27 de abr. de 2014

A Marcha da Maconha e a Palavra de Deus






Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;



Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,






      No dia 26 de abril, na cidade de Sao Paulo, foi organizada mais uma Marcha ( Fato que tem se tornado corriqueiro apos o surgimento das redes sociais). Mas desta vez, nao foi um protesto devido ao aumento da passagem do transporte publico ou pela corrupcao existente em nosso Governo. Esta foi uma marcha que teve como intencao principal a legalizacao do uso da Maconha!
         Sim, aproximadamente 3 mil pessoas, de acordo com a conta da Policia Militar(A jornalista Gabriela Moncau, uma das organizadoras do evento, relata terem sido 15 mil manifestantes), atravessaram a Avenida Paulista, centro financeiro de S. Paulo, para exigir de nossos governantes a liberacao da maconha para uso livre, assim como o alcool e o cigarro. Foi um protesto pacifico. Nenhum incidente ou prisao foram registrados, embora muitos dos manifestantes tenha sido vistos fumando cigarros de maconha ( fonte de informacao site G1 - http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/manifestantes-se-reunem-no-vao-livre-do-masp-para-marcha-da-maconha.html).


         Nao estamos aqui a criticar a liberdade de manifestacao de pensamento. Inclusive, nosso Supremo Tribunal Federal (STF), num "lampejo criativo", liberou em 2011, a garantia dos cidadaos de realizarem manifestacoes pela liberacao de drogas em todo o Pais. Este ato, por si so, ja e uma amostra do que podemos esperar num futuro nao muito distante...

         Alguns manifestantes, inclusive, criaram um blog (http://blog.marchadamaconha.org/) onde qualquer pessoa (No site existe uma regra que apenas maiores de 18 anos podem acessa-lo. Mas, como garantir que apenas os "maiores de idade" acessarao o conteudo?) pode obter informacoes sobre a maconha, inclusive, como "cultiva-la em casa"- (https://www.youtube.com/watch?v=oqnn61VgiJE#t=315).

        Muitos sao os argumentos utilizados pelos "simpatizantes e usuarios" para a liberacao. Dizem que a maconha tem efeitos medicinais e terapeuticos. Relatam que sua proibicao acaba incentivando o trafico de drogas, contribuindo com a criminalidade. Seu raciocinio? Legalizando seu uso para a populacao, acabaria com o trafico de drogas e por conseguinte, com a criminalidade e a marginalizacao que ela causa.

        Sao validos esses argumentos? A maconha tem de fato "efeitos medicinais"? Sua legalizacao acabaria de fato, com o Trafico? Podemos, seguindo a linha de pensamento, formular outras perguntas: Como a legalizacao da maconha afetaria a legalizacao de outras drogas? ( Crack, LSD, Exctase...), qual o efeito da utilizacao dessas drogas na familia? E na sociedade?

        Estas sao perguntas que todo cidadao deve fazer. E algumas perguntas adicionais podem ser acrescidas aos que tem mentalidade espiritual e que procuram adorar a Deus em Espirito e Verdade (Joao 4:24): Pode o cristao se valer do uso de drogas, mesmo sendo licitas? A Biblia nos ensina algo sobre o assunto? A seguir, vamos expor o ponto de vista cientifico e social sobre o assunto e no final do Artigo, o que as Escrituras tem a dizer sobre o tema proposto.



                                     Efeitos "beneficos" e "colaterais" da Cannabis



        Toda droga tem seus efeitos beneficos e colaterais. Como diz certo ditado: "A diferenca existente entre o remedio e o veneno e a dosagem!". A utilizacao de uma aspirina na quantidade recomendada pelo medico pode representar o alivio da dor de cabeca ou, se utilizada em excesso, uma hemorragia gastrica!
       Mesmo com relacao a cannabis, foram verificadas certas respostas positivas. Eis o que relata a Wikipedia:


Há relatos de sucesso no tratamento de depressão e insônia, casos em que os remédios disponíveis no mercado, embora sejam mais eficientes, são também bem mais agressivos e têm maior potencial de dependência. Alguns efeitos podem incluir, euforia leve, aumento da libido, sensação de bem-estar, relaxamento e redução de estresse, letargia, introspecção, aumento da percepção sensorial tátil, aumento da libido.

Estudos recentes, mostraram que o THC, principal componente psicoativo da Cannabis, destruiu células cancerígenas em animais induzindo as células cancerígenas a produzirem uma substância gordurosa chamada "ceramida", a qual faz com que a célula cancerosa "devore a si mesma" . Outro experimento mostrou que o vírus SIV, variante do HIV em macacos, teve seu avanço freado, sua carga viral e replicação reduzidas. a provável tão esperada cura da AIDS.

Incluem-se, em uso medicinal, a redução da pressão intraocular , aumento de apetite e efeito antiemético, tratamento da esclerose amiotrófica e trauma raquimedular, bem como qualquer enfermidade onde haja uma dor crônica. ( 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeitos_da_cannabis_%C3%A0_sa%C3%BAde ).



       Se todos esses dados se mostrarem verdadeiros, entao poderia ser justificada o "uso terapeutico e medicinal da cannabis". A Morfina, remedio utilizado para o alivio de fortes dores, e um medicamento largamente utilizado em hospitais que e derivado do opio, uma droga proibida em muitos paises.

        Mas, sera que a Cannabis esta com essa bola toda? Bem, temos que olhar para os dois lados da questao. Num ambiente controlado, seguido todas as "recomendacoes da medicina" a maconha tem seus beneficios. E no cotidiano? Existem efeitos colaterais nesta droga? Sao prejudiciais a ponto de fazermos repensar sobre sua utilizacao?


        O mesmo site citado acima, nos relata sobre seus efeitos colaterais:


  • Psicoses (como esquizofrenia);
  • Surto psicótico;
  • Problemas de memória;
  • Problemas de aprendizado;
  • Xerostomia, Sonolência e problemas na coordenação motora (Durante e por algumas horas após o uso);
  • Ansiedade, depressão maior, distimia, apatia;
  • Síndrome amotivacional (problemas de atenção e motivação) e queda em 50-60% dos níveis de testosterona. 
  • Prevenção do Alzheimer;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de laringe
  • Carcinoma espinocelular bucal (versão agressiva do câncer de boca, comum em fumantes) 
  • Câncer de testículo (mais comum entre os 12 e os 34 anos) 
  • Disfunção sexual (quatro vezes mais chance de ejaculação precoce ou anorgasmia)

Alguns dos problemas estão especificamente associados com a ingestão de fumaça, podendo também estar associados ao tabaco utilizado junto com a maconha em baseados:

  • Bronquite e tosse seca prolongada;
  • Náusea e vômito;
  • Taquicardia e Ataque cardíaco
  • Acidente vascular cerebral;


Durante a síndrome de abstinência os sintomas mais comuns são  :

  • Apatia;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de sono;
  • Sudorese;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

As folhas, por sua plantação geralmente sendo feita sem regulamentos e higiene adequada, frequentemente estão contaminadas por fungos, bactérias e vírus alguns deles causando sérias infecções em seres humanos. Dentre as doenças causadas pelo consumo de folhas contaminadas estão :

  • Salmonela
  • Pneumonia
  • Reação alérgicas
  • Histoplasmose e outras Infecções fúngicas

Diversos desses agentes infecciosos não são destruídos ao se fumar, sendo possível que a fumaça cause contaminações pulmonares.

Um estudo publicado em 2010 no periódico Archives of General Psychiatry associa o consumo de maconha à psicose. Constatou-se que, entre jovens que fumam maconha há seis anos ou mais, o risco de alucinação ou delírios pode chegar a ser o dobro do verificado entre as pessoas que nunca consumiram a droga.



       A questao nao vem a ser que a pessoa venha a desenvolver todos estes sintomas com apenas um unico uso da maconha ( ou mesmo de qualquer outra droga). Toda droga causa dependencia quimica ou psicologica, ou mesmo ambas. Os adeptos da maconha relatam que o grau de dependencia dela e muito leve, podendo a pessoa ser capaz de parar quando quiser. Contudo, somente o fato de haver "algum grau de dependencia" e levando em conta todos os possiveis efeitos colaterais sera que vale mesmo a pena sua utilizacao, mesmo que apenas para fins de recreacao?



                                                              Efeitos sociais



        Familias inteiras ja foram destruidas e neste exato instante estao se destruindo pelo uso de drogas por um ou mais membros. Mesmo os adeptos da legalizacao da maconha precisam admitir que a cannabis serve como uma "droga inicial". Muitos usuarios de maconha, desejando a intensificacao de seus efeitos, passam a utilizar outras drogas, como o crack ou o uso abusivo do alcool. 
       Individuos passam a roubar e ate a matar para sustentar seu vicio. Claro que existem pessoas de bem, que se utilizam da maconha e nao chegam a esses extremos. Mas sao eles a maioria?
      A justificativa de que a legalizacao da maconha (ou qualquer outra droga), pode acabar com a marginalizacao e o trafico de drogas nao tem fundamento. O cigarro e o alcool sao legalizados, mas mesmo assim, basta ir a qualquer "camelo" de sua cidade para encontrar tais produtos, vendidos de forma ilegal ( sem impostos repassados e falsificados). Enquanto o uso de drogas for rentavel, muitos marginais se aproveitaram da oportunidade para enriquecerem as custas dos usuarios.
         A legalizacao da maconha, abriria um precedente para outros "simpatizantes" de outras "substancias ilicitas". Afinal, um usuario de heroina tambem vai querer ter a "liberdade" de usar e comprar com facilidade sua "droga preferida".
       Quantos grupos de apoio e ONG's nao existem para ajudar usuarios e ex-usuarios de maconha e outra drogas? A midia manipuladora de opiniao nao relata a opiniao do outro lado da questao. Existem varios grupos que sao "contra a legalizacao da maconha". Nao e nosso objetivo criar um debate sobre o assunto, mas expor os fatos da atualidade e utilizar as Escrituras como Luz para nos guiar sobre os assuntos relatados neste blog. E, ja e hora de sabermos a Visao de Deus sobre este assunto polemico.




                                                             A Maconha e a Biblia



        A Biblia nem mesmo menciona a palavra maconha! Calma, nao fique triste. A Biblia e um livro de cunho espiritual, que contem "principios e leis" que nos ajudam a lidar com qualquer tipo de questao:



Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,



        Nao encontraremos as palavras maconha, crack ou LSD nas escrituras. Mas encontramos uma palavra bem conhecida... drogas!
       A palavra pharmakeia vem do grego, e significa droga ou farmacia. Essa palavra esta sempre associada a feiticaria nas Escrituras:


Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos.


          Feiticeiros, bruxas e afins, desde os primordios da humanidade, se valeram do uso de drogas como forma de alterar sua percepcao da realidade. As drogas deixam a mente mais passiva. Assim, a pessoa nao pode oferecer nenhum tipo de resistencia quando algum espirito (entenda-se demonio) surge para apossar-se de seu corpo. Drogas e pocoes eram criadas como forma de prender alguem por encantamento, ou para buscar a "sabedoria dos deuses". As pitonisas do Oraculo de Delfos (dedicado ao deus Apolo, na Grecia antiga) tinham a fama de preverem o futuro. Atualmente, suspeita-se que havia uma fenda da qual emergiam gazes de efeito alucinogeno que causavam visoes as sacerdotisas que la viviam.
        Para o cristao, existem ordens claras de que nada devemos ter com qualquer coisa relacionada ao ocultismo e a feiticaria:


Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ( o que envolve a manipulacao e o uso de substancias alteradoras da realidade e volicao)
ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.
O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.


Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria (Pharmakeia- o que envolve o uso de substancias alteradoras da realidade e diminuidoras de nossa volicao); ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.



         As Escrituras sao claras ao dizer que devemos manter sa a nossa faculdade de raciocionio e a pureza de nosso corpo:



Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.


Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,


Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.



                 O Cristao jamais deve usar drogas para fins de recreacao ou como forma de "perceber a realidade espiritual", como fazem membros de muitas religioes pelo mundo, citando, por exemplo, os adeptos do Santo Daime. O abuso dessas substancias facilita a influencia demoniaca na vida da pessoa, diminuindo a sua volicao, e destroi o seu corpo fisico, que nada mais e que o "Santuario do Espirito Santo"!

            Entao, nao devemos usar nenhum tipo de medicamento, visto que todo nada mais sao do que "drogas licitas"?  Devemos ser ponderados neste assunto. Como dito no inicio do artigo, a diferenca entre o remedio e o veneno e a dosagem. O medico pode receitar um medicamento ansiolitico para uma pessoa com Crise Nervosa. Mas, se mesmo ao melhorar o seu quadro, o individuo continua a utilizar o medicamento de forma dependente, ela esta colocando-se contra o que ensina a Biblia. Lembre-se que a Palavra de Deus nao condena o comer, mas considera como pecado a glutonaria (Romanos 13:13).




    PARA AQUELES QUE  ENCONTRAM-SE PRESOS AS DROGAS



   O que leva uma pessoa a querer utilizar substancias que ela sabe serem prejudiciais a sua mente e corpo? Segundo o Pastor David Wilkerson, fundador do Centro Desafio jovem de Nova Iorque, EUA, há muitas razões pelas quais uma pessoa venha a usar drogas:


1) Símbolo de independência;
2) Fuga da infelicidade de um lar desestruturado;
3) Curiosidade;
4) Aceitacao num grupo de jovens mais “avançados”;
5) Influência do grupo;
6) Fuga de problemas emocionais;
7) Por medo de ser tachado de covarde por seus “amigos”.



        Essa nao e uma lista exaustiva. Mas resume bem alguns aspectos desta questao. As pessoas estao em busca de preencherem o vazio existente dentro de si, mesmo que muitos nao se apercebam disso. Querem fugir de uma realidade dificil e encontra um alivio na utilizacao das drogas. Entretanto, e um alivio temporario.

        Nao deve demorar muito para que a maconha seja legalizada no Brasil e por tabela, o crack, o opio, o extase... Nao criticamos seu uso medicinal, mas sabemos que como todo tipo de substancia, sera usada e abusada por muitos. Criancas e adolescentes passarao a ter um maior e mais facil acesso as drogas "legalizadas". Por mais que se apregoem a "liberdade", na verdade, os simpatizantes destas drogas apenas estao se tornando "escravos de seus desejos":


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.


        Mas, ninguem tem que pular de uma ponte porque "todo mundo esta pulando". Sabemos o quao prejudicial e fisica e espiritualmente a utilizacao de qualquer tipo de droga que leve a "escravidao". Deus odeia qualquer tipo de vicio, pois torna o homem escravo de si mesmo e de Satanas.
       Nao caia na armadilha do Diabo! O mundo corrupto apenas reflete a mentalidade Satanica. O diabo odeia cada ser humano da face da Terra e fara todo o possivel para levar muitos consigo para o Inferno ( Joao 10:10).


        E, para voce, amigo(a), que tens passado por essa luta, que tens estado preso a estas "cadeias" que tem destruido a ti a quem possa estar ao seu redor. Nao acredite que nunca seras capaz de se libertar deste vicio. Nos, como seres humanos, nao temos forcas em nos mesmos. Mas, existe um Deus nos Ceus, que nos ama e nos proporcionou o meio de obtermos "poder" e "libertacao", mesmo o vicio nas drogas: Jesus Cristo!


O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.


Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.


Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.



        Jesus tem todo o poder para te livrar do vicio e para te dar forcas para suportar a tentacao:


Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.



        Basta que para isso, voce o aceite como o SENHOR e SALVADOR de sua vida. Nao seja escravo de uma substancia que so trara a sua destruicao nesta vida e que te levara para o reino das trevas. Jesus pode te salvar dos maleficios das drogas e ainda  preencher o vazio que jaz em sua alma. Aceite a CRISTO AGORA! Entregue sua vida a Ele. A caminhada pode ser ardua, mas a promessa e que Ele estara contigo todos os dias, te guiando rumo ao sucesso, prosperidade e LIBERDADE!!!



A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.


E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;


E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.


Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.



Shalom

Seminarista Marcio Carvalho



* Recomendamos que o leitor que esteja passando por semelhante situacao, procure ajuda especializada. Existem muitos grupos cristaos que tem por ministerio, ajudar pessoas que se encontram presas ao vicio das drogas. Va a uma Igreja proxima de sua casa e se informe. O SENHOR tem muitas formas de nos ajudar, inclusive por homens e mulheres fieis e mesmo, atraves dos medicos (Mateus 9:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário