28 de jul. de 2015

As Doutrinas da Graça - Expiação Limitada




Pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. - Mateus, 26:28


Prosseguindo com nossa série de estudos sobre as Doutrinas da Graça, estaremos expondo o terceiro, e talvez mais controverso ponto da TULIP (Até mais que o tema da Eleição, quem diria!), que trata da chamada Expiação Limitada. Esse é um tema que tem despertado muitos debates acalorados no meio Cristão (Não apenas no meio protestante, mas inclusive na teologia católica!). Não é nossa intenção esgotar o assunto em poucas páginas, mas expô-lo de forma simples, mas com embasamento Bíblico. Ao final do artigo estaremos recomendando alguns livros que se aprofundam neste tema.

O termo "Expiação Limitada" tem gerado alguma confusão no entendimento sobre esta doutrina, sendo utilizado por vários teólogos, em substituição, termos como Redenção Definida; Expiação Eficaz ou Expiação Definida. E a que essa doutrina se refere?

Segundo a definição de um grande Teólogo Reformado, J.I. Packer:

"A Morte de Cristo eliminou os pecados de todos os Eleitos de deus e garantiu-lhes que serão trazidos a fé por meio da Regeneração e mantidos na fé para a Gloria, e que é o que foi planejado alcançar. Deste caráter definitivo e eficaz resulta sua limitação: Cristo não morreu neste sentido eficaz para todos. A prova disto, como a Escritura e a experiência se unem para nos ensinar é que nem todos são salvos." (Teologia Concisa, pg. 131).

Essa doutrina ensina que Cristo morreu, não por todas as pessoas do mundo, mas apenas pelos Eleitos, e somente pelo Eleitos.

Com isso, não se quer afirmar que o Sacrifício de Cristo não teria poder para redimir toda a humanidade, caso essa fosse a Vontade de Deus. Todos os Teólogos, sejam de Tradição Reformada ou não, reconhecem que o Sacrifício de Cristo tem poder suficiente para "resgatar" toda a humanidade. Entretanto, os Reformados creem que a expiação é suficiente para todos, mas eficaz para alguns (Neste caso, os Eleitos).

Para um melhor entendimento sobre esse assunto, vamos entender o conceito de Expiação, o que significa e suas consequências.

JESUS CRISTO E A EXPIAÇÃO

Expiação significa fazer emendas, acertar as coisas, consertar, apagar as coisas, fazer reparação pelo erro, reconciliando assim as pessoas separadas e restaurando a relação rompida entre elas.
A Bíblia claramente ensina que somos pecadores, ou seja, erramos o alvo em fazer a vontade de Deus, e devido a isso, ficamos debaixo de sua Ira Justa (para maiores detalhes sobre esse assunto leia o artigo sobre Depravação Total, neste blog). Nossa comunhão com Deus foi cortada, e para ser restaurada algo seria necessário. Devido a nossa corrupção, nem nossos melhores atos estão destituídos da influência pecaminosa. E isso apenas aumenta ainda mais nossa "divida" perante Deus, que abomina o pecado.

Contudo, Deus, em sua grande misericórdia e amor, forneceu o meio para os pagamentos dessa dívida, possibilitando a restauração da comunhão perdida entre Deus e o homem. Esse meio foi a morte sacrificial de Jesus Cristo!

No Antigo Testamento, Deus havia instituído um sistema de sacrifícios que tinha como foco central, o sacrifício e o derreamento de sangue de animais sem defeito, para a expiação dos pecados do povo Israelita (Levítico 17:11).  Contudo, esse sangue não “apagava” os pecados, embora eles ficassem “impunes” (Romanos 3:25). Se o sacrifício fosse oferecido fielmente o que apagava os pecados era o Sangue do Filho de Deus, derramado na Cruz, que fez expiação por todos os pecados cometidos antes desse momentoso evento, bem como por todos os pecados cometidos depois dele (Romanos 4.3-8. Hebreus 9:11-15).

Quando estudamos as páginas do Novo Testamento, podemos perceber que Jesus não abriu o caminho para a Salvação, como se sua ovelha pudesse optar ou escolher serem salvas. Na verdade, Jesus Cristo, através de seu Sangue derramado, realizou a Salvação plena dos Eleitos, pagando o preço do resgate, e nos livrando da culpa, escravização do pecado e da Ira de Deus (Romanos 3:24; Colossenses 1:14). Para ilustrar: Imagine que uma pessoa se encontre em um prédio em chamas. Ela se encontra cercada pelo fogo e não tem como fugir. Bate o desespero. Ela já se vê morta, queimada viva. Repentinamente, das chamas, surge um bombeiro! Ele retira as chamas ao seu redor com um extintor; cobre-a com um manto anti -chamas e a leva para fora do prédio. Nessa situação, podemos dizer que a pessoa teve alguma parte no seu salvamento? Quem a salvou? Ela mesma, ou o bombeiro? Essa, e a verdadeira questão da expiação. O Eleito não escolhe ser salvo do pecado. Ele se encontra morto em seus delitos. Mas Jesus, através de Seu Sacrifício, nos livra das chamas do pecado. Integralmente! (Hebreus 2:17; 1 Joao 2:2 e 4:10).

Na Expiação, foi inaugurada a Nova Aliança. Cristo, tomou nosso lugar, como substituto, suportando o julgamento destinado a nos, ou seja, a maldição da Lei (Gálatas 3:13). Graças a Isso, passamos a ter acesso a Deus, em qualquer circunstância, pois temos a garantia que o Sangue sacrificial de Cristo nos cobre de todas as transgressões (Mateus 26:27-28; 1 Coríntios 11:25); Somos plenamente reconciliados com Deus (2 Coríntios 5:21); Somos recebidos por Deus como filhos adotivos (Gálatas 4:5).

São grandes bênçãos, tão maravilhosas que se pararmos para meditar, teremos um pequeno vislumbre do imenso amor de Deus e da sua grande misericórdia por nos. Contudo, será que tais bênçãos são realmente "para toda a Humanidade", como muitos tem ensinado, baseados em textos como Joao 3:16 e 2 Pedro 3:9?  Veremos o que a Escritura tem a revelar-nos sobre Aqueles que recebem os benefícios do Sacrifício de Cristo no plano da Salvação.

O Bom Pastor morre pelas suas Ovelhas

Agora, entramos no assunto da Expiação Definida em si. Essa doutrina nos ensina, através de comprovação Bíblica, que Cristo morreu para salvar os eleitos, e somente os eleitos. Isto significa que apenas os filhos de Deus usufruem dos benefícios da obra redentora de Cristo.

Ao analisarmos essa questão com atenção, podemos perceber que ela corresponde à realidade visível. Sabemos que o Evangelho tem sido difundido em larga escala, durante séculos, em praticamente todas as nações. E qualquer observador pode perceber que nem todos aceitam a Cristo como Senhor e Salvador. Será que os planos de Deus podem ser frustrados por meras criaturas pecaminosas? Será que a incredulidade Humana e mais poderosa de que a Graça Divina? Sejam Calvinistas ou Arminianos, todos concordam que o número de pecadores salvos e´ limitado. Essa doutrina claramente ensina que os eleitos são os únicos que Deus determinou salvar através da expiação de Cristo,  então,  logicamente são apenas eles que usufruem das bênçãos decorridas do Sacrifício do Senhor ( Isso e ensinado na questão soteriológica - doutrina da salvação - E´ admitido que a humanidade em geral, também recebe alguns benefícios,  naquilo que e´ conhecido como "Graça Comum", onde todos, de forma geral, usufruem das consequências indiretas da obra da redenção - leia Mateus 5:45 ).

O perigo de se acreditar que Cristo morreu com o propósito de salvar a todos os homens, e que ele leva logicamente ao Universalismo absoluto, ou seja, no fim todos são salvos, sem haver, então necessidade de alguém ir para o inferno. Se de fato, Cristo morreu por todos, todos seriam dignos de ir para o Céu. E impossível que aqueles por quem Jesus Morreu, e com isso, removeu sua culpa e pecados, se percam novamente! E, isso e um terrível erro teológico, pois a Bíblia mesmo nos informa que haverá membros da raça humana, que habitarão com os demônios no Inferno (Apocalipse 20:10,15; 21:8)

As Escrituras, principalmente, nos fornecem informações sobre essa limitação muito definida. Vejamos alguns textos chaves utilizados como base para essa doutrina:

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. - João 10:11,14-15

Apenas as ovelhas de Cristo o seguem. Não são todos os homens que fazem isso!

Cuidai, pois, de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. - Atos 20:20

Cristo comprou apenas SUA IGREJA, composta por um número incontável de Eleitos.

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. – Efésios 5:25-27

Novamente, Cristo morreu por SUA IGREJA, não por toda a HUMANIDADE

Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. - Mateus 1:21
                                                               
Ele salvará o SEU POVO!

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? - Romanos, 8:32-35

Paulo aqui, está se referindo aos Eleitos pelos quais Cristo morreu!

Pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. - Mateus 26:28

O Sangue do pacto foi derramado por MUITOS, não por TODOS da Humanidade!

E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados. - Marcos, 4:11,12

Os mistérios do Reino são revelados apenas aos Eleitos.

Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. - Isaías 53:12

Novamente, por MUITOS, não por TODOS.

Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. - Hebreus 9:28


Importante relembrar que através de sua morte, Cristo adquiriu a fé, o arrependimento e todos os demais efeitos da obra do Espirito Santo para Seu povo. Estas são coisas que estão além da simples vontade humana. As condições que precisam ser satisfeitas, para a obtenção da salvação, também são asseguradas pela Expiação, conforme podemos comprovar através dos seguintes textos:

Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? - Romanos 2:4

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. - Gálatas, 3:13,14

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; - Efésios 1:3,4

Pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, - Filipenses 1:29

Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; - 2 Timóteo 3:5,6


Objeções a Doutrina da Expiação Definida.

Existem uma serie de textos que, se lidos isoladamente, fora de seus contextos e do próprio contexto geral das Escrituras, podem dar a entender que Cristo Morreu por todos os homens do mundo. Contudo, uma análise mais profunda pode mostrar o real significado de tais textos. Faremos a análise de dois textos utilizados como contraprova da doutrina da Expiação Definida e como devem de fato ser compreendidos: Joao 3: 16 e 2 Pedro 3:9

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16

Este texto e muito usado pelos oponentes da Expiação Definida. Inclusive é utilizado por muitos Universalistas como "Prova" de que Cristo morreu por todos (Lembrando que os arminianos não chegam a esse extremo).

Uma detida analise do texto, contudo, nos mostra o real significado dele.

A Questão e entender o que significa a palavra "mundo". Significa todas as pessoas de todas as nações, crenças, raças e tribos, ou pessoas DENTRE cada tribo e povo? Não é muito difícil de entender esse significado, pois o próprio texto o restringe. Quem recebe a vida eterna? É claro que todo aquele que exerce fé e crê. Pergunta fundamental: São TODOS os homens de todas as nações que tem demonstrado crerem em Jesus Cristo, ou pessoas DE CADA nação? A Bíblia e a experiência têm demonstrado que nem todo tem fé em Cristo. Mesmo no tempo de Jesus, muitos não creram nele (Joao 6:66). Logo, devemos interpretar esse texto como aplicado aos eleitos, espalhados por todo o Mundo, os quais Deus amaram tanto, que enviou seu Filho para lhes proporcionar a Salvação.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. - 2 Pedro 3:9

Neste caso, a dificuldade e entender qual o sentido da palavra TODOS. Novamente, se entendermos a palavra TODOS, como significando cada pessoa de cada tribo e nação, cairemos na armadilha do Universalismo. Então, como interpreta-lo corretamente?

Primeiro, devemos saber a quem Pedro estava escrevendo essa carta:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça dos nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: - 2 Pedro, 1:1

Ele estava escrevendo a carta aos Eleitos de Deus. Aqueles que foram salvos e resgatados pelo Cordeiro de Deus e que descansavam em Sua Justiça!

E qual o contexto deste texto? Era a aparente demora da Segunda Vinda de Cristo. E, a quem Pedro se dirigia quando afirmou ser Deus "longânime para CONVOSCO"? Ele está falando aos Eleitos. E qual conclusão podemos chegar? Que Deus aguarda com paciência para que NENHUM eleito se perca, mas para que TODOS os eleitos de cada nação e tribo, possam chegar ao arrependimento!

Como puderam perceber, uma boa analise pode ajudar-nos a interpretar corretamente aparentes contradições ou discrepâncias textuais. Existem outros textos polêmicos, mas devido ao tempo não nos aprofundaremos muito. O importante saber é que, com uma mente aberta e sincera, além de muita oração, podemos descobrir grandes perolas de conhecimento nas Escrituras.

Uma última objeção que queremos expor e aquela que afirma que se esse  o caso, a oferta de salvação feito pelo Evangelho, não pode ser feita de boa -fé,  já que apenas os eleitos  recebem a salvação.

Importante salientar que essa doutrina afirma que Deus oferece de "bona fide" a salvação mediante o arrependimento e a fé.  Contudo, além de proporcionar o meio pelo qual os eleitos são chamados a fé, a mensagem do evangelho também serve de instrumento para demonstrar a obstinação humana em oposição a Deus e a Sua Mensagem e como forma de remover todo vestígio de escusa.  Os pecadores poderiam afirmar, cinicamente, que aceitariam de bom grado se lhes fosse oferecida a proposta da salvação, no caso de sua condenação, se nunca tivessem ouvido tal mensagem. Neste momento, convém lembrar do que o SENHOR Deus disse ao profeta Ezequiel:

E disse-me ele: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm transgredido contra mim até o dia de hoje. E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração. Eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta. - Ezequiel, 2:3-5

Chegamos ao fim do estudo sobre Expiação Definida. Muita coisa ainda poderia ser dita, mas nossa intenção é apenas dar um quadro geral sobre um assunto muito extenso, mas que durante toda a história da Igreja, tem servido de fonte de encorajamento e consolo para os Eleitos de Deus, além de mostrar que Deus nutre um grande amor por seus filhos, e os tem separado dentre o mundo ímpio para formar um povo apenas Seu, para Louvor da Sua Gloria! (1 Pedro 2:9).

O próximo estudo tratara do quarto ponto da TULIP: GRAÇA IRRESISTIVEL. Fiquem atentos ao blog e orem por nós e nossas famílias. Que Deus abençoe a todos vocês, queridos leitores!

Shalom.


Livros Recomendados:    

TULIP: Duane E. Spencer
Teologia Concisa: J.I:Packer
Verdades Essencias da Fé Crista - 2ª caderno : R.C. Sproul


Seminarista Marcio Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário