23 de ago. de 2013

O que levaremos conosco para nossa Sepultura?



Ficheiro:Sankt Marxer Friedhof Johann Georg Albrechtsberger.jpg


Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa;
pois nada levará consigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor.


Numa certa novela do horário nobre, em seu enredo, existe uma personagem que e pobre, porem deseja se tornar rica rapidamente. Para tanto, ela vai em busca de uma "presa", de preferência rica, seja empresário, jogador de futebol ou lutador de MMA. Não importa se ele e feio ou bonito, desde que seja dono de uma imensa fortuna. E interessante de se observar as reações das pessoas diante disso. Muitos acabam "torcendo" para que de fato ela encontre alguém assim, achando até graça, da forma como ela se utiliza para suas "conquistas” (pura sedução, sem o mínimo de respeito próprio). Na mesma novela, vemos também, um vilão que já e rico, mas deseja a todo custo aumentar a sua fortuna e conseguir mais poder na "empresa familiar". E os meios que ele utiliza são dos mais escusos. A população, de forma geral, acaba achando engraçado essa situação e também acabam torcendo a favor do vilão! 

Como essa e uma novela de elevada audiência, podemos inferir um pouco da psicologia de nossa população. Os brasileiros, quando indagados individualmente, são moralmente corretos, e na maioria das vezes, condenariam esses tipos de atos, não deixando um filho ou ente querido realizar tais coisas. Entretanto, são essas mesmas pessoas que assistem, as gargalhadas, esse enredo e ficam torcendo pelos personagens!

Todo ser humano deseja o melhor para si, e também para aqueles que lhe são próximos (as vezes nem tanto!). Buscam avidamente melhorar de vida, e dependendo de sua criação, crenças e caráter, agirão de formas distintas para atingir seus objetivos. Podem estudar arduamente e trabalharem honestamente. Podem acumular algum dinheiro e criarem uma empresa. Podem passar num concurso para um cargo público. Podem roubar bancos e transeuntes. Podem serem matadores de aluguel. Podem serem envolvidos com o tráfico de drogas. Muitas são as formas e maneiras de se acumular bens e riquezas em nosso mundo.

A questão e que nossa sociedade capitalista estimula o consumo de bens, mesmo que nem sempre precisemos deles! Para movimentar a economia, os governos estimulam a venda e a obtenção de bens duráveis ou não. São feitas propagandas e comercias milionários, que geralmente duram apenas alguns segundos, unicamente com o fim de sugestionar a população a querer consumir. Hoje, as pessoas não se apercebem, mas tornaram-se escravas do consumo!

Como todo bom escravo, não pode-se pensar muito no que se faz, apenas são cumpridas as ordens de seu senhor. E como a população e obediente! Para adquirir um celular de ultima geração, o indivíduo deve fazer muitas horas extras para pagar as prestações do dito cujo. Com isso, ele precisa passar menos tempo com sua família, deixando sua esposa sozinha na criação de seus filhos, isso se ela também não estiver trabalhando para pagar a prestação da máquina de lavar, que de tão moderna, tem até acesso ao facebook!

Se a pessoa não tem um emprego e nem uma boa índole, ela pode apelar ao roubo, para conseguir o que deseja. Ela pode roubar o celular, que o trabalhador nem acabou de pagar, somente porque também deseja " consumir" o produto! 

O desejo de saciar o próprio ego se tornou a religião do mundo moderno. Muitos podem até afirmar que isso e um exagero, mas será mesmo exagero? O que e mais importante: As horas que podemos passar com nossa família e amigos ou o ultimo lançamento, vindo da Ásia, do carro mais potente? 

O pior e que terão pessoas que responderão a segunda parte da pergunta, sem o mínimo de dor na consciência. Os valorais morais atuais mudaram radicalmente. Não criticamos o consumo, nem estamos defendendo uma vida de austeridade. A Bíblia ensina e diz que podemos ser prósperos:

Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.

Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que sejais fortes, e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre.

Criticamos, sim, o rumo dos acontecimentos, onde o ser humano tem sido relegado a segundo plano, em favor de uma economia e uma sociedade que procuram desestruturar as famílias e que tem tornado essa geração uma escrava de seus próprios desejos ilícitos!

Qual a razão do mundo, de uma forma geral, odiar (sim, e essa a palavra, embora os intelectuais e formadores de opinião de massas usem de eufemismos) a mensagem do evangelho? Porque o evangelho expõe os pecados cometidos por todos, e ninguém gosta de ser contrariado.

Após a ascensão de Jesus Cristo aos Céus, logo após sua ressurreição, O Paracletos, ou Consolador prometido foi enviado. Assim iniciou-se seu trabalho em nosso mundo, trabalho esse que permanece até hoje (na verdade, com a proximidade do fim, esse trabalho tem sido intensificado!). O Ministério do Espirito Santo foi explicitamente ensinado por Jesus, nas seguintes palavras:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

        

Por que tantas pessoas tem lutado para que tantas leis sejam mudadas? Observem que interessante: O Casamento e dito como uma instituição falida e retrograda. O divórcio foi simplificado pela lei. Hoje e mais fácil se divorciar do que se casar (e até mais barato!). As pessoas tem preferido viver "ajuntadas", pois legalmente tem os mesmos direitos do casamento formal. Já na contramão, vemos os grupos LGBT lutando para poderem se casar nos cartórios legalmente! Se o casamento já não e tão bem visto, e mesmo que não seja feito no cartório, as chamadas uniões estáveis, tem os mesmos direitos, por que essa briga pelo reconhecimento perante a lei? Essas uniões já são reconhecidas pelo Estado, mesmo sem a papelada do casamento do cartório. Não criticamos a luta desses grupos pelos seus objetivos. Vivemos numa democracia e todos tem o direito de lutar por seus ideais. Apenas achamos interessante o andar da carruagem.

E que dizer da política? Tantos julgamentos sobre mensalão e a Ficha- Limpa e no fim vemos uma nova empreitada para aliviar para o lado dos culpados!

E sobre os abortos? O governo deseja passar por cima das consciências de milhares de médicos tornando obrigatório os abortos nos hospitais (em caso de estupro). Porque não deixar a cargo da própria vítima e da família e do médico interessado a escolha ou não do ato?

Essas e muitas outras questões poderiam ser levantadas. Entretanto, por que tanta divulgação, sensacionalismo e imposição sobre as pessoas? Por que as pessoas estão buscando alterarem leis para seu próprio benefício? Não poderíamos simplesmente vivermos nossas vidas e fazermos o que desejamos sem perturbar o próximo? Quer quiser abortar, que aborte. Quem quiser se divorciar, que se divorcie. Quem quiser viver com alguém do mesmo gênero, que viva e se case perante a lei do Estado. Quem quiser roubar, que roube, seja discretamente ou abertamente.

A causa de tanta confusão, brigas e lutas atualmente tem nome: Espirito Santo!

Como Jesus disse, o Consolador seria enviado ao mundo. Muitos interpretam essa passagem como se fosse aplicada somente aos cristãos. Mas não! Mundo e o mundo da humanidade. As consciências do planeta inteiro estão sendo "cutucadas". Mesmo para quem nunca ouviu falar de Cristo ou do evangelho, estes também estão sendo "pressionados" Pelo Espirito. O Apostolo Paulo nos diz claramente:

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.


O Espirito Santo testifica ou nos diz que somos filhos de Deus. Mas também testifica quando não somos. Eis a questão: Milhões de pessoas no mundo todo estão cientes de que não são filhos de Deus! A boca pode dizer ao contrário. A religiosidade da pessoa também. Ela pode até ser boa e honesta. Mas se não vive os mandamentos ditados Pelo SENHOR, estão na categoria de não-filhos de Deus:

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

Os humanos tendem para a negação. Procuram aplacar suas consciências, utilizando quaisquer métodos que lhe sejam convenientes. Se puderem mudar leis e tempos, que seja! Esquecem que existe um Deus que tudo observa de Seu Trono.

Será que toda essa luta, tantas mudanças, vira o a alterar algo? O que levaremos junto conosco no dia que morrermos? Sim, um dia todos morreremos, o pobre e o rico, o branco e o negro, o idoso e a criança, o ateu e o temente a Deus. O que levaremos? Poderemos levar as leis que mudamos? Nosso carro zero? Nossa amante? Nossa religiosidade?

Eis a resposta, como sempre, encontrada na Bíblia:

Por que deverei temer quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem,
Aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?
Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida,
pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre
para que viva para sempre e não sofra decomposição.
Pois todos podem ver que os sábios morrem, como perecem o tolo e o insensato e para outros deixam os seus bens.
Seus túmulos serão suas moradas para sempre, suas habitações de geração em geração, ainda que tenham dado seus nomes a terras.
O homem, mesmo que muito importante, não vive para sempre; é como os animais, que perecem.
Este é o destino dos que confiam em si mesmos, e dos seus seguidores, que aprovam o que eles dizem. Pausa
Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.
Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Pausa
Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa;
pois nada levará coigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor.
Embora em vida ele se parabenize: "Todos o elogiam, pois você está prosperando",
ele se juntará aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz.
O homem, mesmo que muito importante, não tem entendimento; é como os animais, que perecem.



Este lindo Salmo resume tudo. O Trabalho do Espirito Santo continua. Os homens procurarão alterar tempos e leis, para demonstrar poder, aplacar a consciência e perseguir os filhos de Deus. Estamos nos Últimos Dias, conforme predito na Bíblia. Devemos viver uma vida que honre a Deus e demonstre ao diabo que ainda existem filhos de Deus neste mundo! Ninguém, mesmo sendo cristão, poderá levar bem material, fama ou diploma algum para sua sepultura. Nesse ponto, somos iguais a todos os da raça humana. A diferença, porém, está no que ocorrera depois da morte. Repetindo um verso deste Salmo, pense e reflita nele. Pois de nada adianta ganhar o mundo e perder a alma:

Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para Si.

Marcio Carvalho


21 de ago. de 2013

Quem é a Rocha na qual a Igreja seria Fundamentada?



Essa é uma questão que tem envolvido a vida de cristãos (protestantes e católicos) a séculos. Afinal, quem é o fundamento da Igreja, Pedro ou Jesus? O que as escrituras dizem a respeito? Embora esse tema seja bem difundido ele é pouco discutido entre as entidades religiosas. Os católicos afirmam que Pedro foi o primeiro Papa, o fundador da Igreja, mas a história nos mostra que ele foi apenas um colaborador... os protestantes afirmam que Pedro foi um grande homem, um grande evangelista, um grande apóstolo, mas ele não teve nenhum prestígio ou destaque em relação aos outros apóstolos.

Assim sendo esse comentário visa apresentar os fatos bíblicos inerentes, não nos apegamos a tradições, mas no que a palavra nos revela, então desejo que todos possam tirar o máximo de proveito, e qualquer questionamento acerca do tema, fiquem abertos a comentar.

Para iniciarmos temos quer começar a analisar as questões básicas sobre o texto crítico de Mateus 16:18, mas antes de entrarmos no versículo específico temos que fazer uma análise dos versículos anteriores.

Faremos uma análise dos versículos 13 a 20 para entendermos o contexto:

Mateus 16:13-20 - Tendo então chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, Jesus foi perguntar a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14 Disseram: “Alguns dizem João Batista, outros, Elias, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.” 15 Disse-lhes ele: “Vós, porém, quem dizeis que eu sou?” 16 Em resposta, Simão Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” 17 Jesus lhe disse, em resposta: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque [isso] não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está nos céus. 18 Também, eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha congregação, e os portões do Hades não a vencerão. 19 Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que amarrares na terra, será a coisa amarrada nos céus, e tudo o que soltares na terra, será a coisa solta nos céus.” 20 Advertiu, então, severamente os discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

O texto nos mostra que Jesus pergunta aos discípulos o que o POVO dizia a seu respeito, e os discípulos disseram que alguns diziam que ele era João Batista, outros que ele era Elias e outros que era o profeta Jeremias ou outros dos profetas. Mas Jesus vem com uma pergunta escrutinadora: Vós, porém, quem dizeis que eu sou? – Nesse momento Jesus estava testando os seus discípulos, para ver se depois de tanto tempo convivendo e o observando eles conseguiriam afirmar a verdade sobre a sua Divindade. A bíblia em diversas passagens mostra que Pedro era impulsivo, e novamente ele agiu impulsivamente e responde a Jesus: “Tú és o Cristo, o filho do Deus vivente”, após a essa afirmação Jesus diz que essa afirmação não veio procedente de Pedro (carne e sangue), mas foi o próprio Deus Pai revelou isso para Pedro.

Agora começa o ponto crítico de discussão o versículo 18, para um melhor entendimento eu os transcrevi nas línguas originais, para que você possa ver a diferença textual.

Texto Grego Original



Texto Grego Transliterado

16.18 – KAGÔ DE SOI LEGÔ OTI SU EI PETROS KAI EPI TAUTÊ TÊ PETRA OIKODOMÊSÔ MOU TÊN EKKLÊSIAN KAI PULAI ADOU OU KATISKHUSOUSIN AUTÊS

Texto Grego Traduzido

16.18 – Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela.

ROCHA

1. (Gr. petra) denota “massa de pedra", em distincao de petros, “pedra solta” ou “pedregulho", ou uma pedra que pode ser lancada ou facilmente movida. Quanto a natureza de petra, veja Mt 7.24,25; 27.51.60: Mc 15.46: Lc 6.48 (duas vezes. um tipo de fundação segura; aqui a verdadeira leitura e, “tinha sido bem construída"); Ap 6.15,16 (cf. Is 2.19ss; Os 10.8); Lc 8.6,13 (usado ilustrativamente); 1 Co 10.4 (duas vezes, usado figurativamente acerca de Jesus); Rm 9.33 e I Pe 2.8 (usado metaforicamente acerca de Cristo); Mt 16.18 (metafórico, acerca de Cristo e do testemunho relativo a Ele: aqui a distinção entre petra, concernente ao próprio Senhor, e Petros, o apostolo, é clara; veja acima)

Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento.
Pg. 955

W.F. Vine M.A
Merril F. Unger - Th.M, Th.D, Ph.D
William White Jr. - Th.M, Ph.D

O Dicionário Bíblico Vine demonstra claramente a diferença entre a Petros e petra.

Petros – significa literalmente uma pedra, pedra solta, e é claramente identificada no texto original como sendo o nome próprio – PEDRO.

Petra – significa literalmente uma Rocha, uma massa de pedra, uma fundação, um alicerce. A distinção entre as duas palavras é nítida quando lemos o texto original e o comparamos com o nosso.

O texto nos mostra que Pedro (cujo o nome significa pedra em Grego – e Kephas [Pedra em Hebraico]), fez uma afirmação inspirado por Deus que Jesus era o Cristo, filho do Deus vivente, essa afirmação era a “pedra” (grego petra – rocha, fundação, alicerce) do cristianismo. A afirmação de que Pedro fez de que Jesus era o salvador constituiria a sólida base para a igreja – a sua fundação. (podemos ver a mesma aplicação textual em Mateus 7:24,25)

Podemos analisar também que essa mesma passagem foi relatada por outros discípulos porém nada foi mencionado quanto a posição de Pedro, vejamos o que Marcos e Lucas escreveram:

Marcos 8:27-30 - E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.

Lucas 9:18-22 - E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso, Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

Em ambos os relatos vemos que o fato principal – a afirmação de Pedro – é difundida, mas o fato de Jesus chama-lo de uma “suposta fundação” não é. Por que? Por que para os discípulos e Apóstolos, já estava inerente que as palavras de Jesus se referia a afirmação que Pedro fez, não a sua pessoa. O próprio apóstolo Pedro fala sobre isso em 1 Pedro 2:6,7 onde ele diz que Cristo é a “Pedra Angular” uma figura de linguagem que remete a uma pedra que servia de base para uma fundação. Outros textos mostram essa noção de que Cristo, não Pedro, como sendo a rocha da Igreja, como segue-se abaixo:

1 Coríntios 2: 11-15 - 11 Pois nenhum homem pode lançar outro alicerce senão aquele que foi lançado, que é Jesus Cristo. 12 Ora, se alguém construir sobre o alicerce ouro, prata, pedras preciosas, materiais de madeira, feno, restolho, 13 a obra de cada um se tornará manifesta, pois o dia a porá à mostra, porque será revelada por meio de fogo; e o próprio fogo mostrará que sorte de obra é a de cada um. 14 Se permanecer a obra de alguém, que sobre ele construiu, receberá uma recompensa; 15 caso se queime a obra de alguém, sofrerá perda, mas ele mesmo será salvo; contudo, neste caso, [será] como por intermédio de fogo.

1 Coríntios 10: 1-5 -  Ora, não quero que sejais ignorantes, irmãos, de que os nossos antepassados estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar, 2 e todos foram batizados em Moisés, por meio da nuvem e do mar; 3 e todos comeram a mesma comida espiritual 4 e todos beberam a mesma bebida espiritual. Porque costumavam beber da rocha espiritual que os seguia, e essa rocha significava o Cristo. 5 Não obstante, da maioria deles Deus não expressou a sua aprovação, pois foram prostrados no ermo.

Antes da vinda de cristo, os hebreus seguiam uma legislação escrita em uma Rocha, e eles se beneficiavam dessa legislação por acatar o que ela dizia (eles estavam bebendo – matando a sede espiritual). Mas essa legislação escrita era um prelúdio, alusão a Rocha principal, que o Apóstolo Paulo nos mostra que é CRISTO.

Efésios 2:19-22 - Portanto, certamente não sois mais estranhos e residentes forasteiros, mas sois concidadãos dos santos e sois membros da família de Deus, 20 e fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, ao passo que o próprio Cristo Jesus é a pedra angular de alicerce. 21 Em união com ele, o edifício inteiro, sendo harmoniosamente conjuntado, desenvolve-se num templo santo para Jeová. 22 Em união com ele também vós estais sendo edificados juntamente como lugar para Deus habitar por espírito.

Podemos ainda ler Lucas 20:17, onde mostra que Jesus é a Rocha e não Pedro.

A Palavra de Deus deixa claro qual era a posição de Jesus – o Alicerce, a Fundação como descrito nos textos abaixo:

1 Coríntios 3:11 - Pois nenhum homem pode lançar outro alicerce senão aquele que foi lançado, que é Jesus Cristo.

Isaías 28: 16 - Por isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que lanço por alicerce em Sião uma pedra, uma pedra provada, ângulo precioso de um alicerce seguro. Ninguém que exercer fé ficará em pânico.

Salmos 118:22 - A pedra que os construtores rejeitaram (i.e cristo) Tem-se tornado a principal do ângulo.

Mateus 21:42 - Jesus disse-lhes: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que foi rejeitada pelos construtores é a que se tem tornado a principal pedra angular. Isto procede de Jeová e é maravilhoso aos nossos olhos’?

Atos 4:8-12 - Então Pedro, cheio de espírito santo, disse-lhes: “Governantes do povo e anciãos, se estamos sendo examinados neste dia à base duma boa ação para com um homem adoentado, quanto a por quem este homem ficou bom, seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem pregastes numa estaca, mas a quem Deus levantou dentre os mortos, por esse é que este homem está aqui são em pé diante de vós. Esta é ‘a pedra que por vós, construtores, não foi levada em conta, que se tornou a principal do ângulo’. Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos

Então qual era a posição de Pedro, Paulo e os outros Apóstolos?

“Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos” (Gálatas 2:9)

Podemos ver que a Bíblia deixa claro que a posição de Pedro juntamente com os outros apóstolos eram de ser colunas, ou sustentadores da igreja, então Pedro não era a Pedra/Fundação onde a igreja iria se estabelecer, pelo o contrário, ele seria uma coluna (como todos nós o somos hoje) que iria sustentar a igreja de Deus, é o que os pastores o são hoje...

Não existe nenhuma referência bíblica que apoie o fato de Pedro ser destacado entre os irmãos, pelo o contrário, muitas vezes o Apóstolo Tiago (irmão de Jesus) é colocado em uma posição aparentemente superior a de Pedro – veja o texto de Atos 15 (questão da circuncisão) e Gálatas 2:11.

Quando nós estudamos a palavra de Deus, temos que usar uma ferramenta chamada Exegese Bíblica, onde nós não podemos fazer uso de uma afirmação ou fato pontual para criarmos ou disseminarmos uma ideia. Por isso eu fiz questão de colocar textos do Novo e Antigo Testamento que comprovam que o alicerce/Rocha/Pedra fundamental de Deus, o alicerce/Rocha/Pedra fundamental da igreja é Cristo.

A própria continuidade do texto de Mateus 16:18 parte b nos diz:

e os portões do Hades não a vencerão.”

Cristo foi o único que foi ao Hades que não prevaleceu nele, e isso foi comprovado textualmente pelo próprio Apóstolo Pedro em Atos 2:30-31:

“Portanto, visto que era profeta e sabia que Deus lhe havia jurado com juramento que faria sentar um dos frutos dos seus lombos sobre o seu trono, previu e falou a respeito da ressurreição do Cristo, que ele nem foi abandonado no Hades, nem viu a sua carne a corrupção.”

Nós a sabemos que Pedro, Paulo, Tiago e João morreram, e não há nenhuma evidência que eles tenham vencido o Hades, porém somente Cristo, a Rocha, a Fundação, o Alicerce da Igreja de Deus conseguiu vencer o Hades, conforme indicado em Mateus 16:18.

Assim nós temos a seguinte estrutura

Base/Rocha/Alicerce/Fundamento – Jesus Cristo
(Por que ninguém pode por outro fundamento Além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo
– 1 Coríntios 3:11)

Colunas/Sustentação – Apóstolos/Pastores
(Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas – Gálatas 2:9)

Igreja – Formada pela a congregação de Deus. Ela é firmada pelo o alicerce/pedra angular (Cristo), é sustentada pelas as colunas (a pregação e as afirmações a cerca de cristo apresentadas pelos os discípulos e apóstolos relatadas na bíblia.)

Ainda temos outros fundamentos históricos que comprovam que Pedro provavelmente nunca esteve em Roma, ou se esteve não atuou como fundador da Igreja Romana. O Apóstolo Paulo escreveu a sua carta por volta do no 56 a 60, e ele faz diversos elogios aos irmãos dessa congregação, e em seus cumprimentos ele lista vários irmãos e Pedro não se encontra na listagem. O Próprio apóstolo Pedro  em sua primeira carta diz que ele estava pregando aos irmãos da Galácia, Capadocia, Ásia, Bitínia e Ponto (1 Pedro 1:1), e ele diz que ele estava em Babilônia quando ele escreveu a sua carta (1 Pedro 5:13). Em nenhuma parte vemos Pedro se referindo a Roma, ao contrário o único Apóstolo que foi a Roma foi Paulo.


Obs.: Como Pedro era conhecido? Assim podemos afirmar que Pedro era Judeu, logo o seu nome não era “Pedro”, e sim “Kephas” que tem o mesmo significado – Pedra.  Quando os evangelhos foram escritos a língua predominante era o grego (devido ao expansionismo helênico de Alexandre o Grande 3 séculos antes, vários países da Espanha até a Índia tinha como segunda língua o grego), assim o nome Kephas foi traduzido por Petros que tem o mesmo significado – Pedra. Em Latim o nome foi vertido por Petrus – Pedra. Mas como visto anteriormente há uma grande diferença gramatical entre Petros e petra – o primeiro vertendo a uma pedra e a outra vertendo a uma fundação.

Por Leandro Rocha

12 de ago. de 2013

Ande pela fe e veja Deus realizar o Impossivel na sua vida!





Porque andamos por fé, e não por vista



      Ja perguntou-se alguma vez o por que de nao se conseguir superar muitos dos problemas e dificuldades que aparecem em nossas vidas? Sao tantos os problemas que muitas vezes eles se acumulam de tal forma, que acabam virando verdadeiras montanhas! Devido a essa situacao, milhares de pessoas, inclusive os cristaos, ficam desanimadas e sem forcas para reagir. Muitas dessas dificuldadess se caracterizam como divorcios; brigas constantes entre casais; filhos rebeldes; salarios que nao permitem dar o minimo de conforto para si e sua familia; desemprego;perseguicao de amigos ou familia pelo fato de ser cristao...
       Qualquer pessoa, diante de um ou varios desse problemas pode vir a sucumbir a uma crise nervosa, depressao ou ira, passando a descarregar suas frustacoes nas pessoas a seu redor. Culpam a Deus e a si mesmas por sua vida nao sair do lugar, e passam a olhar apenas para o tamanho de seus problemas e com isso, so enxergam a impossibilidade de melhorar sua vida.
        Contudo,nao e necessario viver deprimido,achando que nada pode ser feito. Nao culpe a Deus (caso isso tenha passado por sua mente), mas vamos aprender Dele, como podemos nos sair bem. Sim, O Senhor pode e quer nos ajudar!
        Vamos ler uma informacao interessante de sua Palavra:


E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.


        O Deus da Biblia, nao e um deus qualquer. Ele e o Criador de todo o universo, dos anjos e dos homens (Genesis 1:1). Seu poder e incalculavel. Ele e chamado de o "El Shadday", Sigificando o Todo-Poderoso! (Jo 33:4). A palavra impossivel, simplesmente nao se aplica a Sua Pessoa. Quem adora ao Senhor, tem paz, pois Ele e inigualavel.
        Claro, muitos em seu pessimismo, ou somente por serem praticos podem argumentar ate que Ele seja o Todo Poderoso, mas que nos, humanos, nao. Entao voltamos ao fato de sermos impotentes remover as "montanhas" que impedem nossa caminha pela vida.
        O Senhor, ja prevendo esse tipo de pensamento ( Alem, de tudo, Ele e onisciente! Proverbios 15:3) deixou uma " resposta" que pode ser o diferencial para sermos vitoriosos, ou permanecermos como estamos:


E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.



        Preste atencao. Nao deveria existir a palavra "impossivel" no vocabulario de um filho de Deus. Jesus Cristo, o mestre, o Filho de Deus por Excelencia; O Proprio Deus Todo Poderoso, nos ensina que a fe, o crer, e a chave para a superacao do que chamamos de Impossivel!


      As pessoas, de uma forma geral, nao buscam o conhecimento de Deus e por isso perecem tanto em suas vidas (Oseias 4:6). Nao e o que Deus deseja para seus filhos, por isso, Ele nos transmite atraves de Sua Palavra Revelada a Humanidade, a Biblia, o que podemos e devemos fazer. Entao, vamos nos utilizar desse conhecimento.
       Primeiro, vamos entender o que e a fe. A palavra fe e um substantivo. A palavra crer ( na nossa lingua, um sinonimo de fe)um verbo. Duas palavras distintas, mas que biblicamente tem o mesmo significado e ate mesma origem etimiologica.
       A lingua em que foi escrito o Novo Testamento foi o grego coine, a lingua do povo comum. A palavra fe e traduzida de pistis. Ja a palavra crer, e pisteuo. Para fins de curiosidade, a palavra Fiel, vem de pistos.  Ja infiel e apistos.  ( Observem que a raiz de todas estas palavras e a mesma: pist)

        Chega de gramatica grega! Vamos agora a definicao biblica de fe, muito bem transmitida pelo apostolo dos gentios, Paulo de Tarso:

Ora a fé é a substância das coisas esperadas, a prova das coisas não vistas.


        A fe e definida como algo (vem do grego, hupostasis, significando substancia ou firme fundamento, sendo traduzida dessa forma por outras versoes da biblia como a ACRF e a ARIB). Ela e tao real na vida do crente como e real um livro ou uma roupa. A fe tambem se relaciona com aquilo que e invisivel e que tem por evidencia a conviccao de sua realidade.
        A fe e tao essencial no relacionamento do homem com o SENHOR que e dito no mesmo livro escrito aos Hebreus, que a unica coisa que de fato pode ser considerada "impossivel" e a de se aproximar de Deus, sem crer em sua existencia e na realidade de que Ele recompensa essa aproximacao a todo aquele que exerce essa crenca,em sinceridade e verdade.

        Contudo, nao confunda crer com credulidade. Credulidade e ser ingenuo e crer em qualquer coisa como se ela fosse real. Somente o Senhor e Deus. O resto, os santos, as imagens, os curandeiros, o horoscopo, a "fezinha" na megasena...Tudo nao passa de uma fe na Pessoa errada!
        E interessante que nesse tipo de fe e necessario um objeto visivel e concreto ao qual se apegar. Um idolo de porcelana, uma pessoa de influencia ( cantor, artista, politico, ou mesmo algum "pastor carismatico"), um templo ou objetos magicos como, amuletos, pe-de-coelho, varinhas,etc...
        A fe biblica e diferente. Ela nao necessita de um objeto visivel. Como dito no texto de abertura, andamos por fe ( vendo o invisivel) e nao por vista (2 corintios 5:7)

        Os cristao nao precisam de objetos para exercitarem sua fe, quer sejam imagens, objetos magicos ou locais sagrados. Mesmo nao vendo Deus, mesmo que nao venhamos a "sentir" a presenca de Deus ( Nem sempre Ele se faz "sentir")pela fe, sabemos de sua existencia e presenca junto a nos. Crer nao envolve apenas sentimentos,(se de fato deve envolver algum). O coracao e enganoso e nem sempre podemos confiar nele (Jeremias 17:9). Somente o conhecimento firmado na Palavra revelada de Deus pode edificar e confirmar a nossa fe. O apostolo Mateus nos revela:



e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


        Muitos cristaos reclamam que nao sentem a presenca de Deus em suas vidas. Entretanto a biblia e clara. Jesus nao prometeu que estaria conosco todos os dias? Sera que ele mentiu? Quando dizes que nao percebe ele por perto, simplesmente o esta chamando de mentiroso! Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso! So pelo fato de nao o perceber, nao significa que Ele nao esteja do seu lado, assim como nos prometeu! Nao o percebemos pelo que sentimos, mas pela nossa fe, no que Ele falou ( releia a definicao de fe em Hebreu 11:1).


       Toda a situacao dificil pela qual estamos vivendo pode ser contornada e superada pela nossa fe no Deus, nao do impossivel, mas das possibilidades! Temos que mudar nosso foco de fe. Devido ao cansaco, depressao e incredulidade, tendemos a ter fe na impossibilidade da resolucao de nossos problemas, quando nossa fe deveria esta voltada direto para a face de Deus! Aprenda a enxergar pela fe. Vamos ler um trecho da carta de Paulo aos corintios:

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.


        Nao fixe os olhos da fe na "montanha" de seus problemas. Levante um pouco mais acima e contemple o Trono de Deus. Ao olhar para Deus, tendo fe no seu poder e no seu amor pelos seus filhos (nos), poderemos pedir Sua ajuda e auxilio para obtermos a vitoria, que nao sera para nossa gloria, mas para a Dele.
         Talvez voce esteja passando por muitos dos problemas citados no inicio do artigo.Ninguem tem que viver a vida toda em derrota. Certamente que Deus pode permitir algum tipo de problema, para nosso crescimento e amadurecimento como pessoa e espiritualmente. Mas, podemos ter fe que Tudo corre para o bem dos que amam a Deus, e podemos confiantemente pedir sua ajuda e refrigerio para nossas dificuldades. Paulo mais uma vez, nos ensina sobre como lidar com algumas dificuldades:


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.



        Seja um heroi da Fe! A biblia nos ensina que muitos homens e mulheres, pela fe:


Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.


        Amados, vamos por nossa Fe em Deus em pratica. Conquistemos a vitoria de nossos problemas! Eles nao tem poder algum sobre o nosso Deus! Mesmo que estejamos fracos, O SENHOR se faz poderoso por nos. Em nome de Jesus, vamos clamar ao nosso Deus para vencermos as batalhas da vida e com isso glorificarmos,nao a nos mesmos, mas ao nosso SENHOR Deus e seu santo Nome!

     Que Deus Abencoe a todos e que todos possamos ser os Herois da Fe de nossa igreja, comunidade, cidade e de nosso tempo.


                                                                             Shalom 


                                                                     Marcio Carvalho 

3 de ago. de 2013

Tudo que fizerdes, seja de todo o coracao, para a glorificacao e honra do Senhor Jesus!


Foto de Jesus abraçando seu fiel


E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,



Existem milhões de pessoas, em todo o mundo, que professam ser cristas. Espalhadas por diversas denominações, ministérios e seitas, uma diversidade de indivíduos das mais variadas culturas tem seguindo ao "Rabi" de Nazaré (Joao 1:38). Homens, mulheres, adolescentes e mesmo crianças, tem inclusive abandonado as suas "crenças e religiões tradicionais", para adorarem ao Deus Altíssimo, com isso, cumprindo uma profecia muito antiga, revelada no Livro considerado a autoridade máxima e final dos seguidores de Jesus Cristo, a Bíblia:


E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.



Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos.
E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

     
Enfim, o que diferencia o cristianismo das outras religiões mundiais? O que leva pessoas que já por anos, eram devotas de crenças arraigadas a séculos ou milênios em suas regiões, a adorarem o " Deus de Jacó"?

Existem diversos fatores, mas nos ateremos a apenas alguns, que serão pertinentes ao desenvolvimento deste artigo. Um deles e o fator motivacional.

E fato que em todas as religiões existem rituais e formulas que o indivíduo deve seguir, para conseguir agradar, acalmar, se aproximar, ou receber algum favor da divindade adorada. Seguindo os preceitos estabelecidos, o adorador poderá obter favores e ter seus desejos atendidos... ou não.

As vezes pode- se requerer alguma sinceridade da parte do adorador. Em outras, pode-se ter que seguir algum padrão ético, ou mesmo nenhum. Às vezes, parece que os "deuses" de tais religiões, apenas buscam ser adorados e parecem não se importar no bem-estar de seus adoradores (Basta analisar as religiões onde se realizam sacrifícios humanos, uso de drogas para atingir algum "grau de espiritualidade", pactos realizados com o fim de destruir o próximo - as vezes por simples capricho e não por alguma justa razão - etc.).

Contudo, observamos algo diferente no cristianismo. Primeiro, que e a única religião do mundo, onde existe a afirmação de que seu fundador foi morto e logo após foi ressuscitado por Deus, que foi visto por mais de quinhentos de seus seguidores, que essa morte teve um fim sacrificial para a remissão dos pecados da humanidade, e que estando vivo, guia seus servos e prometeu retornar para busca-los:


Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.



Confúcio, Maomé, Zoroastro, Buda... Todos fundadores de grandes religiões, mas nenhum foi tão ousado a ponto de dizer que sua própria morte poderia salvar a humanidade perdida. Nenhum deles venceu a morte e retornou a vida. Muitas destas religiões tem ensinos nobres e uma ética louvável. Estes líderes religiosos ensinaram, a sua maneira, o que consideravam o melhor caminho para os Homens. Todavia, nenhum deles, fez tal afirmativa:


Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.


Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.


Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.


Todas as pessoas que conviveram com Jesus e testemunharam sua vida, seus ensinos e milagres, puderam chegar a conclusão que de fato, estavam diante do Filho de Deus! Jesus não era apenas um mestre ou profeta, assim como seus antecessores. Ele era (e ainda e!) a própria imagem de Deus, assim como diz suas Escrituras:


O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.



Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;


Os cristãos de modo geral, creem que Jesus seja o Deus Todo-Poderoso e lhe prestam a devida honra e adoração que lhe são devidas (Joao 20:28) (Para uma consideração sobre a divindade de Cristo, leia o artigo:
Quem e Jesus - Criador ou Criatura?


Entretanto, vemos atualmente algum "fogo estranho" no meio cristão (Levítico 10:1).

Antigamente, muitos criticavam os católicos. No Brasil era comum (e tal quadro não mudou muito) as pessoas dizerem serem católicas, mas nem punham seus pês numa igreja! Diziam isso apenas para não serem discriminadas. Hoje, temos visto um quadro semelhante no meio evangélico. E fato que a população evangélica do Brasil aumentou consideravelmente (Já somos mais de 43 milhões, de acordo com o IBGE). Prova disso e o aumento de referências nas mídias e na vida cotidiana da população. Vemos cantores seculares interpretando musicas evangélicas, pastores indo a programas de televisão do canal aberto, milhares de igrejas espalhadas pelo pais inteiro... Já não ocorre (ao menos, houve alguma redução) a discriminação por ser evangélico. Somos apenas considerados "caretas" ou "retrógrados" pelo resto da população.
Contudo, essa situação criou um quadro interessante. Se antes havia o católico nominal, agora, também vemos o "Evangélico nominal". Evangélico nominal e aquela pessoa que vai a igreja, geralmente nos cultos de libertação ou vitória financeira, na esperança de melhorar sua condição de vida atual. Pulam de igreja em igreja, sem fixar raízes. Alguns se consideram evangélicos apenas por "escutarem música gospel!". 

Infelizmente nem todo "evangélico e um cristão. São boas pessoas, talvez até realizem boas obras e tenham alguma sinceridade em seus corações. Podem ser bons pais e mães. Filhos que vão bem em suas provas escolares. Podem realizar seu trabalho honestamente. Mas será que isso basta?

Certamente que não! se alguém deseja mesmo ser cristão deve primeiramente reconhecer que e pecador e entregar sua vida ao Senhor Jesus:


Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.


Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;


Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


Esse e o primeiro passo. Depois cada um deve carregar a sua própria cruz, assim como nosso mestre levou a sua (Lucas 14:27), e temos a promessa Dele de que nos ajudaria, não estaríamos sozinhos na jornada:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.



O que e necessário para ser um bom cristão? Aceitar a Jesus e dedicar nossa vida a Ele e vital, mas há mais envolvido. O cristianismo, diferente das outras religiões, não e baseada em ritos ou feitiços. Não precisamos guardar dias santos ou sermos obrigados a nos abster de determinados alimentos (Colossenses 2:16). Mas e exigido de nos, certos requisitos, que tem por fim, nos manter santos para nosso Senhor (Santo, nas Escrituras significa: separado para um fim sagrado) e também para nos ajudar a ter uma vida feliz e saudável.
Por exemplo, vejamos algumas diretrizes de Deus sobre como os cristãos devem se comportar. Elas permeiam toda a Bíblia, mas nos deteremos nos escritos do apostolo Paulo, na sua Carta aos Colossenses:



Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.



Imaginem se todos seguissem essas recomendações! Se de fato, alguém está em Cristo, deve abandonar sua velha natureza e se revestir da nova. A mentira deve ser evitada. Sexo antes do casamento, adultério e impurezas sexuais nem devem passar pelas mentes do cristão. Não deve haver discriminação de qualquer tipo entre os irmãos, seja devido a raça, status social ou forma de pensar. Deve-se refletir as qualidades de nosso Senhor, efetuando o bem, perdoando aos outros, assim com Deus nos perdoa de nossas ofensas contra Ele. Devemos amar o nosso próximo, não com palavras, mas agindo, seja dando uma palavra de consolo, ajudando financeiramente um irmão em dificuldade, não fazendo fofocas... Devemos louvar a Deus em nossa fala, cantando louvores. Tudo aquilo que fizermos, deve ser feito em nome de Jesus e para Ele!
Mas devemos ir além! Mais do que apenas fazer em nome Dele, devemos fazer como que para Ele:



E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,


Seu trabalho e chato e enfadonho? Siga este conselho. Você não está apenas trabalhando para seu patrão. Seu trabalho e para o seu Rei! Efetue seu trabalho da melhor forma, como se estivesse trabalhando para Jesus. A faculdade esta difícil e pensa em desistir? Estude ao máximo. Você não está prestando contas apenas a seus pais ou a si mesmo. Estas estudando para agradar e fazer feliz o Seu Deus! Está desempregado? Então sai em busca de um trabalho, dando o melhor de si na busca. Estas buscando um trabalho no apenas para obter dinheiro, mas para servir ao SENHOR. E dona de casa e está enjoada dos afazeres domésticos? Faça-os como se fosse receber o próprio Deus em sua casa! Muitas servas do Senhor o receberam em sua casa quando Ele esteve na Terra. E a promessa e de que Ele retorne. Pense que Jesus ao retornar, pode decidir passar em sua casa para tomar um cafezinho! Esta difícil obedecer aos seu pais, jovens? Obedeçam, como se estivessem obedecendo ao próprio SENHOR (Desde que não seja exigido nada contrário a Palavra de Deus). Tem algum trabalho ou chamado em sua igreja? Lembre-se que você não está trabalhando para seu pastor ou para agradar a alguém. Seu trabalho e realizado para Jesus Cristo, seja você um pastor, professor da escola dominical, secretaria da igreja ou obreiro da portaria. Sua prestação de contas será diretamente com Cristo, quando Ele retornar para buscar sua igreja.

Não seja apenas evangélico. Seja um cristão que serve de coração ao Seu Deus. Faca da sua vida uma adoração continua ao SENHOR, pois e algo que agrada ao nosso Deus, além de termos a promessa de uma grande recompensa, vinda da parte de Nosso Senhor. Amados, sejam fieis e lembrem-se que " obedecer e melhor do que sacrificar" (1 Samuel 15:22). O galardão e prometido para os fiéis e chegara sem falta:


Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.


Shalom


Marcio Carvalho


Obreiro da Igreja Internacional Leão de Judá

Seminarista da Faculdade de Teologia, Filosofia e Pedagogia Macaense (Quarta Igreja Batista - Macaé)