I. Os que Deus aceitou
em seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito,
não podem decair do estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a
certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos. (Capitulo
XVII, da Perseverança dos Santos, Confissão de Westminster)
Chegamos
a última letra do acrônimo TULIP, o P, relativo a doutrina da Perseverança dos Santos.
Como podemos observar através dos estudos anteriores, cada doutrina e interligada,
tanto de forma logica, como Escrituristica as outras, ou seja, a partir do momento
que passo a admitir a Depravação Radical (Rom. 3:11-18), entendemos que o Homem,
por si apenas, não tem condições de se salvar, na verdade, nem deseja essa aproximação
com o Santo Deus; É necessário que Deus intervenha para haver Salvação, e nesse
momento, passamos a Doutrina da Eleição ( Efésios 1:4-6); Sabendo, tanto pelas experiência,
como, principalmente pelas Escrituras, que nem todos são Salvos (Joao 10:11,14-15),
entendemos que Cristo veio a morrer para Salvar os Eleitos, e não toda a humanidade,
como muitos tem ensinado, e esse e o cerne da doutrina da Expiação Eficaz; O Homem
em sua condição caída, em morte espiritual, mesmo sendo um Eleito, apenas percebera
sua condição e a necessidade da expiação de seus pecados, se Deus destampar-lhe
os olhos e ouvidos espirituais, através do poder do Espirito Santo. Esse chamado
"irresistível" para a Salvação, através da Graça, tem sido denominado
como Graça Irresistível, ou Graça Eficaz (Joao 15:16).
Diante
desse encadeamento logico e Escrituristico, chegamos ao último ponto. Depois de
reconhecer sua total depravação, ser regenerado, tornado Nova Criatura (2 Coríntios
5:17), ser purificado e santificado mediante o Sangue de Cristo (Efésios 1:7), o
Cristão se encontrara diante de um mundo hostil as coisas espirituais. Terá de lutar
diariamente contra o exército das trevas e contra si mesmo (Efésios 6:12; 1 Joao
1:8). Diante desse quadro, surge a questão: Pode o cristão perseverar até o fim?
Diante de tamanhos desafios contínuos a sua fé, ele conseguirá batalhar e chegar
diante do Trono de Deus, no fim de sua existência terrena? Pode ele ter certeza
da sua Salvação? A Doutrina da Perseverança dos Santos responde com um enfático,
SIM!
Vamos
definir em termos gerais, o que ensina essa doutrina. De acordo com o Teólogo Strong
As Escrituras declaram
que, em virtude do propósito original e operação contínua de Deus, todos os que
estão unidos a Cristo pela fé continuarão infalivelmente em um estado de graça e,
finalmente, alcançarão a vida eterna. Esta continuação voluntária da parte do cristão
na fé e nas boas obras chamamos de perseverança. Perseverança é, portanto, o lado
humano ou aspecto do processo espiritual que, visto do lado divino, chamamos santificação.
Não é mera consequência natural da conversão, mas envolve constante atividade da
vontade humana a partir do momento da conversão até o fim da vida. (STRONG, 2003,
pg.624).
Podemos
compreender que após a conversão do Eleito e sua respectiva Salvação, Deus se encarregara
de cuidar, proteger e manter a salvo seu filho, não permitindo que ele venha a cair
do estado de graça. Visto do ponto de vista humano, seria a nossa perseverança em
nos manter fiéis. Do ponto de vista de Deus, seria Sua ação em preservar seus filhos
na graça. O Termo Perseverança dos Santos, também pode trazer uma má compreensão
dessa doutrina, já que à primeira vista, dá a entender que é pela força humana que
se persevera. Por isso, muitos preferem o termo " Preservação dos Eleitos",
ou "Preservação do Santos”.
Para
ficar mais clara essa definição, observemos como o Teólogo Berkhof a define:
Pode-se definir a perseverança
como a contínua operação do Espírito Santo no crente, pela qual a obra da graça
divina, iniciada no coração, tem prosseguimento e se completa. É porque Deus nunca
abandona a Sua obra que os crentes continuam de pé até o fim. (Berckof, 1949, pg
543).
Embora
essa seja uma das doutrinas da graça que cause menos polemica, ela tem sido vítima
de ataques por parte de muitos que não veem com bons olhos essa segurança toda em
nossa Salvação. Argumentam que essa Doutrina pode levar a uma atitude de libertinagem,
em que & não importa o quanto eu peque, serei salvo de qualquer maneira&.
Contudo, isso está muito além da verdade que essa doutrina tem a nos ensinar. Também
afirmam que existe uma lista de textos Bíblicos que insistem em que devemos nos
precaver para não cair, e nos previnem contra nos tornarmos apostatas, e que tais
advertências não fariam sentido se realmente não pudéssemos perder a salvação.
Tais
questões serão explanadas mais à frente. Mas, antes de prosseguirmos, é importante
salientar que a crença na doutrina da Preservação dos Santos, não é exclusividade
de calvinistas. Citamos, como exemplo, os Batistas Históricos, que tem em sua Declaração
de Fé, tanto a crença na Eleição, como na preservação (Existem Batistas Reformados,
mas de modo geral, se guiam por princípios arminianos, como e percebido aqui no
Brasil):
VI- Eleição
Eleição é a escolha feita
por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por
qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça. 1) Antes da criação do mundo,
Deus, no exercício da sua soberania divina e à luz de sua presciência de todas as
coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr
dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. 2) Ainda que baseada na soberania
de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada
um e de todos os homens. 3) A salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram
em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. 4) Nenhuma força ou circunstância
tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. 5) O novo nascimento,
o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito
Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação. 6)
1 Gn 12.1-3; Ex 19.5,6;
Ez 36.22,23,32; 1Pe 1.2; Rm 9.22-24; 1Ts 1.4
2 Rm 8.28-30; Ef 1.3-14;
2Ts 2.13,14
3 Dt 30.15-20; Jo 15.16;
Rm 8.35-39; 1Pe 5.10
4 Jo 3.16,36; Jo 10.28,29;
1Jo 2.19
5 Mt 24.13; Rm 8.35-39
6 Jo 10.28; Rm 8.35-39;
Jd 24
(http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&limitstart=5)
Dito
isto, prosseguiremos em nosso estudo, primeiro demonstrando a doutrina em si e posteriormente
as objeções que são levantadas contra ela.
Preservação
do Santos
Longe
de ser apenas uma sequência lógica de doutrinas humanas, encontramos por toda a
Escritura, o consolo da proteção e da conservação de nossa Salvação:
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas
me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará
da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las
da mão de meu Pai. - João 10:27-29
São
palavras daquele que é o provedor da Salvação dos eleitos. Jesus afirmar categoricamente
que a quem recebe a vida eterna, NAO perecerá, ou seja, não perderá sua salvação.
E ele afirma que NINGUEM pode tirar isso dos Eleitos, INCLUSIVE os próprios eleitos!
Nem eles têm poder para irem contra a Vontade de Deus!
tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou
a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus - Filipenses 1:6
Paulo,
consola os filipenses, afirmando que a obra que Deus havia iniciado neles (sua regeneração
e consequente salvação) ainda prosseguiria e que Deus iria até o fim nessa empreitada
(diferentemente das obras públicas que se iniciam, e muitas vezes ficam inacabadas,
abandonadas pelo Governo vigente).
Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do
maligno. - 2 Tessalonicenses 3:3
Deus
jamais permitirá que Satanás destrua totalmente Seus filhos. QUEM, teria poder para
enfrentar o Santo dos Santos? Deus protege os que Lhe pertencem.
Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho;
porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar
o meu depósito até aquele dia. - 2 Timóteo 1:12
E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo
para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. - 2 Timóteo,
4:18
Paulo
tinha absoluta certeza da sua salvação. E não porque fosse o mais "espiritual
ou mais forte" dos apóstolos; mas porque tinha a certeza de que Deus o estava
guardando, guiando, protegendo e lhe dando forças para persevera até o fim! Alguém
pode dar um brado de Gloria aí?
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos,
nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura,
nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus,
que está em Cristo Jesus nosso Senhor. - Romanos 8:38,39
Novamente,
Paulo nos confirma que NADA, pode nos separar do amor de Deus, amor esse que proporcionou
a expiação de Cristo, garantido para nós, a salvação eterna (Joao 3:16)
Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar
como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando
te converteres, fortalece teus irmãos. - Lucas 22:31,32
Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que
me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para
que se cumprisse a Escritura. - João 17:12
Podemos
perceber a atuação da intercessão de Jesus na manutenção da salvação. Pedro e Judas
Iscariotes passaram pelas mesmas situações. Contudo, um se manteve firme, o outro,
seguiu o caminho do pecado. A diferença? A proteção ou "guarda" de Jesus!
Foi pelo poder de Cristo que Pedro, mesmo vindo a tropeçar, levantou-se, e perseverou
em sua fé, se tornando um dos baluartes do cristianismo.
Objeções a Doutrina da
Preservação
Muitos
tem sido contra essa doutrina por uma série de razoes como:
* Advertências continuas
contra a Apostasia (Mateus 24:12; Hebreus 2:1; 6:11; 1 Joao 2:6). Não faria sentido
advertir contra ela se um cristão não pudesse cair da graça;
* Exortações morais para
permanecer em Santidade (Efésios 4:25-32; Colossenses Cap. 3) para que preocupar-se
em ser honesto, ter uma vida livre de promiscuidade, falar a verdade... se serei
salvo de qualquer maneira?
* Possíveis Casos de
Apostasia concretizados (1 Timóteo 1:19,20; 2 Timóteo 2:17,18; 2 Pedro 2:1,2 e Hebreus
6:4-6). E ainda temos o caso do Rei Saul!
Com
relação as duas primeiras objeções, temos que ter em mente, que elas apenas estão
relatando o lado do Homem nessa questão. De fato, são situações serias, e que devem
levar cada cristão a se examinar. Contudo, devemos lembrar que Deus se utilizar
de uma variedade de formas e métodos para manter seus filhos no caminho da Perseverança.
E uma dessas formas são através dessas ordens e exortações, que os eleitos ouvirão,
e cumprirão, através da capacitação do Espirito Santo. Vejamos, como exemplo desse
argumento o texto de Atos 27:22-25,31:
E agora vos exorto a que tenhais bom ânimo, pois não se perderá
vida alguma entre vós, mas somente o navio. Porque esta noite me apareceu um anjo
do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, dizendo: Não temas, Paulo, importa que compareças
perante César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo. Portanto, senhores,
tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito.
[...] disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não
podereis salvar-vos. – Atos 27:22-25,31
Quem
desejasse ficar vivo, deveria obedecer a ordem de Deus, e permanecer no navio. Foi
o meio de "salvação" provido para aquele momento aos tripulantes. Quem
pulasse fora do navio, não teria a garantia de que Deus o manteria a salvo. Aqueles
que acataram a ordem, viveram.
Também
é importante salientar que seria inconcebível para um salvo ter o pensamento de
que poderá pecar à vontade, tendo a segurança da salvação. Um coração regenerado
geme quando peca (Rom. 7:15,18,24). Devemos, sim, questionar se aqueles que se dizem
cristãos e usam essa doutrina como desculpa para a libertinagem, são de fato, salvos
em Cristo.
Quanto
aos casos de professa apostasia, apenas podemos afirmar tal coisa, se tivermos a
certeza que tais pessoas eram de fato "salvas em Cristo". Será que Himeneu
e Alexandre; Fileto; os falsos mestres e profetas e mesmo o rei Saul, poderiam ser
qualificados como salvos? Não podemos afirmar, categoricamente, apenas através das
"obras externas" se alguém foi salvo ou não. Muitos podem fazer falsas
profissões de fé. Podem ser levadas pelo "calor do momento", em cultos
altamente emocionais. Podem até serem "convencidas do evangelho, mas não convertidas".
Apenas Deus conhece os corações dos homens (Jeremias 17:10). E, a própria Bíblia
nos ensina que não podemos ter por critério, obras externas como base para uma possível
confirmação de Salvação em Cristo:
Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve
a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado
no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos
lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas
não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a
perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre
os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução
das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em
boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem,
outro sessenta, e outro trinta. - Mateu,
13:18-23
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos
céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão
naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não
expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi
claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
- Mateus 7:21-23
Podemos
perceber que muitos até receberiam a mensagem do evangelho com alegria, mas que
tal semente não cresceria, por não terem raiz em si mesmos, e logo eles "morreriam",
ou diante das tribulação e perseguição, se afastariam do meio cristão. Interessante
também é a afirmação de Paulo em uma de suas epistolas que é “Deus quem faz Crescer”
(1 Coríntios 3:6).
E
o fato de muitos terem "boas obras", não é garantia do favor divino. Jesus
alerta que muitos realizariam grandes prodígios em seus Nome. E qual a resposta
de Jesus, diante de uma possível indagação no dia do Juízo, por parte desses falsos
cristãos? "NUNCA VOS CONHECI!" Jesus não diz que os conheceu em algum
tempo e depois ele deixou de conhece-los. Também não afirma que algum dia eles fizeram
parte do Corpo de Cristo (Efésios 4:4). Ele e categórico! Tais pessoas nunca foram
conhecidas, ou seja, nunca foram salvas por Cristo! Eles professavam uma falsa salvação.
Resumindo
esse argumento, o Apostolo Joao diz, em simples palavras, o porquê de tais pessoas
terem apartado da Verdadeira Fé. Não por ser possível a um eleito de Deus, perder
a sua Salvação em Cristo; Não por ser capaz de vir a apostata (embora tenhamos certeza,
de que se deixado a sua própria vontade e força, o homem possa corromper-se a esse
ponto); mas apenas porque:
Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem
dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse
que não são dos nossos. - 1 João 2:19
Antes
de encerrar, faremos um rápido comentário sobre um texto, muito utilizado por arminianos,
como contraprova da doutrina da Preservação e que muitos consideram como “calcanhar
de Aquiles” dessa Doutrina: Hebreus 6:4-6
Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados,
e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram
a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra
vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando
de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. - Hebreus 6:4-6
Como
podemos conciliar esse texto, com a vasta maioria de evidencias, que comprovam a
Preservação dos santos?
A
princípio, a descrição e de uma pessoa salva, que veio a perder a salvação, por
abandonarem sua fé. Esse e um texto bem complexo, que tem dado origem a uma serie
de interpretações. Ficaremos com a mais simples, por entendermos ser ela a que melhor
se alinha e melhor explica o texto em questão, dentro da Doutrina.
Citamos
na integra, o Teólogo Erickson:
As pessoas em questão são genuínas e permanentemente salvas;
não estão perdidas. A salvação delas é real, a apostasia, hipotética. Ou seja, a
frase condicional não ocorre de fato. O autor só está descrevendo o que aconteceria
se o eleito viesse a cair (uma impossibilidade) ...O significado em casos como esses
deve ser determinado pelo contexto. O elemento chave neste contexto é encontrado
no versículo 9: “Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das
cousas que são melhores e pertencentes à salvação”. Nosso argumento é que os referentes
nos versículos 4-6 e no versículo 9 são iguais. São pessoas genuinamente salvas
que poderiam cair. Os versículos 4-6 declaram qual seria a condição delas, caso
caíssem. O versículo 9, porém, é uma afirmação de que não cairão. Poderiam, mas
não cairão! O fato de que persistirão até o fim é prova dessa verdade. (Millard,
1992 , pg 427-428)
O
próprio contexto demonstra a certeza da salvação que o escritor de Hebreus, tinha
de seus leitores. Tanto que ele os exortava a permanecerem firme, certos "da
plena certeza da esperança" (Hebreus 6:11). Ele demonstrou o que aconteceria
se os eleitos viessem a cair. Mas as próprias escrituras afirmam que eles jamais
caíram numa situação como essa! Claro que isso não significa que nunca pecaremos
ou incorreremos em erros graves. Mas, como já demonstrado, Deus não permitirá que
caiamos totalmente. Como diz certa ilustração, podemos até cair no chão do barco,
mas nunca fora dele!
Conclusão:
Longe
de sermos dogmáticos, nossa intenção através dessa série de estudos, foi mostrar
aos leitores, que muitas doutrinas legitimas das Escrituras, tem sido esquecida,
ou sobrepostas a muitas doutrinas humanistas que sem sido ensinadas nos arraiais
evangélicos (2 Timóteo 4:3). Temos esquecido a nossa real condição e quem somos
em Cristo. Temos dado muito valor a falsos mestres e falsos profetas, e temos nos
esquecido dos verdadeiros profetas do Senhor, que a muito custo, tem procurado manter
viva, a Verdade da palavra de Deus!
Nos
juntamos aos antigos Baluartes dos Cristianismo, na defesa do Evangelho da Salvação;
o Evangelho da Graça. Os Apóstolos; Os Pais da Igreja; John Knox; Lutero; Calvino;
Charles Spurgeon, dentre muitos outros, que não temeram o mundo, mas olharam com
fé, para o Trono de Deus (Hebreus 12:1).
E
mesmo que o mundo aparente está um caos. Mesmo vendo que em muitas igrejas, doutrinas
de demônios tem sido pregada no lugar da Palavra de Deus; temos a certeza de que
Deus jamais deixará de chamar seus eleitos, não importa aonde se encontrem. A Prova
disso? Deixo dois trechos de duas músicas, interpretadas por dois cantores, vindos
de tradição reconhecidamente pentecostal/arminiana, mas que puderam expressar, tão
belamente, como nenhum cantor calvinista brasileiro ainda fez, as doutrinas da eleição
e da preservação dos santos mesmo de forma inconsciente, deixaram-se levar pelo
Espirito Santo e tem cantado estas lindas Verdades em todas as Igrejas do Brasil.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o espirito diz as Igrejas"...
O pecado não consegue
esconder
A marca de Jesus que
existe em você
O que você fez ou deixou
de fazer
Não mudou o início, Deus
escolheu você
Sua raridade não está
naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus
com Você
Você é um espelho que
reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo
ainda não notou
Já é o bastante Deus
reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais
raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus
não vai desistir
Ele está aqui pra te
levantar se o mundo te fizer cair
(Raridade, Anderson Freire)
Não vou me importar com
o que o mundo diz
O importante é o que
o meu Deus pensa de mim
A minha vida está guardada
no Senhor
Me lembro muito bem de
onde Ele me tirou
***
O Maior Troféu é no Livro
da Vida
Saber que o meu nome
está escrito lá
E quando os portais da
Glória se abrirem
Ter a certeza que Deus
irá me chamar
O maior troféu é saber
que um dia
No coral celeste eu irei
cantar
Na eternidade será só
o começo
Quando o meu Mestre eu
abraçar
(O Maior Troféu, Damares)
Aguardem,
em breve postaremos uma nova serie estudos bíblicos. Estejam orando por nossas vidas.
Deus os abençoe, amados leitores!
Seminarista Marcio Carvalho
Referencias
bibliográfica:
Teologia
Sistemática, Augustus Hopkins Strong Vol. II
Teologia
Sistemática, Louis Berkhof
Introdução
a Teologia Sistemática, Millard J.Ericson
Graça e Paz caro irmãos. Os textos referentes as Doutrinas da Graça foram muito gratificantes para mim, pois reconheço a dificuldade que muitos novos convertidos (novos calvinistas) tem em encontrar materiais completos e simples expondo as doutrinas. Eu fiquei impressionado com os textos do irmão Leandro, pois ele demonstrou um grande conhecimento teológico - até maior que muitos pastores que conheço, embora ele não tenha nenhuma formação teológica. Vocês escrevem de maneira muito diferente (o Leandro é mais acadêmico, e você mais "discursante") mas existe um complemento entre os textos que parece uma só pessoa as expondo.
ResponderExcluirContinuem esse trabalho, e como João Calvino disse: Orare et Laborare (Orai e Labutai).
Paz
Essa é uma das doutrinas que mais encantam os calvinistas. Mas eu não sou um calvinista e fico pensando nas admoestações de Jesus quanto a perseverar até o fim, buscar com constância, as palavras de Paulo quando ele diz surro o meu corpo e o conduzo como escravo, para que depois de ter pregado a outros eu mesmo não venha a ser REPROVADO... e que podemos "DECAIR DA GRAÇA" conforme alguns textos deixam claros. Embora o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim é que será salvo. (Lc 21:36; Gl 5:4; Hb 6:6; 10:26-27; 2Pe 2:20-22). Assim irmão (eu como arminiano o considero irmão em cristo) a Bíblia nos mostra que sim o cristão pode perder a salvação.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo esclarecimento, creio no poder da graça de Deus na eleição, predestinação e no cuidado da preservação dos salvos. AMÉM!
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