16 de jun. de 2013

"E quem e o meu Proximo?"








Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 
Lucas 10:29

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
Lucas 10:33-34



               O que uma pessoa deve fazer para obter a vida eterna? Essa e uma pergunta feita por milhoes de pessoas em todo o mundo. A ciencia, com seus avancos na area de biotecnologia, ja promete que ate o ano de 2100, poderemos atingir a idade de 200 anos! Embora seja muito tempo, ainda nao e o fim da morte nem das consequencias que advem com a idade avancada( doencas). Todas as religioes do mundo ja prometem que a vida eterna e possivel, com saude e energias infinitas. Cada uma a seu modo, diz as formulas, as obras, e em que se deve crer para se obter o tao desejado premio da imortalidade.
            Essa mesma pergunta, ja foi feita por um doutor da lei, a aproximadamente 2000 anos atras. Ela foi dirigida a Jesus Cristo, reconhecido por milhoes de pessoas (mesmo as daquelas que nao professam seguir o cristianismo) como um profeta e sabio, e ainda como  Deus ! Mesmo que muitos nao reconhecam a divindade de Jesus, deve-se ao menos reconhecer, que ele foi um grande lider e estudioso da Escrituras Sagradas. Tanto que era ate mesmo chamado de Rabi -Titulo judaico referente a Mestre- por muitos (inclusive seus inimigos) Joao 1:38 , Mateus 26:49.
           Sendo assim, a resposta que Ele deu, deve nos interessar. Vamos ler na integra o que diz o relato:


E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

Lucas 10:25-30


               A pergunta foi feita com o objetivo de fazer Jesus cair em contradicao, ou deixa-lo sem resposta diante de seus discipulos e pessoas que o seguiam. O ciume e a inveja dos doutores da Lei e dos Fariseus era evidente, diante da sabedoria Deste Homem e dos sinais que Ele realizava. Entretanto, Jesus nao se deixou intimidar. Deu uma resposta a altura e ainda aproveitou a oportunidade para dar uma grande licao a seus discipulos ( Inclusive a nos, hoje.)
              O doutor na Lei respondeu que para obter a vida eterna era necessario amar a Deus sobre todas as coisas ( o que implica em reconhecer seu plano de Salvacao e aceita-lo em nossa vida,embora o doutor nao reconhecesse a profundeza dessa declaracao -Hebreus 5:9 , Atos 4:12) e amar o proximo como a si mesmo. Jesus reconheceu que sua resposta estava correta e lhe disse que simplesmente cumprisse essas leis. Entretanto, ainda nao satisfeito e procurando "derrubar" a Jesus a todo custo, faz outra pergunta, talvez ate em tom de ironia: E quem e meu proximo?
             Jesus, sempre compassivo e paciente, contou uma linda parabola sobre esse tema: Quem e meu proximo? Vamos ler na integra a parabola,chamada por muitos,do Bom Samaritano:


E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Lucas 10:30-38


           Resumidamente a parabola conta um jovem que estava indo de Jerusalem a Jerico, quando foi assaltado e espancado quase ate a morte. Foi largado a propria sorte pelo caminho pelos assaltantes. Pelo visto, essa nao era uma estrada deserta, pois logo em seguida, aparecerem tres pessoas, uma de cada vez, no local onde se encontrava o jovem. O primeiro, um sacerdote, viu a cena, mas segui seu caminho. O segundo, um levita, tambem o viu, mas preferiu ignora-lo e prosseguir sua caminhada. Contudo, o terceiro, um samaritano, parou e alem de lhe prestar assistencia, cuidando de seus ferimentos, ainda o levou a uma pousada, onde ele poderia se recuperar em seguranca e deixou tudo pago! 
          Para entender bem essa historia (Se desejar saber detalhes,pesquise um bom livro de historia antiga) e necessario entender o contexto cultural da epoca. Nos tempos de Jesus, Israel ja nao era o reino esplendoroso e unido, como nos tempos do Rei Davi e de seu filho Salomao. Durante sua historia, houve uma cisao das tribos, sendo que as Tribos de Juda e benjamim(Que tinham a cidade de Jerusalem como sua capital) ficaram separadas das outras 10 tribos, que continuaram sendo reconhecidas como Israel (Cuja capital era a cidade de Samaria). As 10 tribos,contudo, cairam em degeneracao e na idolatria de seus vizinhos pagaos, incorporando elementos diferentes a Lei e criaram assim uma religiao mista, que ja nao continha mais a Verdade revelada do SENHOR.
          Assim, a propria cultura dessas tribos passaram a diferir dos Judeus e benjaminitas que ainda seguiam a Lei do SENHOR. Isso causou atritos e criou uma rivalidade entre o reinos do Norte( as 10 Tribos) e do Sul( Juda e Benjamim.) Os judeus nao falavam com os Samaritanos devido a essa rivalidade, e o oposto tambem valia.Nenhum samaritano tinha qualquer trato com os judeus. Podemos observar esses fatos nos seguintes textos :


Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). 
João 4:9

Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?(Samaritano aqui foi usado em tom depreciativo, assim como muitos utilizam  "paraiba" em tom de ofensa,quando querem denegrir aos nordestinos- que por sinal, sou filho de dois.)
João 8:48


            Na parabola, vimos que o jovem ferido,provavelmente, era judeu, pois estava saindo de Jerusalem. Entretanto seus proprios compatriotas o deixaram para tras, aqueles dos quais se deveria esperar a misericordia que a Lei de Deus diz que devemos ter para com os outros.
           O Samaritano expressou o mais alto grau de humanitarismo. Ele reconheceu que o jovem era judeu, porem nao deixou de fazer o bem. Ignorou seus conceitos culturais distorcidos e prestou socorro ao jovem. Ele mesmo arriscou sua vida, pois algum judeu poderia ve-los e dizer que foi ele o agressor. Ou mesmo se, algum de seus compatriotas o visse ajudando a um judeu, poderia ficar em serios apuros.
         Este samaritano nao levou em conta suas diferencas culturais ou religiosas. Embora sua forma de adoracao nao fosse a correta( Joao 4:22), ele tinha a " obra da lei escrita em seu coracao, assim como nos ensinou o apostolo Paulo:


Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 
Romanos 2:14-15


          O sacerdote e o levita, conheciam a Lei, mas nao a tinha em seu coracao, e por isso preferiram seguir caminho. O Samaritano, com sua atitude se mostrou bem mais judeu (de coracao -Romanos 2:28) do que eles mesmos!
         Mas enfim, que e nosso proximo? Na mente do doutor da Lei que discutia com Jesus, seu "proximo" eram seus irmaos judeus, e principalmente os "puros e limpos", nao os pecadores. Entretanto, com essa parabola, ele foi obrigado a reconhecer que o seu proximo era " quem havia tido misericordia".
         Que sao nossos proximos de hoje em dia? Temos uma atitude parecida com o "doutor da Lei"? So consideramos nossos "proximos" a alguns de nossos irmaos de nossa igreja? Ou cremos que "todos os nossos irmaos de todas as mais diversas denominacoes, sao tambem nossos proximos? Cremos que somente as pessoas de nossas familias sao nossos "proximos" ou cremos tambem que nossos vizinhos, colegas de trabalho ou escola tambem sao? Acreditamos que nossos proximos sao somentes aqueles que tem uma vida santa e reta na igreja e diante do SENHOR, ou cremos tambem que os drogados, alcoolatras, ladroes, prostitutas ... sao nossos "proximos"? Fazemos como o samaritano, que prestou ajuda? Ajudamos aos "proximos", Pregando o evangelho de Salvacao, que restaura vidas? Prestamos ajuda pratica quando podemos? dando roupas, comida, abrigo, ou apenas uma palavra de consolo? 
          Amados, para termos a vida eterna, um dos requisitos e amar e servir ao proximo. Nosso proximo esta do nosso lado em casa, no nosso trabalho, na nossa igreja, na nossa faculdade, nas ruas, nos presidios, nos hospitais... Sendo Cristaos, faremos o possivel para ajuda-los a ficarem mais perto de Deus e a obterem a Salvacao eterna tambem. Que nessa luta, possamos agir como o apostolo Paulo, uma pessoa que amou seus "proximos" de forma incrivel, e assim possamos fazer de suas palavras, as nossas:



Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. 
1 Coríntios 9:19-23


Shalom


Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário