28 de jan. de 2014

Chamado - Saiba ouvir o Chamado de Deus!




Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Romanos 11:29


Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Filipenses 2:13




         Quantos de nos nao temos a preocupacao de saber qual e a vontade de Deus para nossas vidas? Nao falo das pessoas que nao tem piedade ou temor do Criador, mas daqueles que conhecem o Deus ao qual adoram e servem. Cristaos que oram, jejuam, passam noites em claro, em busca de seu Chamado. Existe um remanescente fiel (Romanos 11:5), que nao esta restrito a uma unica denominacao ou comunidade, mas que se encontram espalhados por estas mesmas, que tem buscado em sinceridade seu lugar no Corpo de Cristo (Igreja). Entretanto, existem tantos "cargos", locais "sagrados" "lideres ungidos", que muitas vezes a pessoa fica "meio perdida" com relacao ao seu lugar. Como Podemos ter certeza de nosso Chamado? Quem chama?


         Quem "emprega" e chama para o trabalho e o SENHOR. Assim como esta escrito:


E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
Lucas 10:2


Somente o SENHOR tem a autoridade de chamar e mostrar qual o Servico devemos prestar a Ele.
Quem Ele envia para "recrutar" seus servos?


Esta escrito:


Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:1


Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Êxodo 3:10-12


E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Josué 1:1-2


Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Jeremias 1:4-5


E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
Marcos 3:13-14


E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
Atos 9:4-6






         Em todos esses casos, o SENHOR esteve diretamente ligado a escolha e ao chamado. Claro, tambem existem casos onde o Senhor manda um de seus profetas para sinalizar ao individuo o seu Chamado ( como nos casos de Saul e Davi, comunicados pelo profeta Samuel). Contudo, o SENHOR tambem aprecia estar envolvido com seus filhos.
         Mas, como podemos ter certeza daquilo que nos e oferecido?
         Primeiro, devemos escutar o que nosso coracao diz. Contudo, preste atencao, pois o coracao e traicoeiro e pode nos pregar algumas "pecas" (Jeremias 17:9).
         Do coracao, procedem coisas ruins, e verdade (Mateus 15:19). Coracoes que se encontram ainda presos ao pecado e a escravidao do diabo, de fato, se encontram contaminados e nao podem ser levados em conta como a "palavra final" nesta questao tao importante.
         Entretanto, um coracao Salvo e limpo pelo Sangue de Jesus, purificado das imundicias da carne e temente e submisso ao Criador, pode de fato, ser escutado e ate ser um elemento usado pelo Senhor para confirmar seu chamado. Esta escrito:


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Mateus 5:8


(Abraao, Moises, Josue, Jeremias, Os Apostolos e Paulo, viram o cumprimento dessa palavra de Jesus).


Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração
Lucas 2:19


Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:21




         Segundo,Quando seguimos um caminho que nao e aquele que o Senhor nos Chamou, passamos a Sentir angustia e dor na alma, como se houvesse algo errado. Enquanto nao resolvemos nossas questoes com o Senhor, nao temos paz em nosso coracao.
Esta escrito:


Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
João 14:1


E ele(o profeta Jonas) lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se enche-ram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
Jonas 1:9-12


Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.
Jeremias 20:9-10




         O Chamado e uma coisa pessoal, entre a pessoa e Deus. O Senhor tem muitos meios para demonstrar a pessoa o caminho que Ele quer que ela siga. E Deus respeitara o desejo da pessoa, caso ela nao aceite.
         Um filho de Deus, porem, dificilmente rejeitara o pedido do SENHOR, de trabalhar em sua seara. Assim como o profeta Jeremias, ela sentira o "fogo ardente em seu coracao", o calor do Espirito Santo,  incentivando-a a fazer a obra de Deus. Tirar um filho de Deus de seu Chamado e como tirar o peixe do mar e o colocar num aquario: Ele ate podera viver algum tempo, porem, ficara triste, diminuira sua velocidade e por fim, morrera, pois seu chamado sao as vastas imensidoes dos oceanos e nao a segura, porem reduzida, piscina de tranquilidade.
        Confie em Deus. Todos temos um Chamado. Nao se preocupe com o fato dele ter alguma "visibilidade" ou nao. O que importa realmente e alegrarmos o coracao de nosso Pai e termos a satisfacao de chegarmos ao nosso lar, nos Ceus, e podermos dizer: Fiz tudo do jeito que me ordenaste Pai!


Shalom


Seminarista Marcio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário