25 de abr. de 2013

Qual a influencia da Biblia em sua vida?


"Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sabio que os meus inimigos, porquanto estao sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos o meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.Tenho mais entendimento que os anciaos, pois obedeco aos teus preceitos. Afasto os pes de todo caminho mau para obedecer a tua palavra. Nao me afasto das tuas ordenancas, pois tu mesmo me ensinas. Como sao doces para meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para minha boca! Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade."
                                                                                                                     Salmo 119:97-104 NVI


     Qual a maior influencia que tens na tua vida? Por mais independente que uma pessoa seja ( ou pense que seja) ela sempre e influenciada por alguem ou algo. Seja atraves de sua roupa, "inspirada" na ultima moda da mocinha da novela, seja atraves da sua forma de pensar, quando ao ouvir um politico falar sua plataforma de governo, acaba por "aceitar" suas ideias. Mesmo na religiao, quando se segue as doutrinas e regras existentes, e o individuo praticamente altera toda a sua rotina de vida para se encaixar. Nao podemos negar que muito do que somos,dizemos,pensamos e fazemos e o resultado de uma serie de diversas "influencias" que deixamos entrar em nossa vida. 
     E como tudo na vida, existem as influencias positivas e negativas. Uma mae pode dizer que um cantor de heavy metal e uma ma influencia para seu filho, devido ao estilo de vida dele, quando o filho resolve imita-lo, usando as mesma roupas estranhas, utilizando o mesmo linguajar e ate se envolvendo em coisas erradas perante a lei. Ja um estudioso ateu pode dizer que a leitura de um dos livros de filosofia de Nietzsche e uma otima influencia, pois ajuda o individuo a pensar por si mesmo e a viver melhor a sua vida( Embora a propria vida pessoal de Nietzsche nao tenha sido das melhores!).
     Nada pode vir a nos influenciar, a menos que permitamos. Pode-se utilizar de meios sutis para se influenciar alguem (Como nos comerciais de televisao que se utilizam de diversos "meios" para nos incentivar a consumir, mesmo que nao precisemos do que e oferecido), mas se aceitamos, e porque no fundo, ja existia o desejo, o que faltava era o "incentivo". Como seres pensantes, e que desejamos o melhor para nossa vida e das pessoas que nos rodeiam, devemos procurar as melhores coisas, pessoas ou ideias para que nos influencia de forma promissora e benefica. Neste ponto e que podemos citar a Biblia Sagrada. Qual a opiniao geral sobre a Biblia?
       Para os ateus e apenas mais um livro de religiao, sem inspiracao divina alguma e que so pode ter algum valor a nivel de literatura. Mas, para Milhoes de pessoas, ela e a Palavra viva do Deus vivo! Que deve ser seguida, com o fim de aproximarmos mais Dele.
       Se a Biblia e apenas uma "boa literatura" como dizem os ateus, nao fara mal algum estuda-la e aprender o que tiver de util nela. Muitos perdem tanto tempo de suas vidas lendo sobre debates e confrontos que procuram denegrir a imagem da Biblia, mas jamais a leram! Como julgar aquilo que somente ouviram falar?
       Entretanto, se Ela e a real Palavra de Deus, uma carta escrita com a intencao de nos revelar a vontade do Criador para nossas vidas, entao nao devemos apenas ler, mas tambem, absorver tudo o que nela contiver e procurar praticar aquilo que ela ensina! Devemos deixa-la influenciar nosso modo de pensar, agir e viver!
       Qual o grau de influencia que a biblia tem na sua vida? Segue-a de todo o coracao? Vamos verificar :

" Nao faras para ti nenhum idolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no ceu, na terra, ou nas aguas debaixo da terra, nao te prostaras diante deles nem lhes prestara culto."  Exodo 20:4-5a NVI
    
  •   Tens em casa algum objeto que se assemelhe a um idolo? Nao precisa nem ser a imagem de algum santo padroeiro, mas talvez o poster de algum cantor ou artista, o qual se fica vendo, durante todo o tempo, repetindo sua forma de falar, agir e pensar e ate fantasiando com essa pessoa? Quando se poe qualquer coisa ou pessoa em primeiro lugar na sua vida e coracao, ela passa a ser objeto de devocao!


"Quando contemplo os teus ceus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que e o homem, para que com ele te importes? e o Filho do homem, para que com ele te preocupes?" Salmo 8:3-4 NVI

  • Quando olhas ao redor o que pensas? Acha-se grande, poderoso, senhor do mundo? Pensas que e maior do que seus colegas de trabalho apenas porque ganha mais ou saber um pouco mais que eles? Pensas que por teres um curso de nivel Superior e melhor do que aquele que apenas aprendeu a ler? Quem pensa assim, segue o modo de pensar do mundo. Mas quem segue a Palavra de Deus, reconhece seu lugar no mundo: Nada somos e o que Somos e apenas por obra e graca Dele. A palavra chave e "humildade".


"Se voce vacila no dia da dificuldade, como sera limitada a sua forca. "Proverbios 24:10 NVI

"Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornara a ergue-se." Proverbios 24:16 NVI

"Nao se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coracao quando ele tropecar" Proverbios 24:17 NVI

  •  Tens permitido que o mundo te influencie com o pensamento de " nao tem mais jeito, pra que continuar, nao vai dar certo mesmo?" Quando estas vendo uma novela, ficas torcendo para que o Vilao acabe mal? Essa e a influencia do mundo. A biblia procura te influenciar de outro modo. Pense nisso!


"Havera mae que possa esquecer seu bebe que ainda mama e nao ter compaixao do filho que gerou? Embora ela possa esquece-lo, Eu( Deus falando diretamente com voce!) nao me esquecerei de voce! Veja, eu gravei voce nas palmas das minhas maos". (Lembre-se de Jesus na Cruz e essa passagem fara sentido para voce). Isaias 49:15-16a  NVI

  •     O que voce sentiu quando leu essa mensagem? Seu coracao acelerou? Ficou emocionado? Ficou com sono? Se nao houve diferenca alguma,mesmo ao ler o Proprio Criador te dizer que jamais te deixara, e melhor avaliar se nao estas sendo influenciado pela atitude de " Tanto faz, nao me importo" tao difundida entre a garotada dessa geracao.


"E logo o galo cantou pela segunda vez. Entao Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: " Antes que duas vezes cante o galo, voce me negara tres vezes". E se pos a chorar. " Marcos 14:72 NVI

  •  Ja negou a Cristo? E nao pense que so se pode nega-Lo falando. Quando se toma atitudes contrarias a seus ensinos, se esta negando-O. Se segues a influencia do mundo em geral do " Nao importa o que faca, Deus perdoa" ou " Deus nao existe, faca o que quiser", entao sinto informar que estas negando ao SENHOR.


"Alem do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposicao mental reprovavel, para praticarem o que nao deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustica, maldade, ganancia e depravacao. Estao cheios de inveja, homicidio, rivalidades, engano e malicia. Sao bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presuncosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; sao insensatos, desleais, sem amor a familia, implacaveis." Romanos 1:28-31 NVI

  •  Quem pode negar que hoje, vivemos num mundo imerso de pessoas assim? E como um virus, muitos vao influenciando seu proximo, que influenciam outros... Analise sua vida agora e veja se voce esta se enquadrando em alguns desses tipos. Sendo um ateu declarado ou um Cristao fervoroso, ninguem que ser ou conviver com pessoas que agem dessa forma. Cuidado com as influencias negativas!


     Quer ser uma influencia positiva para as pessoas ao seu redor? Sua familia, amigos e colegas de trabalho? Leia a Biblia. Todos os dias. Deixe que ela influencie seu modo de pensar e agir. Pode parecer dificil no inicio, mas, da mesma forma que Deus promete esta sempre conosco, ele tambem promete nos ajudar. Confie em Deus, e na sua Palavra, pois la nos diz:

" A Palavra de Deus e viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ate o ponto de dividir alma e espirito, juntas e medula, e julga os pensamentos e intencoes do coracao". Hebreus 4:12 NVI

                                                                                                           Shalom

                                                                                               Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário