20 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual V - Homens, honrem suas esposas. Lutem contra a lascivia e a sensualidade deste seculo!






Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela 
Efésios 5:25

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 
Colossenses 3:19




Creio que e da opinião geral de todos o homens,  servos de Cristo, que tem sido bem difícil se manter casto nestes Últimos Dias que antecedem Sua Vinda. Basta dar uma volta pelas ruas e ver. Mulheres de todas as idades ( e infelizmente ate menininhas) tem usado roupas (ou mini roupas!) que tem apenas como objetivo "destacar" seus dotes femininos. Minissaias, shortinhos que mais parecem calcinhas jeans. Tops que mais lembram biquínis... Em pleno inverno, vemos muitas mulheres andando com suas pernas de fora, como se fosse pleno verão! Ao parar em frente a qualquer banca de jornal, pode-se ver revistas masculinas a plena vista, com mulheres insinuantes, praticamente prontas para dar o "bote". E na televisão não e diferente. Filmes, reality shows, novelas... Neste programas, aparecem varias mulheres esculturais, com trajes minúsculos( ou simplesmente de biquínis fio dental) em qualquer horário em que se ligue a televisão. Interessante notar e que existe uma luta das ativistas femininas com relação a imagem que os homens tem das mulheres, como "objetos Sexuais". Porem muitas mulheres parecem mesmo querer mostrar a outros ( principalmente aos homens) essa imagem que muitas feministas tanto criticam.

Contradições a parte, constatamos tristemente, que muitos homens, inclusive servos do SENHOR, tem caído nas armadilhas de Satanás com relação aos pecados sexuais. Jovens solteiros caem na formicação ( relações sexuais entre pessoas não casadas). Homens casados traem suas esposas, muitas vezes com mulheres mais novas, causando ainda mais angustia na mulher traída, por se sentir "desvalorizada" diante da rival mais jovem.

Estamos em Guerra! Como já foi dito nos artigos anteriores de Princípios de Batalha Espiritual, Satanás possui muitos meios e faz o que for necessário para destruir o seres humanos. Seu objetivo principal e levar o maior numero possível de almas ao inferno. Ele não tem o poder para nos levar a forca, então segue uma estratégia antiga, mas que ainda surte muito efeito:


E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.
Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.
Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.
E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;
E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil. 
Números 25:1-9


Israel era uma nação protegida pelo SENHOR. Se eles permanecessem fieis, poderiam ter a certeza que nenhum mal os atingiria. Um rei inimigo, chegou a contratar os serviços de um sacerdote com o fim de amaldiçoar a Israel, para assim poder vence-los. Só que ele não contava com a proteção Divina! (Números caps. 23 a 24)

Satanás percebeu que só os poderia derrotar, fazendo com que saíssem do favor Divino. Então, ele criou uma situação que fizessem com que os Israelitas pecassem. Como visto no texto acima, a prostituição foi a causa de uma praga que chegou a matar vinte e quatro mil pessoas!

O inimigo se utiliza das mesmas armas hoje em dia. A lei de Deus e Clara:

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 
Efésios 5:31


Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 
1 Pedro 3:7


Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 
Efésios 5:28


Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
1 Timóteo 3:12-13


Entretanto, mesmo cientes destes mandamentos, muitos homens tem caindo em laco, sucumbindo aos prazeres da carne. Mas será que podemos escapar ilesos destas "setas" do maligno?

Vamos estudar as palavras de um especialista em mulheres. Ele teve exatamente 700 mulheres por esposa e 300 concubinas. Este, era o Sábio Rei Salomão. Ele pode, como ninguém, nos mostrar as muitas  táticas usadas pelo inimigo para a queda de muitos irmãos na fé. Para este estudo, analisaremos o capitulo 7 do livro de Provérbios. Vamos lá:


Guarde as Leis do SENHOR - Proteja teu coração e casamento!



Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.
Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta,
Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras. 
Provérbios 7:1-5


O primeiro versículo se inicia com as palavras "Filho meu". Salomão aqui se põe como um pai amoroso e preocupado com os caminhos que seu filho tem buscado na vida. Salomão esta representando a própria preocupação que Deus tem com seus filhos. Muitas vezes pensamos que sabemos melhor que nossos pais os caminhos e as decisões que tomamos sem consulta-los - ate o dia que caímos, e então percebemos o quanto eles tinham razão.

O pai pede que o filho guarde dentro de si os mandamentos. Chega ao ponto de pedir que fique preso a seus dedos e escritas em seu coração. Foi mostrado alguns mandamentos do SENHOR com Relação ao casamento. O Esposo deve amar e honrar sua esposa. Agora pense: Flertar com outra mulher, ou ficar de gracinha com colegas de trabalho e a melhor forma que tens de honrar sua mulher?

Segundo Salomão, o objetivo dessas leis e guardar o filho da "mulher estranha"- as mulheres da vida, ou jovens caçadoras de aventuras, sem compromisso. Quantas mulheres não "ficam" apenas com homens casados? E qual a razão disso? E só pela adrenalina? Não! Infelizmente essas mulheres são usadas pelo diabo, como instrumentos de destruição. Elas destroem a si mesmas e a famílias inteiras. 

(Por favor amadas, não estou acusando só as mulheres desse pecados. Muitos homens fazem igual e ate pior. Entretanto este artigo esta sendo escrito primariamente aos "homens-cabeça-duras". Em breve, escreveremos Princípios de Batalha Espiritual voltado especificamente as mulheres. Aguardem...)

Vamos prosseguir com o relato:


Porque da janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas,
Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo,
Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa;
No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão. 
Provérbios 7:6-9


Salomão, como o Pai amoroso, conta um caso que ele viu de sua janela. Não podemos afirmar se foi um caso verídico ou apenas uma parábola, mas pelos detalhes e a forma como foi contada, podemos inferir que tenha sido um caso real. O pai vê, no principio da noite, já em densa escuridão, um jovem, falto de juízo. Porque ele não tinha juízo?

Depois de um longo dia de estudo ou trabalho, qual seria a razão que levaria um jovem a perambular sozinho a noite, na rua, longe dos olhares de sua família? Com certeza ele queria aprontar! E quantos, hoje, não seguem a mesma tática? Ao invés de retornarem para seus lares apos suas obrigações diárias, não permanecem nas ruas, seja para ficar com " amigos" em bares ou conversar com alguma "amiga intima", talvez para discutir problemas ou desabafar ( coisa que deve ser feita com a esposa!). Ou mesmo para aprontar com alguma garota de programa! E triste, mas e um fato. Mesmo no meio cristão, existem alguns que cumprem as palavras de Paulo, o apostolo:

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 
1 Timóteo 4:2

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 
Efésios 4:19

Se tens a cara de pau de passar mais tempo com alguma "amiga" ou colega de trabalho do que com sua esposa e ainda chegar em casa e achar que isso e "normal", então sugiro que reflita nos textos citados acima, com muita oração!
     
Mas vejamos agora, o que o acontece com esse "jovem sem juízo":


E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração.
Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés.
Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos;
E chegou-se para ele e o beijou. Com face impudente lhe disse:
Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito.
Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores.
Porque o marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem;
Levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado. 
Provérbios 7:10-20


Prestem atenção no encanto dessa mulher. Ela chega toda enfeitada, "com enfeites de prostituta". Ela chega com uma vestimenta que mostra e evidencia seus dotes femininos. Os homens são seres visuais. Primeiro vemos e depois agimos de acordo com o que vimos. Certamente a libido do jovem deve ter sido ativada. Seu coração deve ter acelerado enquanto olhava de cima a baixo a "mulher estranha".

Esse e o erro de TODOS os homens. Não podemos sair do mundo, portanto enquanto estamos nesta terra, temos que aprender a viver nela, de acordo com os mandamentos do Senhor. Um deles diz:


Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 
Mateus 5:28

Alerta vermelho! Passou uma mulher linda, rebolando toda charmosa. Qual a atitude do Cristão? Ele, como homem, acaba olhando!... Pronto! Vou pro inferno-rsrsr. Calma irmão! Sabemos que não devemos "persistir no olhar". Não podemos sair "arrancando nossos olhos ou andar vendados, com medo de cairmos em pecado ( mesmo porque se andarmos de olhos vendados, podemos e cair no chão! rs rs).

Pode acontecer de olharmos uma vez. Pode ser pelo instinto, apenas por acidente. MAS, não somos obrigados a olhar uma SEGUNDA VEZ!. Para passarmos a cobiçar algo, devemos ficar olhando, anelando o objeto de desejo. Se desviarmos nossos olhares, podemos sair vencedores! Se por acaso se sinta tentando a olhar pela segunda vez, lembre-se deste salmo:


Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.

Salmos 123:2-3
   

A sedução dela e surpreendente. Chega de mansinho, da um beijo, provavelmente entre a bochecha e os lábios ( Ela somente quer provocar a libido do rapaz, ate que ele não possa mais resistir). Diz que não deve se preocupar pois seu esposo esta de viagem e que não volta tão cedo. Ela ate preparou a cama, com velas aromáticas e talvez alguns "brinquedinhos" da época. Quem pode resistir a uma mulher tão "boa"?

Isso me faz lembra da historia de Jose, filho de Jacó. Quando esteve preso no Egito, um oficial o comprou como escravo e o colocou com empregado em sua casa. Pela sua boa conduta, o oficial se agradou de Jose. Porem a mulher do oficial, também gostou dele, mas com mas intenções. Jose deveria ser um jovem muito bonito e "saradão", visto que como escravo, tinha que carregar peso o tempo todo. A mulher deste oficial então se insinua para ele e diz que deseja ter relações sexuais. E então? Ótima oportunidade para Jose, não? Ele, longe da família, como escravo, tendo a chance de ficar com uma bela mulher e ainda de quebra, se vingar de seu senhor, lhe dando um bom "par de chifres". Mas espantem-se, eis a reação de Jose:


E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora, 
Gênesis 39:7-13


Este jovem, com todos os seus hormônios a flor da pele, teve a chance de "ficar" com uma bela mulher e talvez ate poder obter favores dela posteriormente. Contudo, seu amor a Deus foi maior. Embora Jose não fosse casado na época, seu exemplo pode se estender também aos homens casados. Quem nunca recebeu uma cantada de alguma colega de trabalhou ou cliente? Uma insinuação de leve. Uma troca de olhares, talvez, ela tenha oferecido seu numero de telefone. Qual sua atitude? Aceita? Alimenta o desejo? Ou o rejeita por amar a Deus sobre todas as coisas e a sua esposa?

Prossigamos com o relato de Salomão:


Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios.
E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro, e como vai o insensato para o castigo das prisões;
Até que a flecha lhe atravesse o fígado; ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida. 

Provérbios 7:21-23


Mesmo depois dos avisos do Pai amoroso, o "jovem sem juízo" cai na armadilha de sedução desta mulher. Ele a segue ate o quarto, para a consumação do "ato". Assim como o boi, que vai para o matadouro, o jovem segue para o caminho que leva a morte.

Muitos hoje também são feridos ou mortos "espiritualmente" pelas armadilhas de Satanás. Sempre começa só com um sorriso insinuante. Leves caricias pelos cabelos. Depois palavras lisonjeiras. Um cafezinho apos o almoço... Então, um dia acabam consumando o ato. O prazer momentâneo pode parecer o máximo. E ate pode-se pensar que foi somente aquela vez e que ninguém ficara sabendo. Porem para quem pensa nisso ou já esta agindo dessa forma, convém lembrar dos seguintes textos:


Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. 
Marcos 4:22


Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. 
Provérbios 15:3


Quem pensa que esta passando a perna na esposa, esta enganado. Primeiro, porque o SENHOR sabe de todas as coisas. Segundo porque nada fica escondido por muito tempo. Um dia a verdade vira a tona. Não podemos fugir das consequências de nossos pecados!

Irmãos e amigos. A sensação de ser um "pegador" pode ser ótima para o ego, mas não e nada boa para a vida espiritual. A Palavra de Deus e clara:


Porque o salário do pecado é a morte 
Romanos 6:23


Se você esta em situação de adultério ou formicação, esta então em conflito direto com as Leis de Deus! E as consequências não são das melhores, como veremos no fim do relato de Salomão:



Agora pois, filhos, dai-me ouvidos, e estai atentos às palavras da minha boca.
Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas.
Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos.
A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte. 
Provérbios 7:24-27



O Pai amoroso novamente exorta seu filho a seguir suas palavras. Que não venha a seguir os caminhos da luxuria e da traição. Quem segue os caminhos da "mulher estranha" recebera feridas e  mesmo a morte, tendo seu fim nas câmaras do inferno!

Trair a esposa não e um ato tão bom quanto parece. Existem serias consequências. Sendo descoberta, a traição pode resultar em um divorcio e a destruição da família. Pode ocorrer uma gravidez indesejada. Talvez uma doença venérea. Mas a pior das consequências e a morte espiritual, que acabara por levar o individuo as profundezas do inferno:


E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.

Marcos 9:43-50



Irmãos e amigos, não somos perfeitos e devido as nossas fraquezas, infelizmente podemos vir a cair nesse tipo de erro. A questão e que se de fato e de coração, nos arrependermos e pedirmos perdão a Deus ele nos promete o perdão de nossos pecados, inclusive esse, assim como esta escrito:


Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. 
Salmos 130:4


E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Atos 2:38-39


Deus nos perdoa. Mas as consequências do pecado, essas permanecem. Nem toda mulher perdoa uma traição. Ela pode te perdoar, mas não e obrigada a viver mais com você, se ela na quiser (Mateus 5:32). Então amados, pensem bem se vale a pena arriscar uma vida feliz com a esposa de sua mocidade e a vida eterna, por apenas uns meros momentos de prazer.

Se seguires as leis de Deus, as promessas de paz e prosperidade para você e sua família são garantidas. Uma dessas podemos ler no ultimo texto deste artigo, mas desde já, exorto a todo aquele que pode estar passando por essa situação, que ore ao SENHOR, e peca sua ajuda. Deus não nega auxilio a um de Seus filhos amados. Que o SENHOR abençoe a todos e nos fortaleça nesta luta para mantermos a felicidade em nossos casamentos:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 
Salmos 1:1-3



Shalom


Melquisedeque

Um comentário:

  1. Meu irmão Melquisedeque, fiquei pasma em ler as suas palavras no comentário - Princípios de Batalha Espiritual V - Homens, honrem suas esposas. Lutem contra a lascivia e a sensualidade deste século!. Estou muito feliz em ter tido a oportunidade de ver um assunto tão delicado ser tratato de forma bem direta, mostrando que nós estamos susjeitos a tentações, estamos susjeitos a ficar em situações que possam nos trazer a ruína, mas que a observação das palavras de Deus e principalmente o estudo de diversos casos nela descritos podem nos auxiliar no combate dos desejos. Estudar sobre José e como ele se protegeu das artimanhas da esposa de Potifar, é um ótimo exemplo para os nossos Jovens. E a análise do Livro de Provérbios cap 7 foi sensacional.

    Parabéns!

    Deus está o Iluminando!

    Fique com Deus

    Débora Souto

    ResponderExcluir