26 de jul. de 2014

Estudo Sobre Seitas e Heresias - Parte 3 - Igreja Adventista do Sétimo Dia




No início do século XIX vários teólogos e estudiosos da bíblia começaram a dedicar o seus estudos nas profecias escatológicas (Escatologia significa o estudo das ultimas coisas ou últimos dias), principalmente nas profecias de Daniel. Foi nesse cenário que surge Guilherme Miller. Guilherme Miller era um fazendeiro do estado de Nova York nos Estados Unidos que tinha uma licença de seu ministério (Batista) para pregar nas igrejas locais, ele não tinha formação teológica porém tinha um espírito de evangelismo muito desenvolvido. Enquanto ele estava estudando o livro do Profeta Daniel ele se deparou com a seguinte passagem:

E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. - Daniel 8:14

Miller passou a fazer desse texto o principal lema de suas pregações, levando a se tornar a base para todas as suas análises referentes a segunda vinda de Cristo. Miller começou a se aprofundar nos estudos teológicos por conta própria e assim formulou uma afirmação quanto a data da segunda vinda de Cristo ou o seu Advento. Miller somou 2300 anos (seguindo a passagem de Ezequiel 4:6, 2 Pedro 3:8) ao ano de 457 a.C data que Esdras voltou a Jerusalém para começar a reconstrução dos Muros da Santa Cidade, e desse cálculo ele obteve o ano de 1843 d.C. Miller chegou nessa data em 1818 d.C (25 anos antes do provável Advento), e essa notícia foi tão impactante que causou uma revolução no meio “evangélico” daquela época; muitos crentes, vindo de diferentes denominações cristãs, doaram suas propriedades, abandonaram os seus afazeres e empregos na preparação para o recebimento do Senhor Jesus no dia 22 de março de 1843. Porém esse dia chegou e nada aconteceu deixando milhares de crentes desapontados e frustrados. Porém Miller não desistiu, ele alegou que o problema se encontrava na forma de sua análise, ele informou que a base de seus cálculos foi o calendário Judaico (lunar) quando na verdade tinha que ter usado o calendário Romano (Solar) e após essa correção ele marcou uma outra data para o Advento do Senhor 22 de Outubro de 1844, porém novamente a data chegou e nada ocorreu, milhares de crentes que ficaram em cima de suas casas vestidas de branco esperando Jesus voltar perceberam que tinham sido “enganadas” perseguiram ferozmente Miller e este teve que fugir para não “morrer” nas mãos da multidão que tinha aberto a mão de tudo que eles possuíam para segui-lo.

Após esses dois fracassos, Miller cessou suas atividades, desistiu da nova “religião”. Guilherme Miller reconheceu sinceramente o seu erro confessando que havia se enganado em seu sistema de interpretação da profecia Bíblica. Pouco depois de reconhecer o seu fracasso ele escreveu:

“Esperamos naquele dia a chegada pessoal de Cristo; e, agora dizer que não erramos, é desonesto! Nunca devemos ter vergonha de confessar nossos erros abertamente”. (A História da Mensagem Adventista, pág.410).

Miller e seus seguidores foram caluniados e ridicularizados; foram acusados de lucrarem com a sua profecia. Porém, a verdade é que Miller gastou mais dinheiro na divulgação de sua pseudo-profecia do que ganhou com isso; além de ter sofrido uma grande e amarga decepção por que o Senhor não voltou no ano que predisse.

Embora Miller tenha reconhecido o seu erro em marcar o dia da Volta de Cristo, nem todos os seus seguidores estavam dispostos a abandonar essa mensagem. Das multidões que o haviam seguido, três grupos se uniram para formar uma nova “Igreja”, baseada numa reinterpretação da mensagem de Miller. Esta reinterpretação surgiu de uma “revelação” de Hiram Edson, que havia sido um fervoroso discípulo de Miller. De acordo com Hiram, Miller não havia se equivocado em relação à data da vinda de Cristo, mas sim em relação ao “local”. Segundo Hiram na data profetizada por Miller, Cristo havia entrado no santuário Celestial, não no terreno, para ali fazer uma obra de purificação. Guilherme Miller não aceitou essa interpretação, nem seguiu aderiu ao novo movimento. Quanto a isto ele mesmo escreveu:

“Não tenho confiança alguma nas novas teorias que surgiram no movimento; isto é, que Cristo veio como Noivo, e que a porta da Graça foi fechada; e que em seguida a sétima trombeta tocou, ou que foi de algum modo o cumprimento da sua vinda” (A História da Mensagem Adventista, pág.412).


Até o fim de sua vida em 20 de dezembro de 1849 e com 68 anos de idade, após reconhecer seu erro e fracasso, Miller voltou a comunhão com sua Igreja de origem, permanecendo como crente humilde e consagrado. Ele morreu na fé e na esperança de estar em breve com o Senhor.

