17 de jun. de 2013

Escolha o caminho que é Aceitável a Deus.



Existe no meio cristão uma grande preocupação com a formação teológica de seus postulantes a líderes (Pastores/Evangelistas/Missionários, etc.); em alguns casos chega-se não aceitarem a autoridade de homens que foram “somente” ungidos pelo Espírito Santo, pois, estes (i.e O Espírito Santo) não concede diploma aos chamados para exercerem algum tipo de serviço ministerial.

Essas ultimas semanas eu estive refletindo sobre a atitude daqueles que não reconhecem o chamado e a unção de pessoas simples comissionadas a exerceram a posição de pastores; evangelista; missionário; ou outro ministério qualquer. Após procurar várias formas de argumentação e cheguei a um ponto, que ninguém poderia questionar - A Origem e o Início da Igreja.

É do conhecimento geral, que o nosso Senhor Jesus Cristo não deixou nenhuma igreja física, como as conhecemos hoje, tão pouco, deixou escolas específicas para a formação de líderes! Então como então surgiram as igrejas? Os seminários? A obrigatoriedade de o líder freqüentar uma escola especial? A formação teológica? E outros aspectos semelhantes?

A história comprova que várias ramificações surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, alguns segmentos focavam na filosofia, outros focavam na liturgia, enquanto outros focavam na palavra. E no decorrer dos anos, principalmente após o estatização da igreja por Constantino, e a busca por posições de destaque dentro da igreja começou a ser designado pelas as atribuições acadêmicas  - muitos se designavam-se mestres e doutores, e não se permitia a inclusão de outros membros que não estivessem no mesmo patamar de conhecimento – foi o inicio da elitização dos cargos sacros. Infelizmente isso ocorre até os  nossos dias. Porém é de conhecimento de todos que os criadores das primeiras igrejas foram pessoas “comuns”, que não possuíam sequer uma formação teológica; eles apenas eram seguidores da Lei de Moisés, como os demais Judeus do Primeiro Século. Porém esses homens incultos e indoutos, receberam uma das maiores dádivas que uma pessoa poderia receber: O Batismo pelo o Espírito Santo como podemos conferir em Atos dos Apóstolos 2:1-4:

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. - Atos 2:1-4

Esse relato nos informa o momento no qual todos os Apóstolos e discípulos foram graduados, e estavam aptos a desempenharem as sua formação – Proclamadores das Boas Novas a cerca de Jesus e o Deus Pai. Nesse exato momento Deus ao enviar o seu santo espírito, mostrou que não importava a formação acadêmica, sexo ou posição social para ser capacitado para exercer o ministério que Jesus instituiu aqui na terra, bastava apenas termos a disposição e a unção do Espírito Santo.

Mas alguns podem chegar e dizer: “Mas isso ocorreu a dois mil anos atrás, hoje os tempos são outros e as coisas mudaram.”

Isso poder até ser uma verdade. O mundo hoje é muito diferente do que era a dois milênios, porém as santas escrituras nos falam algo muito consolador:

Porque eu, o SENHOR, [não mudo]; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. - Malaquias 3:6

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. - Hebreus 13:8

Esse dois textos nos mostram que Deus não é mutável, assim sendo, podemos confiar nas suas palavras quando diz:

E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?  - Lucas 11:9-13

Jesus enviou o Espírito Santo para auxiliar e capacitar os seus filhos. Esse espírito os inspirou, os confortou e lhe deu força diante dos obstáculos que se apresentavam; tudo isso com o objetivo de fortalece-los e os tornarem líderes habilitados, sendo capazes de guiar a primitiva igreja, mas o interessante é o texto acima nos diz que todo aquele que PEDE, BUSCA E BATE, acaba recebendo, achando e tendo abertura, então nós hoje podemos receber capacitação teológica, podemos achar métodos de ensino para auxiliar os membros da igreja e assim receberemos abertura de almas dispostas a servirem a Deus de todo o coração. Deus está disposto a dar a sua unção, basta penas pedirmos.

Os Apóstolos que seguiram a Jesus são exemplos dessa liberalidade de Deus. Quando Jesus convocou os seus discípulos, todos eles desempenhavam diversas ocupações como: pescador, medico, coletor de impostos – estes não possuíam uma formação teológica, não foram instruídos a estudarem as leis, no entanto, eles foram escolhidos pelo o próprio Jesus, para serem os seus discípulos/aprendizes. Mas aprendizes do que? Jesus durante o seu ministério, mostrou aos seus aprendizes, as reais motivações de Deus. Mostrou que Deus não é parcial, numa época onde se prevalecia o preconceito (vide o comentário: Que é o meu Próximo - http://i9-comentariosbiblicos.blogspot.com.br/2013/06/e-quem-e-o-meu-proximo.html), ele mostrou compaixão e preocupação pelas as mulheres, reforçou a importância da fé, mostrando que grande parte das bênçãos recebidas era devido a fé que eles depositavam, fé essa que os tornavam aptos a receberem as suas dádivas e se fortalecerem para desempenhar o ministério (vide o comentário: Princípios da Batalha Espiritual IV – O Poder do Salmo 91 - http://i9-comentariosbiblicos.blogspot.com.br/2013/06/e-quem-e-o-meu-proximo.html) E claro foram instruídos no verdadeiro amor! Foram instruídos a serem homens Santos/Puros e Cheios de fé; a ponto de morrerem caso necessário, em defesa de sua confiança no Mestre Jesus.

A bíblia nos mostra que Deus muitas vezes usou homens simples, para servirem como lideres de seu povo, mostrando que Deus tem poder para tornar o fraco forte e o grande o pequenino, porém Deus capacitou pessoas de todas as vertentes sociais. Vejamos alguns exemplos abaixo:

Abraão  – Filho de uma família pagã, idolatra. Foi chamado e instruído por Deus na solidão do deserto. Tornou-se o Pai de uma grande nação e foi considerado amigo de Deus

Moises  – Foi instruído em todas as leis egípcias. Porém quando encontrado por Deus, percebeu a sua pequenez e assim abriu mão de tudo que tinha, e deixou-se ser guiado pelo Espírito Santo. Atualmente todos conhecem os seus feitos desde os pequeninos até os mais velhos.

Davi  – Originariamente, um pastor de ovelhas. Foi ungido rei de Israel, e é lembrado por ser um homem temente a Deus, e os seus Salmos estão entre os mais belos.

Paulo – Na vida deste homem quero deter-me um pouco mais. Era profundamente versado na Lei; estudou aos pés do mestre Gamaliel (doutor na lei judaica, fariseu), recebeu toda uma instrução que o capacitava a ser também um mestre da lei.

Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. - Atos 22:3

E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo. E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado. - Atos 23:5-6
Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; - Filipenses 3:4-5

E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. - Gálatas 1:14

Ao escrever a sua primeira carta ao povo de Corinto, Paulo afirma que literalmente ele abdicou de todos os seus conhecimentos, destituiu-se da sua arte da oratória persuasiva e excluiu-se da sua sabedoria. Afirma que toda a sua pregação foi feita em meio à fraqueza e grande temor (não em seus conhecimentos farisaicos ou jurídicos) mas na manifestação do poder do Espírito de Deus! Vejamos abaixo esse relato:

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. - 1 Coríntios 2:1-5

Todos reconhecemos quão grande irmão foi o Apóstolo Paulo - destemido, orientador, sábio e amoroso - mas será que estamos dispostos a fazer os sacrifícios que esse apóstolo fez? Ele literalmente morreu para o mundo (o mundo que ele vivia, onde era um respeitado fariseu, discípulos de um dos homens mais influentes da época Gamaliel, e um homem que tinha autoridade) e seguiu a risca as palavras de Jesus em Mateus 6:33 e Lucas 12:31 - “buscar em primeiro o reino”.

Para desempenharem qualquer obra para Deus, estes são chamados à santificação; Deus exige que os seus ministros sejam santos/separados do mundo e estejam sem mácula.

Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. - Levítico 11:45

Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. - Levítico 20:7

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz - Efésios 5:8

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; - Colossenses 3:12

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - Romanos 12:1

Esta condição os valida a serem instrumentos em Suas mãos. Sabemos que quando somos usados, é o Espírito de Deus que nos capacita/habilita a fazermos a obra.

“Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as cousas que deveis dizer.” Lucas 12:12

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. - Atos 16:6-7

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. - Gálatas 5:16

O Espírito usa apenas aqueles que estão limpos (espiritualmente e moralmente), e procuram viver em santidade diariamente. A santidade não é um “estado de vida”, na verdade é “uma condição”, assim aqueles que por ventura se desviarem da verdade perderão essa posição diante de Deus.

Se for desejo seu ser um instrumento nas mãos do Senhor, deves iniciar a sua santificação, eliminado todo e qualquer vestígio desse mundo, junto com todos os desejos e atos contrários ao proceder de um homem que vive segundo os ensinos de Jesus. A permanência num agir errôneo e/ou o medo incapacita ao servo ser um vencedor na batalha contra as forças do mau, mesmo para aqueles que passaram anos estudando para terem uma formação acadêmica teológica!

(Vide os comentários:
 Principios da Batalha espiritual: O senhor guarda os seus filhos
Princípios da Batalha espiritual IV – O poder o Salmo 91

A formação acadêmica encherá você de conhecimento, mas não necessariamente o encherá do Espírito de Deus; o importante para Deus é a sua motivação aliada a santificação, isso sim o fará um bom líder, aprovado por Deus.

Deus disse Josué:
“...Há cousas condenadas no vosso meio, ó Israel: aos vossos inimigos não podereis resistir enquanto não eliminardes do vosso meio as cousas condenadas.” - Josué 7:13

É indispensável que a vida seja totalmente revista, analisada e tudo aquilo que representa condenação sejam retiradas e jogadas no fogo. Brechas de nenhuma espécie devem existir, os canais abertos que podem ser usados pelo maligno devem ser extintos. Se o teu desejo é servir a Deus, o primeiro passo e a santificação!

A santidade é necessária para:

# Pregação:

Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. - Lucas 12:12

# Adoração:
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. - Salmos 24:3-4

# Comunhão:

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.  - 2 Coríntios 5:15

# Na obra:

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. - 2 Timóteo 2:21

# Na Vida:

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. - 1 Pedro 1:16

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; - Hebreus 12:14

Esteja ainda preparado para o embate contra as força do mau. O homem quando se entrega e santifica-se totalmente ao Senhor, torna-se como “farol”, que pode ser visto a grande distância pelas forças do mau; logo elas se organizam e com grande furor procuram apagá-lo.  A promessa do Senhor para ti é:

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” - Tiago 4.7

Irmãos tenhamos em mente esse texto:

“...Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” - Isaías 40.31 

É preciso agarrar-nos ao Senhor com todas as nossas forças, para sairmos vencedores na batalha do dia-a-dia. Temos que ter a servidão a Deus como a nossa principal  “preocupação”, pois Deus não está interessado se nós temos ou não um diploma de Teologia ou se sabemos ler/falar ou não em grego ou hebraico, não, Deus está interessado se os seus servos (membros, obreiros, diáconos, bispos, pastores ou apóstolos) estão vivendo de acordo com as suas orientações; assim se um líder não é um doutor da lei, não o menospreze, antes lembre que Jesus não escolheu os doutores como discípulos, antes ele escolheu os pescadores. Deus está atento aos nossos corações.

Caso tenha algum irmão querendo estudar Teologia para ajudar a igreja, isso é elogiável, porém este não deve receber privilégios ou outro tipo de atenção por causa disso, como dito, Paulo abriu mão de todas as sabedorias que tinha, para viver a sabedoria de Cristo, assim o mesmo tem que ocorrer conosco – quanto mais estudarmos, temos que perceber quão pequeninos somos e assim deixar que Deus preencha todos os espaços da nossa vida.

Irmãos devemos sempre nos orientar, buscar seguir o caminho que é aceitável a Deus. Deus não exige de nós titulações, posições de destaque, ou reconhecimento público, pelo o contrário, Deus apenas exige que sejamos leais e santos. Temos que focar na palavra de Deus e nos orientar por ela. Todos aqueles que procurarem a sabedoria a encontrarão, independente de estudos superiores, porém nunca desvie do foco de se achegar mais e mais a Deus, pois somente assim estaremos em comunhão com o nosso criador e seremos reconhecidos como leais servos, aptos a guiar outros para o caminho que leva a vida.

Espero que os irmãos tirem algo de proveitoso dessa mensagem, e que Deus possa penetrar mais e mais dentro de seus corações.

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"


Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário