19 de jul. de 2014

Estudo Sobre Seitas e Heresias - Parte 2 - Mormonismo




Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. - João 7:24


Prosseguindo com a serie sobre Estudo de Seitas e heresias, passaremos a aprender sobre a chama Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, popularmente conhecida como igreja Mormom.

Os mormons sao um povo muito simpatico. Sao prestativos, honestos, tem um alto padrao de moralidade. Sao dizimistas exemplares e dao muito valor a familia. Sao extremamente religiosos e divulgam sem medo ou vergonha suas crencas. Falam sobre Jesus e dizem seguirem seus ensinos. Enfim, olhando por alto, nada haveria de estranho neles ou em seus ensinos. Para um observador desavisado, eles de fato seriam apenas mais uma denominacao de cristaos no mundo. Porem, um estudo mais profundo nos mostra o quao equivocados estao os mormons em afirmarem ser a unica religiao verdadeira. Na verdade, toda a sua base doutrinaria se baseia nas premissas de seu fundador Jose (Joseph) Smith, que possui um historico negativo de profecias nao cumpridas (Leia Deuterononio 18:22).

Para entendermos melhor o mundo mormon,  vamos saber um pouco sobre sua Historia e depois, estaremos analisando algumas de suas crencas distintivas, confrontando-as com as Sagradas Escrituras.

Historia

Segundo seu próprio relato, Joseph Smith Jr., aos quatorze anos de idade, após querer saber a qual igreja de sua época deveria se filiar , retirou-se para ler a Bíblia em seu quarto quando leu, em Tiago 1:5: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" . Refletindo sobre o que lera, Joseph retirou-se em oração  e afirmou ter recebido uma visão na manhã de primavera de 1820, num bosque próximo à sua casa , na qual Deus e Jesus Cristo lhe ordenaram que não se filiasse a nenhuma das igrejas existentes , mas que restaurasse a verdadeira Igreja de Cristo. Este acontecimento é conhecido como a Primeira Visão. A tradição da Igreja diz que Joseph Smith recebeu do anjo Morôni a informação sobre o local onde estavam enterradas uma coleção de placas de ouro gravadas, que continham um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e que também continha a plenitude do evangelho eterno. Mais tarde este registro nas placas seria traduzido por Joseph Smith Jr. alegadamente pelo dom e poder de Deus, dando origem ao Livro de Mórmon, que constitui a base de fé da Igreja. O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos Santos dos Últimos Dias, deriva do nome do profeta Mórmon, que teria sido um dos autores e compiladores das escrituras que formaram o Livro. É dito ainda que, em 22 de setembro de 1827, o anjo Morôni, na Colina Cumorah (localizada no Condado de Ontário, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos) entregou a Joseph Smith Jr. as placas de ouro a fim de que Joseph as traduzisse. Joseph e Oliver Cowdery concluíram a alegada tradução em 1830 e o Livro de Mórmon foi publicado no dia 26 de março deste mesmo ano.

Ainda em 1830, em 6 de abril, na cidade de Fayette, no estado de Nova Iorque, foi instituída a Igreja, que rapidamente cresceu, gerando contra si fortes perseguições que culminaram no assassinato de Joseph Smith Jr. e seu irmão Hyrum Smith em 1844, no cárcere de Carthage, em Nauvoo. (Wikipedia)

A Historia oficial dos mormons pode ser encontrada em seu site oficial www.mormon.org. Segue abaixo, parte dela:

Joseph, na época um rapaz de quatorze anos, tinha o desejo de encontrar a verdade. Como o restante de sua família, ele era profundamente religioso e, quando chegou a época de ser batizado, Joseph deveria decidir a qual das muitas denominações cristãs iria filiar-se. Após cuidadoso estudo, ainda se sentia confuso. Ele mais tarde escreveu: “Tão grandes eram a confusão e a contenda entre as diferentes denominações, que para alguém jovem como eu […] era impossível chegar a qualquer conclusão definitiva acerca de quem estava certo e de quem estava errado […]. Em meio a essa guerra de palavras e divergência de opiniões, muitas vezes disse a mim mesmo: Que deve ser feito? Quem, dentre todos esses grupos está certo, ou estão todos igualmente errados? Se algum deles é correto, qual é, e como poderei sabê-lo?” (Joseph Smith — História 1:8, 10).

Joseph buscou orientação na Bíblia. Ele leu:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5).

Esse versículo o impressionou profundamente. Ele decidiu orar acerca do que deveria fazer, com a fé singela de que Deus o ouviria e responderia a ele…

Em resposta a sua humilde oração, Deus chamou Joseph para estabelecer a Igreja de Jesus Cristo.
Na primavera de 1820, Joseph foi ao bosque perto de sua casa e ajoelhou-se para orar. Ele descreveu sua experiência: “Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim […] Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!” (Joseph Smith — História 1:16, 17).

        A visão do Pai Celestial e de Seu Filho Jesus Cristo foi o início do chamado de Joseph Smith como profeta de Deus. Foi dito a ele que nenhuma das igrejas na Terra tinha a plenitude da verdade. Com o passar do tempo, Joseph Smith foi escolhido para estabelecer a Igreja de Cristo e restaurar o sacerdócio, ou a autoridade para agir em nome de Deus. Ele foi guiado por Deus a um antigo registro e foi-lhe dada a capacidade de traduzi-lo para o inglês. Esse registro é chamado de Livro de Mórmon. Ele continuou a orar e receber revelação para a Igreja durante sua vida. Essas revelações foram reunidas em um livro de escrituras chamado Doutrina e Convênios e mostra que Deus ainda lidera Seus filhos hoje. Joseph Smith organizou formalmente A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 6 de abril de 1830.

Uma historia bem fantastica por sinal. Podemos nela que os mormons nao acreditam ser apenas mais uma religiao no mundo. Eles creem ser a “restauracao da verdadeira igreja primitiva”. Sao por definicao, restauracionistas. Com isso, creem que todas as outras religioes ( inclusives as cristas) estao erradas e nao podem salvar.

Eles acreditam que o verdadeiro evangelho sumiu da face da terra, logo apos a era Apostolica, sendo restaurado logo apos o surgimento de Joseph Smith! A seu ver, todas as outras igrejas sao falsas. Todos os cristaos das eras passadas eram corruptos, apostatas e falsos.

Sao afirmacoes fortes. E para tanto precisam estar fundamentadas. Contudo, a propria historia mormon tem dificuldades em manter seu proprio fundamento. Tudo comecou com uma visao que Jose Smith teve. Essa visao e muito importante, sendo a propria base do mormonismo, segundo seus mais importantes lideres:

David O. McKay, apóstolo e líder mórmon declarou: "A aparição do Pai e do Filho a José Smith é o fundamento desta igreja." - David O. McKay, Gospel Ideals (Ideais do evangelho) - (Salt Lake City: The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints, 1953), página 85.

O apóstolo mórmon John A. Widtsoe disse: "A Primeira Visão, de 1820, é de importância vital à história de José Smith. Sobre sua realidade descansam a verdade e o valor de seu trabalho subseqüente. John A. Widtsoe, Joseph Smith - Seeker After Truth (Joseph Smith - buscador da verdade) - (Salt Lake City: Deseret Book Co., 1951), página 19.

Contudo, existem relatos de pelo menos 3 versoes diferentes para esta mesma visao! E isso tambem podemos verificar pelos escritos de algumas autoridades mormons:

Orville Spencer, preeminente mórmon do começo da igreja, escreveu uma carta de Nauvoo, no estado de Illinois, em 1842, dizendo: "José Smith, ao ter as primeiras manifestações dos grandes desígnios dos céus, não estava longe da idade de dezessete anos. - Millenial Star (Estrela Milenar), vol. 4, página 37.

Enquanto esta excitação continuava, ele continuava a clamar ao Senhor em secreto por uma manifestação plena da aprovação divina e, para ele, a informação de grande importância, se um Ser Supremo existia, que tivesse a certeza de ser aceito por ele... Na noite do dia 21 de setembro de 1823, nosso irmão, antes de ir para o quarto, tinha a mente completamente envolvida com o assunto que por tanto tempo o havia agitado -- seu coração fazia oração fervorosa... enquanto continuava orando por uma manifestação, de alguma maneira, de que seus pecados haviam sido perdoados; esforçando-se para exercitar fé nas Escrituras, de repente uma luz como a do dia, só que de uma aparência e brilho mais puros e gloriosos, invadiu o quarto... e num momento um personagem apareceu perante ele... ouviu-o declarar ser o mensageiro enviado por mandamento do Senhor, para entregar uma mensagem especial e testemunhar-lhe que seus pecados estavam perdoados." - Messenger and Advocate (Mensageiro e advogado), vol. 1, pp. 78,79. Citado por Tanner em The First Vision Examined (Salt Lake City: Modern Microfilm co., 1969), p. 15.

Mesmo entre os mormons, ha divergencia na idade em que seu Profeta Maior teria recebido a visao que e considerada “ o fundamento” de sua religiao.A versao oficial diz ter ele 14 anos. Mas outros eruditos mormons relatam a idade de 17 anos. E as contradicoes nao param por aqui:

De acordo com Orson Pratt,Apostolo Mormon: "Logo um indivíduo obscuro, um jovem, levantou-se, e no meio de toda a cristandade, proclamou as novas espantosas de que Deus lhe havia enviado um anjo... isto ocorreu antes de este jovem ter 15 anos de idade.ournal of Discourses (Diário de discursos) - Liverpool, England : F.D. e S. W. Richards, Pub., 1854. Edição reimpressa, Salt Lake City, 1966), vol. 13, pp. 65,66. O Journal of Discourses é uma coleção de sermões por Brigham young, Orson Pratt, Heber Kimball e outros de 1854 a 1886.

John Taylor, o terceiro presidente da igreja mórmon, afirmou: "Como é que se originou este estado de coisas chamado mormonismo? Lemos que um anjo desceu do céu e revelou-se a José Smith e manifestou-lhe, em visão, a verdadeira posição do mundo do ponto de vista religioso. [10] Journal of Discourses, vol. 10, p. 127.

A visao oficial da Igreja SUD (sigla de Santos dos Ultimos dias) relata que seu Profeta recebeu a visita do Pai e do Filho. Mas alguns de seus lideres afirmam ter sido a visita de um anjo!

Como confiar numa Igreja que afirma ser a Unica Igreja Verdadeira, se nem ao menos seus lideres estao de acordo sobre a data e a natureza exata da visao que dizem ser seu fundamento? (Leia Mateus 7:24-27). Apenas isso, ja seria um motivo para certa desconfianca. Mas as contradicoes se avolumam mais e mais, conforme se vai estudando e se aprofundando em suas principais doutrinas e ensinos.

Mormonismo - Origens de sua Base Doutrinaria

Diz a Biblia: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. - 2 Timóteo 3:16-17

Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apòstolos(Pedro e os 11) do Senhor e Salvador. - 2 Pedro 3:2

A Biblia e a suficiente e completa palavra de Deus. Ela informa, ensina, exorta e admoesta todo o necessario para a vida Crista. Ela e nossa base e qualquer coisa que va alem dela e algo maldito (leia Galatas 1:9).

Contudo, a Biblia nao relata tudo em pormenores. Existem certos trechos, historias ou informacoes, que nao foram escritos na integra. E por que? Simplesmente porque Deus nao achou necessario para nossa formacao espiritual:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. - João 21:25

Quantas coisas nao disse Jesus? Quantos milagres ele nao realizou que nao ficamos sabendo? Segundo o Apostolo Joao, foram tantos que nao caberiam em muito livros. E por que Nao poderiamos saber? A questao nao e que nao poderiamos, mas que Deus nao achou necessario para nos.

Confianca. Esse e o aspecto que todo Cristao deve ter com relacao a Deus e a Sua Palavra Escrita. Contudo, muitos nao se sentem satisfeitos apenas com a Biblia. E saem a fazer especulacoes, criar fabulas, ter visoes, como forma de tentar preencher as lacunas que surgem nas Escrituras. E assim surgem muitos “livros Inspirados”, que passam a complementar a Biblia. Assim aconteceu com os Mormons.

Os Livros considerados Sagrados e Inspirados por Deus, segundo os Mormons sao: A Biblia, o Livro de Mormon, Doutrinas & Convenios e Perolas de Grande Valor. Isso esta nas suas 13 Regras de Fe, no ponto 8:

“Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.”

Eles creem na Biblia, mas apenas se for traduzida corretamente. Nada ha de errado nisso. Todavia, eles criam uma certa incerteza ao afirmar que a Biblia pode ter sido “corrompida” nos seculos de apostasia. Leia o que o apóstolo Orson Pratt da igreja dos Santos dos Últimos Dias diz em seus comentários acerca da Bíblia: "Quem sabe que até mesmo um único versículo da Bíblia tenha escapado à poluição, de modo que transmita o mesmo sentido agora que teve no original? - Orson Pratt, Divine Authenticity of the Book of Mormon, pp. 45-47. Citado por Marvin Cowan, Mormon Claims Answered (Salt Lake City: Marvin Cowan Pub., 1975), p.21,22.

Mas, o Livro de Mormon, nao. Ele veio diretamente de Deus, sem risco de ter sido traduzido incorretamente!

Outra afirmacao serissima. Se a Biblia nao e confiavel, entao o que sobra e o Livro de Mormon como palavra pura de Deus. Com isso, deveriamos crer no que ele ensina.

Entretanto, podemos ter certeza da exatidao da Biblia. Existem mais de 6 mil manuscritos antigos que poder ser verificados ( como ja foram por muitos eruditos) que provam que o texto original nao foi alterado. Temos o texto hoje, assim como Pedro, Paulo ou o Rei Davi liam. Historica e arqueologicamente a Biblia tem se mantido verdadeira. Cidades citadas na Biblia, como Babilonia, Ninive ou Ur existiram e temos como prova, os sitios arquelogicos escavados no Oriente Medio. Reis como Nabucodonosor, Belsazar ou Herodes que sao citados nas Escrituras, tambem sao citados por historiadores antigos e por manuscristos de suas epocas. E os outros “Escritos Sagrados” do mormonismo? Passam por esses simples testes? Analizaremos brevemente o Livro de Mormon, por ser o “carro chefe” do mormonismo, amplamente divulgado e distribuido por seus missionarios.

Livro de Mormon

Essa e a Descricao sobre o conteudo e a historia do Livro de Mormon. Retirada de seu site www.mormon.org :

O Livro de Mórmon é a palavra de Deus, assim como a Bíblia. É escritura sagrada, com forma e conteúdo semelhantes à Bíblia. Os dois livros contêm a orientação de Deus conforme revelada aos profetas bem como histórias religiosas de diferentes civilizações. Enquanto a Bíblia é escrita para e sobre as pessoas da terra de Israel e imediações e abrange da criação do mundo até pouco depois da morte de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon contém a história e os procedimentos de Deus com o povo que viveu nas Américas aproximadamente entre 600 AC e 400 DC. Os profetas do Livro de Mórmon registraram a comunicação de Deus com Seu povo, que foi compilada por um profeta chamado Mórmon, em placas de ouro.

Antes de esses fiéis cristãos perecerem, seu registro foi escondido para sua segurança. Joseph Smith obteve esses registros em 1827 e com o dom e poder de Deus foi capaz de traduzir os escritos antigos para o que temos hoje. O Livro de Mórmon, junto com a Bíblia, testifica que Jesus Cristo é nosso divino Redentor e que, vivendo de acordo com Seu evangelho, podemos encontrar paz nesta vida e felicidade eterna na vida vindoura.
Quando Joseph Smith estava com 21 anos de idade, um anjo chamado Morôni deu a ele os registros antigos. Joseph possuía pouca educação formal e não conhecia o idioma antigo escrito nas placas de ouro, mas ele foi capaz de traduzi-lo porque Deus deu a ele o dom e o poder para fazê-lo.

A historia do livro de Mormom e fantastica. Resumidamente: Uma familia que vivia em Jerusarem foi chamada por Deus para ir a uma terra estranha. No ano 600 AC eles navegaram ate a America e deram origem a duas nacoes : Nefitas e Lamanitas. Apos seculos de muitos conflitos, o nefitas foram exterminados e o lamanitas prosperaram, dando origem aos atuais indios americanos. Um sacerdote nefita de nome Mormon vendo que sua nacao seria destruida, escreveu em placas de ouro a historia das nacoes e seu filho Moroni as enterrou num Monte (Que por “coincidencia” ficava proximo a casa de Jose Smith).

O Anjo Moroni deu as placas a Jose Smith e o “Urim e Tumim” que de acordo com os historiadores mormons, o ajudaram a traduzir o livro do que o Joseph dizia ser a escrita do Egipcio Reformado. que nenhum homem era capaz de traduzir.

Os mormons dizem crer no livro de Mormon como Palavra de Deus. E incentivam a todos a crerem tambem. Vejam o conselho que eles nos dao para termos certeza se este livro e verdadeiro ou nao, tirados do site oficial citado acima:

Claro que uma coisa é ler o Livro de Mórmon e outra é acreditar profundamente em nosso coração que ele é verdadeiro. Essa crença sincera, ou testemunho, na veracidade do Livro de Mórmon vem quando Deus envia Seu Espírito para confirmar a verdade do que lemos. Podemos sentir essa confirmação quando estudamos o Livro de Mórmon com diligência e fé, conforme a promessa na escritura a seguir:

“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:4).

O método de Deus é simples: nós lemos o Livro de Mórmon; oramos e pedimos a Deus que nos diga se o que lemos é verdadeiro e Ele nos responde por meio de sentimentos de paz e da confirmação dada pelo Espírito Santo. Em primeiro lugar, temos que estudar o Livro de Mórmon diligentemente, aplicando seus princípios em nossa vida e fazendo o possível para entender as lições que Deus quer que aprendamos. Em segundo lugar, temos que orar“com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo”. Precisamos esperar e acreditar que Deus nos responderá e talvez tenhamos que orar mais de uma vez. Finalmente, precisamos estar desejosos de aceitar a resposta quando ela vier, e ela virá. Acreditar que o Livro de Mórmon realmente contém a palavra de Deus significa que estamos desejosos de viver os padrões de fé e obediência que Deus descreve no livro. Deus prometeu que nos abençoará abundantemente se vivermos à altura de Seus altos padrões.

Os mormons descrevem esse sentimento de paz como um “ardor no peito”, significando um testemunho e a confirmacao da veracidade do livro de Mormon. Essa e a confirmacao principal que eles dao como garantia da “Inspiracao divina” deste livro.

Contudo, nao devemos confiar em nossos sentimentos como prova de algo. Nosso coracao pode nos pregar pecas e mesmo Satanas pode utilizar de meios sobrenaturais para nos enganar (Leia 2 Corintios 4:4,5). A Biblia nos diz:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? - Jeremias 17:9

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. - Atos 17:10-11

Nao devemos confiar em sentimentos, mas sim examinando, utilizando a razao e o intelecto para confirmar a veracidade, nao somente do livro de mormon, mas de qualquer livro que se qualifique como “Inspirado por Deus”. Devemos seguir o exemplo biblico de nossos irmaos da igreja de Bereia, que pesquisaram e examinaram as Escrituras. Eles nao se deixaram levar por emocoes ou “ardores no peito”. Antes, estudaram e puderam comprovar a veracidade do que o Apostolo Paulo ensinava.

O livro de Mormom tambem apresenta alguns problemas que valem a pena serem expostos:

1.       Joseph afirmava que o Egipcio reformado era uma lingua que ninguem conhecia e que estava a mais de 1000 anos desaparecida da Terra. Contudo existe milhares de passagens do livro de mormon que contem trechos inteiros da Versao da Biblia Rei Tiago de 1611! Por Exemplo, compare Isaias 53:2-4 com Mosiah 14:2,3,5;

2.       O livro de mormon foi escrito com uma gramatica pobre. Um livro que se diz Inspirado por Deus, deveria no minimo, ter uma boa gramatica. Mesmo o Apostolo Pedro, sendo pescador, por inspiracao divina, pode apresentar uma boa escrita. Interessante e que a gramatica no livro de mormon so melhora nas passagens onde sao verificadas as “citacoes” da Versao Rei Tiago!

3.       Comparando-se a primeira versao publicada do livro de mormon com as atuais, foram verificadas nada menos que 4000 correcoes em gramatica, pontuacao e ortografia do dito livro “Inspirado”. A seguir apresentamos uma pequena lista das alteracoes ( Extraido do Livro “A Ilusao Mormon -Floyd C Mcelveen :

·         1.Edição de 1830, página 52: "que surgiste das águas de Judá, o qual juras pelo nome do Senhor." Edição de 1963, 1 Nefi 20:1: "que surgiste das águas de Judá ou das águas do batismo; que juras em nome do Senhor."

·         2.Edição de 1830, página 303: "Sim, sei que ele concede aos homens, sim, decreta-lhes decretos inalteráveis, segundo o seu desejo." Edição de 1963, Alma 29:4: "Sim, sei que ele concede aos homens segundo o seu desejo."

·         3.Edição de 1830, página 31: "Tampouco permitirá o Senhor Deus que os gentios para sempre permaneçam nesse estado de ferimento horrível." Edição de 1963, 1 Nefi 13:32: "Tampouco permitirá o Senhor Deus que os gentios permaneçam para sempre nesse horrível estado de cegueira."

·         4.Edição de 1830, página 555, "...seus filhos e filhas, que não eram, ou que não visam sua destruição." Edição de 1963, Éter 9:2: "...seus filhos e filhas que não visaram sua destruição."

·         5.Edição de 1830, página 262: "E sucedeu que ele começou a pleitear por eles daquele momento em diante; mas isso o insultou, dizendo: Estás também possuído pelo Diabo? E aconteceu que cuspiram nele." Edição de 1963, Alma 14:7: "Ele começou a pleitear por eles daquele momento em diante; mas eles o insultaram, dizendo: Estás também possuído pelo Diabo? E cuspiram nele."

·         6.Outra mudança do Livro de Mórmon de 1830 refere-se a Mosíah 21:28. O Rei Benjamim já havia morrido (Mosíah 6:5; página 186 de edição brasileira de 1975) na edição de 1830 do Livro de Mórmon. Evidentemente, Smith esqueceu-se disso e em Mosíah 21:28, disse que o Rei Benjamim ainda estava vivo! Mais tarde, mórmons envergonhados mudaram o nome do rei para Rei Mosíah, assim removendo a contradição óbvia!

E a lista de “dificuldades” do livro de mormon parece nao ter fim. Pudemos observar que dificilmente um livro “Inspirado por Deus” poderia  valer-se de plagio ou de uma gramatica pobre. Mas, a situacao piora quando se avalia sua veracidade historica, arqueologica e atropologica. Muito do que o livro de mormon conta das historias do nefitas e lamanitas, seu crescimento demografico, seu grau de desenvolvimento, sua grande cultura, simplesmente nao encontram apoio historico e provas arqueologicas. Em resumo, os problemas com os quais os mormons se defrontam para provar a “veracidade” de seu livro sagrado:

1.       Rápido aumento da população. segundo o Livro de Mórmon, em 30 anos, duas nações surgiram de 28 pessoas ou menos (ver 1 Nefi; 2 Nefi 5:5, 6, 28). Nesta época as duas nações (que mesmo tendo um elevadíssimo índice de crescimento só podia ter uma população de várias centenas, e a maioria constituída de mulheres e crianças) dividiram-se e tornaram-se inimigos ferozes chamados nefitas e lamanitas;

2.       Refere-se às poderosas cidades que os nefitas e jareditas construíram. E "construíu muitas cidades poderosas" (Éter 9:23; ver também Alma 50:15). O Livro de Mórmon menciona, pelo menos 38 nomes de cidades: Amoniah, Gideon, Jacobugat, Jerusalém, Manti, Shem, Zarahemla, etc., todas no Novo Mundo. Entretanto, nem um dos locais destas cidades jamais foi encontrado, nem na América do Sul nem na América Central.

3.       História de Livro de Mórmon jaz nas línguas dos povos primitivos. É impossível que as línguas egípcio reformado e hebraico pudessem ter desaparecido tão completamente se tivessem sido usadas tão extensivamente nas Américas por centenas de anos. (Citado de A ilusao Mormon)

O livro de Mormon faz citacoes sobre caes, porcos, cavalos, jumentos que somente estiveram na America , APOS a chegada dos colonos europeus, nos idos de 1500 DC. Outra dificuldade que os mormons enfrentam e no campo da antropologia. O livro de mormon afirma que os indios sao descentes dos lamanitas, que eram descentes dos israelitas. Nunca foi encontrado nada que pudesse ligar os indios americanos, seja na cultura, escrita ou linguistica  aos judeus. Mesmo no campo da genetica, as coisas somente pioram, pois ja foi verificado que os indios americanos nada mais sao que descentes do povo asiatico!

Assim, cai por terra qualquer alegacao de que o Livro de Mormon seja inspirado por Deus. Deus nao erra, nem comente equivocos. Como diz a Biblia sobre Deus:

Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. - 1 Coríntios 14:33

Doutrinas e Ensinamentos Mormons

Os mormons afirmam serem cristaos e seguirem os preceitos e ensinos da Biblia, acrescidos das “revelacoes de seus profetas” e dos Livros de Mormon, Doutrinas e Convenios e Perolas de Grande Valor. Nao discutimos o grau de sinceridade com que seguem e aplicam suas doutrinas. Sabemos que a maioria dos mormons sao bondosos, sinceros e caridosos. Contudo, o que de fato estamos buscando e a verdade biblica, para que possamos adorar o Pai em espirito e verdade. O que importa nao e a forma como pensamos e achamos que devemos adorar a Deus, mas sim, a forma como Deus quer que facamos.

A Biblia e clara ao afirmar:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; - 1 Timóteo 4:1

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. - Gálatas 1:6-8

Devemos tomar cuidado com qualquer um que venha apresentando um “Evangelho Diferente”. Eis a capa do Livro de Mormon. Observe a ultima frase:
       

“Outro Testamento de Jesus Cristo”.  Outro testamento implica em um novo evangelho.

Esse evangelho tem doutrinas que divergem do que e ensinado na Biblia. O tempo nao permite que nos aprofundemos em todas. Citaremos algumas que nos parecem mais discrepantes.

O Deus Mormon: "Cremos em um Deus que em si mesmo é progressivo, cuja majestade é a inteligência; cuja perfeição consiste em progresso eterno - um Ser que atingiu seu estado de exaltação por um caminho que agora seus filhos têm permissão de seguir, cuja glória é sua herança partilhar. A despeito da oposição das seitas, em face a acusações diretas de blasfêmia, a igreja proclama a verdade eterna, 'Como é o homem, Deus uma vez já foi; como Deus é, o homem pode ser". James E. Talmage, A Study of the Articles of Faith (Salt Lake City: The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 1952), p.430.

"O próprio Deus já foi como somos agora, e é um homem exaltado e senta-se no trono dos céus além!... Vou dizer-lhe como Deus veio a ser Deus. Sempre imaginamos e supusemos que Deus fosse Deus desde toda a eternidade. Refutarei tal idéia e tirarei o véu, para que possam ver”. Joseph Fielding Smith, comp., Teachings of Prophet Joseph Smith (Salt Lake City: Deseret News Press, 1958).

Na pratica, os mormon sao politeistas. E creem que Deus teve um principio, sendo um homem como nos, que progrediu ate o ponto de se tornar Deus. Eles creem em muitos deuses, e acreditam que se seguirem os preceitos mormons, tambem poderao ser deuses e ter filhos espirituais. Um texto da Biblia que citam para apoiar essa ideia e 1 Coríntios 8:5, 6: "Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu, ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores todavia, para nós há um só Deus". Contudo, este texto foi simplesmente tirado fora de seu contexto. Paulo aqui esta falando sobre os deuses pagaos e nao pregando uma doutrina sobre evolucao espiritual.

Se Deus evoluiu e, se de fato existem outros deuses, como fazer com essas afirmacoes tao claras das Escrituras?:

"Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais e me creiais e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou e depois de mim nenhum haverá - Isaias 43:10

"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus" - Isaias 44:6

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus”. - Salmos 90:2

Ate mesmo o livro de mormon ensina algo diferente da doutrina oficial da igreja SUD, entrando em choque com as afirmacoes de suas autoridades maximas:

"Pois que não lemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre de transformação?" - (Mórmon 9:9);

"Porque sei que Deus não é um Deus parcial, nem um ser variável; ao contrário é imutável de eternidade a eternidade" - (Moron 8:18);

"Deus... por existir de eternidade em eternidade" - (Moroni 7:22).

A coisa complica mesmo. Se eles afirmam seguir a Biblia, porque ensinam algo tao contrario a Ela? Por que contradizem ate mesmo o livro de Mormon? Deus e Eterno. So ha um unico Deus, um unico Criador. Tem algo estranho nestas “Doutrinas”.

O Jesus Cristo Mormon: Os mormons ensinam ser Jesus um deus chamado Jeova, que era irmao espiritual de Satanas. Diferente do Deus Pai, que chamam de Elohin. A Biblia utiliza estes nomes de forma intercambiavel aplicando-os tanto a Cristo como ao Deus Pai. Os mormons dizem que Jesus atingiu o status de deus, ainda em sua preexistencia nos Ceus. Contudo, a Biblia ensina que Jesus nao se tornou deus, mas que Ele Sempre foi Deus:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. - Isaías 9:6

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. - Miquéias 5:2

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. - João 1:1-3

Poligamia: Em seu inicio, os mormons eram poligamos. E ainda hoje, algumas dissidencias da igreja mormon seguem esse proceder, mesmo sendo proibido pelo governo. A Biblia e clara ao instituir a monogamia como regra ( Genesis 2:18-25) e inclusive o proprio livro de mormon afirma semelhante coisa : "Eis que Davi e Salomão, realmente, tiveram muitas mulheres e concubinas, o que foi abominável diante de mim, diz o Senhor" (Jacó 2:24). Entao, por que os mormons seguriam tal proceder?

Varios escritores mormons dizem que Joseph Smith teve 48 esposas! Ele teve uma “revelacao” que acabava permitindo essa pratica. Diz Joseph em Doutrinas & Convenios 132:52, uma revelacao que havia sido dada a sua esposa, Emma:  "Receba todas as que foram dadas ao meu servo José..."

Contudo, devido a perseguicao que a Igreja passou das autoridades devido a essa pratica,um de seus presidentes, Wilford Woodruff obteve uma "revelação" conveniente de Deus a tempo de evitar a pressão sempre crescente do governo e a perseguição contra a poligamia. No dia 25 de setembro de 1890, proclamou um manifesto declarando as intenções dos mórmons de obedecer às leis do país quanto ao ter uma única esposa.

Mas por que os mormons tinham tanto interesse na poligamia? Simples, ela era um pre-requisito para se tornar um “deus” numa vida futura:

“Os únicos homens que se tornam deuses, até mesmo filhos de Deus, são os que aceitam a poligamia."Brigham Young, Journal of Discourses, vol.11, p.269. (Veja também vol.3, p.266.)

Ate que ponto um ser humano pode se desviar do caminho da verdade por aceitar doutrinas de homens…

Batismo: Os mormons consideram fundamental o batismo para ser salvo.Quem nao e batizado na igreja mormon nao pode obter a salvacao segundo seus ensinos. Nem mesmo o livro de mormon ensina tal coisa. Esse e um ensino de uma “revelacao” posterior que Joseph Smith que se encontra nas secoes 124 e 128 do livro Doutrinas e Convenios. Inclusive realizam o batismo dos mortos como forma de proporcionar a salvacao aqueles que ja se foram. Eles possuem o maior banco de dados genealogicos do mundo, com o fim de proporcionar tal batismo aos seus antepassados. Eles realizam uma especie de “batismo por procuracao”,quando uma pessoa representando o falecido e batizada, costumeiramente num Templo Mormon. Joseph utilizou o texto de 1 Corintios 15:29

“Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”

Contudo, esse e um exemplo de criar uma doutrina tirando o texto de seu contexto imediato.

O assunto deste texto se refere a ressurreicao dos mortos e nao sobre o batismo. Todo o capitulo 15 de 1 Corintios discorre sobre a realidade da ressurreicao que os filhos de Deus terao. Paulo inclusive argumenta que existem alguns que ate mesmo por crerem em tal ressurreicao, batizam os mortos. Ele utiliza esse argumento para reforcar a doutrina da ressurreicao, nao para apoiar o batismo dos mortos. Prova disso e que no versiculo 29 ele utiliza o pronome pessoal na terceira pessoa (Eles se batizam) e nao na primeira pessoa do plural (nos nos batizamos).

Na era apostolica, existiram dois grupos que realizam tal batismo, os Marcionitas ( por favor, nao sao meu seguidores-rsrsr) e os Cerintios. Ambos foram considerados como grupos hereticos pela Igreja.

Contudo, qual e o ensino da biblia referente ao assunto? O Batismo faz parte da vida crista. E uma ordenanca de Deus, mas nao e em si mesmo fundamental para a salvacao. Que o diga o ladrao que estava sendo cruxificado ao lado de Jesus. Ele foi direto para o paraiso, mesmo sem ter sido batizado ( Lucas 23:40-43).

O destino eterno e definido nesta vida. Esta e a ocasiao onde definimos nosso destino eterno. Agora! A Biblia e bem clara neste aspecto:

Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação;eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). - 2 Coríntios 6:2

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. - Hebreus 9:27

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. - Apocalipse 20:15

A Salvacao e mediante a fe em Jesus Cristo, nesta vida. O Juizo e enquanto estamos vivos, baseados em nossas escolhas e decisoes. Apos a morte, ou iremos para a Gloria Celeste, ou para o Lago de Fogo (Inferno).

Sacerdocio: Alguns mormons alegam que sao a unica religiao verdadeira porque possuem o verdadeiro fundamento da igreja. Eles dizem ter a autoridade espiritual. Eles tem apostolos, profetas, mestres… Possuem o Sacerdocio Aaronico e o de Melquisedeque. Ora, os protestantes tambem tem seus apostolos modernos, profetas, “Paipostolos” “Patriarcas”... rsrsrs

Brincadeiras a parte, e devido a extensao do assunto, nao nos deteremos na diferenciacao dos sacerdocios de Arao e Melquisedeque que os Mormons ostentam. Resumidamente seriam titulos recebidos pela imposicao de maos de seus lideres. Segundo a historia mormon, esses sacerdocios foram restaurados na pessoa de Joseph Smith. Cada um tem suas peculiaridades. Vamos nos ater entao, no que a palavra de Deus, A BIBLIA explica sobre sacerdocio.

No Antigo Testamento, os sacerdotes tinha por funcao oferecer sacrificios de sangue, como forma de propriciacao pelos pecados (Levitico 9:1,2). Todos os sacrificios do Antigo Testamento eram uma figura do que o proprio Sacrificio de Jesus seria: O perdao de nossos pecados diante de Deus. Na cruz, tudo foi consumado, o sacrificio foi realizado, com isso encerrando a questao. Ja nao sao mais necessarios sacerdotes ou sacrificios( pelo menos nao no sentido do Antigo Testamento. E interessante observar que nao era qualquer um que poderia ser Sacerdote. Era necessario ser da tribo de Levi e da familia de Arao. Por isso, os Judeus mantinham uma lista das familias no Templo em Jerusalem. E onde estao estes registros? Foram destruidos em 70 DC, pelo exercito de Tito, General do Imperio Romano. Sera que Deus permitiria que esses registros tao importantes fossem destruidos se ainda tivessem utilidade? Certamente que nao!

Contudo, a Biblia ensina que todo cristao e um sacerdote! No sentido de podermos comparecer diante de Deus, mediante o sangue de Cristo. Veja o que as Escrituras nos ensinam:

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; - 1 Pedro 2:9

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. - Apocalipse 1:4-6

Toda pessoa que aceita a Jesus como seu Salvador, passa a ser incluida nesse sacerdocio. Recebemos toda a autoridade, como Embaixadores de Cristo (2 Corintios 5:17-21). Cristo e nosso Sumo Sacerdote, e gracas a sua intercessao, podemos comparecer perante Deus de cabeca erguida e sem medo (Hebreus 10:18-21). Nao precisamos de nenhum outro sacerdote, nem mesmo os de arao e melquisedeque!

Joseph Smith - Profeta Verdadeiro?

A Biblia Ensina um teste muito simples para sabermos se uma pessoa que alega ser um profeta com uma mensagem de Deus e ou nao verdadeiro. A Biblia Diz:

E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. - Deuteronômio 18:21-22

Por tudo o que ja foi demonstrado ate aqui, ja poderiamos caracterisar Joseph Smith como um falso profeta. Contudo, ate o agora, estivemos a falar sobre a historia e algumas doutrinas distintas dessa religiao. Vamos verificar se alguma de suas profecias que ele alegava serem provindas de Deus, tiveram cumprimento certo. (Citacaoes do Livro “A Ilusao Mormon”)

  1. Concernente à Nova Jerusalém e seu templo (Apocalipse 21:22). Segundo esta profecia em Doutrina e Convênios 84:1-5, dada em setembro de 1832, a cidade e o templo devem ser erigidos no estado de Missouri nesta (atual) geração.

Os apóstolos da igreja mórmon conheciam esta profecia e declararam no Journal of Discourses (Diário de Discursos) (volume 9, página 71; volume10, página 344; volume 13, página 362), sua certeza de que esta profecia havia de se cumprir durante a geração na qual a profecia foi feita por Smith em 1832. De fato, no dia 5 de maio de 1870, o apóstolo Orson Pratt declara ostensivamente: "Os Santos dos Últimos Dias esperam ter o cumprimento desta profecia durante a geração em existência em 1832 assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. Por quê? Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas."

A cidade não foi construída; o templo não foi erigido nesta geração. A profecia era falsa.

  1. Sião, no Estado de Missouri, "não poderá cair, nem ser removida de seu lugar", Doutrina e Convênios, seção 97:19. José Smith estava na cidade de Kirtland, Estado de Ohio quando fez esta predição e não tinha consciência de que Sião fora removida--duas semanas antes da assim chamada revelação.

  1. A casa Nauvoo deve pertencer à família Smith para sempre, Doutrina e Convênios 124:56-60. José Smith foi morto em 1844. Os mórmons foram levados de Nauvoo e a casa já não pertence à família Smith. Esta profecia era falsa. José Smith era um falso profeta.

  1. Os inimigos de José Smith serão confundidos ao procurar destruí-lo, 2 Nefi 3:14, O Livro de Mórmon. Smith foi morto, a bala, na prisão de Carthage, em Illinois, no dia 27 de junho de 1844.
  2. Jesus Cristo devia nascer em "Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados", (Alma 7:10, O Livro de Mórmon). A Palavra de Deus diz que Jesus nasceria em Belém (Miquéias 5:2), e essa profecia foi cumprida (Mateus 2:1).

  1. A vinda do Senhor, History of the Church (História da Igreja), volume 2, página 182. Em 1835 José Smith, profeta e presidente predisse "a vinda do Senhor, que estava próxima...até mesmo cinqüenta e seis anos deviam terminar a cena".

  1. Referente aos "habitantes da lua", Journal of Oliver B. Huntington, volume 2, página 166. Esse devoto e dedicado companheiro mórmon de José Smith citou-o descrevendo sua revelação a respeito da lua e seus habitantes: "Os habitantes da lua têm tamanho mais uniforme que os habitantes da Terra, têm cerca de 1,83m de altura. Vestem-se muito à moda dos quacres, e seu estilo é muito geral, com quase um tipo só de moda. Têm vida longa; chegando geralmente a quase mil anos."

  1. Uma profecia bastante reveladora é relatada por David Whitmer, uma das Três Testemunhas do Livro de Mórmon. Em seu livro, An Address to All Believers in Christ (Uma Proclamação a todos os crentes em Cristo)--(Richmond, Missouri, 1887), Whitmer disse que José Smith recebeu uma revelação de que os irmãos deviam ir a Toronto, no Canadá, e que venderiam ali os direitos autoraris do Livro de Mórmon. Foram mas não puderam vender o livro, e pediram explicações a José Smith. Smith, sempre esperto, disse-lhes: "Algumas revelações são de Deus; algumas são dos homens, e outras são do diabo."

  1. Em outra ocasião o astuto Smith declarou: "Na verdade, assim diz o Senhor: é sábio que o meu servo David W. Patten, liquide todos os seus negócios, logo que possível, e disponha de sua mercadoria, para que na primavera que vem, em companhia de outros, doze, incluindo a si, desempenhe uma missão para mim, a fim de testificar do meu nome e levar novas de grande alegria a todo o mundo."

  1. A data em que esta profecia foi dada era 17 de abril de 1838. David Patten morreu de ferimentos de arma de fogo no dia 25 de outubro de 1838. Não viveu para sair em missão na primavera. Deus, que conhece o futuro, não haveria de chamar um homem para uma missão, não a revelaria nem a faria registrar se soubesse que esse homem morreria antes do seu cumprimento. Isso faria de Deus um idiota ignorante, sem preparo e sem conhecimento do futuro. Suas revelações e profecias certamente não seriam "a segura Palavra de Deus.

A Biblia diz que nao devemos temer aquele que diz ser profeta e que nao tem a profecia realizada por nao ser de Deus. Sera que depois de tantas provas, daria para crer nas palavras de um homem com um historico tao vasto de profecias nao-cumpridas?

Aos Mormons, com Amor

Tudo o que foi exposto ate aqui, nao foi com o intuito de atacar os mormons. O SENHOR ama a todos, os mormons ou nao-mormons. O que tem sido combatido sao os falsos ensinos que tem sido propagados.

Satanas, tem iludido a muitos, desde o principio. Iludiu Adao e Eva, levando-os a cair em pecado, sujeitando-se a escravidao a Satanas (Genesis 3). E tem iludido a muitos no decorrer dos seculos, inclusive aos Santo de Deus, assim como as Escrituras nos mostram:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. - 2 Coríntios 4:3-4

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. - Mateus 24:24


Contudo, a Verdade tem-nos sido revelada. Muito da verdade foi exposto neste artigo. Mas, por que e tao importante sabermos a Verdade? A Biblia tambem nos diz:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - João 8:32

Apenas conhecendo a Verdade e que se pode obter a liberdade e a Salvacao das doutrinas falsas, do pecado e da escravidao ao mal. Mas, o que seria essa Verdade? A Biblia novamente nos Diz:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a Verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6

Jesus Cristo e a Verdade! Nao e necessario realizar boas obras para ir ao Ceu. Nao e necessario seguir falsas doutrinas ou um falso profeta para obter um lugar ao lado do Criador, Eterno, Imutavel, Inigualavel. Apenas uma coisa e exigida:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. - Romanos 10:9-11

Deus nao e Deus de confusao. Quem crer Nele, nao sera confundido. E uma das provas de que a Igreja Mormon nao e a Igreja verdadeira, como tanto apregoa, e a grande confusao em que ela se encontra. E claro que muito do que foi exposto aqui, nao e conhecido da membresia em geral. A grande maioria esta confortavel, indo aos bailes que sao realizados nas Alas, Fazendo suas visitas familiares, estudando as interminaveis licoes de seus livros oficiais que nao apresentam a verdade sobre si mesmos… Contudo, nada disso e o suficiente para sua Salvacao. Ela e algo tao simples, que o ser humano tende a complica-la! Esse e o mal da religiao em geral: Complicar a Simplicidade de Deus.

Se voce e um Mormon, e chegou ate aqui nesta leitura, faco um simples pedido: Se de fato, tens o desejo de conhecer a verdade, Leia mais e apenas a Biblia. E depois ore ao Senhor e suplique por ajuda para guia-lo pelo caminho de Cristo. E claro, nao sera facil. Mas, Jesus disse que ser seu seguidor nao seria facil mesmo:

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? - Lucas 9:23-25

Seguir a Cristo implica negar-se a si mesmo. Significa negar aquilo em que se acredita, que nao esta em concordancia com Sua Palavra. Significa carregar o fardo do odio que muitos podem sentir por ve-lo se afastar do que pensam ser a “verdade”. Contudo, de que lhe servira agradar ao mundo, mas perder sua salvacao?

Essa e uma decisao entre voce e nosso Criador. E desejo, do fundo de meu coracao, que voce possa liberta-se das garras do Inimigo de Nossas Almas, possa receber sua Salvacao em Cristo e venha a se tornar um filho de Deus, e entrar na Familia de Deus, Chamada Igreja.

Nao recomendo que voce entre numa igreja Protestante. Nao recomendarei que voce venha a se filiar aos Batistas, Metodistas, Presbiterianos… E Deus quem lhe guiara, e o levara para seu devido lugar. Recomendo, sim, que confies de todo coracao na Veracidade da Biblia e no fato que Deus te ama tanto, que enviou seu Filho para morrer em seu lugar.

Para Terminar, deixo dois textos, que me ajudaram muito e falaram muito comigo, quando estive perdido no mundo, quando havia acabado de sair de uma seita. Senti-me mal, por muito tempo, pois pensava que Deus me odiava e que nada eu poderia fazer para salvar-me. Contudo, Deus se revelou a mim, em Sua Palavra, e desde entao tenho me levantado e lutado, no Poder do Espirito Santo, contra os Enganos de Satanas e as falsas doutrinas, para a Gloria de Nosso SENHOR e Salvador, Jesus Cristo.

Que Deus possa abencoar sua Jornada, rumo a Salvacao, e que possamos nos encontrar, se nao nesta vida, nas Portas da Verdadeira Jerusalem Celestial! Voces estao em nossas oracoes.
Marcio Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário