29 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual VII - Apresente Tua Causa Diante do Tribunal de Deus





Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra
Gênesis 18:25

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo. 
Romanos 14:10


Justiça! Justiça! Eis um grito de guerra que tem sido ouvido com muita frequência atualmente. Nos protestos que tem ocorrido por todo o Brasil, uma das muitas queixas e a de que não ha justiça em nosso País. A corrupção política chegou a um nível alarmante, onde, mesmo quando se descobrem os envolvidos, nada e feito. Nenhuma condenação. Nenhuma restituição para a população lesada. A insatisfação com a falta de justiça e geral.

A justiça e algo inerente a raça humana. Nenhum animal busca por seus direitos, nem reivindica quando algum "membro de sua família" e devorado por outro da cadeia alimentar superior. 

O que vem a ser "Justiça"? Segundo o dicionarioweb (http://www.dicionarioweb.com.br/), justiça e: Vontade permanente de dar a cada um o que é seu. Ato de dar ou atribuir a cada qual o que por direito lhe pertence: fazer justiça a alguém. Faculdade de premiar ou punir, segundo o Direito.

Pelos padrões humanos, para existir ordem, e necessário que todos sigam leis, previamente aprovadas por um grupo de juristas. Se todos seguirem as leis, a ordem prevalece, caso contrário, o caos pode surgir. Para os casos em que alguns não venham a seguir as leis, existem medidas corretivas para os infratores. Com isso, o infrator se sentira desencorajado a ferir novamente a lei, e seu caso serve de exemplo a outros que pensem em seguir seu padrão. (Ao menos na teoria)

Geralmente os infratores são julgados em tribunais, onde seu caso e estudado e verificado se, houve mesmo a infração da lei, ou não, e é feita a escolha da punição e sua duração. O caso e estudado por um corpo de jurados, mas quem dá a decisão final e o Juiz, que interpreta o caso através das provas apresentadas e avalia, através de seus conhecimentos jurídicos a situação do réu perante a lei.

Muitos tem medo de tribunais. O Juiz, como todo ser humano, também comete erros. Pode ser subornado, ou mesmo, deixar suas emoções, ao invés de sua razão, julgarem o caso do réu. Várias injustiças já foram feitas em todo o mundo. Milhares de pessoas que eram inocentes, foram declaradas culpadas. Muitos culpados, foram inocentados. E devido a isso que muitos, nem gostam de falar de advogados, juízes e tribunais.

Infelizmente, não podemos confiar plenamente no coração das pessoas. A palavra de Deus diz:

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

Jeremias 17:5-6
        


Será então que não podemos mais confiar em ninguém? Seremos obrigados a ver injustiças, o descumprimento das leis e a sofremos as consequências amargas?

Não! O Universo não está abandonado. Seu Criador ainda se encontra no recinto! O SENHOR Deus, não e apenas um Pai amoroso e um Criador benevolente. Deus também e JUIZ!
       
 Assim nos descreve a Bíblia sobre Deus:

Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. 
Salmos 75:7

Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará. 
Isaías 33:22

E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. 
Salmos 50:6

Alguns tem medo de imaginar Deus como um Juiz. Devido a alguns fatos já apresentados, temem que Deus seja excessivamente severo para com as falhas dos homens, e se escondem por trás da apresentação de Deus ser amor. Com isso, acabam incorrendo em vários pecados e apresentam o argumento que o amor de Deus cobrira suas faltas.

Sim, de fato, o Amor de Deus e imensurável. Mas sua Justiça também. Da mesma forma que está escrito " Deus e Amor", também esta citado:

E o parecer da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. 
Êxodo 24:17

Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu... (Veja o que acontece, caso a Lei não fosse cumprida) ...Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. 
Deuteronômio 4:23-24

Sabe, pois, hoje que o SENHOR teu Deus, que passa adiante de ti, é um fogo consumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarás fora, e cedo os desfarás, como o SENHOR te tem falado. 
Deuteronômio 9:3

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. 
Hebreus 12:29

E devido a essa Descrição, que muitos críticos dizem que o SENHOR, no Velho Testamento, era um Deus irado, e que nada tem a Ver com o Deus de Amor do Novo Testamento.

Porem isso ocorre porque muitos não compreendem plenamente esse (Justiça) atributo divino e como ele se relaciona com outros atributos e sua relação de Deus com a Humanidade.
         
Não será feito um estudo sistemático de todos os atributos divinos neste texto. Falaremos apenas sobre os atributos da Justiça e do Amor, que nos ajudarão a entender o objetivo do estudo de hoje: Comparecer perante o tribunal do SENHOR e fazer nossas petições!

A Justiça de Deus se relaciona intimamente com sua Santidade. Deus e Santo (Isaias 6:3), ou seja, nada de impuro pode provir de Sua Pessoa. Nenhuma maldade, ou pecado, pois Deus não se encontra restrito a nenhum tipo de Lei, pois ele está acima e é Criador de tudo, inclusive das Leis e principios universais. Pode-se dizer que a Justica divina se relaciona com suas criaturas (Anjos e Homens).

O Senhor, como Criador e sustentador da vida, tem o direito de Governar sobre sua Criacao. Como Governante, Ele criou diversas leis para serem seguidas por suas criacoes inteligentes. Quando o Homem, infrige (cai em pecado) uma das leis de Deus, a Justica exige que algo seja feito a respeito. O Senhor, criou leis que se seguidas, teriam promessas devidas ao homem, e se desobedecidas, viriam seguidas da punicao. Esse e o principio de toda justica, " dar a cada um o que lhe e devido".

Muitos criticam os governantes e juizes, quando estes nao cumprem a lei, nem aplicam a devida correcao. Entao, sera que o Criador, o "Juiz de toda a Terra", nao tem o direito de nos julgar e de efetuar a punicao ou recompensa devida?

Entenda-se que quando o SENHOR vem a punir o pecador, nao e devido ao fato de somente vir a corrigi-lo e criar um exemplo a ser seguido (Assim como e feito de acordo com a lei dos homens), Deus o faz, primordialmente, para a manutencao do que e direito e da justica. De forma secundaria, o pecador pode vir a se corrigir e servir como exemplo. 

A Justiça, assim como o Amor, faz parte da "personalidade de Deus", por assim dizer. Se o SENHOR nao fosse justo com suas criaturas, Ele simplesmente nao seria Deus! 

O medo das pessoas de crerem em um Deus Justo, que somente julga friamente e condena o pecador, e devido justamente ao fato de todos "Sermos pecadores" e nao merecermos nada, alem da condenacao divina!

E fato. TODOS nos, humanos, filhos de Adão, não cumpridores das Leis do Legislador, somos culpados! Eis nossa sentença:

Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos. 
Isaías 1:28

Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR 
Salmos 104:35

Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
1 João 5:17-18

Porque o salário do pecado é a morte.
Romanos 6:23


A lei de Deus e clara: Quem infringe a lei deve ser morto! Podemos criticar a lei, podemos pensar que ela não e justa. Mas e a Lei. Podemos não concordar com a lei da gravidade, mas se viermos a desrespeita-la podemos nos machucar, ou mesmo morrer.

Mas, o que podemos fazer? Ficamos em um dilema: Devido ao fato de sermos pecadores, merecemos a punição. Não existe ninguém neste mundo, por melhor e mais bondoso que seja, que pode comparecer perante o tribunal de Deus e dizer: Eu sou justo! 

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 
Romanos 3:10-12

Não podemos chamar a Deus de Injusto, pois Ele e Santo, e não há nele nenhuma injustiça:

Para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça. 
Salmos 92:15

E neste momento, quando vemos que estamos no fim, quando parece não haver solução para nosso caso, que o Amor de Deus entra em cena! A Justiça de Deus tem que ser cumprida. E Seu Amor também. A lei exige a vida do pecador. Pois depois que morremos, a lei já não tem mais efeito, assim como está escrito:

Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Romanos 6:7-8

Para a Justiça ser satisfeita, o pecador deve morrer. Calma, pois você não tem que morrer para ser feita a justiça! Uma pessoa, voluntariamente, se entregou em seu lugar, para que a Justiça de Deus fosse cumprida, seus pecados perdoados e para que sua relação com Deus voltasse a ser pacifica e cheia dos cumprimentos de suas promessas. Eis Jesus! o Amor de Deus em Ação!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
João 3:16-18

Esse pequeno texto nos diz tudo. Deus jamais poderia negar a si mesmo. Ele não poderia deixar o pecado passar em branco. Se assim o permitisse, Ele não estaria sendo justo, e consequentemente se não fosse Justo, não seria Deus. Mas Deus também não poderia deixar de ser amoroso e ter pena da situação em que sua criação se encontrava e apenas destrui-la, pois isso também negaria o fato de Deus ser Amor e se assim o fizesse, também não estaria sendo Deus. A solução de Deus foi extremamente engenhosa, justa e amorosa.

Era necessário que alguém se sacrificasse? Então seu Filho, Jesus, prontamente se ofereceu. Cristo carregou em sua cruz, todos os nossos pecados. Seu Sangue foi aceito como um sacrifício aceitável. Jesus, pagou nossa fiança, e já estamos livre de qualquer condenação:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 
Romanos 8:1

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
1 Pedro 1:19

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
Apocalipse 7:14

   
Claro que isso não vem de uma forma automática. Da mesma forma que podemos escolher, num tribunal, qual advogado ira nos defender, No tribunal de Deus, não e diferente. Podemos ser nossos próprios advogados, e usarmos nossas desculpas e conhecimento como forma de nos justificarmos. Podemos nos utilizar de outros "advogados", como deuses falsos, santos, conhecimentos acadêmicos, o dinheiro, as riquezas, políticos...para advogar nossas consciências. Entretanto, para aqueles que querem sair vitoriosos de seus julgamentos, escolham o melhor advogado de todos:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 
1 João 2:1

Jesus, além de ter tomado o nosso lugar, ainda advoga a nosso favor! Gloria a Deus amados! A todo aquele que aceita a Jesus, como seu Senhor, Salvador e "Advogado", a promessa de "sair livre de toda acusação" e cumprida:

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 
Romanos 10:13

Amados, não precisam sentir medo do Juiz de toda a Terra. O Fogo consumidor devora o pecado, mas ao pecador que se arrepende e aceita ser limpo, através do "sangue de Jesus", nada tem a temer, pois diante de Deus, seus pecados foram anulados. A posição de tal pessoa e como se ela nem ao menos tivesse pecado! Ela está plenamente justificada diante de Deus, assim como diz a Lei de Deus:

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. 
Gálatas 2:16

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Isaías 43:25-26

Às vezes, passaremos por provações em nossas vidas. Algumas delas, poderão ser resultados diretos das acusações que o "promotor", Satanás, tem feito diante de nosso Deus. E como Ele tem prazer em nos acusar!  (Para mais detalhes sobre como Satanás nos acusa diante de Deus, leia o artigo:

"O amor de Deus por nós e maior que as acusações que Satanás faz contra nos!" 

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 
Apocalipse 12:10

E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 
Zacarias 3:1

O diabo e estritamente legalista. Ele busca por nossas falhas, e vai diretamente a Deus, para nos acusar, para que a Justiça de Deus, recaia sobre nós! Pode parecer absurdo a Princípio, mas e fato. Muitas vezes teremos mesmo pecado, e o preço da justiça estará recaindo sobre nos. O que faremos? Veremos o exemplo de Jó:

Respondeu, porém, Jó, dizendo:
Ainda hoje a minha queixa está em amargura; a minha mão pesa sobre meu gemido.
Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal.
Exporia ante ele a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos.
Saberia as palavras com que ele me responderia, e entenderia o que me dissesse.
Porventura segundo a grandeza de seu poder contenderia comigo? Não: ele antes me atenderia.
Ali o reto pleitearia com ele, e eu me livraria para sempre do meu Juiz. 
Jó 23:1-7

Jó, não tinha noção do que estava acontecendo em sua vida. A morte de seus filhos, a perda de sua riqueza, a doença, o abandono de sua esposa... Tudo, por causa de uma acusação que Satanás fez a Deus. O Senhor deu a permissão que Satanás precisava, e tudo na vida de Jó desmoronou. Jó então queria saber onde se encontraria o Tribunal de Deus, para poder buscar justiça, contar suas razoes, tentar se defender. Jó, não tinha noção de como chegar a esse tribunal, e Deus, em sua misericórdia, "levou o tribunal até Jó" e julgou seu caso. Hoje, porém, sabemos onde se encontra esse tribunal... Encontra-se em Jesus!
        
Está com problemas e desejas que Deus o julgue entre ti e Satanás? Não e absurdo, e faz parte de um princípio muito importante na batalha espiritual. Procure um lugar calmo e tranquilo, onde possa orar. Durante sua oração, fale a Deus que deseja uma audiência e peça também que Ele traga ao tribunal seu acusador. Faça tudo por fé, sabendo que e assim. Não e seu corpo carnal que estará lá, mas seu espirito, então não fique esperando que os céus se abram e caiam raios do céu! Lembre-se deste texto do profeta Isaias: 

Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.
Isaías 43:26-27

Quando apelares para o Tribunal de Cristo, não estarás debaixo da misericórdia. Da mesma forma que um advogado estuda o caso inteiro, passando muito tempo lendo, pesquisando e se preparando para sua defesa, devemos também fazer o mesmo, antes de nossa oração e petição ao SENHOR. Lembre-se do que foi ensinado até aqui. Lembre-se do motivo/s que o levou até o tribunal. Apresente a Deus seus motivos, razoes e justificativas e te justifique, porem, já sabendo que: Você merece a punição! Somos pecadores. Quando entrares no tribunal, tenha a certeza de que entras debaixo do Sangue do Cordeiro, que nos justifica perante Deus e no limpa de Todo pecado. Não podemos, por nos mesmo, nos justificar. E somente em nome de Jesus e por crer no seu Sangue, que podemos comparecer diante do Trono do Altíssimo.
       
Após apresentar sua causa, diga ao Senhor que sairá de diante do Trono e que aguardara o justo resultado. Ao sair, saiba que Satanás também apresentara seu lado da história! Como todo julgamento, ele pode ser, ou não favorável a ti. A questão da Soberania de Deus e absoluta, mesmo sobre as nossas vontades e desejos. Entretanto e bom lembrar dessa passagem:

Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado. 
Deuteronômio 32:36

Espere no Senhor. A resposta pode vir com pouco ou muito tempo. Mas vira. E necessária coragem, muita fé e a cobertura do sangue de Jesus para comparecer diante de Deus. Não devemos ter medo da Justiça de Deus. Graças ao Sacrifício de Jesus, somos justificados diante de Deus. Para recebermos a salvação em nossas vidas devemos nos apegar a Cristo e aceita-Lo como nosso Advogado e Salvador, para podermos ter segurança, paz, santidade e sermos justos para que assim venhamos a usufruir, tanto de seu amor e misericórdia, quanto de sua Justiça e Santidade! 

Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 
2 Coríntios 5:21


Shalom


Melquisedeque

25 de jun. de 2013

Casamento – Instituição criada e abençoada por Deus.




"Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula; porem aos que se dão ã prostituição e aos adúlteros, Deus os julgará." Heb. 13:4

Hoje em dia nós percebemos uma certa banalidade do casamento. Muitos estão considerando o fato de morar junto como sendo um casamento, dizendo não haver a necessidade de um papel para validar o matrimônio. Outros estão considerando a “união estável - viverem juntos sem casamento” como um recurso para o casamento, enquanto outros ainda apoiam a união homo afetiva. Diante desses fatos analisaremos através da bíblia o real conceito de Deus sobre o matrimônio e os motivos que o levaram a uma degradação atualmente.

Todos nós estamos cientes das palavras descritas nos capítulo 2 de Gênesis:

E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. - Gênesis 2:22-24

Esse relato mostra o exato momento que Deus criou a sua primeira instituição na Terra – o Casamento. Quando Deus criou a mulher para o homem ele o fez com a intenção de torna-los completos – uma só carne, uma só família. Deus tinha a intensão que os recém-casados Adão e Eva, tivessem relações e posteriormente filhos, iniciando assim a perfeita família terrestre. Mas as coisas não saíram da forma planejada. Satanás querendo para sí a adoração e reverência que somente Deus tem direito, começou a articular meios de destruir essa instituição Divina, através do pecado. Hoje muitos casais são acometidos por problemas conjugais como ciúme doentio, adultério e pornografia, que agem como parasitas sugando o nosso amor, confiança e zelo pelo o nosso cônjuge, e como um parasita, ele acaba matando esse relacionamento... isso satisfaz grandemente a Satanás o opositor de Deus, que quer continuamente destruir a instituição matrimonial. (Para maiores informações sobre como combater esses parasitas leiam os artigos:

Principios de Batalha Espiritual V - Homens, honrem suas esposas. Lutem contra a lascivia e a sensualidade deste seculo! (http://i9-comentariosbiblicos.blogspot.com.br/2013/06/principios-de-batalha-espiritual-v.html)

Principios de Batalha Espiritual VI - Mulheres, Sejam Sabias e Edifiquem os seus Lares! (http://i9-comentariosbiblicos.blogspot.com.br/2013/06/principios-de-batalha-espiritual-vi.html))

A bíblia nos mostra que o próprio Senhor Jesus reconheceu a instituição do casamento como sendo “santa” os olhos de Deus pois esse disse:

"Desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem." - Marcos 10:6-9.

Jesus defendeu e aprovou o casamento de Adão e Eva, como sendo de origem Divina. Isso é tão maravilhoso que em todo o novo testamento essa é a única vez que Jesus faz menção do casamento, referenciando-se a Gênesis 2:24. Essa união (homem e mulher) é abençoada e aprovada por Deus. Alguns podem dizer: - Mas Adão e Eva, não casaram no Papel!!! Sim isso é uma verdade, pois nem papel existia na época, porém eles estiveram diante de uma autoridade que tinha o poder de validar esse casamento – DEUS. O nosso criador é o supremo Legislador, e assim teve total autoridade na homologação do casamento de Adão e Eva. Embora nos períodos posteriores não houvesse cartórios ou algo parecido, o casamento era validado e sacramentado diante de pessoas/autoridades presentes no local, como os anciãos das famílias, que atuavam como juízes de paz. Jesus mostrou sua aprovação desta maneira de casar-se quando ele assistiu as "bodas em Caná da Galiléia" com a sua mãe e seus discípulos.

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. - João 2:1-2

Esse casamento não foi realizado no Templo, e não haviam juízes para validarem a união, porém os responsáveis/anciãos do povo estavam presentes e estes realizaram a união do casal de acordo com as determinações Divinas.

A POLIGAMIA

A questão de poligamia na Bíblia é bem interessante porque a maioria das pessoas enxerga poligamia como imoral, apesar de que não podemos encontrar nenhuma passagem que explicitamente condena tal ato. O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19:

“E tomou Lameque para si duas mulheres…”

Vários homens importantes na Bíblia eram polígamos. Abraão, Jacó, Davi, Salomão e outros tinham várias mulheres. Em 2 Samuel 12:8, Deus, falando através do profeta Natã, disse que se as esposas e concubinas de Davi não fossem suficientes, Ele teria providenciado ainda mais para Davi. Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas (esposas de um status inferior) de acordo com 1 Reis 11:3. Como devemos lidar com esses exemplos de poligamia no Velho Testamento?

Há três perguntas que precisam ser respondidas.

1º - Por que Deus permitiu poligamia no Velho Testamento?
2º - Como Deus enxerga poligamia hoje?
3º - Por que houve uma mudança?

1º - Por que Deus permitiu poligamia no Velho Testamento?

A Bíblia não diz especificamente porque Deus permitiu poligamia. O melhor que podemos fazer é elaborar especulações “informadas”. Há alguns fatores importantes a serem considerados. Primeiro, sempre tem existido mais mulheres no mundo do que homens. Estatísticas atuais mostram que aproximadamente 51% da população mundial são mulheres, com homens sendo 49%. Ao supor que também era assim nos tempos antigos, e ao multiplicar por milhões de pessoas, haveria dezenas de milhares de mulheres a mais do que os homens. Segundo, guerras nos tempos antigos eram muito brutais, com uma taxa de mortalidade muito alta. Isso teria resultado em uma porcentagem ainda maior de mulheres. Terceiro, devido a sociedades patriarcais, era praticamente impossível que uma mulher solteira providenciasse para si mesma, pois as mulheres frequentemente não tinham nenhuma educação ou treino, assim dependiam de seus pais, irmãos e maridos para sua provisão e proteção. Mulheres solteiras eram sujeitas frequentemente à prostituição e escravidão. Quarto, a diferença significante entre o número de mulheres e homens teria deixado muitas, muitas mulheres em um situação muito indesejável.

Então, aparenta ser o caso que Deus “permitiu” poligamia para proteger e providenciar pelas mulheres que provavelmente não achariam um marido de outra forma. Um homem que tinha várias esposas providenciava e protegia todas elas. Embora saibamos que esse não era o modelo ideal de família, viver em um lar polígamo era uma solução a outras alternativas como: prostituição, escravidão, fome, etc. Além de proteção e provisão, poligamia capacitou um crescimento muito mais rápido da humanidade, realizando o comando de Deus de “sede fecundos e multiplicai-vos e povoai a terra e multiplicai-vos nela” (Gênesis 9:7). Homens são capazes de engravidar várias mulheres no mesmo período de tempo... causando um crescimento na humanidade muito mais rápido do que se cada homem pudesse produzir apenas uma criança a cada ano.

2º - Como Deus enxerga poligamia nos dias de hoje?

Mesmo quando permitiu poligamia, a Bíblia apresenta monogamia como o plano que mais se conforma com o plano ideal de Deus para o casamento. A Bíblia diz que a intenção original de Deus era para que um homem fosse casado com uma só mulher:

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher (não mulheres), tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24). - (não várias carnes)

Enquanto Gênesis 2:24 está descrevendo o que o casamento é, ao invés de quantas pessoas estão envolvidas, o uso consistente do singular deve ser destacado. Em Deuteronômio 17:14-20, Deus disse que os reis não deviam multiplicar esposas (ou cavalos ou ouro). Isso pode ser interpretado como um comando para que os reis fossem monogamistas, pois ter várias mulheres pode causar problemas. Isso pode ser visto claramente na vida de Salomão (1 Reis 11:3-4).

E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. - 1 Reis 11:3-5

No Novo Testamento, 1 Timóteo 3:2,12 e Tito 1:6 dá “marido de uma só esposa” como uma das qualificações para liderança espiritual. Há certo debate em relação ao que essa qualificação significa. A frase pode ser traduzida literalmente como “homem de uma mulher só”. Se esta frase está ou não se referindo exclusivamente à poligamia, de forma alguma pode um polígamo ser considerado “marido de uma só esposa”. Mesmo que essas qualificações sejam especificamente para posições de liderança espiritual, elas devem ser adotadas igualmente por todos os Cristãos. Não devem todos os Cristãos ser “irrepreensível…temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento...” (1 Timóteo 3:2-4)? Se somos chamados a ser santos (1 Pedro 1:16), e se esses padrões são santos para os presbíteros e diáconos, então esse padrões são santos para todos.

Em Efésios 5:22-23, uma passagem que fala do relacionamento entre maridos e esposas, quando se refere a um marido (singular) também se refere a uma esposa (singular). “...porque o marido é o cabeça da mulher (singular)… Quem ama a esposa (singular) a si mesmo se ama. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher (singular), e se tornarão os dois uma só carne... cada um de per si também ame a própria esposa (esposa) como a si mesmo, e a esposa (singular) respeite ao marido (singular)”. Enquanto uma outra passagem paralela, Colossenses 3:18-19, refere-se a maridos e esposas no plural, é bem claro que Paulo está se dirigindo a todos os maridos e esposas entre os crentes de Colosso; ele de forma alguma está afirmando que um marido pode ter várias esposas. Em contraste, Efésios 5:22-33 está descrevendo especificamente o relacionamento matrimonial. Se poligamia é permitido, toda a ilustração do relacionamento de Cristo com o Seu corpo (a igreja), e o relacionamento do marido com sua mulher, cai por terra.

3º - Por que houve uma mudança?

Não é uma questão de Deus desaprovando algo que Ele previamente aprovou, mas sim uma questão de Deus restaurando o casamento ao Seu plano original. Mesmo quando estudamos Adão e Eva (não Evas), poligamia não era a intenção original de Deus. Deus aparenta ter permitido poligamia para resolver um problema, mas era o Seu desejo que esse problema nunca tivesse ocorrido. Na maioria das sociedades modernas, não há necessidade alguma para poligamia. Em muitas culturas de hoje, as mulheres podem se proteger e providenciar para si mesmas – removendo o único aspecto “positivo” de poligamia. Além disso, muitas nações modernas declaram poligamia ilegal. De acordo com Romanos 13:1-7, devemos obedecer as leis que o governo estabelece. A única situação onde desobedecer a lei é permitido nas Escrituras é se a lei contradiz os comandos de Deus (Atos 5:29). Já que Deus apenas “permitiu” a poligamia, mas não faz dela uma ordenança, então a lei que proíbe poligamia deve ser respeitada.

Deus usou a santidade do matrimonio para expressar a união de Cristo e a sua igreja. Efésios 5:22-33. Grande ênfase é colocada na relação do marido e sua esposa. A poligamia destruiria o ensino que Cristo tem uma só esposa. Em contrapartida as igrejas que são infiéis a Cristo são consideradas meretrizes/prostitutas espirituais.

UNIÃO SEXUAL/UNIÃO ESTÁVEL -  NÃO É CASAMENTO

É bom lembrar que Eva já estava casada com Adão antes de sua união sexual. Em Gênesis 1:28 lemos que "Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra." O casamento foi realizado quando Deus entregou Eva a Adão, e depois de abençoá-los, disse que eles deveriam frutificar/multiplicar ou seja, ato sexual veio depois da bênção divina. Então podemos dizer que "Casamento não é acasalamento".

Em Gênesis 29 temos um caso interessante. Jacó e seu tio, Labão, fizeram um contrato de casamento para Jacó e a filha de Labão, Raquel. Jacó serviu "sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo grande amor que tinha. E disse Jacó a Labão:

Dá-me minha mulher." Gên. 29:20-21.

Labão enganou Jacó e deu-lhe Léia no lugar de Raquel. Somente depois de trabalhar mais sete anos, recebeu Raquel "por mulher," versículo 28. No tempo dos patriarcas, o casamento era combinado pelos pais do casal. Em todos os casos de casamento no velho testamento, havia aprovação dos pais e/ou da sociedade. Se os dois se ajuntassem antes da aprovação dos pais e da sociedade, ou mesmo durante o noivado, o ato seria chamado fornicação, ou sexo antes do casamento. O sexo antes do casamento foi chamado na bíblia como "insensatez" e "loucura.", como podemos observar nos relatos abaixo:

E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim. - Gênesis 34:7

Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti. - Deuteronômio 22:20-21

Ora, se o ato sexual em si fosse o casamento, não seria mais "insensatez" ou "loucura.". Paulo disse em 1 Coríntios 7 que o homem deve casar para evitar fornicação. Logo não seria mais fornicação a prática de sexo antes do casamento, se a união corporal fosse casamento.

E o caso de José e Maria? Quando se casaram?

Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espirito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. Mat. 1:17-18.

Ser desposada não quer dizer, necessariamente, casada. Eram noivos. Iam casar-se. José casou com Maria antes ou depois do nascimento de Jesus? Deus mandou que tomasse sua desposada mulher antes.

E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." - Mat. 1:24-25.

Sexo sem obrigações sociais e morais perante Deus não é legítimo. Ajuntar-se com uma prostituta não é casamento, mas é prostituição. Se fosse casamento não seria mais prostituição. Esta seria eliminada; não existiria mais. Seria casamento, simplesmente. Se um homem tiver relações sexuais com uma mulher antes do casamento, ele comete fornicação ou prostituição com ela. Isto é pecado; Se um filho nascer desta união, é ou não é bastardo? Por isso Deus tinha que dizer a José que o caso de Maria não foi prostituição ou adultério. Se o pai de Jesus fosse um outro homem qualquer, Maria seria adúltera. O filho seria um bastardo. Mas, vamos ver outras passagens da Bíblia:

# 1 Coríntios. 7:1-2 - "Bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido." Portanto prostituição é uma coisa; casamento é outra. O ato sexual é o mesmo. Deus não aprova prostituição nem adultério. Aprova o casamento. O ato sexual não é o casamento.

# Hebreus 13:4 - "Venerado (reverenciado, respeitado) seja entre todos o matrimonio (casamento) e o leito (do casal) sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará." Logo o casamento é diferente de prostituição e de adultério. O casamento é "sem mácula." A prostituição e o adultério serão o julgados por Deus. Ajuntar-se com uma mulher/homem fora do casamento é fornicação e NÃO casamento.

# 1 Coríntios. 6:15-18 - "Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? (É certo um crente ter relações com uma meretriz?) Não, por certo. (Por que não? Porque seria prostituição.) Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? (Isto é, fica cometendo o mesmo pecado que ela comete). Porque serão, disse, dois numa só carne. (Quer dizer, que ficam iguais. São igualmente prostitutos. Ele participa do mesmo pecado que ela vem praticando). Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espirito. FUGI DA PROSTITUIÇÃO. (Aqui é a razão desta passagem; evitar e não participar de relações ilícitas mas fugir delas). Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo (não envolve o corpo); mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." Seu próprio corpo pertence a sua esposa, como Paulo explica logo em seguida em 1 Coríntios 7:4. Se ajuntar-se com a prostituta, está dividindo "os dois." Está pecando contra a sua esposa. É como o caso de adultério: "Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela," Marcos 10:11. Aqui é o homem que está pecando. Quem ajunta-se com uma meretriz participa com ela o seu pecado de prostituição. Neste sentido os dois estão juntos; igualmente errados mas não casados.

A mesma regra aplica-se a esposa que é infiel ao seu marido. Ela peca contra seu próprio corpo. Ela peca contra seu marido, seu casamento. É adúltera. "Se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera," Marcos 10:12. No tempo da Lei ela seria executada!!!

Paulo explica em 1 Coríntios 7:1-2 que o homem não deve praticar uma relação sexual ilícita (prostituição), mas deve ter "a sua própria mulher," isto é, casar se. Se o ato sexual fosse o próprio casamento, este versículo não teria sentido nenhum.

# 1 Coríntios 7:9 - "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." Paulo está mandando os solteiros praticarem sexo antes do casamento? Não. Ele está reforçando a ideia no versículo 2, que o solteiro deve evitar fornicação através do próprio casamento! Deve casar-se e assumir a responsabilidade que vem com a família. Se o ato sexual fosse casamento, este versículo não teria sentido nenhum.

# Gênesis 38 - Aqui é o caso de Judá que teve relações sexuais com sua nora, Tamar, que se fingiu de prostituta. Ficou grávida. Quando foi descoberto o caso, "deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está pejada do adultério." Judá ficou bravo. Quis executá-la. Mas caiu em si quando ficou sabendo que ele era o pai! Judá não se casou com Tamar. "E nunca mais a conheceu," versículo 26. Foi adultério; não casamento. No tempo da lei os dois seriam mortos. Levítico. 20:12.

# Deuteronômio. 22:23-27 - Leia cuidadosamente sobre dois casos de estupro. Inclui-se aqui o consentimento da mulher. Se ela não consentir, não tem culpa; não é executada. O estupro não estabelece uma relação permanente; não é casamento com o estuprador. Se nascer criança, a mãe cuida dela pois o estuprador é executado. Se ela consentir ou não pedir socorro, os dois são executados. Não há casamento.

# Deuteronômio 22:28-29 - No caso do homem que se deita com uma virgem não desposada, quando "forem apanhados, "dará dinheiro (o dote) ao pai dela "porquanto a humilhou," e ela "lhe será por mulher." Casam-se. Se o ato sexual fosse o próprio casamento, ela não precisaria casar com ele. Já seria casada. Aqui é um caso de sexo antes do casamento, que é uma vergonha, uma insensatez, e o resultado deve ser casamento. O ato sexual não é o próprio casamento.

# Êxodo 22:16-17 – Nesse versículo vemos um caso de sexo antes do casamento. “Se alguém enganar alguma virgem, que não for desposada, (não tem ficado noiva) e se deitar com ela, certamente a dotará por sua mulher”. (Tem que casar com ela; o sexo não os fez casados). "Se seu pai inteiramente recusar dar-lha (em casamento, pois não são ainda casados!), dará dinheiro conforme ao dote das virgens."

O CASAMENTO DÁ INICIO A UMA FAMÍLIA

Os textos de Gênesis 2:24 e Mateus 19:5 ensinam que o homem deixa sua família e "apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne," ou uma “nova entidade”, uma “nova família”. Nesse momento o homem se torna chefe de uma nova família. "Ambos serão uma carne" assim juntos deverão servir um ao outro e a Deus, recebendo a graça da vida.

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. - 1 Pedro 3:7

Os seguintes relatos mostram a importância da sujeição da mulher ao marido e vice-versa.

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem ã palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres. 1 Pedro 3:1

E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. - 1 Coríntios 11:2

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. - Efésios 5:22-23

Aqui vemos que a mulher está sujeita ao próprio marido, assim como o marido está sujeito a sua esposa. Ela está sujeita somente ao seu “próprio marido” e não ao sogro ou seu pai ou a outro homem. Isso faz parte da formação de uma nova família.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. - Efésios 5:25-31

Esse trecho ensina que o homem deve amar sua mulher como seu próprio corpo; como Jesus ama a igreja. Deve viver com sua mulher com "entendimento, dando honra à mulher." O corpo dela é dele; o corpo dele é dela. Os dois são um só. E eles juntos dão inicio a uma nova família de acordo com os padrões de Deus.

O CASAMENTO EXIGE FIDELIDADE

Em todas as passagens bíblicas que tratam de casamento, a ênfase é da sua permanência. Na criação da família em Gênesis 2:23-24, Deus disse que "serão ambos uma carne." Jesus citou este caso em Mateus 19:3-9, Marcos 10:2-12 e disse: "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem." Ninguém deve ser culpado de destruir a família, de separar um marido da sua esposa. O matrimonio deve ser mantido a todo custo. Casamento dura até a morte de um dos cônjuges. Romanos 7:1-4 ensina que a pessoa pode casar-se de novo se o outro morrer. Se ajuntar com o outro durante a vida do seu cônjuge, comete adultério. Por esta razão, Jesus ensinou que a única razão de repudiar o outro cônjuge é fornicação. Se o homem repudiar a sua mulher por qualquer outra razão "a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério," se ela casar com outro, e "qualquer que casar com a repudiada comete adultério." Mat. 5:32. Por que? Porque ela ainda pertence ao seu marido.

Paulo tratou deste assunto em 1 Coríntios 7. Quando fala dos solteiros e viúvos, faz "por permissão e não por mandamento," versículo. 6. Ele fala segundo o seu "parecer," tendo o Espírito Santo. "Quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor," versículo. 25. Mas quando fala dos casados, diz, "mando, não eu mas o Senhor," versículo. 10. Disse que "A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas se falecer o seu marido. fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor," versículo. 39. Não há razão nenhuma para limitar este princípio à mulher. O homem está ligado a sua esposa todo o tempo que ela vive. Se ela morrer, ele está livre para casar-se de novo. Mas se casar-se durante a vida dela, está cometendo adultério. Tanto o marido como a esposa são "co-herdeiros da graça da vida." Todas estas passagens ensinam a permanência do matrimonio, e que a única coisa que desfaz o casamento é a morte. No caso de um que se aparta do outro, Deus manda "que a mulher se não aparte do marido," versículo. 10. E "se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido," ver. 11. Acha que este principio é somente para a mulher? Não, porque Paulo continua dizendo, "e que o marido não deixe (não abandone) a mulher."

Lucas 16:18 também ensina que "Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também." O homem deixa a sua mulher. Ela fica abandonada, sem sustento, sem abrigo, sem marido. Ele se casa com a outra. Comete adultério. A esposa dele casa-se de novo. O segundo homem dela comete adultério. Por que? Porque o marido dela está vivo. Perante Deus ela pertence ao primeiro marido. É claro que ela também comete adultério, se ajuntar ao outro, mas esta passagem fala do homem que se ajuntar com ela. Jesus disse que "aquele que casa com a repudiada" comete adultério. Esta é a mesma idéia que achamos em Mateus 5:32 – “Se o homem repudiar a sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério." Se fosse por prostituição, ela já seria culpada de adultério! Mas se ele a repudiar por outra causa qualquer, ela acaba ajuntando-se com um outro. Isto é adultério. Assim o homem faz a sua mulher cometer adultério. E neste caso, o homem que ajuntar-se com ela (a repudiada) também comete adultério porque ela é casada.

Deus quer que a família continue unida. Ele detesta divórcio. Em Malaquias 2:14-16 mostra que Deus não se agrada de quem é "desleal para com a mulher da sua mocidade."

E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. - Malaquias 2:14

Deus manda que ninguém se aparte do seu "co-herdeiro da graça da vida," 1 Coríntios 7:10-11. Se um abandonar o outro, como é que faz? "Fique sem casar, ou que se reconcilie.." Reconciliação é possível? Sim. Deus manda que seja feita! Caro leitor peço que leem cuidadosamente o capítulo inteiro de Ezequiel 16. Deus e Israel eram casados. Israel se tornou infiel, como uma meretriz pior que Samaria ou Sodoma. Foi abandonada por Deus, mas não permanentemente. Um dia Deus vai recebê-la de volta, arrependida.

O errado será perdoado somente se arrepender se. A mulher adúltera em João 8:1-11 estava errada. Merecia morrer. Jesus era inocente do pecado; podia acusá-la. Ele não pediu a sua morte, mas disse: "Nem eu também te condeno: vai-te, e não peques mais." Quando o errado, o infiel se arrepende e pede perdão, vamos aplicar a lei ou a graça? Vamos perdoar? E a pessoa errada: vai continuar no pecado? Esperamos que Não!. Vai ser como o caso em 1 Coríntios 5. O homem cometeu fornicação. Como? Estava vivendo com a mulher de seu pai. Paulo manda que aquele "que tal ato praticou" seja excluído, tirado da igreja. Não podemos aprovar fornicação, conforme indicado no versículo 10 nós não nos devemos associar com um irmão "devasso," isto é, fornicador. A igreja excluiu o homem pela votação da maioria (não é necessária a unanimidade), e depois ele se arrependeu. Voltou à igreja arrependido, e Paulo manda que seja recebido, consolado, confirmado em 2 Coríntios 2. Por que? Este abandonou o seu modo ilícito de viver, parou de morar com a mulher do seu pai. Através de arrependimento a reconciliação pode ser feita. "Para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando me reconciliar contigo de tudo quanto fizeste, diz o Senhor JEOVÁ." Ezequiel 16:63. 

Como analisado, Deus Criou a instituição do Casamento e com isso ele criou a família, muitos hoje tem deturpado a palavra de Deus e estão buscando justificativas para a união homo afetiva, como forma de validar o “casamento entre pessoas do mesmo sexo”, assim vejamos o que a bíblia nos fala sobre a homossexualidade:

Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus não criou o Joaquim e o José, Nem Adão e João. Deus fez o homem e a mulher, só o relacionamento entre um homem e uma mulher que é plenamente realizado. O relacionamento homossexual é aberrante de desnatural.

Levítico 18:22 - Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é.

Para Deus a pratica homossexual é abominação, é pecado, embora várias igrejas modernas tenham pregado a favor da pratica homossexual a Bíblia é clara neste ponto:

Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. - Romanos 1:26-27

A Bíblia chama a pratica homossexual de "PAIXÕES INFAMES", ela não diz que é amor, e deixa claro que não pode haver qualquer tipo de amor na pratica homossexual. Aqui vale uma advertência, a Bíblia condena TODO tipo de relacionamento homossexual, seja masculino ou feminino, interessante é que não existe identidade homossexual por mais que tentem provar isto. Só existem homens ou mulheres. Deus não criou outro ser de outro sexo a não ser estes dois: HOMEM ou MULHER.

A bíblia diz que "mudaram o uso natural" portanto Deus diz que o homossexualismo não é natural. Segundo diz que é "contrário a natureza"; ou seja não é correto falando em termos de biologia e sociologia. Diz que  isto é pura "sensualidade". A Bíblia diz que eles estão se inflamando em sua sensualidade, assim, compreendemos que eles podem satisfazerem-se  com  seu pecado, mas não se tornam felizes. A Bíblia deixa claro que este tipo  de relacionamento é torpe, distorcido.

Deuteronômio 22:5 - Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.

1 Coríntios 6:10 - Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores  herdarão o reino de Deus.

Deus diz que não herdarão o reino de Deus. Sodomitas aqui se refere aos homossexuais e aqueles que praticam pecados sexuais. Outro texto que  mostra isto é:

1 Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

Ser sodomita é ser contrário a Sã doutrina, ou seja os que aprovam as praticas homossexuais serão julgados por isto.

Todos esses textos deixam claro que o homossexualismo é algo abominável aos olhos de Deus. Aqueles que buscam uma justificativa para os seus atos, até mesmo querendo validá-lo através do “casamento” ou união homo afetiva, estão na realidade querendo usurpar aquilo que é de direito de Deus. Nós sabemos que Deus instituiu o casamento, e satanás quer destruí-lo, então nós como cristãos, como servos do Deus altíssimo, devemos tomar muito cuidado para não nos deixarmos levar por esse mundo. A família é essencial para a unidade da igreja, e satanás sabendo disso, faz de tudo para distorcer, destruir e principalmente banalizar a família, o casamento e a comunhão. Estejamos atentos aos ataques desse opositor, para que não venhamos a cair em seus laços.

Irmãos com essas palavras eu quis mostrar a importância da instituição do casamento, que a poligamia foi permitida, mas não foi o desejo inicial de Deus, que manter relações sexuais fora do matrimônio é abominável e insensato, e aqueles que “vivem juntos” sem se casarem estão em fornicação, o casamento tem como objeto a formação de uma família, e para que essa família esteja firmada dentro dos princípios de Deus, exige-se fidelidade, e que há esperança para aqueles que erraram com o seu cônjuge – existe o perdão.

Irmãos desejo que:

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"


Por LR