Como informado anteriormente 3 grupos do movimento Millenista resolveram dar prosseguimento as ideias de Miller mesmo sem o seu apoio. Um dos membros foi Hiram Edson na sua nova “revelação”, e os outros dois trouxeram uma substancial contribuição para a formação do que conhecemos hoje como “Adventismo do Sétimo  Dia”.

Hiram Edson encabeçava a nova interpretação do “santuário celestial” e não terreno. O segundo grupo era encabeçado Joseph Bates, e estes defendiam que havia a necessidade de se guardar o legalismo sabático em vez do Domingo comumente aceito como o dia do senhor a séculos. O Terceiro grupo enfatizava os “dons espirituais”, particularmente o dom da profecia, e tinha como membro proeminente Sra. Helen Harmon (mais tarde Sra. White) que afirmava possuir o dom da profecia. Em meio aquele ambiente de confusão que reinava em torno do ensino advento, a Sra.White se tornou a profetiza dos “Adventistas”.

Miller chegou a ser procurado pela a Sra. White que lhe quis transmitir as novas “boas novas”, mais Miller estava consciente do seu erro e fracasso, não aderiu a teoria.

Ao se unirem os três grupos, cada um deu a sua contribuição para a nova Igreja em formação: O primeiro a interpretação de Hiram com respeito ao santuário celestial; o segundo o legalismo (observação da Lei); e o terceiro grupo cooperou com uma profetiza que por mais de meio século haveria de exercer grande influência na fundação e crescimento da nova Igreja. Esse grupo ainda “profetizou” outras datas para a vinda de cristo tais como 1852,1854, 1855, 1866,1867,1868, 1877 e etc. E Cristo não veio!  

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. - Mateus 24:42

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. - Mateus 25:13

Falsas Doutrinas e Refutações

# A Teoria do Santuário

Essa teoria diz que Jesus veio em 22 de Outubro 1844 ao santuário Celestial para purificá-lo, o que ainda está fazendo; só após essa purificação ele retornará a Terra em Glória, porém no momento vivemos na parousia de Cristo – estamos na presença de Cristo mas não o vemos.

As escrituras nos informam qual é a atual função de Jesus atualmente. A Leitura do livro de Hebreus nos indicam qual é o seu trabalho:

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; - Hebreus 9:24

O texto bíblico deixa explícito que a função de Jesus é a intercessão (compadecimento diante da face de Deus) e não purificação. Jesus entrou no Santuário do Celestial 40 dias após a sua ressurreição.

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. - Atos 1:11

No antigo Israel o sacerdote não descansava (sentava) enquanto não terminasse o seu trabalho de ministração pelo o povo diante de Deus. Porém quando nós lemos Hebreus 8:1,2:

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. - Hebreus 8:1-2
Verificamos que Jesus está assentado nos Céus, e isso indica que o seu trabalho quanto a salvação, sacrifício e purificação está terminado, agora ele intercede pelos os santos diante do Pai.

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. - Hebreus 7:25

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. - 1 Timóteo 2:5

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. - 1 João 2:1

# Estado da alma após a Morte

Segundo o Adventismo quando uma pessoa morre a sua alma é reduzida a um estado de inatividade, ou seja ela não mais tem consciência, e ele assim permanece até a ressureição, ou seja é como se a alma estivesse em um estado de dormência (sono) literalmente.

Essa visão vai de encontro a várias passagens bíblicas que mostram o real estado da alma após a morte. Tomaremos como base para uma análise prévia o relato bíblico de Lucas 16:22-31:

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. - Lucas 16:22-31

Essa passagem diz respeito a história do Rico e pobre Lázaro logo após a morte de ambos. Analisando o texto vemos que: 1) O Rico levantou os olhos e viu Lázaro no seio de Abraão (versículo23); 2) Clamou por misericórdia (versículo 24); 3) Teve sede (versículo 24); 4) Sentiu-se atormentado (versículo 24); 5) Rogou em favor dos seus irmãos (versículo 27); 6) Ainda tinha seus irmãos em lembrança (versículo 28); 7) Persistiu em rogar a favor de seus entes queridos (versículo 30).

Se a alma está em um estado de dormência/sono, como se explica o texto de Lucas? Como verificado a Alma do Rico estava em tormento no “inferno”, e ele “agiu”, “falou”, “rogou” e se “lembrou” características de um ser ativo e não latente como afirmam os Adventistas. Para nos dar um maior entendimento do estado das Almas post mortem podemos analisar o texto de Apocalipse 6:9-11:

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. - Apocalipse 6:9-11

O texto de Apocalipse 6:9-11 trata da abertura do 5º selo ou julgamentos que Deus, que o Apóstolo João visionou. O Apóstolo viu as “almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. O interessante é observar o que essas almas fizeram: 1) Clamavam com grande voz (versículo 10); 2) Inquiriram ao Senhor (versículo 10); 3) Reconheceram a Soberania do Senhor (versículo 10); 4) Lembravam-se dos acontecimentos da terra (versículo 10); 5) Clamavam por justiça divina contra os ímpios (v.10);

Novamente nós observamos as Almas “agindo”, elas clamaram ao Senhor, e o lembrou que o seu sangue havia sido derramado por causa do Seu Nome, mostrando que eles possuíam a capacidade de raciocínio e lembrança.

Assim concluímos que as expressões dormir ou sono usadas na Bíblia para tipificar à morte, falam da indiferença dos mortos para com os acontecimentos normais da terra e nunca com aquilo que faz parte do ambiente onde estão as almas. Assim como o subconsciente continua ativo enquanto o corpo dorme, a alma do homem (ou Espírito) não cessa sua atividade quando corpo morre. A palavra de Jesus na cruz ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43), é uma prova da consciência da alma imediatamente após a morte. No relato da transfiguração de Cristo, Moisés e Elias não estava inconsciente e silencioso enquanto falavam com Cristo sobre sua morte iminente.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
- Mateus 17:1-3

# O Destino Final dos Ímpios e Satanás

Spicer, um dos mais influentes escritores adventistas, escreve: “O ensino positivo das Sagradas Escrituras é que o pecado e os pecadores serão exterminados para não mais existirem. Haverá de novo um universo limpo, quando estiver terminada a grande controvérsia entre Cristo e Satanás”. Ou seja os ímpios serão aniquilados para sempre juntamente com Satanás, a Besta e o Falso Profeta.

Quando nós analisamos essas afirmações verificamos que ela é totalmente contrária a Bíblia. A Bíblia nos informa que existe uma distinção quanto a ressureição dos justos e dos ímpios. Os justos serão ressuscitados para a vida e o gozo eterno, enquanto os ímpios serão destinados a vergonha, tormento e desprezo eternos conforme podemos verificar abaixo:

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. - Daniel 12:2

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. - Mateus 25:46

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. - João 5:29

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. - Apocalipse 22:11

Nesses textos “vergonha, tormento e desprezo/terror eterno”, não significa destruição ou aniquilamento, pelo o contrário essas palavras falam do estado de separação entre Deus e o ímpio após sua morte. Se o destino do ímpio é o aniquilamento, por que então Deus o ressuscitará para depois lança-lo no Lago de Fogo comforme indicado em Mateus 25:41 – “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”? O Livro de Apocalipse 14:10,11 nos informa que os adoradores da Besta serão atormentados eternamente:

Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. - Apocalipse 14:10-11


Quanto a Satanás a Bíblia nos informa que ele juntamente com Falso Profeta e a Besta serão atormentados para sempre:

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. - Apocalipse 20:10

Assim concluímos que o aniquilamento significa a total separação de Deus, ou seja os seres “aniquilados” estarão vivos (espiritualmente) porém em uma situação onde não mais estarão debaixo da proteção e zelo de Deus – Estarão no esquecimento eterno de Deus.

# A Guarda do Sábado

O Adventismo ensina que os verdadeiros crentes deve observar o sábado como o dia de repouso e não o domingo. Crêem que os que guardam o domingo aceitarão “a marca da besta” sob o governo do anticristo. A Sra.White ensina que a observância do sábado é selo dos remanescentes de Deus; enquanto que o domingo será o selo do anticristo. A observância do sábado tomou força quando a Sra.White alegou ter recebido uma “revelação”, segundo a qual Jesus descobriu a arca do concerto e ela pôde ver dentro ás tábuas da Lei. Para sua surpresa, o quarto Mandamento estaria no centro, rodeado de uma auréola de luz.

Os Adventistas insistem no fato de que a guarda do sábado deve ser observada por todos os crentes da Terra. Porém as escrituras nos mostram uma visão oposta. O Livro de Deuteronômio 5:15 lemos:

Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. - Deuteronômio 5:15

O mandamento de guardar o sábado era um símbolo para os Israelitas de que um dia eles foram escravos no Egito, porém Deus através de seu amor e poder os retirou do cativeiro. Ou seja a instituição da guarda do sábado é puramente israelita não destinado aos demais crentes. Podemos verificar isso quando verificamos a repetição das “Leis Mosaicas” pelos os Apóstolos e Evangelistas do Novo Testamento. Abaixo citaremos a passagem da Lei Mosaica e seu correspondente no Novo Testamento:

# Lei
@ Novo Testamento
# 1º Mandamento - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20:2-3

@ Novo Testamento - Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. - 1 Coríntios 8:4-6


# 2º Mandamento - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. - Êxodo 20:4-6

@ Novo Testamento - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. - 1 João 5:21

# 3º Mandamento - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. - Êxodo 20:7

@ Novo Testamento - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. - Tiago 5:12

# 4º Mandamento - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. - Êxodo 20:8

@ Novo Testamento - ? (Não há mensão)

# 5º Mandamento - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. - Êxodo 20:12

@ Novo Testamento - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. - Efésios 6:1-3

# 6º Mandamento - Não matarás. - Êxodo 20:13

@ Novo Testamento - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. - Romanos 13:9

# 7º Mandamento - Não adulterarás. - Êxodo 20:14

@ Novo Testamento - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. - Romanos 13:9

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. - 1 Coríntios 6:9-10

# 8º Mandamento - Não furtarás. - Êxodo 20:15

@ Novo Testamento - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. - Romanos 13:9

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. - Efésios 4:28

# 9º Mandamento - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. - Êxodo 20:16

@ Novo Testamento - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, - Colossenses 3:9

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. - Tiago 4:11

# 10º Mandamento - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. - Êxodo 20:17

@ Novo Testamento - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. - Romanos 13:9

Encontramos pelo menos no novo testamento as seguintes citações:

# 50 vezes o dever de adorar só a Deus.
# 12 vezes a advertência contra a idolatria
# 4 vezes a advertência para não tomar o Nome do Senhor em vão
# 6 vezes a advertência contra o homicídio
# 12 vezes a advertência contra o adultério
# 6 vezes a advertência contra o furto
#4 vezes a advertência contra o falso testemunho
# 9 vezes a advertência contra a cobiça
# 7 vezes a advertência contra o não honrar o Pai e Mãe
# Zero menções ao guardar o Sábado


Segundo a bíblia, Jesus teve seu nascimento prometido segundo a Lei (Deuteronômio 18:15); nasceu sob a Lei (Gálatas 4:4); foi circuncidado segundo a Lei (Lucas 2:21); foi apresentado no templo segundo a Lei (Lucas 2:22); ofereceu sacrifício no Templo segundo a Lei (Lucas 2:24); foi odiado segundo a Lei (João 19:7); viveu, morreu e ressuscitou segundo a Lei (Lucas 24:44,46). Apesar de Jesus haver cumprido toda a Lei, a respeito dele se lê:

E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. - João 5:16-18


Podemos observar no texto acima que era inadmissível para um Judeu aceitar que o “Filho de Deus” não guardasse o sábado, pois tinham o sábado como sagrado, e atualmente ocorre o mesmo para os seguidores do Adventismo. Para os Adventistas é igualmente impossível admitir que os evangélicos sejam filhos de Deus por não guardarem o sábado. Ao ser acusado pelos os Judeus de violar o sábado Jesus afirmou:

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. - Marcos 2:27-28

Com estas palavras Jesus, defende o principio moral do quarto mandamento do Decálogo, condenando abertamente o cerimonialismo, e revela a sua autoridade divina sobre o sábado, para cumpri-lo, aboli-lo e mudá-lo.

Agora por que nós defendemos o dia do senhor como sendo o Domingo? Podemos destacar diversas razões para a substituição do sábado pelo o domingo como o dia de repouso da Igreja como:

# Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Domingo).

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. - Marcos 16:9

# O primeiro dia da semana (Domingo) foi o dia escolhido por Jesus para fazer as suas manifestações após a sua ressureição. Ele apareceu diversas vezes no Domingo.
E eis que no mesmo (Domingo) dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. - Lucas 24:13

E na mesma hora, (Domingo) levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, - Lucas 24:33

E falando eles destas coisas (no mesmo Domingo), o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. - Lucas 24:36

E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras (no Domingo)? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto. Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. - João 20:13-19

# O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos no dia de Pentecostes (um domingo).

Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor. E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. - Levítico 23:15-16, 21
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. - Atos 2:1-4

# Os Cristãos dos tempos apostólicos tinham o costume de se reunir aos domingos para celebrarem a Santa Ceia, pregar as Boas Novas e fazerem coletas de suas ofertas para o Senhor.

E no primeiro dia da semana (Domingo), ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. - Atos 20:7

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. - 1 Coríntios 16:1-2

Os Pais da Igreja (os sucessores dos Apóstolos) tinham em mente o Domingo como o dia Santo, vejamos abaixo algumas de suas citações:

“De maneira que nós observamos o domingo com regozijo, o dia em Jesus ressuscitou dos mortos” - Barnabé

 “Mas o domingo é o dia em que todos temos nossa reunião comum, porque é o primeiro dia da Semana, e Jesus Cristo, nosso Salvador, neste mesmo dia ressuscitou da morte”. - Justino Mártir

 “Todo aquele que ama a Cristo, celebra o Dia do Senhor, consagrado à ressurreição de Cristo como o principal de todos os dias, não guardan- do os sábados, mas vivendo de acordo com o Dia do Senhor, no qual nossa vida se levantou outra vez por meio Dele e de Sua morte. Que todo amigo de Cristo guarde o Dia do Senhor” - Inácio

“Hoje observamos o Dia Santo do Senhor, em que lemos a sua carta”. - Dionisio de Corinto

“No dia do Senhor acudimos para tomar nosso pão com ações de graças para que não se creia que observamos o sábado com os judeus, o qual Cristo mesmo, o Senhor do sábado, aboliu em seu corpo”. - Vitorino

Resumidamente dizemos:

1º - Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana – João 20:1
2º - Jesus apareceu aos seus discípulos naquele primeiro dia da semana – João 20:19
3º - Uma semana após o primeiro aparecimento ele reapareceu aos seus onze discípulos – João20:26
4º - A prometida vinda do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana, no dia do Pentecostes, que pela Lei caía no primeiro dia da Semana – Levítico 23:16
5º - No mesmo primeiro dia da Semana foi pregado pelo apóstolo Pedro, o primeiro sermão evangelístico sobre a morte e ressurreição de Jesus – Atos 2:14
6º - Nesse primeiro dia da semana 3.000 almas se decidiram por Jesus – Atos 2:14
7º - No primeiro dia da Semana o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo foi administrado pela primeira vez – Atos 2:41
8º - Os cristãos em Troade se reuniam para o culto no primeiro dia da Semana. – Atos 20:6-7
9º - Paulo ensinou aos cristãos em Corinto a fazer contribuições no primeiro dia da semana. – 1 Coríntios 16:2
10º - Jesus apareceu ao Apóstolo João na Ilha de Patmos no primeiro dia da Semana –  Apocalipse 1:10

Antigamente o sábado era para o descanso do homem; hoje não mais precisamos do sábado como descanso, porque descansamos em Jesus. – Mateus 11:28,29

O Apóstolo Paulo Conclui:

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? - Colossenses 2:16-21

Se estamos em cristo não estamos mais presos as ordenanças da Lei, pois Jesus nos Libertou das amarras/grilhões que a Lei nos impunha. Deste modo devemos guardar o sábado como obrigação legal, antes devemos nos livrar de todo legalismo judaizante que nos remete a lei e não a liberdade em Cristo Jesus.

# Satanás como co-redentor dos pecados

A doutrina de Satanás como co-redentor dos pecados tem como pano de fundo a compreensão adventista do que eles chamam de grande conflito. Toda a humanidade está agora envolvida num grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua Lei e Sua soberania sobre o Universo. Esse conflito originou-se no Céu, quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria, tornou-se Satanás, o adversário de Deus, e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo. Observado por toda a Criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor. Após o Juízo investigativo e a obra completa de Cristo no santuário celestial, “parte dos pecados dos remidos deverão ser colocados sobre Satanás. Somente quando isto for feito é que toda obra da salvação será completa”, como está escrito na obra de Ellen G. White O Conflito dos séculos “Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores. (O Grande Conflito, Ellen G. White, p. 421)”. Essa doutrina é baseada na interpretação de Levíticos 16:1-28. O bode da expiação tipifica Cristo e o bode emissário que foi enviado ao deserto tipifica Satanás.

Vemos nessas uma doutrina herética instituída pela a Sr.ª Ellen G. White e difundida pelos os Adventistas em todo o Globo. A senhora White afirma citando a passagem de Levítico 16: 1-28 que o pecado dos remidos serão colocado sob Satanás e esse os levará para longe. Mas o que a Bíblia fala sobre a remissão de pecados? Vejamos abaixo 2 passagens que deixam claro de quem é essa função:

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. - Isaías 53:3-6;10-12

Essa profecia destina-se diretamente ao Messias (Jesus Cristo) e fica explícito nas partes em destaque que a expiação dos pecados recai sobre ele, não sobre Satanás como afirmado pelos os Adventistas. O segundo texto é o seguinte:

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. - João 1:29

Jesus o nosso Messias, é o cordeiro que tirou o pecado do mundo, essa ação não foi delegada a ninguém, muito menos a Satanás.

Mas então o que significa a passagem de Levítico 16?

“Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário” (Lv 16.10).

O bode expiatório ou emissário da lei mosaica simbolizava um dos aspectos da obra redentora de Cristo, ou apontava para Satanás?

No Dia da Expiação, conforme Levítico 16, um bode era sacrificado como oferecimento pelo pecado. Sobre a cabeça de outro bode, a ser enviado ao deserto, fazia-se a confissão de pecados.

“O primeiro bode era morto e o seu sangue, derramado (Levítico 16:15), tipificava a morte substitutiva de Cristo e o derramamento do Seu sangue por nossos pecados. O sumo sacerdote tinha então de tomar o bode emissário, confessar os pecados de Israel sobre a cabeça daquele bode, e enviá-lo para o deserto. Isso representava o efeito de levar embora, para sempre, os pecados de Israel, e simbolizava a obra de Cristo, que era levar para sempre os nossos pecados, como Isaías profetizou: “Mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6). Os vários aspectos da obra de Cristo na redenção são simbolizados pelo que os dois animais desempenhavam no Dia da Expiação, cada um como seu papel” (Norman Geisler).

A figura do “bode emissário” ou “bode expiatório” em nada simboliza o “deus deste século”. Vejamos:

# Primeiro - O simbolismo do Dia da Expiação no Antigo Testamento aponta para obra redentora de Cristo. Nós interpretamos que o bode do sacrifício simbolizava a morte vicária e sacrificial de Cristo pelos pecadores, como remissão pelos seus pecados (Romanos 3:24-26; Hebreus 9:11,12-24-26). O bode expiatório, conduzido para longe, levando os pecados da nação, tipifica o sacrifício de Cristo, que remove o pecado e a culpa de todos quantos se arrependem (Salmos 103:12; Isaías 53:6,11, 12; João 1:29; Hebreus 9:26). Os sacrifícios no Dia da Expiação proviam uma "cobertura" pelo pecado, e não a remoção do pecado. O sangue de Cristo derramado na cruz, no entanto, é a expiação plena e definitiva que Deus oferece à raça humana; expiação esta que remove o pecado de modo permanente (Hebreus 10:4, 10, 11). Cristo como sacrifício perfeito (Hebreus 9:26; 10:5-10) pagou a inteira penalidade dos nossos pecados (Romanos 3:25,26; 6:23; Gálatas 3:13; 2 Coríntios 5:21) e levou a efeito o sacrifício expiador que afasta a ira de Deus, que nos reconcilia com Ele e que restaura nossa comunhão com Ele (Romanos 5:6-11; 2 Coríntios 5:18,19; 1 Pedro 1:18, 19; 1 João 2:2)”. (Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal).

# Segundo - “Expiação – Cancelamento pleno do pecado com base na justiça de Cristo, propiciando ao pecador arrependido a restauração de sua comunhão com Deus” (Claudionor C. de Andrade). “Expiar – Remir (a culpa), cumprindo pena. Sofrer as consequências de” (Aurélio). Impossível não atribuir tais situações Àquele que morreu para remissão de pecados (Efésios 1:7).

# Terceiro - “Expiação - (gr katallagê) - "O termo expiação é encontrado muitas vezes no Antigo Testamento (Levíticos 16-17). As correspondentes palavras no Novo Testamento são hilasmos, "propiciação" (1 João 2:2; 4:10), e hilasterion, "propiciatório" (Romanos 3:25; Hebreus 9:5), que é a tampa da arca do concerto. Estes termos descrevem o meio (em e através da Pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo, na morte na cruz pelo derramamento do Seu sangue vicário que fez pelo pecado), pelo qual Deus mostra misericórdia aos pecadores. Através do Seu sacrifício EXPIATÓRIO [pagar o preço pelos pecadores] voluntário no derramamento do Seu sangue, no julgamento divino sobre o pecado, e por Sua ressurreição, Jesus se torna o assento da misericórdia para o Seu povo (Romanos 3:25)” (W. E. Vine).

# Quarto - Sugerir que o bode emissário tipifica Satanás é uma interpretação equivocada. A tipificação se ajusta com plena convicção à obra redentora de Cristo. Foi Ele quem levou sobre Si nossas dores (Isaías 53). Nossos pecados não serão cancelados somente quando o diabo for lançado no inferno. Já foram cancelados (Salmos 51:1, 9; Isaías 43:25; Atos 3:19).

# Quinto - A lei mosaica foi sombra dos bens futuros (Hebreus 10:1). "Mas vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo... não por sangue de bodes...” (Hebreus 9:11-13). De modo algum a simbologia dos “bens futuros” figurados no bode emissário se ajustaria ao diabo. Nenhum bem pode ser atribuído ao adversário que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8).

# Sexto -  Finalmente, o diabo não será exterminado, como ensinam os aniquilacionistas. Vejam: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:5). Por mais que os contradizentes apresentem suas razões, não podem fugir à realidade da Palavra.

Ambos os bodes formavam um quadro que representava a morte resgatadora de Cristo.

# Jesus Era Pecador Por Natureza

Outra doutrina diabólica pregada pelo Adventismo do Sétimo Dia acerca da Augusta Pessoa de Jesus Cristo é que, segundo essa seita, Jesus também herdou a natureza pecaminosa. Podemos ver a afirmação feita por Ellen White:

“Em sua humanidade, Cristo participou de nossa natureza pecaminosa, caída. De sua parte humana, Cristo herdou exatamente o que herda todo o filho de Adão uma natureza pecaminosa” (Estudos Bíblicos, CPB, edição de 1979, páginas 140_141).

Agora, comparemos as declarações da Sr.ª White com a Bíblia sagrada e vejamos quão diferente sãos:

“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito e feito mais sublime do que os céus” - Hebreus 7:26.

Os membros do Adventismo pregam um outro Jesus bem diferente das Escrituras. Temos que ter em mente as palavras do Apóstolo Paulo aos Coríntios:

Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. - 2 Coríntios 11:4

Se Jesus fosse o que os adventistas pregam, Seu sacrifício na cruz não seria substitutivo e, portanto, não teria valor salvífico. Um pecador, ainda que apenas por natureza e, portanto, sem culpas pessoais, não poderia sofrer no lugar dos demais. A justiça Divina exigia que um justo pagasse por nós, e não que um pecador sofresse no lugar dos demais. Se Jesus fosse pecador por natureza, Ele seria condenado juntamente conosco, e não em nosso lugar. Jesus, além de não ter culpas pessoais, era também isento do pecado original, isto é, Ele não tinha a natureza pecaminosa comum a todos nós. Os adventistas, porém, ensinam diferente.

Irmão verificamos que a Doutrina pregada pela a Igreja Adventista está repleta de disparidades teológicas que acabam por invalidá-la como uma santa igreja de Cristo. A Bíblia deixa claro que acerca da segunda vinda de Cristo apenas o Pai sabe, nem mesmo os anjos do céu o conhecem, o que dizer de nós meros mortais. Jesus e os apóstolos lutaram ferrenhamente contra o legalismo judaico, o próprio Jesus “trabalhou no sábado” e por isso ele foi perseguido pelos os líderes religiosos Judaicos. Vemos que a Bíblia deixa claro que os ímpios juntamente com Satanás e seus demônios serão destinados ao sofrimento Eterno enquanto os Adventistas dizem o contrário. A Bíblia deixa claro o estado da alma após a morte, que ela continua ativa e consciente, porém os Adventistas insistem no sono da Alma. Por esses pontos e ainda o apego nas profecias de Ellen White que atuava como sua profetiza (que se mostraram infundadas) categorizamos a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma Igreja Herética com Sinas de Seita Religiosa.

Devemos fazer diariamente um exame das escrituras quanto o que é certo ou errado, não podemos depositar as nossas esperanças em qualquer explicação bíblica que facilmente pode ser refutado por outras passagens correlatas. Muitas ovelhas se afastam do Bom Pastor (Cristo) por que não conseguem escutar a sua voz. Apenas por estudarmos as escrituras conseguiremos estar atentos a verdade, e conseguiremos identificar as heresias que aparecem no nosso meio. Algumas heresias entram tão sorrateiramente que em pouco tempo se tornam parte de muitas liturgias de igrejas.

Acautelai-vos dos falsos profetas... dos falsos mestres/doutores ...  (Mateus 7:15; 2 Pedro 2:1)



Por Leandro Rocha

3 comentários:

  1. Eu queria saber sob que base você está se fundamentando as suas alegações que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma heresia ou seita. Quando eu Lí os posts anteriores eu fiquei convencido pois as Testemunhas de Jeová e os Mórmons são bem conhecidos por suas doutrinas contrárias a Bíblia, mas nós Adventistas reconhecemos que Existe a Santíssima Trindade, presamos pelo o estudo das escrituras tanto é que temos um grande trabalho de difusão dos ensinos bíblicos, dedicamos o nosso tempo para fazer o bem e a adoração a Deus, e dentro dos círculos evangélicos como considerados iguais e você vem agora dizer que somos uma seita ou heresia. Eu tenho para mim que você está tentando manipular as massas contra aquilo que é divinamente estabelecido. Contra a verdade e peço a todos os Leitores que venham conhecer a nossa igreja. Este é o site na nossa igreja: http://www.adventistas.org/pt/
    Que o Senhor tenha misericórdia de sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente Bom Dia (pois ainda é manhã de Sábado)

      Os fundamentos ou parâmetros que usamos para identificar uma seita ou heresia foram expostos no comentários Batalhando contra Seitas e Heresias - Pequena introdução a Heresiologia, onde definimos uma seita toda e qualquer movimento religioso que deturpa a palavra de Deus para os seus próprios fins. Esses movimentos são identificáveis por diversos pontos porém abaixo citarei apenas alguns:

      # A negação da autoridade única da Bíblia
      # Uma visão distorcida de Deus e de Jesus
      # Negar a salvação pela graça
      # Autoritarismo
      # Exclusivismo
      # Dogmatismo
      # Isolamento
      # Antagonismo

      Quando nós analisamos a Igreja Adventista do Sétimo Dia verificamos que ela delega a Ellen White a função de profetiza que revela a Igreja as verdades de Deus, aqui encontramos dois itens da nossa lista acima o Exclusivismo (somente Ellen White que é membra dos Adventismo tem acesso a mistérios sagrados) e a negação da Autoridade Bíblica pois para vocês a Bíblia não é completa em sí mesma pois precisa de adentro (As profecias da Ellen White). Vocês agiram como falso profeta pois após alegarem que Jesus entrou no Santuário para a purificação deste (fato que não se encontra nas escrituras conforme indicado no comentário) vocês forneceram vária datas para o retorno Físico de Jesus (semelhantemente aos Testemunhas de Jeová com Russel, Ruthenford e Franz...) Vocês delegam a Satanás uma coparticipação na obra redentora (dizendo que satanás é o bode expiatório de Levítico) quando as escrituras deixam claro que essa função foi exclusivamente de Cristo além de que em muitas passagens vocês alegarem que Jesus é o Arcanjo Miguel... Vocês dizem que apenas aqueles que guardam o sábado (são coparticipantes dos mandamentos) serão salvos e quem não o faz será destinado ao aniquilamento, quando o próprio Jesus foi contra as práticas sabáticas e ele foi ressuscitado no domingo, apareceu aos seus discípulos e apóstolos no domingo derramou o seu espirito santo no Domingo e toda as liturgias da igreja primitiva eram feitas no domingo, assim existe muito mais fundamento para a observância Dominical. Vocês acabam fazendo separação entre as pessoas pois afirmam que apenas por guardar os seus mandamentos poderão desfrutar dos Céus - todo aqueles que não o faz está fora, assim vocês se isolam do mundo colocando-se em um pedestal espiritual, onde somente vocês receberão as bênçãos divinas. (autoritarismo/exclusivismo/dogmatismo/isolamento)

      Assim vocês se enquadram em todos os pontos acima descritos assim sendo o consideramos como uma seita herética.

      Att.: Leandro Rocha

      Excluir
    2. Uma linda manha de Sabado. Otima para realizarmos boas obras no Nome de Jesus! Primeiramente gostariamos de afirmar que nao questionamos a sinceridade com que os membros da Igreja Adventista tem em relacao a seus ensinos. Reconhecemos o quao dedicados sao em seus estudos, trabalhos sociais e na relacao com o publico em geral. Contudo, e possivel uma pessoa estar sinceramente errada. Muito estudo e boas obras nunca foram requisitos bases para receber a Salvacao em Cristo, nem em estar numa boa posicao diante Dele. Que o digam os fariseus, homens zelosos da Lei, eruditos e estudiosos, mas que foram reprovados por Nosso Senhor. Saulo era sincero em sua fe. Estudioso da Lei, o mais zeloso de sua epoca. Mas sua sinceridade estava Mal-Direcionada. Se Nao fosse pela Misericordia do Senhor Jesus, Paulo continuaria sendo um zeloso e sincero fariseu.
      Foi questionada qual a base para nossas afirmacoes. Nossa Unica e suficiente base e a Biblia. Sempre procuramos fazer as citacoes doutrinarias das instituicoes religiosas em questao, utilizando seus proprios textos e autores destacados. Mas nossa base de refutacao sempre e e sera a Biblia. (2 Timoteo 3:16).
      Nao indicamos ou recomendamos uma Igreja Evangelica especifica para que os leitores congreguem. Isso deixamos para que os obreiros das seitas. A unica coisa que recomendamos e que oucam a Voz do Bom Pastor:
      A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
      E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
      Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

      João 10:3-6

      Quem e do Rebanho de de Deus, Ouvira o Chamado do Bom Pastor e o seguira, e caso oucam a voz de estranhos, ou "falsos profetas" , se afastarao imediatamente! Ele pode levar-lo a uma igreja que tem compromisso com sua Palavra. Seja metodista, Batista, Assembleia, Luterana...
      Apenas preste atencao na Voz do Pastor de nossas almas, lendo diariamente as Escrituras. Elas sao alimento para nossas almas e indicam o verdadeiro Caminho da Salvacao em Cristo.

      Shalom

      Att: Seminarista Marcio Carvalho

      Excluir