1 de abr. de 2014

Mentiras - Mentir e algo tao normal como dizem ?




Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.



        Hoje e o dia da mentira, comemorado por milhares de pessoas em diversos lugares atraves do simples ato de nao falar a verdade. E as mentiras sao as mais variadas e criativas, desde um " hoje nao vou pra escola por que to com dor de barriga", ate as mais descaradas como a que foi postada num certo Facebook: " Lamento informa que hoje foi o dia do meu falecimento"!.
        As pessoas mentem todos os dias, nas mais variadas situacoes, desde para tirar vantagem de alguma situacao, seja para uma promocao no emprego ou apenas para conseguir a atencao de "uma pessoa" ate mesmo como forma de se proteger de algum tipo de punicao.
        Alguns sociologo e psicologos dizem que se nao fosse pelo ato de mentir, a sociedade ja teria se fragmentado a muito tempo. Alguns seja ate mesmo a afirmar que as mentiras sao necessarias para a manutencao da paz social.
        E ninguem pode dizer que nunca mentiu. A "mentira branda" e muitas vezes praticada sem que nem ao menor nos damos conta. Ou vai dizer que ao ser indagado por uma pessoa sobre o novo penteado, se ficou bonito ou nao, e na sua opiniao nao ficou la grande coisa, voce para nao desagradar e deixar triste a pessoa, afirmou ter ficado "lindissimo"? Ou entrando em uma questao etica, quando uma pessoa recebe um diagnostico de uma doenca incuravel e que lhe restam poucos dias de vida, seria correto, dizer que esta tudo bem com ela, para sua paz de espirito?
        E fato que em nossa cultura o mentir, embora nao seja aceitavel como norma de conduta, e praticado em larga escala. Muitos dos que se queixam de serem enganados sao, muitas vezes, os que mais mentem (claro que isso nao uma regra).
        A sociologia, a psicologia, a jurisprudencia, os estudos etico-filosoficos... Todos tem seus argumentos a favor ou contra o ato de mentir. Mas, o que podemos aprender sobre esse ato nas Escrituras Sagradas? A Biblia admite a mentira? Ela demonstra as posiveis consequencias do mentir? Vamos analizar o ensino Biblico sobre esse tema e descobrir se pode ser valido para nossos dias:


                                      Definicao de Mentira e a Primeira mentira registrada


         De acordo com o dicionário Howaiss, mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro, não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar, causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir, não revelar; esconder, ocultar.
         Ao mentir, a pessoa tenta alterar por sua conta a realidade. Ela tenta, atraves da mentira, impor sua visao do mundo. Como ela nao tem o poder para alterar a realidade, se utiliza do mecanismo do engano para tal. E nesse ponto, a pessoa pode se ver presa num rodamoinho de mentiras, pois para manter a primeira mentira, muitas vezes e necessario outra, e mais a frente outra e outra...
         O problema e que o mentir "sempre leva a uma consequencia negativa". Claro, alguns pode dizer que "de deram bem" atraves das mentiras, muitas vezes ganhando dinheiro ou outras vantagens. Mas o mentiroso sabe que pode ser pego a qualquer momento. Dificilmente tem paz de espirito. E veremos mais a frente que uma das consequencias da mentira pode ter a ver com seu destino "post mortem".
        
         A mentira trouxe um serio transtorno para a humanidade. Gracas a um engano, perdemos o paraiso, nos tornamos pecadores e a partir daquele instante, "morremos":


Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis



        Satanas, se utilizando de uma humilde serpente, e desejoso de levar cativas as vidas de Adao, Eva e sua posteridade, mentiu, chamando a Deus de mentiroso, por falar algo que Deus nao tinha dito. Adao e Eva cairam, e com eles toda a humanidade.
        Por causa de uma pequena mentira, a humanidade entrou num periodo de trevas. Perdemos o Paraiso, nossa Comunhao com Deus e a perspectiva de Vida Eterna.
     
   Ou sera que nao?



      Mentirosos biblicos famosos


        Mesmo sabendo dos efeitos nocivos da mentira e das leis de Deus proibindo-as, muitos servos de Deus acabaram caindo na armadilha desse pecado. Mas sera que mesmo sendo eles "os santos dos tempos antigos" eles se livraram das consequencias? Veremos o exemplo de quatro pessoas que mentiram e as consequencias advindas deste ato:


E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.



        Deus havia prometido a Abraao e Sara que eles seria pais em sua velhice. Abraao creu, mas Sara, teve seu momento de incredulidade e ate riu, talvez de nervoso, por achar tal coisa impossivel. Mas Deus, onisciente, sabia do fato e gentilmente pergunto a razao do riso. E o que ela fez? Mentiu! O que nervoso e capaz de fazer com o ser humano, pois como mentir assim, na cara de Deus?! Neste caso, o medo a levou a isso, e como consequencia ela foi envergonhada, sendo desmascarada.



E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?
Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.


        Abraao tambem nao ficou atras na questao da mentira. Por medo de ser morto, por causa da beleza de sua esposa, mentiu ao rei Abimeleque, dizendo que Sara era sua irma. Mas o tiro saiu pela culatra e Abimeleque tomou a Sara e a levou para seu harem. Se nao fosse pela intervencao divina, a nacao de Israel nao teria saido dos lombos de Abraao. E Abraao ainda sai mal dessa situacao, recebendo uma severa repreencao desse rei pagao! Que vergonha para o patriarca! Ele podia ter passado sem essa no seu historico.


Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
                                          

        Eis mais um caso de mentira que nao deu muito certo. Dois crentes, Ananias e Safira, venderam um terreno para contribuir com a obra de Deus. Ate ai tudo bem, mas o problema surgiu quando eles mentiram sobre o valor que dariam. E Deus nao se agradou disso, tendo inclusive realizado julgamento contra a vida deles na propria ocasiao, levando-os a morte.


  

                                                                 A Etica biblica


         O Que a biblia diz sobre a mentira? Devemos ou nao mentir? Quais as consequencias a longo prazo?


Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.


A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.


O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde.


Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
   

       A Biblia e categorica: Nao devemos mentir, pois nao agrada a Deus e tem por consequencia uma passagem so de ida para o Lago de Fogo! Alem de nos fazer ser filhos do inventor da mentira, pois as Escrituras assim relatam:


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.



   Esperanca...  

       Mas, nao fiquem desesperados! Muitos ao aprender a verdade sobre a mentira (desculpem o paradoxo, foi inevitavel) pensam que nunca obterao o perdao e o favor de Deus, por ja terem mentido muito e por nao se sentirem capazes de nunca mais mentir. Mesmo aqueles que ja sao cristao por varios anos tambem podem sofrer, pois e impossivel que ninguem tenha mentido ao menos uma vez, logo apos sua conversao. (Romanos 3:23)

      Mas, podemos corrigir a situacao. Nao precisamos ser transgressores para sempre: 


Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Romanos 3:24-25

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

     
        O SENHOR sabia das dificuldades que teriamos em nao pecar. E proporcionou o meio para nosso perdao: Jesus Cristo! Crer Nele, e seguir seus preceitos nos purifica de todo pecado (Inclusive a mentira). Mas para isso e necessario o arrependimento genuino. Muitos confundem arrependimento com remorso. O remorso e se sentir triste pela transgressao, mas nao fazer nada para mudar e evitar a comete-la. O arrependimento nos leva a mesma tristeza, mas esta nos leva a agir de forma diferente, reconhecendo a falha e fazendo todo o possivel para nao repeti-la.


             Se queremos fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor; se desejamos ser bem vistos pela comunidade; se desejamos ser reconhecidos como pessoas confiaveis; se queremos que nossos pais, professores ou chefes de trabalho confiem em nos e que o Criador do Universo, nosso Pai Celeste se orgulhe de nossos esforcos, que estejamos sempre falando a verdade, reconhecendo que nada de bom pode provir da unica criacao de Satanas: A mentira.



O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.


Shalom


Seminarista Marcio Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário