23 de ago. de 2013

O que levaremos conosco para nossa Sepultura?



Ficheiro:Sankt Marxer Friedhof Johann Georg Albrechtsberger.jpg


Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa;
pois nada levará consigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor.


Numa certa novela do horário nobre, em seu enredo, existe uma personagem que e pobre, porem deseja se tornar rica rapidamente. Para tanto, ela vai em busca de uma "presa", de preferência rica, seja empresário, jogador de futebol ou lutador de MMA. Não importa se ele e feio ou bonito, desde que seja dono de uma imensa fortuna. E interessante de se observar as reações das pessoas diante disso. Muitos acabam "torcendo" para que de fato ela encontre alguém assim, achando até graça, da forma como ela se utiliza para suas "conquistas” (pura sedução, sem o mínimo de respeito próprio). Na mesma novela, vemos também, um vilão que já e rico, mas deseja a todo custo aumentar a sua fortuna e conseguir mais poder na "empresa familiar". E os meios que ele utiliza são dos mais escusos. A população, de forma geral, acaba achando engraçado essa situação e também acabam torcendo a favor do vilão! 

Como essa e uma novela de elevada audiência, podemos inferir um pouco da psicologia de nossa população. Os brasileiros, quando indagados individualmente, são moralmente corretos, e na maioria das vezes, condenariam esses tipos de atos, não deixando um filho ou ente querido realizar tais coisas. Entretanto, são essas mesmas pessoas que assistem, as gargalhadas, esse enredo e ficam torcendo pelos personagens!

Todo ser humano deseja o melhor para si, e também para aqueles que lhe são próximos (as vezes nem tanto!). Buscam avidamente melhorar de vida, e dependendo de sua criação, crenças e caráter, agirão de formas distintas para atingir seus objetivos. Podem estudar arduamente e trabalharem honestamente. Podem acumular algum dinheiro e criarem uma empresa. Podem passar num concurso para um cargo público. Podem roubar bancos e transeuntes. Podem serem matadores de aluguel. Podem serem envolvidos com o tráfico de drogas. Muitas são as formas e maneiras de se acumular bens e riquezas em nosso mundo.

A questão e que nossa sociedade capitalista estimula o consumo de bens, mesmo que nem sempre precisemos deles! Para movimentar a economia, os governos estimulam a venda e a obtenção de bens duráveis ou não. São feitas propagandas e comercias milionários, que geralmente duram apenas alguns segundos, unicamente com o fim de sugestionar a população a querer consumir. Hoje, as pessoas não se apercebem, mas tornaram-se escravas do consumo!

Como todo bom escravo, não pode-se pensar muito no que se faz, apenas são cumpridas as ordens de seu senhor. E como a população e obediente! Para adquirir um celular de ultima geração, o indivíduo deve fazer muitas horas extras para pagar as prestações do dito cujo. Com isso, ele precisa passar menos tempo com sua família, deixando sua esposa sozinha na criação de seus filhos, isso se ela também não estiver trabalhando para pagar a prestação da máquina de lavar, que de tão moderna, tem até acesso ao facebook!

Se a pessoa não tem um emprego e nem uma boa índole, ela pode apelar ao roubo, para conseguir o que deseja. Ela pode roubar o celular, que o trabalhador nem acabou de pagar, somente porque também deseja " consumir" o produto! 

O desejo de saciar o próprio ego se tornou a religião do mundo moderno. Muitos podem até afirmar que isso e um exagero, mas será mesmo exagero? O que e mais importante: As horas que podemos passar com nossa família e amigos ou o ultimo lançamento, vindo da Ásia, do carro mais potente? 

O pior e que terão pessoas que responderão a segunda parte da pergunta, sem o mínimo de dor na consciência. Os valorais morais atuais mudaram radicalmente. Não criticamos o consumo, nem estamos defendendo uma vida de austeridade. A Bíblia ensina e diz que podemos ser prósperos:

Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.

Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que sejais fortes, e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre.

Criticamos, sim, o rumo dos acontecimentos, onde o ser humano tem sido relegado a segundo plano, em favor de uma economia e uma sociedade que procuram desestruturar as famílias e que tem tornado essa geração uma escrava de seus próprios desejos ilícitos!

Qual a razão do mundo, de uma forma geral, odiar (sim, e essa a palavra, embora os intelectuais e formadores de opinião de massas usem de eufemismos) a mensagem do evangelho? Porque o evangelho expõe os pecados cometidos por todos, e ninguém gosta de ser contrariado.

Após a ascensão de Jesus Cristo aos Céus, logo após sua ressurreição, O Paracletos, ou Consolador prometido foi enviado. Assim iniciou-se seu trabalho em nosso mundo, trabalho esse que permanece até hoje (na verdade, com a proximidade do fim, esse trabalho tem sido intensificado!). O Ministério do Espirito Santo foi explicitamente ensinado por Jesus, nas seguintes palavras:

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

        

Por que tantas pessoas tem lutado para que tantas leis sejam mudadas? Observem que interessante: O Casamento e dito como uma instituição falida e retrograda. O divórcio foi simplificado pela lei. Hoje e mais fácil se divorciar do que se casar (e até mais barato!). As pessoas tem preferido viver "ajuntadas", pois legalmente tem os mesmos direitos do casamento formal. Já na contramão, vemos os grupos LGBT lutando para poderem se casar nos cartórios legalmente! Se o casamento já não e tão bem visto, e mesmo que não seja feito no cartório, as chamadas uniões estáveis, tem os mesmos direitos, por que essa briga pelo reconhecimento perante a lei? Essas uniões já são reconhecidas pelo Estado, mesmo sem a papelada do casamento do cartório. Não criticamos a luta desses grupos pelos seus objetivos. Vivemos numa democracia e todos tem o direito de lutar por seus ideais. Apenas achamos interessante o andar da carruagem.

E que dizer da política? Tantos julgamentos sobre mensalão e a Ficha- Limpa e no fim vemos uma nova empreitada para aliviar para o lado dos culpados!

E sobre os abortos? O governo deseja passar por cima das consciências de milhares de médicos tornando obrigatório os abortos nos hospitais (em caso de estupro). Porque não deixar a cargo da própria vítima e da família e do médico interessado a escolha ou não do ato?

Essas e muitas outras questões poderiam ser levantadas. Entretanto, por que tanta divulgação, sensacionalismo e imposição sobre as pessoas? Por que as pessoas estão buscando alterarem leis para seu próprio benefício? Não poderíamos simplesmente vivermos nossas vidas e fazermos o que desejamos sem perturbar o próximo? Quer quiser abortar, que aborte. Quem quiser se divorciar, que se divorcie. Quem quiser viver com alguém do mesmo gênero, que viva e se case perante a lei do Estado. Quem quiser roubar, que roube, seja discretamente ou abertamente.

A causa de tanta confusão, brigas e lutas atualmente tem nome: Espirito Santo!

Como Jesus disse, o Consolador seria enviado ao mundo. Muitos interpretam essa passagem como se fosse aplicada somente aos cristãos. Mas não! Mundo e o mundo da humanidade. As consciências do planeta inteiro estão sendo "cutucadas". Mesmo para quem nunca ouviu falar de Cristo ou do evangelho, estes também estão sendo "pressionados" Pelo Espirito. O Apostolo Paulo nos diz claramente:

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.


O Espirito Santo testifica ou nos diz que somos filhos de Deus. Mas também testifica quando não somos. Eis a questão: Milhões de pessoas no mundo todo estão cientes de que não são filhos de Deus! A boca pode dizer ao contrário. A religiosidade da pessoa também. Ela pode até ser boa e honesta. Mas se não vive os mandamentos ditados Pelo SENHOR, estão na categoria de não-filhos de Deus:

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

Os humanos tendem para a negação. Procuram aplacar suas consciências, utilizando quaisquer métodos que lhe sejam convenientes. Se puderem mudar leis e tempos, que seja! Esquecem que existe um Deus que tudo observa de Seu Trono.

Será que toda essa luta, tantas mudanças, vira o a alterar algo? O que levaremos junto conosco no dia que morrermos? Sim, um dia todos morreremos, o pobre e o rico, o branco e o negro, o idoso e a criança, o ateu e o temente a Deus. O que levaremos? Poderemos levar as leis que mudamos? Nosso carro zero? Nossa amante? Nossa religiosidade?

Eis a resposta, como sempre, encontrada na Bíblia:

Por que deverei temer quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem,
Aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?
Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida,
pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre
para que viva para sempre e não sofra decomposição.
Pois todos podem ver que os sábios morrem, como perecem o tolo e o insensato e para outros deixam os seus bens.
Seus túmulos serão suas moradas para sempre, suas habitações de geração em geração, ainda que tenham dado seus nomes a terras.
O homem, mesmo que muito importante, não vive para sempre; é como os animais, que perecem.
Este é o destino dos que confiam em si mesmos, e dos seus seguidores, que aprovam o que eles dizem. Pausa
Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.
Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Pausa
Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa;
pois nada levará coigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor.
Embora em vida ele se parabenize: "Todos o elogiam, pois você está prosperando",
ele se juntará aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz.
O homem, mesmo que muito importante, não tem entendimento; é como os animais, que perecem.



Este lindo Salmo resume tudo. O Trabalho do Espirito Santo continua. Os homens procurarão alterar tempos e leis, para demonstrar poder, aplacar a consciência e perseguir os filhos de Deus. Estamos nos Últimos Dias, conforme predito na Bíblia. Devemos viver uma vida que honre a Deus e demonstre ao diabo que ainda existem filhos de Deus neste mundo! Ninguém, mesmo sendo cristão, poderá levar bem material, fama ou diploma algum para sua sepultura. Nesse ponto, somos iguais a todos os da raça humana. A diferença, porém, está no que ocorrera depois da morte. Repetindo um verso deste Salmo, pense e reflita nele. Pois de nada adianta ganhar o mundo e perder a alma:

Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para Si.

Marcio Carvalho


Um comentário:

  1. Vivemos em um mundo controlado pela televisão. Muitos podem não admitir, mas tem como única fonte de informação os canais de TV aberta e jornais manipulados da mesma forma.
    Esse controle é tão sutil, tão subconsciente, que acontece o que está escrito neste post: individualmente protestam contra o que se é "normal" na TV.
    Deixam de lado seu próprio aprendizado e testemunhos (experiências de vida), imersos nesse mar de sugestões e ciladas.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir