1 de ago. de 2013

Empunhemos a Espada do Espírito



"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." 2 Coríntios 11:14

"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4


Nós seres humanos, temos a mania do minimalismo, sempre consideramos algo como fraco, desprovido de poder ou importância, chegando ao ponto de até menosprezar o nosso próximo. Porém isso fica mais intensificado no meio cristão. Os “crentes” – como são conhecidos os que servem a Deus – sempre tem consigo uma armadura, chamada de bíblia, e acham que com ela em punho, serão capaz de afastar todo e qualquer mal. Mas o que as escrituras dizem sobre isso? Será que os seres espirituais realmente são repelidos por aqueles que empostam as suas bíblias? Nós iremos fazer uma análise textual mostrando o que é necessário para afastar os seres malignos de nossa vida, tendo como base os livros de Jó e Mateus.

Os irmãos puderam perceber que o texto base desse comentário, encontra-se descrito em 2 Coríntios 11:14 e 4:4. Nesses textos o Apóstolo Paulo deixou claro que o objetivo de Satanás é cegar a mente “dos incrédulos”, para que eles não consigam enxergar a glória de Cristo – Deus. Para isso ele faz uso de uma tática... ele se transfigura em anjo de luz. Transfigurar segundo o dicionário Aurélio significa:

1 – Mudar a figura
2 – Mudar a feição
3 – transformar
4 – Alterar
5 – Dar uma idéia falsa.

Ou seja, satanás é capaz de mudar a sua feição, mudar o seu modo de agir, mudar a sua tática de ataque, com o intuito de iludir a humanidade - maquiando o maligno com o santo. Satanás faz uso da fé, para introduzir falsos ensinos, falsas doutrinas no meio cristão – o apóstolo Paulo e outros apóstolos alertaram a igreja com relação a isso como podemos conferir nos textos abaixo:

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 2 Coríntios 11:13

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 2 Coríntios 11:26

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. 2 Coríntios 2:17

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Gálatas 2:4

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1

Podemos ver que satanás tentaria fraudar a igreja, incutindo falsos ensinos, buscando destruir essa instituição criada por nosso Deus.

De posse dessa idéia foi que o apóstolo Paulo disse aos irmãos de Corinto sobre satanás cegar a mente dos incrédulos – Paulo não estava dizendo que aquela congregação não cria em Deus, pelo o contrário, ele estava dizendo que aquela congregação estava deixando de crer no “poder destruidor de satanás”, que pouco a pouco começava a incutir uma outra mentalidade na congregação - uma mentalidade não cristã.

O apóstolo Paulo – como era um ex-Farizeu – tinha um grande conhecimento bíblico, e ele era conhecedor do relato de Jó capítulo 1:1-5:

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Nesse trecho vemos que Jó era um homem, íntrego, reto, próspero e principalmente temente a Deus. Ele era tão temente que durante a madrugada ele levantava e oferecia holocaustos (sacrifícios) em nome dos seus filhos, pensado nos pecados que eles pudessem ter cometido contra Deus. Realmente Jó era um homem temente e fiel a Deus. Porém algo de extraordinário estava para acontecer, como podemos observar nos versículos 6-11:

E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

Podemos ver que em um certo dia, Deus reuniu os seus filhos no céu, e satanás estava presente nessa reunião. Durante essa reunião satanás falou face a face com Deus, até mesmo questionando-o e desafiando-o – olhem bem irmãos, satanás estava falando diretamente com o seu criador, aquele que poderia destruí-lo a qualquer momento, e ele não estava escondido atrás de uma pedra, atrás de uma coluna ou templo, não, ele estava falando diretamente com Deus. Isso mostra um pouco do poder e audácia que esse ser tem, mostrando assim que a ideia de empunhar uma bíblia, por si só não traz uma proteção. O resto da história de Jó, nós já sabemos: ele foi tocado por satanás, perdeu tudo que tinha (inclusive filhos e filhas), porém não pecou contra Deus, e assim ele conseguiu replicar a satanás, e Deus o abençoou em dobro.

Satanás não se opõe tão facilmente, ele busca nos atingir quando menos esperamos. Lembre-se ele não se refreou de desafiar o próprio Deus Pai, o que o impedirá de fazer o mesmo conosco?

A história bíblica mostra que esse ser, não parou por aí. Satanás tentou Jesus – Deus Filho – justamente quando ele estava no deserto para jejuar, meditar e orar por 40 dias se preparando para o início de seu ministério. Foi nesse momento, de fragilidade (física e mental) que satanás o procurou e começou a tenta-lo.

Satanás usou de 3 métodos diferentes para tentar Jesus.

A primeira maneira podemos ler em Mateus 4:3

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Aqui vemos que satanás fez um ataque direto, querendo atingir o ego de Jesus – Se tú es o filho de Deus, manda... ou seja em outras palavras ele disse: Me prove que você é o filho de Deus! Ou, eu duvido que você tenha capacidade ou poder para transformar essas pedras em pães! Satanás é maquinador, ele viu a fragilidade física de Jesus e associou a uma provocação, buscando fazer com que ele caísse.

A segunda maneira podemos ler em Mateus 4:5,6

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

Satanás mudou de estratégia, ele agora tenta desencaminhar Jesus utilizando as Santas Escrituras - ele cita o Salmo 91:11,12 para provar que Jesus não morreria caso pulasse do pináculo do templo ou da parte mais alta do templo, pois Deus enviaria anjos para o proteger. Olha como Satanás é inteligente... ele muda de estratégia muito rapidamente. Mas ele não parou por aí, ele ainda tentou Jesus mais uma vez.

A terceira maneira podemos ler em Mateus 4:8,9

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Agora Satanás apela para o desejo que os homens tem por poder, por glória. Ele mostra “todos os reinos”, da terra, e propõe dar a Jesus todos eles, em troca ele desejaria apenas 1 ato de adoração, olhe bem, ele não pediu uma adoração perpétua, continua, não, apenas 1 ato de adoração. E ele podia cumprir com essa promessa pois a bíblia diz:

Em 1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
João 12:31 - Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

Mostrando que satanás tem autoridade sob os governos desse mundo!!!

Nós vimos os métodos que satanás usou contra o nosso senhor Jesus, porém Jesus conseguiu se manter firme diante dos ataques satânicos. O que fez com que Jesus não sucumbisse as tentações?

Agora vamos começar a analisar as respostas de Jesus a satanás:

Quando ele sofreu a primeira tentação, onde satanás disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães, em Mateus 4:3, ele respondeu a satanás no versículo 4:

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. - Mateus 4:4

Podemos observar que Jesus disse: Está escrito! No deserto Jesus não estava com os rolos da Lei em mãos, porém ele citou Deuteronômio 8:3:

E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.

Jesus fez uso das Santas Escrituras, deixando Satanás sem ação.

Mas satanás não desistiu. Ele mudou de estratégia e apelou também para as Escrituras, citando Salmos 91: 11,12. Mas vejamos a resposta de Jesus nesse caso no versículo 7:

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. - Mateus 4:7

Jesus novamente faz uma referência/uma citação das Escrituras. Ele Cita Deuteronômio 6:16:

Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;

Novamente Jesus faz uso das Santas Escrituras, desarmando satanás.

Satanás vendo que as suas tentativas anteriores não surtiram efeito, ele ataca de outro modo, apelando para o desejo que os homens tens de serem poderosos, mas novamente Jesus o desarma.

Ele responde a satanás no versículo 10:

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Novamente o nosso senhor utiliza as escrituras sagradas para replicar satanás, agora citando Deuteronômio 10:20

Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás.

O que fez Jesus ser eficiente contra os ataques de Satanás, foi ter as santas escrituras guardadas em sua mente e coração, e isso fez com que ele, mesmo em um local isolado, com fome, cançado, conseguisse vencer satanás. O fato de Jesus utilizar as escrituras sagradas para opor-se ao Diabo, deve servir para nós como exemplo.

O sábio Rei Salomão, compara a sabedoria/conhecimento de Deus a um tesouro escondido. Se nós soubéssemos que em nossos quintais tivesse uma jazida de diamantes, ou uma mina de ouro, o que faríamos? Com certeza iriámos sair correndo, pegar pás, enxadas, picaretas, até mesmo colheres se fosse necessário, para cavar e encontrar esses tesouros. Isso por que esse tesouro iria apenas melhorar a nossa vida financeiramente. Eu gostaria que os irmãos lessem comigo o livro de Provérvios 2:1-6:

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Aqui nos mostra um apelo de Deus para nós. Ele diz: Filhos procurem me conhecer, do mesmo modo como vocês procuram ficar ricos, filhos quanto mais vocês me procurarem mais perto de vocês eu estarei, e assim poderei auxiliá-los, poderei torna-los sábios e entendidos.

Então Deus nos pede para estudarmos as suas palavras. E o conhecimento de Deus está intimamente ligado a nossa salvação. Em João 17:3 Jesus diz:

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Para termos a vida, precisamos conhecer a Deus, sermos íntimos de Deus.

Quanto mais estivermos íntimos da palavra, mas estares aptos a auxiliar os nossos irmãos, mais estaremos aptos a nos proteger dos ataques satanás.

O Apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios nos mostra a importância da Palavra de Deus em Efésios 6: 12-17:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Paulo deixa claro que nós não estamos batalhando contra carne e sangue, mas contras seres espirituais que querem nos derrubar. Porém Paulo nos nos diz como podemos nos proteger. Como os irmãos viram ele descreveu a armadura de Deus semelhante a armadura de um soldado romano de seu tempo, que protegia o corpo inteiro (da cabeça aos pés). Mas depois de ele mostrar todas as partes de proteção ele menciona a “palavra espada do espírito”, que é a palavra de Deus. Os soldados gastavam centenas de horas em seus treinamentos, eles sabiam que a sua armadura os protegeria, porém eles deveriam ser hábeis com a espada. A espada servia como proteção e ataque. Da mesma forma a Bíblia é a nossa espada, pois ao mesmo tempo que somos protegidos por seus ensinos, e mandamentos, ela nos capacita para atacarmos os nossos inimigos, da mesma forma que Jesus atacou Satanás, expondo a sua fragilidade em frente a santidade de Deus.

Então irmãos a bíblia pode sim repelir satanás, quando a usamos com sabedoria, não de forma alegórica, nós temos que dedicar tempo para meditar, garimpar nas jazidas e minas do conhecimento de Deus, pois quanto mais garimparmos, mais e mais ricos e hábeis seremos. Lembrem-se que para sermos bons em algo temos que sempre treinar e estudar, assim quando mais nos empenharmos mais estaremos protegidos contra satanás. E esse treino deve começar cedo (não que os que começam mais tarde não sejam beneficiados), quando ainda somos jovens, as escrituras mostram que os jovens que foram instruídos nos caminhos de Deus, foram bem sucedidos, o próprio Jesus quando tinha 12 anos estava a meditar e discutir com os mestres da Lei no Templo, então pais dediquem tempo para ensinar os seus filhos, instrua-os nos caminhos de Deus, para que eles possam crescer preparados para opor-se a Satanás.

Nós temos que seguir o exemplo de Jesus, que mostrou zelo e amor pela a palavra. Se tivermos ele como matriz, com certeza estaremos completamente equipados para o bom combate.



Por: Leandro Rocha

*** Discurso por mim proferido no dia 26 de Julho a Igreja Assembleia de Deus Vitoria em Cristo - Culto da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário