11 de abr. de 2013

Hermeneutica - Principios basicos para uma interpretacao sadia da Biblia


"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro, que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fara vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro"

Apocalipse 22:18


Todos já tivemos aulas de interpretação de texto na época que estudávamos na escola (E como faz tempo!). O professor apresentava um texto qualquer, e de acordo com as regras de nossa língua, procurávamos entender, através de perguntas, aquilo que o autor tentava transmitir. Muitas vezes conseguíamos entender. Noutras não compreendíamos e ate entendíamos de forma errada o pensamento do escritor (Já levei muita bomba nas provas por não saber o que Machado de Assis queria dizer!).

Porem, ha um livro, diferente de todos, que não pode ser interpretado de forma comum. Esse livro e a Bíblia. Mas, porque não podemos estuda-la como um simples livro?

Primeiro, porque e um livro, cujo Autor e o Criador de todas as coisas! Somente por isso, não podemos achar que se trata de algo simples. Os pensamentos de Deus são acima dos nossos (Isaias 55:8-9). Se já e difícil entender a mente de simples pessoas, que dirá de Deus!

Segundo, porque ao mesmo tempo que foi Inspirada por Deus, foi também escrita por umas 40 pessoas, de diferentes tempos, lugares, posições sociais, caráter e formações diferentes.

Terceiro, porque a bíblia foi escrita originalmente em hebraico, grego e trechos de aramaico, num período de mais de 3500 anos!

Por causa destas questões foi criada a hermenêutica, que se utiliza de varias regras que auxiliam o estudante da bíblia a interpreta-la corretamente e assim evitar a criação de heresias (que nada mais são que interpretações errôneas da Palavra de Deus)

Primeiro, vamos entender o que e Hermenêutica:

Basicamente e o método de estudo bíblico pelo qual nos certificamos de que a mensagem que Deus nos transmitiu seja entendida corretamente pelo homem.

Deus e infinito e nos, seres finitos. Deus, como conhecedor de nossas limitações, procura se mostrar ao homem sob formas familiares a nossa realidade e utilizando de expressões que revelem o lado espiritual.

Deus realizou isso num período de 3500 anos, só que a língua e as expressões utilizadas mudaram muito em comparação ao dias de hoje. Por isso que ha a necessidade de um sistema de comunicação para que se possa entender com certeza, aquilo que Deus disse ou deu a entender. Esse sistema e a hermenêutica. E um método seguro, acadêmico e logico que nos permite, de forma organizada, entender a mensagem divina. Logicamente que não se deve esquecer do Espirito Santo, que também nos auxilia a entender as Santas Escrituras.

Existem varias regras e técnicas de hermenêutica. Para ser sucinto e auxiliar de forma mais pratica aos leitores deste blog, ensinarei algumas regras básicas, (tendo como base o livro de Tim laHaye -Como estudar a Bíblia sozinho.) que creio ajudarão bastante em seus estudos bíblico:

Regras básicas de Hermenêutica:

  • Aceitar a Bíblia literalmente: Muitos, por crerem que a bíblia e apenas um livro que fala sobre espiritualidade, acabam interpretando tudo que nela ha da mesma forma. A bíblia e uma carta de Deus para a humanidade. Não se lê uma carta de forma espiritualizada, mas sim literal. Claro que existem passagens que devem ser espiritualizadas. Mas como distingui-las? O teólogo David L. Cooper fornece a Regra áurea da interpretação: "Quando a passagem tem um sentido claro, e se harmoniza com nosso senso comum, não devemos procurar outra explicação, mas aceitar cada palavra em seu significado original, a não ser que os fatos do contexto indiquem  o contrario. Exemplo: Quando a bíblia diz que " fogo e enxofre caíram do céu", entende-se que isso de fato ocorreu. Mas quando se diz que a "lua se tornou em sangue" entende-se que ela ficou vermelha como sangue e não que se tornou sangue;
  • Manter-se dentro do contexto: "Texto fora de contexto e pretexto". Muitos tiram textos bíblicos aleatoriamente para provarem uma " doutrina nova ", porem deve-se ter o cuidado de analisar primeiro o contexto. Grandes heresias são ensinadas através de textos fora de contexto atualmente!;
  • Estar atento as expressões idiomáticas: Imagine tentar explicar a um russo a nossa expressão em português de : "Salvo por um triz!" No hebraico e no grego, existem diversas dessas expressões ,que se não forem estudadas com calma, podem induzir ao erro na interpretação. Existem bons livros de Comentários bíblicos que esclarecem o significado dessas expressões;
  • Ficar atento ao uso da linguagem figurada: Quando o autor não utiliza a expressão literal, pode usar a linguagem figurada. Fazemos isso com frequência em nossa língua. Vamos relembra-las:




  1.  Metáfora: E a comparação de dois elementos, identificando-os um com o outro. Exemplo : Mateus 5:13 relata que Jesus diz" Vos sois o sal da terra", querendo dizer com isso que da mesma forma que o sal tem a função de dar sabor aos alimentos, os cristãos devem ter a função de influenciar moralmente a sociedade.
  2. Símiles: comparação feita entre dois elementos, geralmente com o emprego das palavras "como" e "assim" que determinam a comparação. Exemplo: Mateus 10:16 diz " Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos". A símile e evidente: as ovelhas são os crentes e os lobos os falsos mestres.
  3. Analogia: Comparação entre dois elementos, onde um explica o outro. Exemplo : em 1 coríntios 1:18 lemos: "Certamente a palavra da cruz e loucura para os que se perdem, mas para nos, que somos salvos, poder de Deus."
  4. Hipérbole: Comparação exagerada para ensinar algum conceito. Exemplo: Mateus 7:3 diz : "Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porem não reparas na trave que esta no teu próprio?".
  5. Antropomorfismo: Atribuir características humanas a Deus. Sabemos que Deus e Espirito e logo não tem um corpo como o nosso. Mas como não temos a capacidade de entender como e um espirito, Deus se utiliza de características do corpo humano como forma de se descrever. Por isso lemos sobre " a mão de Deus", "Menina do meu olho", " a voz de Deus"," ouvidos do Senhor".

  • Interpretar as parábolas de forma diferente: A parábola descreve circunstancias celestiais, utilizando-se de expressões terrenas. Ficaria difícil de explicar a uma tribo perdida na selva, o que seria eletricidade, televisão ou telefone. Teríamos que nos utilizar de parábolas para tentar explicar essas coisas. Jesus Cristo, vindo dos céus, tinha muito a nos dizer, porem mesmo que nos revelasse tudo diretamente, não seriamos capazes de entender. Por isso ele nos revelou importantes verdades espirituais através de suas parábolas. Deve-se tomar cuidado ao estudar a parábola para que não se de  um significado além daquilo que lhe e ensinado, ou seja, seu conceito central.


Creio que, de inicio essas cinco regras sejam de ajuda em seus estudos sobre a bíblia. Existem muitas outras regras sobre hermenêutica e exegese bíblica. Se desejar se aprofundar, procure uma boa livraria evangélica e compre livros específicos ou curse um bom curso teológico.

Mas o mais importante, busque estudar a bíblia sempre em espirito de oração, com o auxilio do Espirito Santo, a orientação divina. Lembre-se que a Bíblia e o único livro do mundo, onde podemos lê-lo ao lado do seu Autor!

A paz de Cristo seja com todos!

Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário