4 de jun. de 2013

Aborto - Qual é o conceito da Bíblia?



No Antigo Testamento, a Bíblia se utiliza das mesmas palavras hebraicas para descrever os ainda não nascidos, os bebês e as crianças. No Novo Testamento, o grego se utiliza, também, das mesmas palavras para descrever crianças ainda não nascidas, os bebês e as crianças, o que indica uma continuidade desde a concepção à fase de criança, e daí até a idade adulta.
A palavra grega brephos é empregada com frequência para os recém-nascidos, para os bebês e para as crianças mais velhas como podemos observar nos textos baixo:

“E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura”. - Lucas 2:12-16

“E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos”. - Lucas 18:15

“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”; - 1 Pedro 2:2

Em Atos 7:19, por exemplo, brephos refere-se às crianças mortas por ordem de Faraó.

“Esse, usando de astúcia contra a nossa linhagem, maltratou nossos pais, a ponto de os fazer enjeitar as suas crianças, para que não se multiplicassem”. - Atos 7:19

Mas em Lucas 1.41,44 a mesma palavra é empregada de uma forma diferente. Esse texto mos mostra que João Batista, enquanto ainda estava no ventre de sua mãe,  pulou/mexeu em reverência ao filho de Maria – o nosso senhor Jesus.

“E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.” - Lucas 1:41-44

Aos olhos de Deus não há distinção entre os “fetos” e as outras crianças. O escritor bíblico também nos informa que João Batista foi cheio do Espírito Santo enquanto ainda se encontrava no ventre materno, indicando, com isso, que João já era um SER passível de receber bênçãos. Mesmo três meses antes de nascer, João conseguia fazer um miraculoso reconhecimento de Jesus, já presente no ventre de Maria.

“Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.” - Lucas 1:15

“Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.” - Lucas 1:44

Com base nisso, encontramos a palavra grega huios significando "filho", para descrever a existência de uma vida no ventre de Elisabete - João Batista - antes de seu nascimento (seis meses antes, para ser preciso), utilizada em Lucas 1.36:
“E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;” - Lucas 1:36

A palavra hebraica yeled é usada normalmente para se referir a filhos (ou seja, uma criança, um menino etc.). Mas, em Êxodo 21:22, é utilizada para se referir a um filho no ventre.

“Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.” - Êxodo 21:22

Em Gênesis 25:22 a palavra yeladim (filhos) é usada para se referir aos filhos de Rebeca que se empurravam enquanto ainda no ventre materno.

“E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.” - Gênesis 25:22

Em Jó 3:3, Jó usa a palavra geber para descrever sua concepção: "Foi concebido um homem! [literalmente, foi concebida uma criança homem]". Mas a palavra geber é um substantivo hebraico normalmente utilizado para traduzir a idéia de um "homem", um "macho" ou ainda um "marido". Em Jó 3:11-16, Jó equipara a criança ainda não nascida ("crianças que nunca viram a luz") com reis, conselheiros e príncipes.

“Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse? Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim. Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados, Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata, Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.” - Jó 3:11-16

 Todos esses textos bíblicos e muitos outros indicam que Deus não faz distinção entre vida em potencial e vida real, ou em delinear estágios do ser – ou seja, entre uma criança ainda não nascida no ventre materno em qualquer que seja o estágio e um recém-nascido ou uma criança. As Escrituras pressupõem reiteradamente a continuidade de uma pessoa, desde a concepção até o ser adulto. Aliás, não há qualquer palavra especial utilizada exclusivamente para descrever o ainda não nascido que permita distingui-lo de um recém-nascido, no tocante a ser e com referência a seu valor pessoal.

E ainda, o próprio Deus se relaciona com pessoas ainda não nascidas. No Salmo 139:16, o salmista diz com referência a Deus: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe". O autor se utiliza da palavra golem, traduzida como "substância", para descrever-se a si mesmo enquanto ainda no ventre materno. Ele se utiliza desse termo para se referir ao cuidado pessoal de Deus por ele mesmo durante a primeira parte de seu estado embrionário (desde a fecundação até as primeiras semanas de vida), o estado antes do feto estar fisicamente "formado" numa miniatura de ser humano. Sabemos hoje que o embrião é "informe" durante apenas quatro ou cinco semanas. Em outras palavras, mesmo na fase de gestação da "substância ainda informe" (0-4 semanas), Deus diz que Ele se importa com a criança e a está moldando:

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” - Salmos 139:13-16

Outros textos da Bíblia também indicam que Deus se relaciona com o feto como pessoa. Jó 31:15 diz: "Aquele que me formou no ventre materno, não os fez também a eles? Ou não é o mesmo que nos formou na madre?"

Em Jó 10:8,11 lemos: "As tuas mãos me plasmaram e me aperfeiçoaram... De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste".

O Salmo 78:5-6 revela o cuidado de Deus com os "filhos que ainda hão de nascer".

O Salmo 139:13-16 afirma: "Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste... Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe".

Esses textos bíblicos revelam os pronomes pessoais que são utilizados para descrever o relacionamento entre Deus e os que estão no ventre materno.

Esses versículos e outros como Jeremias 1:5; Gálatas 1:15, 16; Isaías 49:1,5 demonstram que Deus enxerga os que ainda não nasceram e se encontram no ventre materno como pessoas. Não há nada nas Santas Escrituras que possa sugerir, remotamente, que uma criança ainda não nascida seja qualquer coisa a não ser uma pessoa humana, a partir do momento da concepção.

À luz dos fatos acima expostos, concluir que esses textos das Escrituras demonstram que a vida humana pertence a Deus, e não a nós, e que, pelo o seu grande amor proíbem o aborto. A Bíblia ensina que, em última análise, as pessoas pertencem a Deus porque todos os homens foram criados por Ele.

Nós sabemos que muitas pessoas antes de se tornarem cristãs fizeram uso dessa prática para se “livrar” de um suposto problema ou erro, mas hoje com a sua consciência treinada em cristo acabam se lamentando por um dia ter cometido esse “crime”, mas irmãos não precisamos nos martirizar por esse erro; O apóstolo Paulo nos disse que muitos antes de se converterem haviam praticados coisas detestáveis, mas por se dedicarem a Deus de corpo e alma, foram perdoados e aceitos aos olhos de Deus:

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” - 1 Coríntios 6:9-11

Você já fez um aborto? Tenha em mente que aos olhos de Deus você pode receber o perdão genuíno, e com isso você poderá ficar livre dos grilhões emocionais que esse passado pode trazer, e se encontrar verdadeira paz e tranquilidade de espírito. Abaixo listarei alguns textos que podem trazer conforto parta aqueles que necessitarem:

Deus é um Pai perdoador:

"Porém tu [és]... Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em bondade" (Neemias 9:17b).

"Pois tu, SENHOR, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam" (Salmo 86:5).

Aliás, Deus não apenas perdoa, Ele, de fato, "esquece":

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" (Isaías 43:25).

Você poderá encontrar perdão e conforto agora mesmo simplesmente colocando sua confiança em Jesus Cristo. Você pode confiar nEle, dando as costas para os antigos caminhos, e reconhecendo e confessando seus pecados ao nosso Senhor, e assim voltando-se para Cristo com a confiança de que através do Seu poder, Ele haverá de lhes conceder perdão e uma nova vida. Se você deseja ter seus pecados perdoados, se deseja estar livre da culpa, busque ter nova vida em Cristo, e com toda a certeza Deus irá se tornar um consolador em sua Vida.

Por L.R

***

Meus amigos, hoje eu tive uma acirrada discussão com alguns colegas acerca do valor da vida e sua santidade diante de nosso Criador. Alguns dos meus colegas defenderam a posição do Conselho Nacional de Medicina de se "permitir" o aborto até a 12° semana de Gestação. Porém eu como cristão e pai, conheço o conceito que Deus tem quanto com relação a essa abominação, e a bíblia deixa claro em Jó 10:8,11, Salmo 78:5-6, Salmo 139:13-16, Jeremias 1:5; Gálatas 1:15, 16; Isaías 49:1,5 que Deus enxerga e conhece os que ainda não nasceram, e se importam com eles. Então eu peço que todos meditem sobre os conceitos divinos quanto a santidade da vida. A criança não é culpada pelos os erros/deslizes que os "pais" cometem, na verdade quem deveria ser punido, são os irresponsáveis que se descuidaram.

Aconselho a todos que são favoráveis ao aborto, a assistirem o vídeo chamado "O Grito Silencioso" no youtube.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XjUGoSr4MWE

Nesse vídeo veremos a Luta que o "Feto" trava dentro do útero para se manter vivo; mostrando desde a terna idade o desejo de vida que o nosso criador colocou em todas as suas criaturas.

Meditem sobre esse comentário, sei que alguns não concordarão com esse conteúdo, mas eu vivo para declarar as verdades de Deus, não me importo com os achismos das pessoas, eu apenas sirvo ao meu legislador e juiz, e ele é muito superior aos magistrados humanos.


Fiquem com o paz de Deus.

Um comentário:

  1. Vocês estão começando a mudar!!! Aos poucos estão tocando em assuntos críticos dentro da sociedade!
    Caros irmãos, agora eu estou começando a observar o espírito de Deus pairando sobre a vida de vocês. Nas ultimas semanas vocês começaram a tocar em pontos cruciais na vida do cristão. Falaram sobre a perseguição, falaram sobre refletirmos as qualidades de Deus, falaram sobre o homoxessualismo e práticas desagradáveis, falaram sobre a importância da igreja, falaram sobre a atuação dos servos de Deus dentro da política e agora tocaram no aborto. Vocês estão caminhando em um terreno perigoso, mas coragem por que quanto mais retaliação e perseguição vocês sofrerem é por que estão fazendo algo de bom aos olhos de Deus.
    A explicação sobre como Deus considera os fetos, foi magnífica, inclusive o seu desabafo ao final do texto, eu sei que é duro para um pai ver e até imaginar o assassinato de uma criança indefesa, mas você ao mesmo tempo que foi teológico foi também humano.
    Parabéns. Espero que Deus continue guiando os seus comentários.
    Fiquem com a Paz de Deus.

    ResponderExcluir