22 de dez. de 2013

Principios de Batalha Espiritual VIII - Armadilha Satanica: Distracoes da Vida.




E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?




"Oferece uma isca para fascinar o inimigo. Exibe proveitos para atrai-lo; cria desordem e o esmaga-o. Atica sua raiva para mergulha-lo na confusao"

Sun Tzu - A Arte da Guerra



        Vivemos em tempos de Guerra. Existe pelo mundo todo, guerras entre nacoes, povos, tribos, etnias... Mesmo num pais como o Brasil, existe uma grande guerra. Basta assistir aos noticiarios para vermos as guerras no Transito das cidades grandes; guerra entre traficantes e a policia; guerra entre o povo e o governo vigente...
        Certamente existem muitas baixas nessas guerras humanas. Contudo, existe uma guerra que e travada num nivel diferente, numa dimensao diferente. Essa e uma guerra com as quais nossas armas fisicas de nada servem. Nao podemos nos esconder ou fugir dela. Seu exercito e imenso e a unica intencao de seu General e a total destruicao da humanidade. Nao, nao estamos falando de extremistas arabes, comunistas ou neo-nazistas... Estamos falando da Serpente Original, que e o Diabo e Satanas, juntamente com seu grande exercito. (Genesis 3:1 ; Apocalipse 12:4,9).
        Essa e a Guerra Espiritual e TODOS estamos de uma forma ou outra envolvidos. Seja como guerreiros em ofensiva contra Satanas. Seja como participantes de seu exercito ou como vitimas incredulas de seus ataques.
        Muitos cristaos nao reconhecem e ate mesmo debocham de uma guerra deste nivel. Alguns ( inclusive teologos de renome) rejeitam qualquer nocao de guerra espiritual. Argumentam que o inimigo ja foi vencido na cruz e que nao precisamos fazer mais nada.Sera?
        Se de fato, nao precisamos fazer nada, que sentido entao podemos encontrar para essas ordens?:


Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra.
Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.


Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.


A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.


        A Biblia e categorica ao dizer que devemos nos preparar para o combate. O Apostolo Paulo, utilizava muitas ilustracoes sobre guerra fisica, para nos ensinar verdades espirituais. E verdade que o Diabo ja e um inimigo vencido. Mas isso nao significa que ele desistiu de nos destruir! Sua meta e objetivos sao bem claros:


O ladrão(Isto e, o Diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;


        Agora, neste ultimos dias, o Diabo tem intensificado seus ataques contra a humanidade, e em especial sobre os cristaos. Seu objetivo e desviar o maximo de pessoas para seu reino infernal. E para tanto, como todo General, ele se utiliza de meios e estrategias de guerra. Uma de suas armas preferidas e o engano (, atraves das distracoes da vida cotidiana:


No coração dos que maquinam o mal há engano


        Sim, Satanas utiliza-se de coisas que, em si mesmas, nada tem de errado, mas atraves do engano, as torna tao essenciais, que passamos a nos dedicar em demasia sobre elas.
        Essa nao e uma tatica nova. O diabo a utiliza desde os primordios da humanidade.



Tatica da Distracao: Tempos Antigos


E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.


        Existe algo de errado em comer? ou em beber? ou mesmo em se casar? Nao. A palavra de Deus, mesmo, incentiva essas coisas:



Não temos nós direito de comer e beber?
Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?



        Imagine a cena: Um homem de Deus grita a todos que vira uma grande catastrofe e da a unica forma de se salvar: Entrar numa arca. Entretanto um individuo pensa: " Nao posso entrar nessa arca. Me casarei em breve e preciso juntar o dote para ter minha noiva". Uma mulher ao ver essa pregacao pensa: " Nao posso ir nessa aventura. Preciso preparar a refeicao da noite, pois os amigos de meu marido estao chegando e nao posso decepciona-los".
        Noe pregou aos antediluvianos. Porem, eles tao distraidos com as coisas do dia a dia, nao deram atencao ao chamado para sua salvacao. E morreram nas aguas...

        Infelizmente, esse nao e o unico exemplo que encontramos na Biblia, em que essa armadilha do Inimigo funcionou.
        Outro exemplo e o do Rei Salomao. Todos devem saber um pouco da Historia deste Rei. Filho do Rei Davi, foi coroado rei ainda adolescente. Este, pediu a Deus sabedoria, coisa que Deus concedeu, alem de ter dado tambem, riqueza, fama e poder. A epoca aurea dos Israelitas foi seu reinado. A justica e a vontade do SENHOR eram seguidas e todos prosperavam...
        E Satanas odiava isso.
        Entao, o diabo utilizou sua armadilha favorita: engano e distracao!
        Como derrubar um rei tao sabio e poderoso?
      
  Eis a tatica de Satanas:



E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,




        Era costume dos reis orientais acumular para si, muitas mulheres e concumbinas. Era sinal de status, poder e riqueza. Salomao, como Ungido do Senhor, nao deveria ter seguido esse costume. Jesus, ao citar a lei de Moises nos ensina sobre casamento:



Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?



        Salomao, preferiu seguir a "moda da epoca" e criar seu harem. Entao, com suas 1000 mulheres, ele passava dias e dias, em luxuria e distracoes da carne. Com isso, seu coracao se corrompeu, e ele se afastou do SENHOR. A consequencia foi a divisao de seu reinado e o inicio da decadencia da nacao de Israel.


        Bem, e hoje? Sera que o diabo ainda utiliza essa armadilha para destruir os incautos? Sera que ele desistiu disso, visto que ja esta revelado na Biblia e ninguem viria a cair nessa? Infelizmente, a natureza humana e a mesma dos dias do diluvio e de Salomao. E o diabo sabe disso.
       Atualmente Satanas utiliza a mesma base de ataque, mas com muita sofisticacao e tecnologia!
       Vamos ver alguns exemplos atuais de engano e distracao.


Tatica da Distracao: Tempos Pos-Moderno

  • Tecnologias: Por que foram criadas as tecnologias? Quais eram os objetivos da criacao de telefones celulares, internet, tablets, notebooks, televisores digitais... A resposta e: economia de Tempo! As tecnologias foram feitas com a intencao de otimizar os servicos e afazeres humanos, para assim, terem mais tempo livre. A ideia e otima e a principio ate parece ser assim. Um telefone celular nos poupa tempo de ir ate outra cidade; o email nos permite enviar um texto escrito a outro continente e poupa tempo de irmos levar uma carta ao correio. Porem, o que temos visto nas vidas das pessoas?   Vemos pessoas ocupadas o tempo todo! Jovens em salas de aula, ocupados com seus smartphones e tablets, presos a conversas sem fim e jogos on-line, ao inves de prestarem atencao na aula. E nas igrejas? Mesmo durante o culto vemos jovens ( e inclusive adultos!) postando emails e em chats, ou mesmo em joguinhos, ao inves de estarem cultuando a Deus! Mesmo nos lares, podemos observar as pessoas presas a internet, nao tendo tempo para curtirem suas familias e principalmente de estudarem e lerem a Biblia;

  • Programas televisivos: Quantos nao deixam de ir a um culto para assistir a novela do momento? Ou para assistir uma partida decisiva do campeonato brasileiro de futebol? Quantos nao ficam dias, acompanhando um realty show? Quantos nao gastam muito dinheiro em compras de pacotes de lutas de MMA? Nao estamos dizendo que NADA na televisao presta( embora muitos programas apresente mensagens que vao de encontro com a Palavra de Deus), mas que muitos tem preferido passar horas na frente de um televisor a dar tempo para Estudar e se aprofundar na Palavra de Deus, nas oracoes e Jejuns e na comunhao com a famila e seus irmaos na fe;

  • Redes sociais(Facebook, twitter) instagran, blog's, salas de bate-papo...: Hoje, seja atraves de tablets, smartphones, netbooks, todos podem ter acesso a internet e o que ela contem. De qualquer lugar e a qualquer momento, podemos postar uma mensagem no facebook; enviar uma foto para nosso instagran, conversar com um colega na Inglaterra. As facilidades sao muitas e com muito potencial para o bem ( Veja por exemplo este blog, com o qual escrevemos mensagens para evangelizacao). Contudo, o diabo tem utilizado essas tecnologias para afastar o povo do SENHOR Deus. As pessoas passam horas na frente do facebook ou twitter buscando informacoes da vida de terceiros, ou vendo videos de inutilidades postados no you tube. Acessam o "face" ou ficam em salas de bate-papos durante os cultos nas igrejas e em suas casas, nao aproveitam a ocasiao para estudar a Biblia ou se divertirem com suas familias.


        Nao somos contra as tecnologias. Elas sao uteis, inclusive para alcancarmos os perdidos e os evangelizarmos. Mas o diabo tem se utilizado delas para afastar as pessoas de Deus e sua Palavra.

  As tecnologias tem aproximado os que se encontram distantes, mas em contrapartida, tem afastado quem se encontra perto.


        O que podemos fazer entao, agora que ja sabemos como Satanas age? Como Guerreiros da Luz, devemos ficar a postos e utilizar as armas que Deus no fornece para essa batalha dos Ultimos dias:



Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,


E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer


Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.


Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra 



        Utilize a armadura de Deus (para mais informacoes, leia Prologo de Batalha Espiritual- A Armadura de Deus ), Ore sempre e busque a Deus em Jejum, esteja sempre junto de irmaos na fe, congregue com eles e de atencao ao que e dito e ensinado na Igreja. Nao deixe seus filhos com tablets e celulares ligados nos cultos. Nao permita que Satanas tire a atencao deles! A Salvacao eterna de seus filhos pode depender disso!


        Quem e o Senhor de sua vida? as tecnologias ou Nosso Senhor Jesus? Tenha sabedoria e utilize de forma equilibrada as "facilidades da vida". Lembrem-se que somos todos "peregrinos e forasteiros" neste mundo. Nossa meta e Jesus Cristo; nossa meta e o Ceu! Nao caiam nas armadilhas que Satanas tem colocado pelo caminho. Sigamos todos, o conselho do Apostolo Pedro e fiquemos "espertos", pois ja conhecemos os "planos do inimigo":



Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;


Marcio Carvalho

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário