2 de ago. de 2014

"Templo de Salomao" ou Templo do Espirito Santo?





O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;



Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?



        Peco desculpas aos nossos leitores, mas preciso abrir um parentesis na sequencia de nosso estudo sobre seitas e heresias, (O Espirito Santo tem me incomodado a dizer algo e preciso por para fora) embora o que direi aqui se encaixe perfeitamente nessa categoria.

        Foi inaugurado no dia 31 de julho, em Sao Paulo, a mega-igreja denominada como "Templo de Salomao". Ela sera a sede mundial da Igreja do Bispo Edir Macedo, A Universal.
        Uma serie de polemicas tem surgido devido a esta construcao. Boa parte da critica tem sido destinada aos quase 700 milhoes de reais que foram investidos nessa obra. Outra parte tem sido as atitudes e falacias do Bispo sobre essa Igreja. Aparentemente, o "Bispo" Edir Macedo tem pensado em se converter ao judaismo, pois alem de adotar o templo como parte do "culto a Deus", tem tambem se apossado das vestimentas ritualisticas judaicas (Kipa e talit ).
         Contudo, as pessoas tem se preocupado demais com os gastos financeiros e esquecido do essencial. Argumentam que o dinheiro usado poderia ter sido utilizado em outras coisas, como ajudar o pobres. Contudo, os mesmos que fazem tais criticas, nao sao capazes de nem ao menos dar uma moeda a um mendigo que esteja nas ruas!

        Nao estou defendendo a Universal, nem o Edir Macedo, e o resto deste artigo mostrara isso. Entretanto, quero salientar que o dinheiro utilizado veio dos dizimos e ofertas volunarias que os membros da Universal fizeram. A questao nao e apenas querer jogar a culpa nos lideres da Universal, seja pelos gastos, seja pelos seus erros teologicos. O Povo tem boa parte da culpa:



O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento

Oseias 4:6


        Mais uma vez saliento: Nao sao os grandes gastos a raiz do problema. Pense na construcao do legitimo Templo de Salomao. Foram gastos 100.000 talentos de ouro e 1.000.000 de talentos de prata, para os gastos da casa do Senhor. Além disso, deu ele do proprio bolso o equivalente a 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata; Os príncipes tambem contribuíram com 5.000 talentos de ouro, 10.000 soldos de ouro, e 10.000 talentos de prata, fazendo um total de 108.000 talentos de ouro, 10.000 soldos de ouro e 1.017.000 talentos de prata. (1 Cronicas 22:14; 28:11 a 29:9). Tudo isso equivale a quase 5 milhoes de dolares! E essa foi uma obra aprovada por Deus :


Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.
E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus.
Porém, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.
Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.
Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo; e prospera, e edifica a casa do Senhor teu Deus, como ele disse de ti.



         Queridos irmaos em Cristo e visitantes, o problema nao foi o quanto de dinheiro foi gasto.  A verdadeira questao e se nos, como Cristaos, precisamos de um "Templo" aos moldes do Antigo Testamento para adorar ao Senhor em espirito e verdade. (Joao 4:20-24)

        Para que servia o Templo? Qual a sua finalidade? Ele tinha duas funcoes principais: Simbolizava a Presenca de Deus no meio de Israel (O Povo poderia orar de qualquer lugar em direcao ao Templo, sabendo que Deus os ouviria); a redencao de Deus para o Seu povo (Sacrificios diarios eram realizados com a finalidade da expiacao dos pecados de Israel). (Êx 25.8; 29.43-46; Êx 40.34-38; Sl 18.6)

        O Templo foi algo ordenado para os Judeus. E nos? Devemos nos comportar como os Judeus? Vivemos todos debaixo das Leis do Antigo Testamento? A resposta e facil: Nao!



Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.



Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.




        O Templo, como toda a lei, nada mais era do que uma sombra, um esboco da verdadeira realidade, que e a espiritual. O Proprio Rei Salomao reconheceu que o Templo nao poderia conter a Gloria de Deus:



Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?



       O Templo era um exemplo de algo maior, que ainda viria, e que ensinaria os judeus e, mais adiante na historia, aos gentios ( ou seja, todos nos), a graca de Deus:


Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.



Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
¶ Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.



Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.



         O SENHOR falou que uma Nova Alianca seria feita. Todos os ritos, cerimonias, sacrificios e o Templo eram sombras das coisas celestiais. O Novo Pacto nao necessitaria de Templos ou tabuas de pedra. As leis seriam escritas em nossos coracoes e Deus habitaria em nos! Sao estas coisas que o Templo representava:


Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.



Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.



Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.



A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.




        Se o caro leitor, aceitou a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, se Ele o Chamou e voce reconheceu sua voz, se essa mensagem faz sentido para seu coracao, entao tenha confianca, pois voce e um dos eleitos de Deus! Nao tens mais a obrigacao de Adorar num lugar especifico para ser ouvido por Deus. O Espirito Santo Habita em voce! Todos nos, como Igreja, somos o Templo de Deus. E isso e um milagre e uma demonstracao do amor e da misericordia de Deus. Nao precisamos ficar numa lista de espera para "entramos" na presenca do SENHOR. Nao precisamos "pagar" para adorarmos ao nosso Deus. Nao precisamos seguir as "excentricidades" de qualquer homem que se julgue santo ou mais proximo de Deus.
       O Sangue de Jesus nos purificou de nossos pecados e nos permite ir direto a Sala do Trono, sem medo ou culpa:


Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.



         O Templo construido por esse "Bispo", de nada servira, se nao como um ponto turistico. E claro que muitos irao em busca da "face de Deus" e de "Sua Presenca". Mas sera uma viagem sem sentido. Simplesmente, porque Deus nao habita la!
         Com isso nao queremos dizer que os membros da Unversal nao tenha fe. Isso eles tem, pois a tiveram para construir semelhante obra. Contudo, de acordo com a Biblia, sua fe esta na "direcao errada". E Qual e a direcao correta?
         Deixemos a Biblia responder:


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.



Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.



As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.



        O Caminho da Salvacao, das curas, dos milagres, da paz da alegria da comunhao com Deus, nao esta na rota que leva a cidade de Sao Paulo. O Caminho para nosso Lar Celestial e Jesus Cristo!
        Podemos e devemos construir lugares onde o povo de Deus possa se reunir para, em comunhao, o Adorar. MAS, nenhuma construcao humana, ou "lugar santo", sao capazer de conter o Poder e a Presenca de Nosso Deus. 
         Quando orares, nao precisa voltar sua direcao para Sao Paulo, Jerusarem ou Meca. A Unica direcao para a qual devemos nos voltar e para CRISTO!
         Irmaos de todas as denominacoes, ministerios e lugares. Irmaos da IURD. Vamos todos estudar mais a Biblia. Estamos cometendo os mesmos erros de muitos que serviram a Deus no decorrer dos seculos, e se desviaram do verdadeiro Caminho. Paulo lutou tanto contra os "irmaos judaizantes" e estamos permitindo que eles ressurjam. Sera que a luta do Apostolo Paulo foi em vao?

         Nao! Ainda ha um remanescente fiel. Que nao tem se dobrado diante dos Baal's modernos. Claro, nao mudaremos todo o sistema. Foi predita uma grande Apostasia e a igreja brasileira tem manifestado sinais claros do engano e do erro!
        Remanescente de Israel! Irmaos e irmas. Vamos entrar na peleja. Somos o foco de resistencia e e nossa obrigacao lutar, seja pela oracao, seja por proclamar a verdade, ate que Nosso Senhor Retorne.
        Nao desanime. Nao caia no erro. Fuja da Apostasia! Proclame a Verdade! Proclame a Cristo!



E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.



Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.



Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,



Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.




Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.


Shalom

Seminarista Marcio Carvalho