10 de jul. de 2014

Batalhando Contra as Seitas e Heresias - Pequena Introducao a Heresiologia








Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.


Qual e a qualidade da sua fé? Esta e uma indagação que devemos nos fazer constantemente. Vivemos na chamada era da "Pós-Modernidade, onde não existem absolutos, mas sim "verdades relativas". A "sua verdade" e tão boa quanto a "minha" e qualquer discussão ou critica sempre acaba sendo classificada como "intolerância", seja religiosa, filosófica, política...

E é nesse cenário que as seitas prosperam. Desde a fundação da Igreja de Cristo, sempre surgiram grupos que reivindicavam para si os "verdadeiros conhecimentos de Deus". Segredos que apenas eram revelados para determinados "santos ou ungidos", e que por "misericórdia", espalhavam tais ensinos para os quatro cantos da Terra.

Mesmo que tais grupos organizados tenham crescido no decorrer dos séculos, não era algo expressivo. Contudo, na atual atmosfera do "tudo e permitido" e do "não julgues para não seres julgado", muitas seitas tem prosperado e adquirido respeito, tanto por parte dos governos quanto da população em geral.

Contudo, não podemos apenas culpar a atual era permissiva pelo avanço e crescimento das seitas. Parte da culpa também e nossa, dos Guardiões da Palavra de Deus! A Igreja tem realizado um bom trabalho em guardar e organizar o conhecimento bíblico. Mas tem falhado em defende-lo e divulga-lo! 

Tem dúvidas quanto a isso? Então, pergunte a qualquer membro leigo de qualquer igreja evangélica se ele tem condições de explicar e defender a doutrina da divindade de Cristo, com base na Bíblia. Ou pergunte se ele tem condições de conversar com um ateu e defender o criacionismo bíblico e refutar o evolucionismo.

A própria Igreja evangélica tem permitido que heresias entrem em seus arraiais. Ou você pensa que a Teologia da Prosperidade, Cura Interior e o Liberalismo Teológico são ensinos bíblicos? 

Pensando nessas coisas, e tendo em mente que este blog foi criado com o objetivo de defender a Bíblia e suas doutrinas e proclamar a Salvação em Cristo, Nos, os criadores e autores, decidimos escrever alguns artigos sobre determinadas seitas conhecidas e que tem tido êxito em seu proselitismo, levando até mesmo a alguns de nossos irmãos a caírem em tais armadilhas. E triste, mas isso já havia sido alertado por Nosso SENHOR Jesus:


Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.



Temos experiência no assunto. Eu (Marcio) por 10 anos fiz parte da seita conhecida como Testemunhas de Jeová. E também, por aproximadamente 1 ano, fiz parte da conhecida Igreja Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - nome oficial). O coautor do blog, Leandro, Por 20 anos também fez parte das Testemunhas de Jeová. E foi somente pela graça e misericórdia de Deus, que fomos libertos dos ensinamentos heréticos que nos foram ensinados.

Essa não e uma batalha que travamos devido a amargura ou desejo de retaliação. Ambos superamos tais desejos da carne pecaminosa e nos encontramos no que podemos chamar de "zona de conforto" em nossas respectivas Igrejas (Eu, Seminarista Marcio, congregando numa Igreja Batista e cursando Bacharel em Teologia e o Leandro, congregando em uma Assembleia de Deus, sendo Obreiro e Líder do departamento de Inclusão de Novos-Convertidos e Professor da Escola Dominical). Nosso objetivo e ajudar a nossos irmãos em Cristo a não caírem nos engodos e na "voz mansa" desta e de outras seitas que tem se levantado contra a sã doutrina e, ajudar aqueles que se encontram presos a tais ensinos, que ainda se encontram sob tal jugo opressor:


Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,
é orgulhoso e nada entende



Todas as seitas acabaram se originando devido ao orgulho. Seus fundadores, por se acharem os únicos detentores da verdade, acabaram introduzindo conceitos humanos ao invés dos Ensinos, claramente expostos nas Escrituras.

Esta e nossa missão: Confrontar a Verdade Bíblica com as Seitas e Heresias. Não e nosso objetivo atacar pessoas ou grupos religiosos em si. Confrontaremos ideias, sempre tendo por base a Bíblia. Nosso lema e simples: Sola Scriptura! (Somente a Escritura).

Procuraremos analisar as origens históricas, fundadores e ensinamentos das seitas estudadas. Com tais conhecimentos, esperamos que nossos irmãos em Cristo possam defender-se e também, confrontar tais ideias heréticas. Estamos numa Guerra Espiritual e estamos colocando a disposição alguns "armamentos" para os "soldados de Cristo".

Entretanto, tenha em mente que não estamos em guerra contra pessoas. O erro de muitos irmãos e desprezarem aqueles que se encontram presos as seitas. Talvez se eu (Marcio) ou o Leandro tivéssemos tido contato com irmãos zelosos e que soubessem como refutar aquilo que tínhamos como "verdade", poderíamos ter sido libertos a mais tempo e evitado muito sofrimento que passamos "lá dentro", por estarmos "cegos" (2 Coríntios 4:4).

Podemos ser missionários sem termos que ir pregar na África ou nos "confins da Terra", mas indo até os "confins das seitas que moram ao lado". Tu sempre vens até nos para nos "converter". Por que não aproveitar a oportunidade para "ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse."? (Marcos 8:31)

E para você que se encontra preso dentro de alguma seita, garanto o seguinte: Existe vida fora dela! Quando eu era Testemunha de Jeová, ouvia muitos irmãos dizerem que sair da "organização" era a pior coisa que poderia acontecer (Hoje sei que a pior coisa que pode acontecer e não Ser Salvo em Cristo Jesus) e que não existe esperança de alegria para os que estão "de fora". Contudo, eu sobrevivi! ou melhor, eu "passei a viver, pois recebi a Verdadeira salvação pela graça de Deus". E tudo de bom que tenho conquistado até hoje e pôr e pela graça do Senhor Jesus.

Sair e difícil e desafiador. Mas a questão não e simplesmente sair, mas sair por ter comprovado que os ensinos que lhe foram transmitidos, não passaram de um "engano do Inimigo", pois assim declara o SENHOR:


Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem.
De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me", declara o Senhor.



Leia os artigos com mente aberta. Não pedimos que aceite nada sem antes, conferir e ponderar. Siga a prudência dos berneamos:

Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Berneia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.



Paulo e Silas estavam pregando o Evangelho em uma sinagoga. La, encontravam-se Judeus e prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo). Paulo e Silas estavam convictos que tinha as verdadeiras mensagens de Deus. Mas os membros da sinagoga também criam estar com a verdade. Como eles resolveram a questão? "Examinaram as Escrituras" e conferiram se o que Paulo pregava era legitimo ou não. E qual o resultado? "Muitos creram"! Houve muitas conversões e almas foram libertas. E o mesmo pode acontecer com você!
         
A seguir, estaremos aprendendo um pouco sobre seitas e heresias, o que significam, quais suas características e suas classificações. Acredite, isso lhe será bem útil!


Heresia

Vem do grego, hairesis, tem o sentido de preferência. Ato de um indivíduo ou grupo de se afastar do ensino da Palavra de Deus. Adotar suas próprias ideias ou de outrem. Abandono da verdade estabelecida. No século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pelos apóstolos (2Pe 2.1; 2Co 11.3,4). Doutrina contrária ao que e ensinado de forma categórica nas Escrituras.


Como podemos identificar uma Heresia?


Através da analise destes 3 pontos, podemos perceber se um ensino se afasta da verdade bíblica: Apreciação doutrinaria; Contradições com fatos estabelecidos; Incoerência logica:

  • Apreciação Doutrinaria: Quando se escolhe uma "doutrina especifica" e nela se concentra suas emoções e ações em detrimentos das outras. Por Exemplo:  A divindade de Cristo, esquecendo-se da sua humanidade ou vice-versa; Ênfase à unidade de Deus e se obscurece a Doutrina da Trindade; Preocupa-se com o corpo do homem e se esquece de sua alma ou do seu espírito; 

  • Contradições com os fatos:  Histórias e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas. Por Exemplo: O Livro de Mórmon, que não tem nenhuma comprovação, quer por parte da arqueologia, quer histórica de suas narrativas.

  • Incoerência logica: A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A boa ciência confirma a informação bíblica. Por exemplo: As testemunhas de Jeová ensinam que a cidade de Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor em 607 a.C apenas para confirmar sua doutrina da vinda de Cristo em 1914. Contudo e confirmado pela história secular e pela arqueologia que Jerusalém foi destruída por este rei em 586/587 a.C, ou seja, um erro de quase 20 anos!

Seitas

Nada mais e que uma facção, partido, grupo ou cisão. Conjunto de pessoas que ensinam ou Seguem uma heresia.  Grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação particular da Bíblia (Existem seitas que utilizam outros livros sagrados, mas para nossa realidade, nos deteremos as que utilizam a Bíblia). A palavra "seita" vem do substantivo latino cesta e do verbo sequi (seguir), tem sentido de partido, escola, facção; "movimento daqueles que seguem um líder religioso e seus ensinamentos".

Características

Existe uma diversidade muito grande de seitas, que apresentam inúmeras peculiaridades. Mas todas apresentam determinadas características em comum:

● Apresentam novas "revelações":

Sempre aparece alguém com algum "sonho" ou visão de algum anjo ou de Deus, para dar alguma nova doutrina ou ensinamento. Parece que tais pessoas se esquecem de ler 2 Timóteo 3:16;

● Apresentam novas interpretações da Bíblia: 

Sempre o líder recebe alguma "unção especial" que o capacita a ler a Bíblia de forma diferente (e somente a sua forma e a correta);

● Apresentam um outro Jesus:

Ou Jesus e apresentado como um anjo (Arcanjo Miguel), ou irmão de Lúcifer, ou simples homem. Nunca como Deus;

● Rejeitam o Cristianismo Ortodoxo: 

Consideram que o Cristianismo histórico se deteriorou numa grande apostasia, lá pelos idos do Tempo do Imperador Constantino;

● Possuem uma liderança muito forte, dominante:

Que o digam as Testemunhas de Jeová, que tem todos os aspectos de suas vidas controlados pelos ensinos do "Corpo Governante" - Saiba mais no próximo artigo, escrito por Leandro Rocha;

● Mudam constantemente sua teologia:

As verdades apresentadas pela Bíblia são imutáveis. Já os ensinos dos homens não. Por exemplo, a poligamia era permitida entre os Mórmons no seu início. Mas, devido a muitos atritos com as autoridades Americanas, um dos líderes recebeu uma "revelação" dizendo que apenas a monogamia era permitida. Se eles tivessem lido Mateus 19:4-6, poderiam ter evitado esse tipo de problema;

● Apresentam falsas profecias:

Perdi a conta de quantas vezes predisseram a data da "vinda de Cristo"! Testemunhas de Jeová e Adventistas tem tal histórico;

● Garantem salvação pelas obras:

Parece que o sacrifício de Cristo nunca e suficiente para os que seguem ou fundam as seitas. Experimente não pregar de casa em casa, se for testemunha de Jeová ou, ser caridoso se for Espirita. Sua "salvação" pode está com os dias contados;

● Possuem um conceito elevado de fraternidade restrito à própria seita:

Isso e uma coisa que as Igreja evangélicas poderiam imitar. E a questão de "um proteger o outro". O Maçom tem esse espirito se fraternidade;

● A base escriturística em algumas seitas é a Bíblia e " doutrinas " do fundador: 

A Bíblia nunca e suficiente. Sempre e necessário outros "livros sagrados" para "fundamentar" seus ensinos. A testemunha de Jeová tem seus "livros de estudo bíblico"; os mórmons o Livro de Mórmon; os Adventistas os escritos de sua "profetiza", Ellem G. White...;

● Acentuado espírito proselitista; 

Outro ponto para eles! Estudam muitas suas doutrinas e querem sair a "converter o mundo". E algo que a igreja Evangélica precisa resgatar. Toda testemunha de Jeová prega de casa em casa e recebe treinamento para isso. Os mórmons, durante sua juventude, dedicam 2 anos de suas vidas em trabalho missionário. O Adventista também tem seus missionários. Outra dica para nos, evangélicos;

● Presença dos líderes carismáticos, novos profetas ou gurus:

Muito comum as pessoas seguirem a pessoas que a Deus. Se uma pessoa tem carisma natural (ou mesmo de origem satânica!) ela pode usar isso para desviar as pessoas. O "Pastor Russel (Fundador das TJ's) era uma pessoa carismática. Muitos Pastores Neopentecostais também o são, e embora não propaguem ensinos heréticos (pelo menos a maioria), podem desviar a atenção das pessoas de Deus para si mesmas.




Classificação das Seitas

Para fins didáticos, as seitas são classificadas em vários tipos. Não e uma lista exaustiva. A cada dia, dezenas de seitas surgem no mundo. E nem estaremos a estudar a todas elas. Mas com essas pequenas "dicas" listadas acima, ficara mais fácil identificar uma seita. Também e importante frisar que na só poderemos saber o que é errado se soubermos primeiro o que e correto. Estude a Bíblia e aprenda suas Doutrinas, assim você não cairá no engodo e nos falsos ensinos:


1) Pseudocrístão: Testemunhas de Jeová, Adveníssimo do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de Deus (também conhecida por "A Família"), Tabernáculo da Fé, Só Jesus, Igreja da Unificação (Reverendo Moon), Voz da Verdade, Testemunhas de Yehochua, Igreja Pentecostal Unida do Brasil; 

2) Orientais: Arte Mahikari, Hare Krishna, Seicho- no-iê, Igreja Messiânica Mundial, Meditação Transcendental; 

3) Ocultistas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Santo Daime, Racionalismo Cristão, 
Ciência Cristã e Nova Era; 

4) Afro-brasileiras: Umbanda, Quimbanda, Candomblé; 

5) Secretas: Maçonaria, Ordem Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma 
Associação ou confraria, ela é, também, uma religião. 

Essa e apenas uma pequena introdução sobre um assunto vasto. Recomendamos que você leia a Bíblia, participe ativamente da Escola dominical de sua Igreja, leia livros cristão sadios e recomendados pela sua liderança e tome cuidado com qualquer pessoa que queira lhe "ensinar" conteúdos que divergem do que a Bíblia ensina.

Oramos para que Deus possa abençoar seus estudos. Oramos por você, que se encontra escravo de uma organização, de um guru, líder ou ensino falso. Cristo pregou, não a escravidão a um sistema rígido ou a pessoas que se dizem "iluminadas"! Jesus veio ao mundo para:


Pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
e proclamar o ano da graça do Senhor".



As boas novas e que não precisamos ser mais escravos do pecado. Não precisamos nos esgotar cumprido "regras e normas" ou "meditando e buscando o nirvana" por nossas forças. A Salvação não depende de nossos esforços, mas de Deus:


Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.


Você não precisa seguir a um Líder, guru, Ancião, Sacerdote ou mesmo algum "Apostolo" que se diz o único detentor da verdade e o caminho que o levara a Salvação. Só existe Um, que se encaixa nessa função:


Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.



Jesus esta te chamando para a Salvação. Escute a Sua voz. Ponha a prova aquilo que lhe e ensinado. E isso não vale apenas para você, mas para qualquer pessoa que deseja buscar a Verdade de Cristo.

Nossas orações são para que o Espirito Santo possa falar ao seu coração. Que seus olhos possam se "abrir" e enxergar a Cristo. E que vocês tenham forca para lutarem contra as ansiedades e perseguições que, provavelmente, vocês enfrentarão por buscarem a Verdade e a Vida.

Acompanhem os próximos posts. E nosso desejo que eles possam ser uteis a todos os que se interessam em buscar e aprender as Verdades das Escrituras.



Shalom

Seminarista Marcio Carvalho

Livros recomendados para estudo (E que tambem foram consultados para esta pesquisa)

  • Seitas e Heresias ( Raimundo de Oliveira- CPAD)
  • Respostas as Seitas (Norman Geisler & Ron Rhodes - CPAD)




Nenhum comentário:

Postar um comentário