7 de dez. de 2013

O Perdao e a Liberdade





O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.


Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.






        - " Eu tento perdoar, mas meu coracao nao permite. Nao consigo esquecer a ofensa que ele me fez";
        - " Ela me causou muito mal, por isso nao vou perdoa-la nunca!";
        - " Eles nao merecem meu perdao. Depois de tudo que fizeram, ainda tem a cara de pau de virem me perdir perdao"!


        Esses sao sentimentos expressos por muitas pessoas que, em algum momento de suas vidas, foram vitimas de situacoes causadas por terceiros que vieram a causar muita magoa e transtornos em suas vidas. Pode ter sido uma humilhacao publica por parte de algum individuo em posicao de autoridade; Palavras ou atos ofensivos vindos do proprio conjuge; Uma inverdade dita por um amigo ou conhecido... Enfim, muitos de nos ja passamos por algumas dessas ou outras situacoes semelhantes de ofensas feitas a nossa pessoa.
        E, como criaturas pensantes, podemos fazer duas escolhas, diante das ofensas que nos sao causadas: Perdoar ou nao-perdoar.
        Qual e a escolha mais facil? Grande parte das pessoas optam por nao perdoar. E as justificativas sao muitas. Podem ir desde um " Ele nao merece perdao de ninguem!" ate um " Nao sou capaz de perdoa-lo, o que ele me fez foi muito grave e imperdoavel!".
        Bem, entao preciso dizer algumas mas noticias. Quem nao perdoa, pode ter sua saude fisica e mental gravemente prejudicada. Quem nao perdoa, tem sua vida espiritual seriamente em risco: Nao recebe o perdao de Deus e tem seu relacionamento com Ele comprometido! A situacao nao e tao simples como muitos pensam.
     
Antes de prosseguirmos, vamos entender primeiro o que significa perdao.

        A Wikipedia define perdao da seguinte maneira: "Processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição."

       Ou seja, quando perdoamos, nao significa que esquecemos totalmente a ofensa que nos foi feita, mas e a nossa atitude com relacao a ela e ao ofensor que muda. Abandonamos todo desejo de vinganca e retaliacao e seguimos com nossa vida.

        Contudo, nao e facil esse tipo de atitude. Quando sofremos uma ofensa, e desencadeada uma reacao psicologica e fisica no ofendido. Fisicamente, ele pode recuar ou avancar contra o ofensor. Psicologicamente, ele pode ter sua auto estima atingida e cair em depressao, ou acumular ira dentro de si, alimentando o odio contra seu ofensor interiormente. Nenhuma dessas reacoes e boa para quem passa por elas. Por isso o perdoar e tao importante.

        Vamos ver a importancia do perdao na nossa saude na reportagem a seguir:

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, indica que perdoar pode fazer bem ao coração.
Liderada pela dra. Britta Larsen, a pesquisa avaliou um grupo de 200 voluntários.
Todos foram estimulados a recordar um momento no qual tivessem experimentado mágoa em relação a um amigo.
Metade do grupo foi orientada a refletir sobre como tal comportamento gerou raiva.
Já a outra metade foi encorajada a perdoar.
Os participantes estavam conectados a monitores para controle da pressão arterial e do ritmo cardíaco.
O primeiro grupo apresentou maior percentual de alteração na pressão arterial, efeito que persistiu por longo período de tempo.
Já a outra metade não apresentou alterações.
Embora se trate de um estudo limitado, os pesquisadores reconhecem o indicativo de que o perdão possa minimizar picos de hipertensão gerados pelo estresse, pela raiva, mágoa ou ressentimento.
                                                           (http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/ Por luisa Borges)


        Quando acumulamos raiva, rancor, ressentimento, medo dentro de nossas mentes isso nos leva a utilizar um grande quantidade de nossas energias fisicas e espirituais, desgastando nossos corpos e mentes. Com isso, ocorre a baixa de nossa imunidade, desencadeia uma serie de doencas gastrointestinais, cardiovasculares e osseas. Os sentimentos negativos dirigidos ao nosso ofensor, consomem boa parte de nossa energia e isso pode levar, como lemos, a doenca e ate mesmo a morte.

       Mas nao e somente com o aspecto fisico que devemos nos preocupar. No ambito espiritual, a falta de perdao tambem pode ser terrivel!

        O Que a Biblia nos diz sobre as consequencias da falta do perdao? 



E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". 


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.



        De acordo com O nosso Senhor Jesus, aquele que nao se encontra disposto a perdoar, tambem nao sera pelo Pai perdoado. Simples assim.
        Imagine quantas vezes num dia nao ofendemos a Deus. Quantas vezes nao pecamos contra Ele?! Mesmo sendo cristaos salvos, batizados no Espirito Santo, vez por outra pecamos. E isso e uma ofensa para Ele! E o que Deus faz? Nos julga implacavelmente? Nos condena diretamente para as profundezas do inferno? Nao! Veja a Reacao de Deus com relacao a Nossas ofensas:

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. 



         Jesus mais do que ninguem, tinha motivos para guardar rancor e nao liberar perdao. Ele, que curou enfermos, pregou aos cativos, ressussitou mortos...Procurou de todas as maneiras ajudar ao povo...Pelo povo foi condenado, acoitado,cuspido e cruxificado! E mesmo depois de tudo isso, ele os perdoou! Jesus perdoou seus perseguidores e nos deixou Seu exemplo. E o Deus Pai, vendo seu amado Filho sendo cruxificado e sentindo as maiores agonias possiveis para uma pessoa. Deus teria todos os motivos para sentir ira e naquele exato momento, destruir a todos! Mas Deus, ouviu o pedido de Jesus e seguiu-o pois tambem era Seu desejo.

        Somos todos ofensores contra Deus. Mas se buscarmos seu Perdao, seremos perdoados. Como podemos ter certeza disso? Eis a resposta:


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 


De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 


"Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus é proclamado o perdão dos pecados a vocês. 

Deus o exaltou, elevando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. 



        Sim, todos desejamos a Salvacao, o perdao de Deus e de nossos pecados. Mas, so poderemos obter essas coisas caso venhamos a perdoar nossos ofensores. E isso nao sou eu quem diz, mas a Palavra de Deus:



"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". 

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 


        E interessante a expressao que muitos utilizam: "Liberar o perdao". Podemos entender o perdao como o ato de libertar de nos mesmos aquilo que ainda nos prende ao ofensor. Sim, quando nao somos capazes de liberar a raiva e o odio pelo ato e a pessoa que nos causaram mal, ficamos como que presos a eles. Podem-se passar muitos anos. Podemos estar a quilometros de distancia do ofensor, ou mesmo ele ja pode ter morrido, mas as "correntes ainda nos prendem a eles". E nunca temos paz completa. E vivemos doentes. E vivemos longe do amor de Deus, pois em nosso coracao nao ha espaco para a plenitude do Espirito Santo. 
        Mesmo o odio de muitos anos, pode vir a acabar em perdao. Vamos estudar sobre o caso dos irmaos Esau e Jaco:

Todos ja devem ter ouvido falar da Historia de Jaco e Esau. Gemeos diferentes que viviam em relativa paz. Jaco era um rapaz esperto e caseiro. Esau um Jovem cacador e pouco ligado a questoes espirituais. Contudo, ocorreram duas situacoes na vida deles que quase terminou em tragedia.
      Segundo Genesis 25:29-34, Houve uma ocasiao em que Esau chegou do campo, sem ter consegui nenhum animal para alimento. Jaco estava acabando de preparar um prato de lentilhas. Esau pediu um pouco, mas Jaco disse que trocava o alimento pelo direito de primogenito dele. Esau, como nao ligava muito para questoes espirituais fez a troca. A principio Jaco nao se deu conta, mas sua trapaca teria serias consequencias futuras.
      Em Genesis no capitulo 27, algum tempo depois vemos que o pai de ambos, Isaque, estava a beira da morte. E como era o costume, ele chamou seu filho mais velho Esau, e pediu que ele cacasse algum animal para ele comer, e com isso dar uma bencao para seu filho. Esau saiu, mas sua mae, Rebeca, que tinha uma predilicao por Jaco cria um plano para que a bencao fosse dada a este. Seu plano da resultado e Jaco acaba recebendo a bencao (Leia o capitulo todo para entender melhor a historia). Quando Esau chega e percebe que foi trapaceado outra vez, passa a odiar Jaco. Sua Reacao? Vamos ler:

E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.
E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.
Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã,
E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão;
Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?



        Como lemos, Esau decide se vingar e matar seu irmao! Para evitar uma tragedia, Rebeca envia Jaco a casa de seu irmao, Labao, para fugir da morte. A ideia de Rebeca era que apos passar a furia de Esau, ele retornasse. Contudo, esse retorno levou uns 20 anos!
        Esse tipo de coisa acontece ate os dias de hoje. Quantas tragedias nao vemos nos dias de hoje, por causa de pessoas que nao conseguiram perdoar seus ofensores? E facil perdoar? Nao. Devido a nossa natureza pecaminosa, nao estamos inclinados ao perdao, ainda mais quando sao coisas que nos afetam profundamente, como roubo de propriedade, calunia, assassinato...
         Como perdoar alguem que roubou todo seu dinheiro e o deixou na pobreza? Como perdoar o assassino de um filho? Como perdoar aquele que o agrediu e causou ferimentos fisicos e emocionais?

         Nesse ponto, e que entra a ajuda de Deus e o poder restaurador do Espirito Santo. Lembre-se que o fato de nao perdoar, nao ira causar mudanca alguma no ofensor. Mas quem sofre as consequencias fisicas e espirituais e o ofendido. Em primeira instancia perdoamos, pois e um mandamento divino, mas Deus sabe que o perdao e para o bem do ofendido, e em um segundo momento, no do ofensor, caso aja genuino arrependimento do ato cometido. 

        Na historia de Esau e Jaco, embora tardio, houve um final feliz. Leiamos na integra o reencontro deles:


Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.
E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.
E enviou Jacó mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom.
E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora;
E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos.
E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.
Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.
Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.
Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o Senhor, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem;
Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos.
Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.
E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.
E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú:
Duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros;
Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos;
E deu-os na mão dos seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: Passai adiante de mim e ponde espaço entre rebanho e rebanho.
E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar, e te perguntar, dizendo: De quem és, e para onde vais, e de quem são estes diante de ti?
Então dirás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele mesmo vem também atrás de nós.
E ordenou também ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás dos rebanhos, dizendo: Conforme a esta mesma palavra falareis a Esaú, quando o achardes.
E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará.



        Jaco se apavorou quando soube que Esau estava vindo com um exercito em sua direcao! Ele orou a Deus, pedindo que fosse abrandado o coracao de seu irmao. Na mente de Jaco, Esau nao o tinha perdoado, mas confiando em Deus, marcou um encontro com ele.
        Qual a reacao de Esau? Vamos prosseguir a leitura:


E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.
E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.
E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.



        Apesar das trapacas, e do tempo decorrido, Esau tinha perdoado seu irmao! Ambos choraram e fortaleceram seus lacos fraternais. Esau pode ter passado um bom tempo remoendo a raiva e o rancor por seu irmao, mas no fim, soube lidar com o ocorrido e liberou o perdao para seu irmao.

        Amados, sabemos o quao e dificil livrar-se dos sentimentos negativos dentro do coracao. Pensamos que o ofensor nao merece perdao e no intimo, sentimos como que se nosso rancor e odio estivesse "ferindo ou prendendo o ofensor". Na verdade, como vimos, nos mesmos e que sofremos as consequencias de guardar tantas coisas ruins dentro de nossos coracoes.
        Vimos como o fato de nao perdoar pode prejudicar nossa vida fisica e nossa comunhao com Deus. Vimos as vantagens fisicas e espirituais do perdoar. Vimos atraves de um exemplo da biblia que perdoar e possivel. Entretanto, mesmo milhares de paginas escritas nao podem convencer aquele que nao deseja ser convencido. Perdoar e um ato de escolha. Se guardarmos sentimentos ruins em nos, nao daremos espaco para o Espirito de Cristo nos aperfeicoar:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


        Renove sua maneira de pensar. Nao fique preso aquilo que te magoou e prejudicou. Nao e nosso dever julgar nem efetuar sentencas. Nao somos capazes, por nos mesmos, de efetuar um julgamento totalmente justo e uma pena igualmente justa. Mas nem por isso devemos achar que nada do que foi feito ficara impune. O apostolo Paulo enfatiza isso claramente:


Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.


        O Senhor Jesus e Justo juiz e no dia do Julgamento, quando todos estivermos diante Dele, seremos julgados, recompensados ou condenados de acordo com nossos atos. Libere de coracao o perdao. Liberte-se das correntes que o prendem e deixe que a justica seja feita por Quem sabe. Descanse sua alma e procure fazer o bem a todos e inclusive a seu ofensor,caso haja oportunidade. Pode parecer dificil a principio, mas o Espirito Santo nos capacita a efetuar tudo para com todos. E siga o ultimo conselho de Paulo dado no capitulo 12 de Romanos. Ao fazer isso, voce estara trazendo saude fisica para seu corpo, obtera paz espiritual e estara agradando ao nosso Grandioso Pai Celeste:


Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.



Shalom

Marcio Carvalho


       
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário