21 de mar. de 2013

O importância da Obediência a Deus





Hoje cedo, ouvi uma pessoa dizer: "Eu faço tanto para Deus, jejuo, oro medito nas suas escrituras, mas parece que Deus não me ouve. Nada daquilo que peço se concretiza. Eu acho que Deus não se importa comigo." Essas palavras podem refletir o que muitos hoje sentem em relação ao nosso criador, parece que por mais que "façamos" a nossa parte, parece que ele não cumpre a parte dele de nos suprir. Mas será que é realmente assim?

Logo após eu ouvi essa pessoa, me veio a lembrança de uma ilustração muito significativa:

Haviam 2 agricultores tementes a Deus, porém eles estavam passando por um grande período de escassez de chuva e temiam que não houvesse como trazer sustento para as suas famílias; então ambos se ajoelharam e pediram a Deus uma ajuda - que ele provesse chuva para as suas lavouras. Após os seus clamores um dos agricultores sentou e foi assistir televisão, enquanto o outro pegou as suas ferramentas e foi arar a terra. Quais dos 2 agricultores estava realmente convencido que Deus iria prover a sua necessidade? É claro que foi aquele que arou a terra, certo da resposta de se Pai.

Nós hoje vivemos no mesmo cenário descrito acima, oramos, jejuamos, choramos de tanto clamar, porém ficamos apenas nisso, muitas vezes deixamos de ir atrás de nossos anseios. Muitos pedem: "Pai me arruma um emprego!", mas fica em casa esperando o emprego cair do céu; "Pai me ajuda conseguir uma promoção!", mas não se empenha no trabalho, afim de galgar os elogios e satisfação de seu patrão; "Pai, eu quero ser um Obreiro, Presbítero ou um Pastor!", mas não se preparam teologicamente, espiritualmente e psicologicamente para tal cargo de responsabilidade. O apóstolo João nos disse:

"Porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista." 1 João 3:20-22

Deus conhece os nossos corações, sabe de nossas necessidades e motivações. Assim sendo, temos que nos entregar de todo o coração ao nosso Pai, sempre observando as suas determinações e vivendo de acordo com a nossa dedicação.

Em 1 Samuel 15:22 lemos:

"Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros."

Hoje não fazemos ofertas de sacrifícios como no passado, porém "sacrificamos" muitas coisas com a finalidade de nos "achegar" a Deus. Sacrificamos o nosso corpo, através de Jejum. Sacrificamos o nosso tempo, por o dedicarmos no estudo da Bíblia e comunhão com os nossos irmãos. Sacrificamos o nosso espírito, por orarmos horas a fio.
Porém o profeta Samuel deixou claro que para Deus, todos esses "sacrifícios" são em vão, se não estivermos em comunhão com ele, através da OBEDIÊNCIA.

A obediência é a única chave para conseguirmos nos aproximar de nosso Pai Celestial. A Tema Obediência é tão importante que ela é constantemente exposta na bíblia.

Abaixo temos alguns textos que nos mostram a grande importância da obediência, e as bênçãos que receberemos por sermos leais a Deus:

A Obediência deve ser de todo o coração

# Deuteronômio 26:16 - "Neste dia o Senhor teu Deus te manda observar estes estatutos e preceitos; portanto os guardarás e os observarás com todo o teu coração e com toda a tua alma."

# Deuteronômio 32:46 - "Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que eu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei."

A Obediência é o preço do êxito

# Josué 1:8 - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."

A Obediência é melhor que o sacrifício

# Jeremias 7:23 - "Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem."

A Obediência  garante a entrada no Reino de Deus

# Mateus 7:21 - "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."

A Obediência  é dever imperativo da vida

# Atos 5:29 - "Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens."

A Obediência a pedra angular do caráter

# Mateus 7:24 - "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha."

A Obediência é essencial para ser considerado como parte da família de Deus

# Mateus 12:50 - "Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe."

A Obediência garante a bênção da comunhão divina

# João 14:23 - "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada."

# 1João 2:17 - "Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."

# Mateus 5:19 - "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus."

Assim irmãos, busquemos ser obedientes, pois dessa forma seremos considerados justos aos olhos de nosso Deus, e teremos a certeza que Deus ouvirá as nossas orações.

Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. - Provérbios 15:29

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"


Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário