21 de ago. de 2013

Quem é a Rocha na qual a Igreja seria Fundamentada?



Essa é uma questão que tem envolvido a vida de cristãos (protestantes e católicos) a séculos. Afinal, quem é o fundamento da Igreja, Pedro ou Jesus? O que as escrituras dizem a respeito? Embora esse tema seja bem difundido ele é pouco discutido entre as entidades religiosas. Os católicos afirmam que Pedro foi o primeiro Papa, o fundador da Igreja, mas a história nos mostra que ele foi apenas um colaborador... os protestantes afirmam que Pedro foi um grande homem, um grande evangelista, um grande apóstolo, mas ele não teve nenhum prestígio ou destaque em relação aos outros apóstolos.

Assim sendo esse comentário visa apresentar os fatos bíblicos inerentes, não nos apegamos a tradições, mas no que a palavra nos revela, então desejo que todos possam tirar o máximo de proveito, e qualquer questionamento acerca do tema, fiquem abertos a comentar.

Para iniciarmos temos quer começar a analisar as questões básicas sobre o texto crítico de Mateus 16:18, mas antes de entrarmos no versículo específico temos que fazer uma análise dos versículos anteriores.

Faremos uma análise dos versículos 13 a 20 para entendermos o contexto:

Mateus 16:13-20 - Tendo então chegado às regiões de Cesaréia de Filipe, Jesus foi perguntar a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14 Disseram: “Alguns dizem João Batista, outros, Elias, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.” 15 Disse-lhes ele: “Vós, porém, quem dizeis que eu sou?” 16 Em resposta, Simão Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” 17 Jesus lhe disse, em resposta: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque [isso] não te foi revelado por carne e sangue, mas por meu Pai, que está nos céus. 18 Também, eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha congregação, e os portões do Hades não a vencerão. 19 Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que amarrares na terra, será a coisa amarrada nos céus, e tudo o que soltares na terra, será a coisa solta nos céus.” 20 Advertiu, então, severamente os discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

O texto nos mostra que Jesus pergunta aos discípulos o que o POVO dizia a seu respeito, e os discípulos disseram que alguns diziam que ele era João Batista, outros que ele era Elias e outros que era o profeta Jeremias ou outros dos profetas. Mas Jesus vem com uma pergunta escrutinadora: Vós, porém, quem dizeis que eu sou? – Nesse momento Jesus estava testando os seus discípulos, para ver se depois de tanto tempo convivendo e o observando eles conseguiriam afirmar a verdade sobre a sua Divindade. A bíblia em diversas passagens mostra que Pedro era impulsivo, e novamente ele agiu impulsivamente e responde a Jesus: “Tú és o Cristo, o filho do Deus vivente”, após a essa afirmação Jesus diz que essa afirmação não veio procedente de Pedro (carne e sangue), mas foi o próprio Deus Pai revelou isso para Pedro.

Agora começa o ponto crítico de discussão o versículo 18, para um melhor entendimento eu os transcrevi nas línguas originais, para que você possa ver a diferença textual.

Texto Grego Original



Texto Grego Transliterado

16.18 – KAGÔ DE SOI LEGÔ OTI SU EI PETROS KAI EPI TAUTÊ TÊ PETRA OIKODOMÊSÔ MOU TÊN EKKLÊSIAN KAI PULAI ADOU OU KATISKHUSOUSIN AUTÊS

Texto Grego Traduzido

16.18 – Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela.

ROCHA

1. (Gr. petra) denota “massa de pedra", em distincao de petros, “pedra solta” ou “pedregulho", ou uma pedra que pode ser lancada ou facilmente movida. Quanto a natureza de petra, veja Mt 7.24,25; 27.51.60: Mc 15.46: Lc 6.48 (duas vezes. um tipo de fundação segura; aqui a verdadeira leitura e, “tinha sido bem construída"); Ap 6.15,16 (cf. Is 2.19ss; Os 10.8); Lc 8.6,13 (usado ilustrativamente); 1 Co 10.4 (duas vezes, usado figurativamente acerca de Jesus); Rm 9.33 e I Pe 2.8 (usado metaforicamente acerca de Cristo); Mt 16.18 (metafórico, acerca de Cristo e do testemunho relativo a Ele: aqui a distinção entre petra, concernente ao próprio Senhor, e Petros, o apostolo, é clara; veja acima)

Dicionário Vine – O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento.
Pg. 955

W.F. Vine M.A
Merril F. Unger - Th.M, Th.D, Ph.D
William White Jr. - Th.M, Ph.D

O Dicionário Bíblico Vine demonstra claramente a diferença entre a Petros e petra.

Petros – significa literalmente uma pedra, pedra solta, e é claramente identificada no texto original como sendo o nome próprio – PEDRO.

Petra – significa literalmente uma Rocha, uma massa de pedra, uma fundação, um alicerce. A distinção entre as duas palavras é nítida quando lemos o texto original e o comparamos com o nosso.

O texto nos mostra que Pedro (cujo o nome significa pedra em Grego – e Kephas [Pedra em Hebraico]), fez uma afirmação inspirado por Deus que Jesus era o Cristo, filho do Deus vivente, essa afirmação era a “pedra” (grego petra – rocha, fundação, alicerce) do cristianismo. A afirmação de que Pedro fez de que Jesus era o salvador constituiria a sólida base para a igreja – a sua fundação. (podemos ver a mesma aplicação textual em Mateus 7:24,25)

Podemos analisar também que essa mesma passagem foi relatada por outros discípulos porém nada foi mencionado quanto a posição de Pedro, vejamos o que Marcos e Lucas escreveram:

Marcos 8:27-30 - E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.

Lucas 9:18-22 - E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso, Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

Em ambos os relatos vemos que o fato principal – a afirmação de Pedro – é difundida, mas o fato de Jesus chama-lo de uma “suposta fundação” não é. Por que? Por que para os discípulos e Apóstolos, já estava inerente que as palavras de Jesus se referia a afirmação que Pedro fez, não a sua pessoa. O próprio apóstolo Pedro fala sobre isso em 1 Pedro 2:6,7 onde ele diz que Cristo é a “Pedra Angular” uma figura de linguagem que remete a uma pedra que servia de base para uma fundação. Outros textos mostram essa noção de que Cristo, não Pedro, como sendo a rocha da Igreja, como segue-se abaixo:

1 Coríntios 2: 11-15 - 11 Pois nenhum homem pode lançar outro alicerce senão aquele que foi lançado, que é Jesus Cristo. 12 Ora, se alguém construir sobre o alicerce ouro, prata, pedras preciosas, materiais de madeira, feno, restolho, 13 a obra de cada um se tornará manifesta, pois o dia a porá à mostra, porque será revelada por meio de fogo; e o próprio fogo mostrará que sorte de obra é a de cada um. 14 Se permanecer a obra de alguém, que sobre ele construiu, receberá uma recompensa; 15 caso se queime a obra de alguém, sofrerá perda, mas ele mesmo será salvo; contudo, neste caso, [será] como por intermédio de fogo.

1 Coríntios 10: 1-5 -  Ora, não quero que sejais ignorantes, irmãos, de que os nossos antepassados estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar, 2 e todos foram batizados em Moisés, por meio da nuvem e do mar; 3 e todos comeram a mesma comida espiritual 4 e todos beberam a mesma bebida espiritual. Porque costumavam beber da rocha espiritual que os seguia, e essa rocha significava o Cristo. 5 Não obstante, da maioria deles Deus não expressou a sua aprovação, pois foram prostrados no ermo.

Antes da vinda de cristo, os hebreus seguiam uma legislação escrita em uma Rocha, e eles se beneficiavam dessa legislação por acatar o que ela dizia (eles estavam bebendo – matando a sede espiritual). Mas essa legislação escrita era um prelúdio, alusão a Rocha principal, que o Apóstolo Paulo nos mostra que é CRISTO.

Efésios 2:19-22 - Portanto, certamente não sois mais estranhos e residentes forasteiros, mas sois concidadãos dos santos e sois membros da família de Deus, 20 e fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, ao passo que o próprio Cristo Jesus é a pedra angular de alicerce. 21 Em união com ele, o edifício inteiro, sendo harmoniosamente conjuntado, desenvolve-se num templo santo para Jeová. 22 Em união com ele também vós estais sendo edificados juntamente como lugar para Deus habitar por espírito.

Podemos ainda ler Lucas 20:17, onde mostra que Jesus é a Rocha e não Pedro.

A Palavra de Deus deixa claro qual era a posição de Jesus – o Alicerce, a Fundação como descrito nos textos abaixo:

1 Coríntios 3:11 - Pois nenhum homem pode lançar outro alicerce senão aquele que foi lançado, que é Jesus Cristo.

Isaías 28: 16 - Por isso, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que lanço por alicerce em Sião uma pedra, uma pedra provada, ângulo precioso de um alicerce seguro. Ninguém que exercer fé ficará em pânico.

Salmos 118:22 - A pedra que os construtores rejeitaram (i.e cristo) Tem-se tornado a principal do ângulo.

Mateus 21:42 - Jesus disse-lhes: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que foi rejeitada pelos construtores é a que se tem tornado a principal pedra angular. Isto procede de Jeová e é maravilhoso aos nossos olhos’?

Atos 4:8-12 - Então Pedro, cheio de espírito santo, disse-lhes: “Governantes do povo e anciãos, se estamos sendo examinados neste dia à base duma boa ação para com um homem adoentado, quanto a por quem este homem ficou bom, seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem pregastes numa estaca, mas a quem Deus levantou dentre os mortos, por esse é que este homem está aqui são em pé diante de vós. Esta é ‘a pedra que por vós, construtores, não foi levada em conta, que se tornou a principal do ângulo’. Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos

Então qual era a posição de Pedro, Paulo e os outros Apóstolos?

“Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos” (Gálatas 2:9)

Podemos ver que a Bíblia deixa claro que a posição de Pedro juntamente com os outros apóstolos eram de ser colunas, ou sustentadores da igreja, então Pedro não era a Pedra/Fundação onde a igreja iria se estabelecer, pelo o contrário, ele seria uma coluna (como todos nós o somos hoje) que iria sustentar a igreja de Deus, é o que os pastores o são hoje...

Não existe nenhuma referência bíblica que apoie o fato de Pedro ser destacado entre os irmãos, pelo o contrário, muitas vezes o Apóstolo Tiago (irmão de Jesus) é colocado em uma posição aparentemente superior a de Pedro – veja o texto de Atos 15 (questão da circuncisão) e Gálatas 2:11.

Quando nós estudamos a palavra de Deus, temos que usar uma ferramenta chamada Exegese Bíblica, onde nós não podemos fazer uso de uma afirmação ou fato pontual para criarmos ou disseminarmos uma ideia. Por isso eu fiz questão de colocar textos do Novo e Antigo Testamento que comprovam que o alicerce/Rocha/Pedra fundamental de Deus, o alicerce/Rocha/Pedra fundamental da igreja é Cristo.

A própria continuidade do texto de Mateus 16:18 parte b nos diz:

e os portões do Hades não a vencerão.”

Cristo foi o único que foi ao Hades que não prevaleceu nele, e isso foi comprovado textualmente pelo próprio Apóstolo Pedro em Atos 2:30-31:

“Portanto, visto que era profeta e sabia que Deus lhe havia jurado com juramento que faria sentar um dos frutos dos seus lombos sobre o seu trono, previu e falou a respeito da ressurreição do Cristo, que ele nem foi abandonado no Hades, nem viu a sua carne a corrupção.”

Nós a sabemos que Pedro, Paulo, Tiago e João morreram, e não há nenhuma evidência que eles tenham vencido o Hades, porém somente Cristo, a Rocha, a Fundação, o Alicerce da Igreja de Deus conseguiu vencer o Hades, conforme indicado em Mateus 16:18.

Assim nós temos a seguinte estrutura

Base/Rocha/Alicerce/Fundamento – Jesus Cristo
(Por que ninguém pode por outro fundamento Além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo
– 1 Coríntios 3:11)

Colunas/Sustentação – Apóstolos/Pastores
(Tiago, Cefas (Pedro) e João, que eram considerados como as colunas – Gálatas 2:9)

Igreja – Formada pela a congregação de Deus. Ela é firmada pelo o alicerce/pedra angular (Cristo), é sustentada pelas as colunas (a pregação e as afirmações a cerca de cristo apresentadas pelos os discípulos e apóstolos relatadas na bíblia.)

Ainda temos outros fundamentos históricos que comprovam que Pedro provavelmente nunca esteve em Roma, ou se esteve não atuou como fundador da Igreja Romana. O Apóstolo Paulo escreveu a sua carta por volta do no 56 a 60, e ele faz diversos elogios aos irmãos dessa congregação, e em seus cumprimentos ele lista vários irmãos e Pedro não se encontra na listagem. O Próprio apóstolo Pedro  em sua primeira carta diz que ele estava pregando aos irmãos da Galácia, Capadocia, Ásia, Bitínia e Ponto (1 Pedro 1:1), e ele diz que ele estava em Babilônia quando ele escreveu a sua carta (1 Pedro 5:13). Em nenhuma parte vemos Pedro se referindo a Roma, ao contrário o único Apóstolo que foi a Roma foi Paulo.


Obs.: Como Pedro era conhecido? Assim podemos afirmar que Pedro era Judeu, logo o seu nome não era “Pedro”, e sim “Kephas” que tem o mesmo significado – Pedra.  Quando os evangelhos foram escritos a língua predominante era o grego (devido ao expansionismo helênico de Alexandre o Grande 3 séculos antes, vários países da Espanha até a Índia tinha como segunda língua o grego), assim o nome Kephas foi traduzido por Petros que tem o mesmo significado – Pedra. Em Latim o nome foi vertido por Petrus – Pedra. Mas como visto anteriormente há uma grande diferença gramatical entre Petros e petra – o primeiro vertendo a uma pedra e a outra vertendo a uma fundação.

Por Leandro Rocha

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