22 de jun. de 2013

Principios de Batalha Espiritual VI - Mulheres, Sejam Sabias e Edifiquem os seus Lares!









Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos. 
Provérbios 14:1

Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR. 
Provérbios 18:22

Mulheres. Um Enigma do Universo. Quantos livros já foram escritos sobre elas! Psicólogos, sociólogos, antropólogos, teólogos... Muitos tem procurado desvendar os segredos da mente feminina. Mas poucos tem conseguido. Existe um ditado que diz que somente uma mulher pode entender outra mulher. Então, como faço para escrever sobre as criaturas mais lindas, fascinantes e enigmáticas da Criação de Deus? E um desafio, e digo que pensei um bocado sobre se deveria escrever ou não um texto de "Princípios de Batalha Espiritual" dedicado exclusivamente a vocês. Contudo, confio no Espirito Santo que habita em mim, e também nas Santas Escrituras. Ela e um verdadeiro manual sobre como funciona e deve funcionar a humanidade ( E certamente  que as mulheres estão incluídas!). Então, como já havia prometido no artigo anterior ( Princípios de Batalha Espiritual V), estarei ensinando, através da bíblia, como as mulheres podem vencer as artimanhas de Satanás. Minhas Queridas irmãs e amigas, que esse texto possa ser de ajuda na sua Batalha Espiritual!

Ser uma mulher Crista, no mundo atual e um desafio. Em um mundo onde as nádegas e seios volumosos ganham destaque, em detrimento dos sentimentos e da inteligência, percebemos quão difícil e para as mulheres levarem uma vida em paz e nos ditames dos mandamentos do Senhor. Na nossa sociedade, e esperado das mulheres que sempre estejam bonitas, dispostas a encararem assobios e mexericos de homens infantis, trabalharem arduamente, muitas vezes, sustentando sozinhas seus filhos, ou auxiliando seus esposos. Espera-se que elas, depois de um árduo dia de trabalho e/ou estudos, ainda encarem as atividades domesticas, a criação dos filhos e dar a devida atenção a seus maridos!
E as atividades em suas igrejas? Muitas irmãs ainda são lideres de grupos e precisam cuidar e orar pelas pessoas que estão debaixo de sua liderança. Muitas vezes precisam lidar com a inveja de outras irmãs ainda imaturas. E eu que achava que ser homem era difícil!
     
Irmãs e amigas, vocês estão numa guerra! Satanás tem um ódio especial pelas mulheres. Quem foi que sofreu o primeiro ataque na guerra espiritual? Foi uma mulher, na verdade a primeira de todas, Eva:


Ora, a serpente(animal utilizado por Satanás como canal de comunicação) era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 
Gênesis 3:1-6


O diabo utilizou a inocência e a curiosidade da primeira mulher para introduzir o pecado no mundo. E seu ódio só aumentou, porque na primeira profecia feita no mundo, a mulher teria um papel fundamental na redenção da humanidade:


E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 
Gênesis 3:15


O Salvador do homens e mulheres, o redentor de toda a humanidade, Jesus Cristo, veio ao mundo através de uma mulher, Maria, que humildemente reconheceu seu papel e aceitou o desafio de ser a Mae do "Cordeiro de Deus" (Lucas 1:30-33). Sabiam que a Igreja do Senhor e reconhecida como a Esposa de Cristo e que tem um papel especial na vinda Dele? (Apocalipse 19:7 , 21:9) Por isso Satanás tem uma raiva imensurável pelas mulheres e por tudo o que elas representam para Deus.

Mulheres, gostariam de saber como agradar ao nosso SENHOR e ter uma vida reta e cheia de poder do Espirito Santo? Através do estudo da bíblia, vocês podem chegar a ter um grau muito forte de intimidade com nosso Deus.

Nesse artigo, estudaremos o capitulo 31 e os veículos de 1 a 3 e os de 10 ao 31 do livro de Provérbios. Neste capitulo, aprenderemos como uma verdadeira serva do SENHOR deve agir. Então, vamos lá!


A Mulher Virtuosa


Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe.
Como, filho meu? e como, filho do meu ventre? e como, filho dos meus votos?
Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis. 
Provérbios 31:1-3
     

Este capitulo se inicia com os conselhos que um rei recebeu de sua mãe. O Nome Lemuel vem do hebraico, significando: consagrado, separado ou dedicado a Deus. Não existe nenhum registro histórico que comprove a existência de um rei com esse nome. Alguns estudiosos dizem que o escritor do livro de provérbios, Salomão, era esse rei Lemuel, nome esse que foi utilizado como pseudônimo.

Observem que no relato, não vemos os conselhos do Rei sendo expostos, mas sim os de sua mãe. Como já foi dito anteriormente, somente uma mulher pode conhecer outra, então a mãe de Lemuel lhe ensina algumas diretrizes do que ele deve esperar em uma mulher temente a Deus.

Já nesta consideração ela da um conselho que a primeira vista pode parecer estranho: Não dar suas forcas as mulheres! Será que a mãe de Lemuel não queria que ele se relacionasse com nenhuma mulher?

Não. A questão era que Lemuel não passasse a vida acumulando varias mulheres para si. Hoje vemos que parece haver uma disputa entre os homens (Mesmo algumas mulheres tem agido da mesma maneira) para ver quem "ficou" com mais mulheres. Certamente que isso vai contra a Lei de Deus, tanto para homens como para mulheres.

Agora vamos analisar como uma mulher de Deus deve ser:


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 
Provérbios 31:10-12


Uma mulher de virtudes! O que e virtude? De acordo com a enciclopédia eletrônica Wikipédia, virtude e:  Qualidade moral particular. Uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação. Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

Uma mulher de disposição para o bem. O marido de uma mulher assim, não tem motivos para desconfiar dela, com relação a traições, pois ele sabe, através das boas ações que ele faz para ele, que existe amor em seu coração.

Mulheres, vocês demonstram para seus maridos ou namorados o quanto os amam? Não digo colocar o almoço ou jantar em seus pratos, mas dizer que os amam, admiram o trabalho que eles realizam, que são bons pais, bom provedores... Pode ate não parecer, mas os homens gostam de saber que são amados  e reconhecidos.

Algumas mulheres, quando ocorre alguma briga ou desavença entre o casal, já parte logo para o lado da vingança. Maquinam planos ( e muitas vezes colocam na pratica!) para aborrecer e irritar o esposo/namorado. Mas a mulher virtuosa não! Mesmo que o esposo/namorado esteja errado, ela não considera isso uma razão para magoar ou prejudicar seu companheiro. Ela segue o principio ensina por Cristo em seu sermão da montanha:


Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 
Mateus 5:38-42


Não e fácil amadas, especialmente se seu esposo/namorado e mal-humorado ou violento. Mas lembrem-se que Deus e com vocês e se orarem e seguirem as ordens do Senhor, a vitória contra satanás e certa!


Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. 
Provérbios 31:13-20


Se aplicares este texto aos dias de hoje, veras que da para fazer uma adaptação a vida da mulher moderna: A mulher acorda no meio da noite para ver se seus filhos estão bem. Se tiver bebes, fara mamadeira. Sai cedo, para ir ao trabalho. Talvez seja uma corretora e precise avaliar alguns imóveis para compra e venda. E necessário que ela tenha muita forca e energia. Na hora do almoço aproveita para buscar os filhos na escola. A noitinha chega em casa, e ainda precisa cuidar da janta e dar atenção a seu marido. Pelo que podemos ver, desde os tempos antigos, as mulheres sempre tiveram uma jornada pesada no seu dia-a-dia. A mulher virtuosa não e preguiçosa, nem resmungona. Ajuda seu esposo no sustento da casa e não fica jogando na cara dele que ganha mais ou que e mais bem sucedida. Ela e humilde e sabe que ela não esta acima ou abaixo de seu marido: Esta lado a lado com ele! Claro que biblicamente falando, o homem e que e o cabeça de sua família (1 Coríntios 11:3), e as decisões finais e a responsabilidade cabem a ele. Mas se o esposo for sábio, saberá ouvir sua esposa e dar a ela a participação devida as decisões da família.


Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. 
Provérbios 31:21-25


A mulher virtuosa não e vulgar. Muitas jovens atualmente confundem a vulgaridade com elegância. Vestem-se com a intensão de atrair os "olhares masculinos" para si. Abusam de decotes e calcas apertadas. Usam microvestidos e rebolam para todos verem. Mesmo as "casadas", agem e se vestem da mesma maneira, sem levar em conta o que seu esposo, filhos ou mesmo o próprio SENHOR pensam disso.

Para ficar bonita, não e necessário chamar a atenção utilizando roupas inapropriadas. Existem muitas roupas elegantes e que não chamam atenção desnecessária, mas que honram a mulher e sua família. Seu esposo pode, com segurança e confiança, se assentar, com os "anciãos" da igreja, ou seja, graças as atitudes de lealdade e apoio, pode vir a ter algum ministério na igreja e assim ajudar na obra do SENHOR. E tudo isso graças a "mulher virtuosa"


Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. 
Provérbios 31:26-31



A mulher virtuosa não e fofoqueira. Não passa o dia falando da vida alheia. De sua boca sai apenas palavras de sabedoria. Mesmo que exista razão para falar mal de alguém, Ela prefere ficar quieta ou apenas falar o que for de edificação para a pessoa.

Ela não e preguiçosa. Se e dona de casa, deixa tudo arrumado, limpo e asseado. Seus filhos estão sempre limpos e bem alimentados. Se trabalha fora, não faz corpo mole e cumpre com todas as suas obrigações, inclusive as domesticas, caso não tenha empregada.

Com tantas qualidades, seus filhos, esposo, família e amigos só falam bem dela! Não ha nada de ruim a dizer sobre esta mulher. Quem não gosta de ser elogiada e ainda mais com razão!

A beleza e algo que um dia chega ao fim. Não existem plásticas ou produtos e cremes que impeçam o fim de um rosto liso e belo. As mulheres que procuram se garantir em sua beleza para conquistar as coisas do mundo, um dia terão uma triste derrota! Pode demorar, mas ela chega, assim como a morte. O importante e orar, amar, adorar e temer ao SENHOR, pois com isso, além de serem louvadas pelos seus familiares, também estarão agradando ao SENHOR e conseguindo a salvação eterna!

Amadas, vocês não precisarão falar de si mesmas para conseguir serem reconhecidas pelos outros. Suas próprias obras falarão por vocês! O testemunho do Espirito Santo será forte em suas vidas, e todos, mesmo os incrédulos, reconhecerão isso. Sei que muitas são casadas ou namoram homens incrédulos, mas não se desesperem! Lembrem-se do que disse o apostolo Paulo:



Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 
1 Coríntios 7:14


Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 
1 Coríntios 7:16



A batalha e intensa. Nem sempre venceremos com palavras, mas nossas ações e atitudes podem mostrar o quão profundo e nosso realimento com o SENHOR. Amadas, orem e jejuem por suas famílias. Deus esta com vocês e amam a todas! Vocês são a representação do carinho e amor na terra. Honrem suas famílias e permaneçam nos mandamentos e no amor de Deus, assim como nos disse nosso SENHOR:



Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 
João 15:10


Shalom


Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário