14 de jul. de 2014

Estudo Sobre Seitas e Heresias - Parte 1 - Testemunhas de Jeová



Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - João 8:32


Prezados irmãos, hoje estaremos dando início dos Estudos de Heresiologias, e como destacado no comentário anterior, Heresia é uma palavra vinda do grego, hairesis, que consiste no ato de um indivíduo ou grupo de se afastar do ensino da Palavra de Deus; adotar suas próprias ideias ou de outrem. Abandono da verdade estabelecida. No início da Igreja (Igreja Primitiva), o termo Heresia, indicavam aqueles que negavam ou se opunham (totalmente ou parcialmente) com o evangelho pregados pelos Apóstolos de Jesus.

Hoje iremos estudar o movimento religioso/seita chamado Testemunhas de Jeová.

Todo movimento Herético tem como base os seguintes fundamentos:

# Desarmonia com Bíblia
# Contradição com os Fatos
# Incoerências Lógicas

Com base nesses fundamentos iremos analisar as doutrinas das Testemunhas de Jeová, mas como todo movimento herético tem um princípio, nós iremos apresentar o histórico desse movimento religioso.

HISTÓRIA

Charles Taze Russell, o fundador das Testemunhas de Jeová (O nome Testemunhas de Jeová de Jeová foi adotado em um congresso em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos), nasceu em 1952 EUA, e morreu no ano de 1916. Seus pais eram presbiterianos. Russel pertenceu a Igreja Congregacional a seguir, à igreja Adventista. Em 1874, fundou formalmente o movimento russelita na cidade de Brooklyn, Nova York, E.U.A. Em 1879, começou a publicação do periódico Torre de Vigia de Sião, hoje chamada A Sentinela.

Russel foi infeliz. Casou-se em 1879 e por várias vezes foi levado ao tribunal, acusado pela esposa por maus tratos e também por pessoas lesadas. Em 1897 ela pediu o divórcio e provou contra ele, cruel tirania no lar, além das relações que mantinha com diversas mulheres. Ele havia isolado a esposa, afastando-a da sociedade, segundo ele, acometida de loucura.

Durante todos os escândalos envolvendo Russel, um juiz de nome Josepf Franklin Rutherford, demonstrou-lhe uma grande afinidade, e posteriormente esse se tornou seu fiel discípulo. Quando Russel morreu seu “manto” caiu sobre Rutherford, que imediatamente começou uma campanha mais vigorosa que a de se predecessor.

Russel morreu totalmente frustrado porque suas profecias não tiveram o cumprimento esperado, mesmo após sua morte sua entidade continuou em pleno funcionamento na direção dos seus sucessores.

Seu sucessor Joseph Rutherford (1869-1942), efetuou 148 alterações doutrinárias no sistema de crença das Testemunhas de Jeová. Publicou a obra de Russel intitulada O Ministério Consumado, e o sétimo volume de Estudos das Escrituras, como meio de consolidar em torno de si o domínio e o controle da organização.

Iniciaram as testemunhas uma distribuição de folhetos e literatura de casa em casa, e o Juiz Rutherford, como gostava de ser chamado, gravou, dele mesmo, as mensagens em disco. Entre 1919 as Testemunhas de Jeová cobrirem todos os Estados Unidos, distribuindo folhetos de casa em casa, tocando discos e vendendo literaturas.

Fizeram campanha ativa na Alemanha, China, Japão, Índia, Turquia, México, Canadá, África e vários países da Europa. Em 1942, anunciaram que suas publicações haviam sido distribuídas em 88 línguas. Após a Segunda Guerra Mundial, iniciaram então a invasão da América do Sul e chegaram até o Brasil.  Sociedade Torre de Vigia de Tratados só se estabeleceu firmemente como uma organização após o ano de 1947, onde as suas atividades foram reconhecidas nos Estados Unidos.

Após a morte do Juiz Rutherford em 1942, a “organização”, já estava fundamentada nos conceitos disseminados através do globo, na década de 50 já haviam espalhadas pelo globo mais de 1 milhão de adeptos, na década de 70 subiu para mais de 3 milhões e atualmente segundo o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2014 eles estão em 7.965.954 (mais de 7 milhões de publicadores).

Esse comentário não visa ficar contando a história das Testemunhas de Jeová, mas sim apresentar as doutrinas distorcidas que mais de 7 milhões de pessoas no mundo afora crê e ajuda a disseminar. Infelizmente no nosso meio evangélico existem pessoas que não dedicam o seu tempo para examinarem a escritura com empenho e dedicação, e isso faz com que essas pessoas sejam crianças no sentido espiritual e acabem se deixando levar (pela a falta de conhecimento) pelos os ensinos enganosos de alguns grupos religiosos que manejam a Bíblia (equivocadamente) de forma exímia como as Testemunhas de Jeová. Esses homens, mulheres e crianças diariamente dedicam horas do seu dia para poder apresentar aquilo que eles acreditam que é verdadeiro, e usam a Bíblia ao seu favor, lembre-se das palavras abaixo:

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. – Mateus 4:6

Satanás ao tentar Jesus citou as escrituras sagradas (a Bíblia) em Salmos 91:11,12 que nos diz:

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Salmo 91:11,12

Então irmãos temos que ter muito cuidado, pois muitas seitas heréticas fazem o uso das Santas Escrituras para tirar os servos de Deus do caminho da Vida e Levá-los para a perdição.

Todos nós como Protestantes estamos de baixo de padrões que chamamos de Declaração Doutrinária, a mais famosa declaração doutrinária é a de Westminster, que expões as nossas crenças como cristão protestante, e com base nessa declaração de Fé e outras que nós buscaremos desmascarar doutrinas antibíblicas e heréticas.

Listaremos algumas práticas que as Testemunhas de Jeová praticam que demostram o desvio doutrinário delas:

# As Testemunhas de Jeová colocam as suas publicações (literatura) acima das Escrituras Sagradas, afirmando que Deus direciona a confecção delas.

As Testemunhas de Jeová se autoproclamam o escravo Fiel e Discreto, que teria a finalidade de prover alimento espiritual diretamente de Deus para a Humanidade, e os seus líderes afirmavam realmente que nada além de suas publicações poderiam levar as pessoas a Deus, nem mesmo a Bíblia! Vejamos alguns exemplos abaixo:

1910

    "Se os seis volumes de SCRIPTURE STUDIES [Estudos das Escrituras] são praticamente a Bíblia ordenada por tópicos, com textos bíblicos dados como prova, podemos chamar apropriadamente aos volumes - a Bíblia numa forma ordenada. Isto é, não são apenas comentários acerca da Bíblia, mas são praticamente a própria Bíblia. Mais ainda, não só achamos que as pessoas não podem ver o plano divino estudando somente a Bíblia, mas pensamos também que se alguém deixar de lado os SCRIPTURE STUDIES, mesmo que seja depois de os ter usado, depois de se ter familiarizado com esses livros, depois de os ter lido durante dez anos - se ele depois os deixa de lado e os ignora e se vira somente para a Bíblia, embora tenha compreendido a Bíblia durante dez anos, a nossa experiência mostra que dentro de dois anos ele fica na escuridão. Por outro lado, se ele tivesse lido somente os SCRIPTURE STUDIES com as referências, e não tivesse lido uma página directamente da Bíblia, ele estaria na luz no fim desses dois anos, porque teria a luz das Escrituras." [A Sentinela 9-15-1910, reproduções, p.4685]

Pode algum livro ser superior a Bíblia? Foi exatamente isso que Charlles Taze Russel disse a cerca da enciclopédia dele chamada de o Estudo das Escrituras (que hoje é totalmente ignorado pela a sociedade). E ainda temos outras afirmações, como a de Ruttenford:

1935

    "Sem dúvida o Senhor usa os seus anjos para fazer com que a verdade seja publicada na Sentinela, e os seguidores fiéis de Cristo Jesus que escutam e acatam a mensagem do Senhor e lhe prestam obediência são assim um espectáculo ou teatro para outros, tanto homens como anjos, que observam que estes fiéis estão mantendo a sua integridade para com Deus.... Certamente, Deus guia o seu povo pactuado por usar os santos anjos para transmitir as suas mensagens a eles". [A sentinela, 1 de Fevereiro de 1935, p. 41]

    "Jeová fez os arranjos necessários no interior da sua organização para instruir o seu povo, e todos nós reconhecemos que durante alguns anos A Sentinela tem sido o meio de comunicar informação ao povo de Deus. Isso não significa que aqueles que preparam o manuscrito para A Sentinela são inspirados, mas antes significa que o Senhor através do seus anjos certifica-se que a informação é dada ao seu povo no tempo apropriado, e ele faz acontecer os eventos em cumprimento da sua profecia e então convida aqueles devotados a ele a ver o mesmo. Deus através de Cristo Jesus alimenta o seu povo com o alimento conveniente para eles e dá-o a eles no tempo apropriado. Os anjos do Senhor que o acompanham no julgamento do templo servem sob o seu comando, e a prova submetida até aqui através das publicações da Torre de Vigia mostra conclusivamente que é assim que o Senhor lida com os seus fiéis na terra". [A sentinela, 15 de Agosto de 1935, p. 246]

    "A revista A Sentinela... é o canal usado pelo Senhor para transmitir o desenrolar das suas profecias àqueles que são devotados a ele e ao seu reino. Nenhuma criatura humana tem direito a qualquer crédito pelo que aparece na Sentinela". [1936 (Anuário de 1936), p. 63]


Uma forma de identificar uma seita herética e analisar o que elas pensam sobre as escrituras e sobre a quem deve ser dada toda a honra, glória e reverência. As Testemunhas de Jeová reverenciam os seus fundadores como sendo pessoas irrepreensíveis, que tiveram uma “iluminação” divina e exaltam as suas obras como sendo inspiradas pelo o próprio Criador, ela chega a afirmar que Deus, "certifica-se que a informação é dada ao seu povo no tempo apropriado, e ele faz acontecer os eventos em cumprimento da sua profecia e então convida aqueles devotados a ele a ver o mesmo." Russel afirmou que seu uma pessoa que estudasse apenas a Bíblia e não o seu Livro SCRIPTURE STUDIES (Estudo das Escrituras) ele estaria em “Escuridão”, enquanto aqueles que faziam uso dos seus escritos estariam na “Luz” – ele menosprezou a Bíblia e exaltou as suas obras!

            O Apóstolo Paulo nos diz:
           
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. - 2 Timóteo 3:16-17
           
O Salmista diz:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. - Salmos 119:105

E Paulo nos informa:

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

            A Bíblia é o fundamento do cristão, todo aquele de nega a sua importância ou delega a outras fontes de pesquisa (livros) aquilo que somente a Bíblia deve receber está cometendo ou apoiando uma heresia.

A sociedade Torre de Vigia, alegando ser o escravo fiel e discreto, imputa através de suas publicações a obediência irrestrita as suas regras e dogmas, todo aquele que se opor as regras tem como punição a expulsão da congregação e dependendo dos casos é até mesmo denominado apóstata. A Sociedade Torre de Vigia mudos os seus conceitos diversas vezes ao longo de seus mais de 1 século de existência e muitos “crentes” foram expulsos por não concordarem com alguma de suas determinações, que depois de algum tempo foram revogadas como podemos ver abaixo em dois exemplos:

VACINAÇÃO

“Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, escrófula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano.” (A Idade de Ouro, 05/01/1929, pág. 502 – em inglês)

Mas em 1952 foi drasticamente mudada como se vê na pergunta dos leitores em A Sentinela, de 15/12/1952, pág. 764 – [em inglês].

Pergunta: “São as vacinas uma violação da lei de Deus que proíbe introduzir sangue no sistema? – G.C., Carolina do Norte.”
Resposta: “O assunto da vacinação deve ser decidido pelo próprio indivíduo…E a nossa Sociedade não tem recursos para ser envolvida legalmente no caso ou para tomar a responsabilidade pelo modo como o caso acaba.”

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Pergunta: “Há alguma objeção bíblica quanto a doar o próprio corpo para uso em investigações médicas ou quanto a aceitar órgãos para transplante de tal fonte? – W. L., E.U.A.”

Resposta: “Deus permitiu aos humanos que comessem carne e sustentassem as suas vidas humanas tirando as vidas de animais, embora não lhes fosse permitido comer sangue. Será que isto incluía comer carne humana, sustentar a própria vida recorrendo ao corpo ou partes do corpo de outro humano, vivo ou morto? Não! Isso seria canibalismo, uma prática abominável para todos os povos civilizados. [...] Mostrar desrespeito pela santidade da vida humana faria com que uma pessoa se arriscasse a ter a sua própria vida tomada. — Gên. 9:5, 6 [...] Quando homens de ciência concluem que certo processo normal já não funciona mais e sugerem remover o órgão e substituí-lo diretamente com um órgão de outro humano, isto é simplesmente um atalho. Aqueles que se submetem a tais operações estão assim a viver à custa da carne de outro humano. Isso é canibalístico.” (A Sentinela, 15/11/1967, pág. 702 – em inglês)

Mas isto foi radicalmente mudado em 1980:

Pergunta: “Deve a congregação tomar ação quando um cristão batizado aceita o transplante dum órgão humano, tal como a córnea ou um rim?”
Resposta: “No que se refere ao transplante de tecido ou osso humano de um humano para outro, é um caso de decisão conscienciosa de cada uma das Testemunhas de Jeová. [...] Embora a Bíblia proíba especificamente a ingestão de sangue, não há nenhuma ordem bíblica que proíba especificamente receber outros tecidos humanos. Por este motivo, cada um que se confronta com uma decisão sobre este assunto deve examinar esta questão com cuidado e oração, decidindo então conscienciosamente o que ele ou ela pode ou não pode fazer perante Deus. É um assunto para decisão pessoal. (Gál. 6:5) A comissão judicativa da congregação não tomaria nenhuma ação disciplinar, se alguém aceitasse o transplante dum órgão.” (A Sentinela, 01/09/1980, pág. 31)


A Sociedade Torre de Vigia falsamente usa o nome de Deus para justificar as suas mudanças doutrinárias. Porém a Bíblia diz:

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. - Isaías 55:11

Aquilo que Deus determina ele cumpre. A sua palavra é imutável!


Algo que as Seitas tem em comum é o fato de acharem que os seus líderes (ou cúpula organizacional) tem a capacidade de decifrar os mistérios da Bíblia. Um dos pontos mais visados pelas as Seitas é a Escatologia. Escatologia é uma parte da Teologia que trata dos acontecimentos dos Últimos Dias, e as Testemunhas de Jeová diversas vezes se propuseram a determinar a vinda de Cristo e o Harmagedom dizendo-se profetas de Deus.


 Tenhamos em mente as palavras Abaixo:


"Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." - Deuteronômio 18:22:
 
Se alguém faz uma falsa profecia e diz que vem de Deus, então ele é um falso profeta e nós não devemos dar ouvidos a ele.

As Testemunhas de Jeová declararam que são profetas de Deus? Sim.

           Em 1972, a revista Sentinela afirmou que as Testemunhas de Jeová são profetas de Deus.


IDENTIFICANDO O “PROFETA” -- "Jeová tem um profeta para ajudá-los, para adverti-los dos perigos e para declarar as coisas por vir? Estas questões podem ser repondidas afirmativamente. Quem é este profeta? ... Este "profeta" não era um homem, mas era um corpo de homens e mulheres. Era um pequeno grupo de seguidores de Jesus Cristo, conhecidos naquele tempo como International Bible Students. Hoje eles são conhecidos como Testemunhas Cristãs de Jeová ... Certamente, é fácil dizer que este grupo atua como um 'profeta' de Deus." The Watchtower, 4/1/72 (Veja Deuteronômio 18:22:)

         1899 "...a ‘batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (ap 16:14), que terminará em 1914 com a comleta ruína do atual estado da tera já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).

1897 "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.

1916 "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).

1918 "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.

1922 "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.

1923 "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.

1925 "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não.  No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3.

1925 "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262.

1926 "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.

1931 "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338.

1941 "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.

1968 "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando?  ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.

1968 "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.

          Uma Testemunhas de Jeová poderá dizer que a organização ainda está aprendendo. Se é assim, quanto eles podem confiar naquilo que eles estão aprendendo agora da Sociedade? O que eles estão aprendendo agora não irá mudar depois?
 
Um verdadeiro profeta de Deus não erra uma profecia. Somente um falso profeta erra. A organização das Testemunhas de Jeová, que proclama ser profeta de Deus, é na realidade um falso profeta. Jesus avisou-nos a respeito, dizendo: "porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." - Mateus 24:24.
O próprio Senhor Jesus nos disse:
 
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. - Mateus 24:36


Se o mistério quanto ao dia da vinda de Jesus e fim dos tempos não foi revelado nem mesmo para o Filho (enquanto encarnado) como homens pecadores podem dizer que sabem quando se sucederão esses fatos – é impossível! Nós devemos nos agarrar no que as escrituras dizem e não dar ouvidos a essas falsas profecias. As Testemunhas de Jeová se auto proclamam o Escravo Fiel e Discreto ou Prudente, mas os seus ensinos a identificam como sendo um Falso Profeta.
 

# As Testemunhas de Jeová negam a Divindade de Cristo, o rebaixando a uma simples criatura, ou a primeira das criaturas de Deus.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (a tradução da Bíblia desenvolvida pelas as Testemunhas de Jeová), contém várias alterações textuais que visam corroborar para a afirmação de que Jesus não é “Deus”, mas sim uma criatura inferior ao Criador. Como poderemos observar abaixo a Tradução do Novo Mundo verteu de forma incorreta alguns textos da Bíblia:

Texto Base: João 1:1

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. – Versão João Ferreira de Almeida Revisada e Corrigida - SBB

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. – Nova Versão Internacional

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. – Versão Bíblia de Jerusalém - Paulus


Como podemos observar em todas as traduções o texto deixa explícito que “o Verbo” era Deus. A própria escritura na língua original deixa isso claro como podemos ver abaixo:





Observando a Frase de João 1:1 verificamos “Kai Theos en o logos” a frase coloca “Theos” na frente, e esta frase tem o mesmo significado que “Kai o logos en Theos”. No Grego podemos encontrar diversas arrumações para os termos na frase, mas o resultado seria o mesmo, “Kai Theos en o logos”, = “E o Verbo era Deus”. No caso de “Kai o logos en Theos” ou “Kai Theos en o Logos”, o que nos permite dizer “quem era o quê” respondido pela presença do “o” antes do sujeito “Kai Theos en logos”, assim nessa frase destaca-se o sujeito: Logos é o Verbo/Verbo é Jesus/Jesus é Theos (Deus).

Assim a podemos observar a veracidade da afirmação de João de que Jesus era DEUS, porém a Sociedade Torre de Vigia na sua Tradução do Novo Mundo verteu essa passagem do seguinte modo:

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

A sociedade incluiu um artigo “[um]” antes de Deus e ainda colocou a palavra “Deus” em minúsculo, alterando completamente a estrutura do texto original onde a Palavra Deus (Theos) está maiúscula indicando o Deus Todo Poderoso.

As escrituras deixam claro qual é a posição de Jesus. Vejamos alguns textos que corroboram para afirmação de João 1:1

Jeová é o Primeiro e Último

Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o Senhor, o primeiro, e com os últimos eu mesmo. - Isaías 41:4

Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. - Isaías 44:6

Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. - Isaías 48:12

Jesus é o Primeiro e Último

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. - Apocalipse 1:7-8

Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. - Apocalipse 1:11

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; - Apocalipse 1:17

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. - Apocalipse 22:13-14

Toda a Humanidade se ajoelhará diante a Jeová

Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua. De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele. Mas no Senhor será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel. - Isaías 45:21-25

Toda a Humanidade se ajoelhará diante a Jesus

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. - Filipenses 2:9-11

Jeová é apresentado como Remidor da Humanidade

Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel. Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo; - Isaías 44:22-24

Jesus é apresentado como Remidor da Humanidade


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, - Efésios 1:7

Jeová é a nossa Justiça.

De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele. - Isaías 45:24

Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor. - Isaías 54:17

Jesus é a nossa Justiça.

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. - 1 Coríntios 1:30-31

A obra redentora do homem é reservada a Jeová

Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. - Isaías 43:11

A obra redentora do homem é reservada a Jesus

Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; - Tito 2:11-13

# As Testemunhas de Jeová negam a divindade do Espírito Santo, privando-o de qualquer atributo divino e delegando-o a uma simples “força impessoal”.

Gênesis 1:1,2 – “No princípio Deus criou os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.” – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

As Testemunhas de Jeová afirmam que o Espírito Santo, não é uma pessoa, e sim uma força/energia que emana de Deus e executa a criação. Afirmam que Deus fez uso dessa “Energia” na criação do Universo. Segundo as Testemunhas de Jeová, a palavra hebraica ruach e a grega pneuma (que pode ser traduzido como vento, fôlego de vida, sopro, ânimo e Espírito) aplica-se a uma força impessoal assim como o vento que não tem vontade própria e muito menos sentimento e razão. Por essa conclusão eles verteram a Palavra Espírito Santo por força ativa em sua tradução da Bíblia.

Quando estudamos as línguas originais nas quais a Bíblia foi escrita (Hebraico e Grego) verificamos que o termo hebraico ruach e grego pneuma tem sim uma variedade de significados, tais como vento, fôlego, sopro, Espírito e ao próprio Deus (João 4:24). Todas as passagens que o Espírito Santo se encontra ele está desempenhando qualidades iguais aos do Pai e do Filho, assim se dizemos que o pai é um ser, e que o filho é um ser por que não dizer o mesmo do Espirito Santo?

Nas escrituras nós observamos o Espirito Santo manifestando atributos de personalidades como poderemos verificar abaixo:

Características de Inteligência:

Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. -1 Coríntios 2:10-11

E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. - Romanos 8:27-28

Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.  - João 14:26


O Espirito Santo tem Vontade:

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. - 1 Coríntios 12:11

O Espírito Santo Ama e demostra Amor:

Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus. - Romanos 15:30

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30-31) [Como se pode magoar uma energia impessoal? Nunca vi a eletricidade sentir tristeza por estamos gastando ela demais!]

O Espírito Santo se expressa pela a Fala:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. - Apocalipse 2:7-8

O Espírito Santo testemunha:

Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim. - João 15:26

O Espírito Santo Intercede por nós:

Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. - Romanos 8:26

O Espírito Santo nos Ensina:

Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. - João 16:12-14

O Espírito Santo Chama homens e os comissiona:

Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. - Atos 13:1-3

Pode-se mentir ao Espírito Santo:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? - Atos 5:3

Como se pode mentir para algo que não possui inteligência? Imagine-se mentindo para seu guarda-roupa dizendo que irá comprar mais roupas, quando na verdade não irá comprar.

Pode-se blasfemar contra Espírito Santo:

Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. Mateus 12:31-32

Blasfemar implica falar com irreverencia contra um ser divino. Como blasfemar contra uma energia impessoal?

Como podemos observar todas essas características são próprias de um ser, não de uma força impessoal. Em João 8:24 lemos que “Deus é Espírito” e nós não tiramos de Deus a sua personalidade, então por que fazer o mesmo quanto ao Espírito Santo?

A Bíblia nos informa muito mais quanto a natureza do Espírito Santo como podemos ver abaixo:

# O Espirito Santo e Chamado de Deus e Senhor:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. - Atos 5:3-4

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. - 2 Coríntios 3:17-18

# São atribuídas obras exclusivas da divindade ao Espirito Santo:

Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras. - Salmos 104:30-31

# São atribuídas características exclusivas da divindade:

Eterno: Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? - Hebreus 9:14

Onisciente: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. - 1 Coríntios 2:10-11

Onipotente: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. - 1 Coríntios 12:11

Onipresente: Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. - Salmos 139:7-10

Assim irmãos verificamos que o Espírito Santo possui características semelhantes a Deus – incluindo as suas atribuições como Eternidade, Onisciência, Onipotência de Onipresença – quando Jesus ordenou o Batismo ele mencionou o Espirito Santo juntamente com o Pai e si mesmo (Mateus 28:19-20), se o Espírito Santo fosse apenas uma força impessoal como as Testemunha de Jeová afirmam que é, por que delega-lo tamanha gloria e honra. Assim concluímos que o Espirito Santo é uma Pessoa e faz parte da Divina Trindade.

# As Testemunhas de Jeová não acreditam na Trindade e afirmam que elas são imposições pagãs, e influência pós apostólica.

A obra "Deve-se crer na trindade?", publicada e distribuída pelas Testemunhas de Jeová, pg 7-9 afirma:

"Por muitos anos havia muita oposição, por motivos bíblicos, contra a emergente ideia de que Jesus era Deus. Para tentar resolver a disputa, o imperador romano Constantino convocou todos os bispos a Nicéia. Cerca de 300, uma fração do total, realmente compareceram. Constantino não era cristão. Supostamente, mais tarde na vida ele se converteu, mas só foi batizado quando estava para morrer. Sobre ele, Henry Chadwick diz em The Early Church (A Igreja Primitiva): “Constantino, como seu pai, adorava o Sol Invicto;… a sua conversão não deve ser interpretada como tendo sido uma íntima experiência de graça… Era uma questão militar. A sua compreensão da doutrina cristã nunca foi muito clara, mas ele estava certo de que a vitória nas batalhas dependia da dádiva do Deus dos cristãos.”

Que papel desempenhou esse imperador não batizado no Concílio de Nicéia? A Enciclopédia Britânica diz: “O próprio Constantino presidiu, ativamente orientando as discussões, e pessoalmente propôs… o preceito crucial, que expressa a relação de Cristo para com Deus no credo instituído pelo concílio, ‘de uma só substância com o Pai’ Intimidados diante do imperador, os bispos, com apenas duas exceções, assinaram o credo, muitos dos quais bem contra à sua inclinação pessoal.”
Assim, o papel de Constantino foi decisivo. Depois de dois meses de furiosos debates religiosos, esse político pagão interveio e decidiu em favor dos que diziam que Jesus era Deus. Mas, por quê? Certamente não por causa de alguma convicção bíblica. “Constantino basicamente não tinha entendimento algum das perguntas que se faziam em teologia grega”, diz Breve História da Doutrina Cristã. Mas, o que ele deveras entendia era que a divisão religiosa representava uma ameaça ao seu império, e o seu desejo era solidificar o seu domínio.

Nenhum dos bispos em Nicéia promoveu uma Trindade, porém. Eles decidiram apenas a natureza de Jesus, mas não o papel do espírito santo. Se a Trindade fosse uma clara verdade bíblica, não a teriam proposto naquele tempo?

Depois de Nicéia, os debates sobre o assunto continuaram por décadas. Os que criam que Jesus não era igual a Deus até mesmo recuperaram temporariamente o favor. Mais tarde, porém, o Imperador Teodósio decidiu contra eles. Ele estabeleceu o credo do Concílio de Nicéia como padrão para o seu domínio e convocou o Concílio de Constantinopla, em 381 EC, para esclarecer os preceitos.

Esse concílio concordou em colocar o Espírito Santo no mesmo nível que Deus e Cristo. Pela primeira vez, a Trindade da cristandade passou a ser enfocada.

Todavia, mesmo após o Concílio de Constantinopla, a Trindade não se tornou um credo amplamente aceito. Muitos se lhe opuseram e, assim, trouxeram sobre si violenta perseguição. Foi apenas em séculos posteriores que a Trindade foi formulada em credos específicos. A Enciclopédia Americana diz: "O pleno desenvolvimento do trinitarismo ocorreu no Ocidente, no escolasticismo da Idade Média, quando se adotou uma explicação em termos de filosofia e psicologia."

Como podemos observar as Testemunhas de Jeová afirmam que a Doutrina da Trindade foi uma intervenção do paganismo dentro da Igreja Primitiva e que foi consolidado pelo o imperador Constantino no 4º século durante o concílio de Nicécia e outros concílios como o de Constantinopla. Mas como nós (cristãos reformados/protestantes/evangélicos) definimos a Trindade.

A doutrina trinitarista sustenta que Deus é um ser infinito, único, que transcende os limites do espaço e do tempo, que não possui corpo material nem espiritual (a não ser o corpo que o Filho tomou sobre Si ao tornar-se homem). O Deus trino, portanto, não tem partes. Não se pode dividir em componentes a existência infinita. O Credo de Atanásio afirma que Deus não é dividido pelas três pessoas, quando declara que a fé trinitarista não aceita a possibilidade de "dividir a substância" [empregando "substância" no sentido da essência ou existência de Deus]. As três pessoas, como consequência, não são três partes de Deus, mas três distinções pessoais dentro de Deus, cada uma das quais é integralmente Deus.

As escrituras destacam Deus através de 4 atributos distintivos – ou seja apenas Deus é possuidor desses atributos que são: Onisciência, Onipresença, Onipotência e Santidade. Porém quando verificamos a Bíblia encontramos os mesmos atributos ligados a Jesus e ao Espírito Santo, então se esses atributos são distintivos de Deus e Jesus e o Espírito Santo os possui, dizemos que os 3 são Deus – a Santíssima Trindade. Abaixo listei alguns textos bíblicos mostrando os atributos divinos demonstrados nas 3 pessoas da Trindade.

# Deus

Onisciência

Porque os seus olhos [estão] sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não [há] trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade. - Jó 34:21-22

E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com [um] coração perfeito e com [uma] alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. - 1 Crônicas 28:9

Salmo de Davi para o músico-mor. SENHOR, tu me sondaste, e [me] conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não [havendo] ainda palavra [alguma] na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Salmos 139:1-4

Onipotência

NO princípio criou Deus os céus e a terra. - Gênesis 1:1

Tua [é], SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu [é] tudo quanto [há] nos céus e na terra; teu [é], SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão [há] força e poder; e na tua mão [está] o engrandecer e o dar força a tudo. - 1 Crônicas 29:11-12

Onipresença

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu [estás]; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu [ali estás também]. [Se] tomar as asas da alva, [se] habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. - Salmos 139:7-10

A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. - Provérbios 15:3; 2

Santidade

Porque eu [sou] o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu [sou] santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; - Levítico 11:44

Porém tu [és] santo, tu que habitas [entre] os louvores de Israel. - Salmos 22:3

Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu [és] santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. - Apocalipse 15:4

E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, [o] Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. - Apocalipse 4:8

# JESUS CRISTO

Eternidade

E tu, Belém Efrata, [posto que] pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. - Miqueias 5:2

Porque [um] menino nos nasceu, [um] filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. - Isaías 9:6

Jesus Cristo [é] o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. - Hebreus 13:8

Onisciência

Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. - Colossenses 2:3

Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; - João 2:24

Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. - João 6:64

Disse-lhe terceira vez: Simão, [filho] de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. - João 21:17

Onipotência

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. - Mateus 28:18

Onipresença

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. - Mateus 18:20

Ensinando-os a guardar todas as [coisas] que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. - Mateus 28:20

Santidade

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. - Lucas 1:35

Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. - Lucas 4:34

# Espírito Santo

Eternidade

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? - Hebreus 9:14

Onisciência


Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as [coisas] do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as [coisas] de Deus, senão o Espírito de Deus. - 1 Coríntios 2:10-11

Onipotência


Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. - 1 Coríntios 12:11

Pelo poder dos sinais e prodígios, [e] pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de [Jesus] Cristo. - Romanos 15:19

Onipresença

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8Se subir ao céu, lá tu [estás]; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu [ali estás também]. [Se] tomar as asas da alva, [se] habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. - Salmos 139:7-10

Santidade

Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, - Romanos 1:4

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo [seja] com todos vós. Amém. - 2 Coríntios 13:14

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as [coisas] que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. - Mateus 28:19; 20

A análise bíblica põe abaixo as afirmações das Testemunhas de Jeová contra a Divindade de Jesus e do Espírito Santo, e elas nos respaldam no que diz respeito a existência da Trindade.

# O que as Testemunhas de Jeová acham sobre a Alma, Morte (Céu e Inferno) e a Ressurreição

Creem que a morte da alma [em hebr. nephesh; em gr. psykhé] humana é consequência do pecado adâmico. Ocorre quando cessa no corpo o "espírito" [em hebr. rúahh; em gr. pneúma] ou força de vida. A morte não é uma passagem para um existência espiritual, mas o fim da existência da pessoa. (Conforme interpretação dada aos versículos de Eclesiastes 9:5, 10; Salmos 146:4) O ensino da imortalidade da alma não é verdadeira para as Testemunhas de Jeová. Creem que qualquer manifestação de espíritos de alegadas pessoas já falecidas se devem à ação direta de anjos decaídos, ou demônios. Acreditam na esperança para os mortos que estão na memória de Deus serão ressuscitados. – João 5:28, 29; Atos 24:15.
Não concordam também com a existência de um inferno de fogo como lugar literal de tortura das pessoas iníquas. Consideram que, na Bíblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], têm mais o significado de "sepultura" ou "lugar dos mortos"; ou com a ideia de destruição e aniquilação eterna, no caso de Geena [termo grego]. De acordo com Atos 2:27, Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeová não acreditam na predestinação pessoal. Cada pessoa tem livre arbítrio dado por Deus e é responsável por todos os atos que comete. No entanto, a morte é resultado do pecado original. Assim, após a ressurreição dos mortos, os pecados anteriores não lhes serão imputados mas poderão recomeçar a vida na terra escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcançar assim a salvação. Elas creem que aqueles que forem salvos do armagedom viverão na terra (A grande multidão) e apenas um seleto grupo de 144.000 crentes terão a oportunidade de viver nos céus com Deus atuando como sacerdotes e Reis de acordo com Apocalipse 7:4.

Quando nós analisamos o emprego das palavras nephesh e psykhé nas escrituras verificamos que geralmente elas são empregadas para definir “alma” (nephesh) ou “ser vivente”. Porém, esses termos são ricos em seus significados, possuindo várias nuanças dependendo de seus contextos. Um erro fundamental — cometido algumas vezes por estudantes iniciantes de hebraico e grego — é assumir que se um termo hebraico ou grego é utilizado de alguma forma particular em um verso, deverá obrigatoriamente ter o mesmo significado em todos os seus demais usos. Mas isso é simplesmente errado. O fato é que termos hebraicos e gregos podem ter diferentes nuanças de significado em diferentes contextos. O termo nephesh é um exemplo. Enquanto ele significa “alma vivente” em Gênesis 2:7, o mesmo termo se refere à alma ou espírito como sendo distintos do corpo em Gênesis 35:18. Além do mais, quando examinamos o que as Escrituras em sua totalidade ensinam a respeito da alma, fica evidente que a posição da Sociedade Torre de Vigia (Testemunhas de Jeová) é errada. Por exemplo, Apocalipse 6:9,10 refere-se a almas desprovidas de corpos sob o altar de Deus (não teria sentido interpretar a referência a “alma” nesses versos como “ser vivente” — “Vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos”). A primeira Carta aos Tessalonicenses 4:13-17 diz que Cristo trará consigo as almas e espíritos daqueles que estão agora com Ele no céu, e unirá tais espíritos a corpos na ressurreição. Em Filipenses 1:21-23, Paulo diz que melhor é partir e estar com Cristo. Em 2 Coríntios 5:6-8, Paulo diz que estar ausente do corpo é estar no lar com o Senhor. As Escrituras, como um todo, ensinam que cada pessoa é possuidora de uma alma que sobrevive à morte.

A Bíblia emprega a expressão “Dormir” como uma figura de linguagem apropriada para o corpo, uma vez que a morte é apenas temporária, aguardando apenas a ressurreição, ocasião em que o corpo será “despertado”. A Bíblia é muito clara quando ensina que a alma do crente (e o seu espírito) sobrevive à morte (Lucas 12:4). Ela está conscientemente presente com o Senhor (2 Coríntios 5:8) em um lugar melhor (Filipenses 1:23), essas almas estão interagindo umas com as outras (Mateus 17:3). De um modo semelhante, a alma do descrente está em um lugar de tormento consciente (Mateus 25:41; Lucas 16:22-26; Apocalipse 19:20— 20:15)

O termo hebraico traduzido como “inferno” (sheol) é também traduzido como “sepultura” ou “cova”. Significa simplesmente “mundo invisível”, e pode se referir tanto à sepultura, onde o corpo não é mais visto após o enterro, ou ao mundo espiritual, que é invisível aos nossos olhos. Além do mais, no Antigo Testamento, o termo sheol frequentemente significa “sepultura”, verificamos isso pelo o fato de indicar o lugar onde “ossos” (SaImos 141:7), “cãs” (Gênesis 42:38), e até mesmo armas (SaImos 76:3-5) vão quando os homens morrem. Até mesmo na ressurreição de Jesus, “a sua alma não foi deixada no Hades (isto é, na cova), nem a sua carne viu corrupção” (Atos 2:30,31). Existem alusões ao “inferno” no Antigo Testamento, como sendo um mundo espiritual, porém são menos claras do que no Novo Testamento (Provérbios 9:18; Isaías 14:9); “inferno” (no grego, hades) é claramente descrito no Novo Testamento como um lugar de espíritos (almas) que partiram. Anjos caídos estão lá, e eles não possuem corpos (2 Pedro 2:4). Seres humanos que não se arrependeram estão lá em consciente tormento após a sua morte, e os seus corpos estão enterrados (Lucas 16:22,23). No final, aqueles que estão no inferno serão lançados dentro do lago de fogo com o demônio, onde “de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:10,14,15). Jesus muitas vezes se referiu ao inferno como sendo um lugar de tormento consciente e eterno (confira Mateus 10:28; 18:9; Marcos 9:43,45,47; Lucas 12:5; 16:23).

As escrituras ensinam que todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e o acetam como seu salvador podem esperar com grande empolgação um destino celestial, e não apenas um seleto grupo de 144.000 pessoas e podemos verificar isso nos textos abaixo:

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; - Efésios 2:19

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. - Filipenses 3:20-21

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. - Colossenses 3:1

Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, - Hebreus 3:1

Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; - Hebreus 12:22

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - 2 Pedro 1:10-11


Jesus afirmou que todos os crentes estarão juntos em “um só rebanho” e sob os cuidados de “um Pastor” (João 10:16). Não haverá dois “rebanhos” — um na terra e outro no céu. Todos aqueles que forem ressuscitados compartilharão da vida celestial juntamente com aqueles que não experimentarão da morte quando forem arrebatados na segunda vinda de Cristo, assim todos formarão um grande e único rebanho nos céus ao lado de nosso Deus.

Podemos ainda deixar claro que para as Testemunhas de Jeová a salvação só é obtida por obras – quando nos referimos a obras, estamos indicando as atividades evangelísticas que são desempenhadas diariamente por elas. Muitos utilizando-se da Bíblia dizem que estão desempenhando a ordem de Jesus descrita em Mateus 28:19,20 de fazer discípulos, porém o que está por traz é o medo de perder as suas vidas. Eles dedicam milhares de horas anuais na obra evangelística com o objetivo de barganhar com Deus a salvação, dizendo: “Eu mereço a salvação pois dediquei “x” tempo no evangelismo!”. O Apóstolo Paulo deixou claro que a salvação não pode ser obtida por meios humanos, pois nós somos pecadores totalmente depravados, e o que merecemos é a morte, mas devido a misericordiosa graça de nosso Senhor, recebemos o dom salvífico de Deus conforme os textos abaixo demonstram:

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. - Romanos 11:6

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. - Efésios 2:8

Queridos irmãos, esse material teve como objetivo trazer luz sobre a escuridão teológica em que se encontram os adeptos da seita Testemunhas de Jeová. Nós podemos definir uma Seita como sendo um grupo que promove os seguintes pontos:

# A negação da autoridade única da Bíblia
# Uma visão distorcida de Deus e de Jesus
# Negar a salvação pela graça
# Autoritarismo
# Exclusivismo
# Dogmatismo
# Isolamento
# Antagonismo

         Durante esse comentário foi exposto que as Testemunhas de Jeová se adequam em todos esses pontos. Elas dizem que as suas publicações são tão importantes ou até mais importantes que a Bíblia; negam a divindade de Jesus Cristo conforme relatada em João 1:1 e outros textos bíblicos; promovem que a salvação são por obras, alegando que quanto mais fazemos para Deus, garantida será a nossa salvação; não se pode questionar a organização, quem o faz é tachado de apóstata e é expulso do seu meio; elas alegam que apenas as Testemunhas de Jeová sobreviverão ao Harmagedom e que as suas publicações são inspiradas por Deus e supervisionada pelos anjos; dizem que não seguir as suas regras/dogmas as excluem da salvação; todo aquele que faz parte das Testemunhas de Jeová não pode ser partícipes do mundo, nem mesmo tendo contato (amizades) com pessoas que não fazem parte da organização, isso inclui até mesmo parentes.
Muitas pessoas estão se deixando enganar por esse grupo religioso por que lhes falta conhecimento bíblico. As pessoas não estão dedicando tempo para examinar as escrituras e verificando se o que essa seita está falando está de acordo com a vontade de Deus. Temos que tomar muito cuidado com os falsos profetas e falsos mestres, pois as escrituras nos alerta:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! - Mateus 7:15-20

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. -
Romanos 16:17-18

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. - 2 Pedro 2:1

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. -
1 João 4:1

        Assim queridos irmãos, afastem-se dos ensinos enganosos das Testemunhas de Jeová, e se apeguem mais e mais aos ensinos de Cristo o nosso Rei e Salvador, que entregou a sua vida para nos remir dos grilhões desse mundo.

Fiquem na Paz de Cristo.


Leandro Rocha

4 comentários:

  1. Eu achei muito legal a forma de tratar de um assunto tão meticuloso. Pelo o que ví você é um Ex Testemunha de Jeová que se converteu ao movimento evangélico. Até que ponto você foi imparcial na apresentação dessa sua abordagem? Será que não tem uma pitada de exagero ou omissão de fatos para granjear o seu favor e desacreditar as Testemunhas de Jeová? Eu achei o material fantástico, mas fico um pouco receoso por não ter a certeza de sua imparcialidade diante dos fatos ou seja a sua falta de arbítrio pode comprometer toda uma ideia. Mas aquilo que foi bom será absorvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fica facil de responder meu irmao. E logico que uma posicao foi tomada: O lado de Cristo. Mas, suas duvidas podem ser sanadas de forma simples, basta vc entrar em contato com uma tj, e estudar suas publicacoes. Depois estude e pesquise lexicos e comentarios biblicos de estudiosos e compare. Que Deus abencoe sua busca!

      Excluir
  2. A Paz de Cristo irmãos. Hoje pela a manhã como sempre eu entrei no blog e fiquei surpresa com a mensagem inical - Estudo sobre Seitas e Heresias - Testemunhas de Jeová, eu já sabia que vocês escreveriam sobre o asunto mas eu não pensei que seria tão amplo, detalhado e enfático. Gostei do modo de escrita do irmão Leandro Rocha, por que esse não deixou transparecer nenhum sentimento de ressentimento contra essa seita, porém ele conseguiu transmitir os pontos principais de maneira lógica e factual. Eu tenho um amigo que é Testemunha de Jeová e ele tem a mania de falar 2 palavras e pegar a Bíblia para "provar" o que ele diz, mas o que o irmão fez foi a mesma coisa mas contra eles - fizeram eles provarem do seu próprio veneno. É interessante ver como as pessoas são manipuladas e iludidas por pessoas que distorcem a Bíblia somente por que não concordam com alguns de seus pontos acabam se tornando como Marcião, Pelágio, Ário, Erasmo de Rotherdã e Armínio que preferiram aderir a uma visão deturpada do que se moldar aos designios de Deus. Por isso voltemos para a Escritura: Sola Gratia, Sola Fibe, Solus Christus e Sola Scriptura.
    Que Deus continueu guiando as suas mensagens e mais e mais pessoas possam encontrar a luz em meio as trevas desse mundo.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. Estudo maravilhoso. E bom que possamos desfrutat de estudo biblicos como este, para que não sejamos iludidos por seitas que venham nos tirar da presença de Deus

    ResponderExcluir