29 de dez. de 2013

O Jesus Historico e o Espirito do Anticristo





E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?



E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.






        Todo fim de ano, os comentarios sobre a figura mais expressiva da Historia humana, Jesus Cristo, se avolumam em milhares de artigos, livros e post's na internet. Comentarios estes que vao desde sinceros e reconhecidos elogios ate a propria negacao de sua existencia!
        Isso mesmo. Existem pessoas que dedicam suas vidas em busca de provas que demonstrem que Jesus nao existiu, ou seja, foi apenas um mito judaico ou que caso de fato ele tenha existido, nao foi mais do que apenas um homem comum.
       Essa questao nao e de agora. Ela teve inicio no seculo XVIII nas grandes Universidades. Historiadores tem, atraves dos seculos, tentado reconstruir o que denominam como " o Jesus Historico". Basicamente essas serias as caracteristicas desse "Jesus":

  • Um homem que viveu na Galileia (na metade do seculo I), carpinteiro e que tinha irmaos;
  • Foi um dos discipulos de Joao Batista;
  • Atuou como Rabi por tres anos, sendo cruxificado logo apos;
  • Foi ao menos uma vez a Jerusalem;
  • Foi profeta e professor de etica autonoma, ensinando atraves de parabolas.

        Toda as mencoes de seus milagres e ressurreicao, sao vistas como mitos e exageros de seus seguidores. Os 27 livros do Novo Testamento, nao sao reconhecidos como fontes fidedignas por alguns historiadores, justamente por afirmarem sobre os milagres e a ressurreicao de Jesus. Eles "selecionam" apenas as partes que retratam o "Jesus homem" e dizem que o "Jesus Divino" e invencao de seus seguidores atraves do seculos.
         As "ultimas noticias sobre o assunto" surgem de um historiador iraniano-americano, Reza Aslan, Phd em Historia das religioes e professor da Universidade da California. Ele publicou o livro :" Zelota: A Vida e a epoca de Jesus de Nazare". A principio, o titulo parece ser apenas mais um falando sobre a vida de Jesus. Contudo, este historiador ( lembre-se que ele e muculmano) faz algumas afirmacoes questionando a imagem de Jesus como um lider espiritual pacifico. Eis, um breve trecho daquilo que ele afirma em seu livro:

" É difícil enquadrar Jesus de Nazaré em qualquer um dos movimentos político-religiosos conhecidos de seu tempo. Ele era um homem de contradições profundas, um dia pregando uma mensagem de exclusão racial ("Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel", Mateus 15:24), no outro, de benevolente universalismo ("Ide e fazei discípulos de todas as nações", Mateus 28:19); às vezes clamando por paz incondicional ("Bem- aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus", Mateus 5:9), às vezes promovendo violência e conflitos ("Se tu não tens uma espada, vai vender teu manto e compra uma", Lucas 22:36)."

       A visao de Reza sobre Jesus e a de um revolucionario politico,cheio de contradicoes, que arrebanhou seguidores, mas teve suas ambicoes frustradas pelo Imperio Romano. No restante de sua Introducao, ele afirma que a unica fonte de informacao confiavel sobre a existencia de Jesus e um relato do historiador judeu,Flavio Josefo(Falecido em 100 d.C.), que cita em uma de suas obras sobre: "Tiago, irmao de Jesus, a quem eles chamam de messias".
        Interessante e que seu livro foi um dos mais vendidos, de acordo com a lista do Jornal americano The New York Times". Isso demonstra o quao as pessoas estao interessadas na busca da verdade sobre a pessoa de Jesus.
        Mas sera que esse historiador muculmano esta certo? Sera que alem da
Biblia, nao existe outras fontes que falem da existencia de Jesus? Primeiramente, vamos citar algumas fontes extra-biblicas, que falam de Jesus de Nazare, sem entrar nos meritos se ele foi ou nao o realizador dos milagres citados nas Escrituras e posteriormente veremos que sua ressurreicao e milagres nao foram mitos, mas sim historia real, registrada por testemunhas oculares.





Fontes extra-biblicas sobre Jesus

  • Cornelio Tacito - Historiador romano.Governador da Asia em 112 A.D. Ao escrever sobre o reinado Nero, refere-se a morte de Cristo e a existencia de cristaos em Roma:“Um boato acabrunhador atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas, que o povo apelidava de cristãos. Este nome vêm-lhes de Cristo, que, sob o reinado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos. Esta seita perniciosa, reprimida a princípio, expandiu-se de novo, não somente na Judéia, onde tinha a sua origem, mas na própria cidade de Roma” (Anais XV, 44);

  • Luciano de Samosata - Escritor satirico do segundo seculo, escreveu textos zombando de Cristo e dos cristaos. Na sua obra, O Peregrino passageiro, ele disse: " ... o homem que foi cruxificado na Palestina porque introduziu uma nova seita no mundo...Alem disso, o primeiro legislador dos cristaos os persuadiu de que todos eles seriam irmaos uns dos outros, apos terem finalmente cometido o pecado de negar os deuses gregos, adorar o sofista cruxificado e viver de acordo com as leis que ele deixou.";

  • Flavio Josefo - Hisotiador Judeu do primeiro seculo, escreveu varias obras sobre a historia e vida dos judeus. Na sua obra, "Antiguidades Judaicas" ele escreve: "Por esse tempo apareceu Jesus, um homem sábio, que praticou boas obras e cujas virtudes eram reconhecidas. Muitos judeus e pessoas de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos o condenou a ser crucificado e morto. Porém, aqueles que se tornaram seus discípulos pregaram sua doutrina. Eles afirmam que Jesus apareceu a eles três dias após a sua crucificação e que está vivo. Talvez ele fosse o Messias previsto pelos maravilhosos prognósticos dos profetas” (Josefo, “Antiguidades Judaicas” XVIII,3,2);

  • Suetonio - Historiador romano (120 A.D.)oficial da corte do Imperador Adriano, Escreveu na sua obra "Vida de Claudio": "Como os judeus, por instigacao de Chrestus (Outra forma latina de se escrever Christus), estivessem constantemente provocando disturbios, ele os expulsou de Roma".

  • Os Talmudes Judeus: Muitos dos escritos dos judeus, fazem referencia a Jesus. Como e de se esperar, muitos falam mal da pessoa de Jesus, MAS, nao negam sua existencia, nem seus milagres, embora os atribuam a magia, e nao vindos do poder de Deus:
Talmude Babilonico:..." e penduraram-no na vespera da Pascoa";
Baraila (comentarios): " Na vespera da pascoa eles penduraram Yeshu (de Nazare) e antes disso, durante quarenta dias o arauto proclamou que Yeshu ia ser apedrejado por pratica de magia e por enganar Israel e faze-lo se desviar..."

       Esses sao apenas algumas fontes que falam da existencia real de Jesus, todas reconhecidas pelos historiadores serios. Existem muitas outras fontes,que podem ser verificadas, como Justino Martir; a carta de Mara Bar-Serapiao; Talo, Historiador Samaritano, entre outros.
       Historicamente, pode ser comprovado a existencia de um homem chamado Jesus, que viveu no seculo I e realizou uma pregacao, atraindo seguidores. Agora a verdadeira questao e: Jesus era de fato o Cristo predito nas Escrituras Hebraicas? Ele de fato realizou milagres? Ressussitou? Essas serao questoes que analizaremos a seguir.




                                                    Jesus era o Cristo (Messias)


        A vida de Jesus, como a conhecemos, foi relatada a nos, atraves dos quatro evangelhos, registrados no Novo Testamento ( Mateus, Marcos, Lucas e Joao). Sabemos sobre sua vida, seu ministerio, milagres e ressurreicao, atraves destes escritores ( Mateus e Joao foram testemunhas oculares e Lucas e Marcos tiveram contato intimos com muitos das testemunhas oculares que estiveram com Jesus). O Problema enfrentado por muitos e sobre a historicidade desses relatos. Devido aos relatos de milagres e ressurreicao, muitas pessoas ficam inclinadas a acreditar que os evangelhos nao passam de pura fabula. 
        Contudo, as narrativas Biblicas nao sao fabulas. Fabulas sao estorias contadas num passado distante e em local incerto. Os evangelhos ja sao historias situadas num tempo e espaco determinados:


Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde oprincípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;



E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,
Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.



O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida




E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.


        Segundo, pensemos o seguinte: Caso a historia de Cristo fosse uma fabula ou mito, quem se atreveria a morrer por uma mentira? Principalmente seus discipulos mais intimos, por mais que quisessem manter uma "imagem falsa" de um messias ressurreto, na hora de sua morte ( e a grande maioria sofreu martirio) eles acabariam falando a "verdade". A todos era oferecida a liberdade, caso renegassem a Jesus, mas Todos os discipulos intimos de Jesus de fato, disseram a verdade: Jesus era o Cristo, Filho de Deus!

        Muitas professias do Velho Testamento se cumpriram em Jesus. Muitas, inclusive, fugiam do proprio poder de manipulacao, e nao tinham como serem " realizadas de ma fe". Eis algumas:



  • Profecia:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Cumprimento:

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.



  • Profecia:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Cumprimento:

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.


  • Profecia:

E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
Cumprimento:

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.



  • Profecia:

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Cumprimento:

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,



        So nao enxerga as evidencias quem de fato nao deseja enxergar. O Verdadeiro historiador nao permite que seus preconceitos afetem sua observacao e estudo da Historia. Infelizmente, nem todos os Historiadores, sao de fato, historiadores.



A Ressurreicao e os milagres sao fatos historicos



      A mentalidade do seculo XXI e a seguinte: Pode-se provar cientificamente ou nao determinada coisa. Por prova cientifica, tem-se a repeticao, em ambiente controlado, de determinadas acoes, para provar ou nao certo enunciado. Por exemplo, podemos dizer que o calor faz a agua virar vapor e "desaparecer". Entao para provar isso, podemos fazer um experimento: Basta aquecermos a agua num recipiente e analizarmos o resultado. E verificamos que de fato a agua vira vapor.
      Essa e a questao que muitos cristaos enfrentam quando vao pregar as boas novas de Cristo. Muitas pessoas, muitas em sua sinceridade, e outras, por puro escarnio, Pedem que "provemos" os milagres e a ressurreicao de Jesus para assim poderem crer.
      Eis a questao. Nao podemos "provar um fato do passado". Nao podemos colocar um evento qualquer num laboratorio e repeti-lo! E essa e uma base que muitos ateus e incredulos utilizam para negarem a ressurreicao de Jesus e seus milagres.
        So que isso demanda um problema. Se utilizarmos esse criterio de experimentacao, nao poderemos acreditar em NADA do que ocorreu no passado. Como podemos" provar" que Napoleao existiu e dominou toda a Europa? Como Provar que Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500 ?
        Como sabemos, entao que tais pessoas existiram? Devido a historia documental. Registros escritos que chegaram ate nos e que nos informam sobre tais individuos e suas consequencias sobre aqueles que estavam ao seu redor, no seu tempo.
        Ao aplicarmos os mesmos principios de estudo historico aos Evangelhos, podemos ver o quao verazes eles sao.
        Existem aproximadamente mais de 2000 manuscritos do Novo Testamento que chegaram ate nos, muitos escritos apos 60 anos da morte de Cristo ( Espaco de tempo esse minimo, em relacao ao estudo historico para que tenha avido distorcoes da historia real). 
        Muitos dos milagres e a propria ressurreicao e ascencao de Cristo, foram vistas por testemunhas oculares, e isso e citado nas Escrituras:


Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;


E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar.
Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.
Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.


Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
         

        Os escritores Biblicos eram verdadeiros, e nao escondias suas falhas e pecados. Enquanto muitos escritores do passado, apenas relatavam seus triunfos, Os Evangelistas falavam francamente de seus erros (Como a negacao de Pedro e a fuga de todos os Apostolos na cruxificacao de Jesus - Exceto Joao, que ficou ao pe da cruz). Isso Ja da uma grande Credibilidade ao que Eles viram e ouviram.
        A ressurreicao ocorreu? Historicamente houve o evento do tumulo vazio, tumulo este que estava guardado por soldados romanos, que receberam suborno para mentirem, dizendo que dormiram ( a pena por um soldado romano que fosse pego dormindo em servico era a morte!). A Cristo apareceu a mais de 500 discipulos, apos sua morte e ressurreicao. Isso tambem e atestado por testemunhas oculares. (1 corintios 15:6 ). Para quem crer em Deus, a ressurreicao e milagres sao possiveis. Para o bom Historiador, a historia mostra que algo "diferente do Normal" existe na vida de Jesus de Nazare.




     Espirito do Anticristo


        Por que, mesmo com tantas evidencias a favor de Jesus Cristo e sua ressurreicao e milagres, muitos ainda preferem tecer conhecimentos e comentarios contra? Por que tanta enfase em denegrir a imagem de Jesus? Por que nao vemos semelhante coisa com relacao a Confucio, Maome ou o Buda? A resposta e simples: O Espirito do Anticristo de procurado afastar as pessoas de Jesus e da Salvacao de suas almas! Que forma melhor de acabar com a reputacao de uma pessoa do que proferir inverdades,como se fossem fatos? E e por isso, que sempre nos momentos em que Jesus esta em maior evidencia no cenario mundial, vemos a proliferacao de contos, estorias, e propraganda anti-crista. Joao ja havia predito isso:



Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.


      Irmaos e amigos, nao acreditem em tudo o que dizem nos meios academicos sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. Existem muitas pessoas que fazem estudos serios, mesmo que nao se intitulem como cristaos. Entretanto, existem muitos que , guiados pelo espirito do Anticristo, tentam destruir a imagem de Jesus perante a humanidade, fazendo dele, apenas um homem comum revolucionario.
     Jesus e o unico que nos Salva e liberta de nossos pecados. O unico que pode nos livrar da morte e do Inferno.
     E para aqueles que tem seguindo ao anticristo (Satanas) e nao se arrependerem a tempo, terao seu quinhao junto a seu mestre, no devido Tempo:


E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.



Shalom


Marcio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário