nos fornece todo o equipamento necessário para lutarmos - e vencermos- a luta contra os demônios e seu senhor. Esta e a ARMADURA ESPIRITUAL DE DEUS.

Equipados para Vencer

“Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.” - Efésios 6:13-18

Temos uma luta, que não e deste mundo. Nossos inimigos sãos seres espirituais, com os quais não podemos tocar, e que nenhuma arma humana inventada pode enfrentar. Na arte da guerra, se utilizam armas adaptadas para ir contra o inimigo. Deus, na sua misericórdia, nos fornece a proteção e a arma de ataque. Primeiro vamos conhecer as pecas da armadura, e logo apos, vamos aprender como utiliza-las!
  • Cinturão da Verdade
  • Couraça da justiça
  • Pés calcados com o evangelho de paz
  • Escudo da fé
  • Capacete de Salvação
  • Espada do Espirito.

São seis as partes desta armadura. o apostolo Paulo se baseou na armadura utilizada pelo exercito romano de seu tempo para exemplificar verdades espirituais. E importante conhecermos cada uma dessas partes para podermos saber como utiliza-la da melhor forma, tanto em momentos de paz, como em momentos de "guerra"!
  1. Cinturão da Verdade: O cinto da armadura tem a função de proteger o abdômen, além de dar maior sustentação para a coluna do soldado, permitindo assim que ele aguente carregar grandes pesos sem danificar sua coluna. As verdades da bíblia tem essa função na nossa vida. Trabalhamos muito, num mundo atribulado, onde o crime e a corrupção imperam e onde os ímpios parecem sempre se dar bem, em detrimento dos justos, pessoas de bem que procuram viver de acordo com o que e certo perante Deus e os homens. Mas como disse Nosso mestre Jesus: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara!"(Joao 8:32). Saber das bênçãos de Deus para seus filhos e as promessas que Ele tem em nossa vida, nos sustentam e servem como um "cinturão". (leia Apocalipse 21:3-4 , Mateus 5:1-12, Joel 2:28-32).
  2. Couraça da Justiça: A couraça na armadura romana tinha a função de proteger o peitoral do soldado, principalmente contra armas de arremesso. Satanás muitas vezes pode utilizar-se de certos "comentários maldosos “feito por nossos amigos, colegas de trabalho ou mesmo da família contra nossa pessoa. São verdadeiras "setas ardentes" atiradas contra nos. E chato descobrir quando inventam fofocas ou falam mal de nos, principalmente quando e por causa de nossa adoração a Deus. Procuramos fazer o bem, mas ninguém reconhece. Mas lembre-se de usar essa couraça. Nos como humanos, jamais seremos justos perante Deus, por causa de nossos pecados. Mas não temam! Jesus se fez justiça para nos, ao se sacrificar na cruz! "Se sabeis que Ele e justo, reconhecei também que aquele que pratica a justiça e nascido d'Ele.( 1 Joao 2:29). "Carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nos, mortos para o pecado, vivamos para a justiça; Por suas chagas, fostes sarados." (1 Pedro 2:24). Sejam justos, num mundo injusto e assim estarão vestindo essa parte da armadura de Deus.
  3. Pés calcados com o evangelho de paz: Os pés são tão negligenciados! Mas sem eles, dificilmente podemos sair do lugar. O soldado romano precisava caminhar vários quilômetros para poder chegar ao campo de batalha, sendo que na maioria das vezes iam a pé. Por isso eram necessárias sandálias ou botas confortáveis para evitar as bolhas e feridas, que poderiam chegar  a impedir o soldado de ir a batalha. Na armadura espiritual os pés representam sua disposição de pregar as verdades do evangelho. Quando foi a ultima vez que você deu um testemunho para seus amigos? Ou aos membros de sua família que ainda não aceitaram a Jesus como Senhor? Ou aos colegas de trabalho? Já declarou a seus colegas de faculdade ou na escola que e cristão? Suas atitudes, também demostram que serves a Cristo. As pessoas o veem como um cristão sincero, ou apenas como uma pessoa indecisa? Se queres ser vencedor contra as forcas das trevas, deve dizer aos incautos sobre o perigo de viver longe de Deus e de se viver no "mundo de Satanás". (Mateus 28:19-20)
  4. Escudo da Fe: O escudo era a arma defensiva mais importante do soldado. Com ela o soldado se protegia de flechas incandescentes, de pedras lançadas contra si, da espada do inimigo... A vida do soldado dependia muito do material e do tamanho do escudo que possuía. Se fosse pequeno ou de material frágil, certamente ele seria atingido, ou o escudo se quebraria ao primeiro ataque. Como anda sua Fe? Você e daqueles que ao primeiro sinal de problemas, perde as forcas, amaldiçoa a Deus e foge? Lembre-se da definição de Fe: "A fé e o FIRME fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem!" (Hebreus 11:1). Tens fé num Deus invisível, que te ama e ate morreu para que tivesses a vida eterna? Tens fé que ao seguir os mandamentos divino poderás ser prospero, feliz, ter mais saúde e maior comunhão com o SENHOR?. -Não tenho fé, ou minha fé e pequena!- diz o incauto- Quer aumentar o tamanho do seu escudo? Eis a receita:" De sorte que a fé e pelo ouvir(ou ler),e o ouvir pela Palavra de Deus." (Romanos 10:17). Mesmo que falem mentiras a seu respeito, dificuldades surjam, fiques sem o emprego, não venhas a passar no vestibular, esteja tendo algum problema com um irmão em Cristo, estejas no fundo do abismo... Se estiveres com o Escudo da Fe, nenhum problema afetara o seu espirito.
  5. Capacete de Salvação: O capacete romano protegia praticamente toda a cabeça do soldado, protegendo o órgão mais vital - o cérebro -. Se feito com um bom material, nem mesmo uma flecha poderia traspassa-lo. Na armadura espiritual, o capacete de Salvação protege a sua "mente" de pensamentos que não provem de Deus. Mesmo que sofras algum ferimento devido a partes de sua armadura não estarem em seu melhor estado, se em sua mente, estiveres certo sobre a sua Salvação em Cristo, então, não viras a cair, e poderás manter a alegria da Salvação. Satanás cria inúmeras fortalezas mentais ( Que nada mais são que padrões de pensamentos, colocados sutilmente como forma de ideias,sentimentos ou pensamentos - demônios não podem ler nossas mentes, mas podem "infiltrar" pensamentos alheios aos nossos - de forma que achamos que estes se originam de nos mesmos, e os quais são difíceis de se destruir. São os hábitos, vícios e doutrinas estranhas a Palavra de Deus, como alcoolismo, desejos autodestrutivos, orgulho, soberba, inveja...e por ai vai, a lista e grande!). Se tens duvida de tua salvação, medite em Marcos 16:16 e Efésios 2:8. 
  6. Espada do Espirito: Como o texto de Efésios declara, a Bíblia e a Espada! A espada era a arma de ataque do Soldado romano. Sendo leve e bem afiada, poderia cortar o inimigo em dois! Se mal manejada, seria apenas um objeto inútil nas mãos. Mas sendo um perito, poder-se-ia derrotar inúmeros inimigos e garantir a vitória do exercito, ou mesmo de sua própria vida numa emboscada. A grande maioria dos Cristãos não sabe manejar essa Espada. Alguns podem ate citar versículos bíblicos isolados, mas não entendem nada de como se utilizar dessa arma, pois não sabem manejar corretamente a Palavra, devido ao fato de mal a conhecerem! Primeiro de tudo, se familiarize com a Bíblia. Saiba os lugares dos livros escritos. Descubra o que são capítulos e versículos( verdade, existem analfabetos bíblicos!). Leia a bíblia todos os dias e medite em suas palavras. Muito importante e decorar versículos para a batalha espiritual. Depois disso, vem  pratica!                                                                   

Vou dar um exemplo de como "manejar" a Palavra para se defender:

Imagine que esta em casa, sozinho, e de repente pensamentos de cunho sexual lhe vem a mente. Seu computador esta logo ali, e você se sente tentado a acessar sites de  pornográfia. De principio você não quer, mas o impulso continua aumentando. Use rápido a "Espada" e diga em voz alta : "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.(Apocalipse 21:8-9) e logo apos diga: Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. (Apocalipse 21:7). Com certeza o "pensamento impuro" lhe deixara.

Agora um exemplo de como Atacar:

Imagine que estas em um beco escuro, de repente escuta ruídos e gemidos que lhe fazem gelar a alma! Você enxerga vultos por todos os lados e se sente oprimido pelas trevas. Então ataque! Fale em voz de autoridade: "Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada de modo algum vos fará mal." (Lucas 10:18-19). e logo em seguida:


"Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, Deus meu, em quem confio. Pois ele me livrará do laço do passarinheiro, E da peste perniciosa. “Cobrir-te-á de suas penas, E sob as suas asas encontrarás refúgio: Pavês e escudo é a sua verdade. Não te assustarás do terror noturno, Nem da seta que voa de dia. Nem da pestilência que anda nas trevas, Nem da destruição que assola ao meio dia. Ainda que caiam mil ao teu lado, E dez mil à tua destra, Ela não se chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, E verás a recompensa dos perversos. Pois tu, Jeová, és o meu refúgio! Fizeste o Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, Nem praga alguma se aproximará da tua tenda." (Salmos 91:2-10)

Certamente as forcas inimigas recuarão! Claro que a batalha pode se estender um pouco mais, e você não precisa seguir essa regra a risca. Na batalha, cada soldado aperfeiçoa sua técnica conforme participa de mais e mais lutas.

A Armadura de Deus e uma ferramenta muito útil para o Cristão. Vivemos num mundo perverso e cheio de demônios. Mas não se torne paranoico com relação a isso. Nem tudo tem a ver com demônios. Se estiveres cheio do Espirito Santo, Ele te dará o discernimento para saber quando e como lutar. 
Em breve será elaborado um curso teórico sobre Batalha Espiritual nesse blog. Foi dada apenas uma breve introdução sobre o assunto, mas que desejo seja de grande ajuda para os leitores.

Fiquem ligados!

Shalom

Melquisedeque