Pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto,
o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. - Mateus, 26:28
Prosseguindo
com nossa série de estudos sobre as Doutrinas da Graça, estaremos expondo o
terceiro, e talvez mais controverso ponto da TULIP (Até mais que o tema da Eleição,
quem diria!), que trata da chamada Expiação Limitada. Esse é um tema que tem
despertado muitos debates acalorados no meio Cristão (Não apenas no meio
protestante, mas inclusive na teologia católica!). Não é nossa intenção esgotar
o assunto em poucas páginas, mas expô-lo de forma simples, mas com embasamento Bíblico.
Ao final do artigo estaremos recomendando alguns livros que se aprofundam neste
tema.
O
termo "Expiação Limitada" tem gerado alguma confusão no entendimento
sobre esta doutrina, sendo utilizado por vários teólogos, em substituição,
termos como Redenção Definida; Expiação Eficaz ou Expiação Definida. E a que
essa doutrina se refere?
Segundo
a definição de um grande Teólogo Reformado, J.I. Packer:
"A Morte de Cristo eliminou os pecados de todos os
Eleitos de deus e garantiu-lhes que serão trazidos a fé por meio da Regeneração
e mantidos na fé para a Gloria, e que é o que foi planejado alcançar. Deste caráter
definitivo e eficaz resulta sua limitação: Cristo não morreu neste sentido
eficaz para todos. A prova disto, como a Escritura e a experiência se unem para
nos ensinar é que nem todos são salvos." (Teologia Concisa, pg. 131).
Essa
doutrina ensina que Cristo morreu, não por todas as pessoas do mundo, mas
apenas pelos Eleitos, e somente pelo Eleitos.
Com
isso, não se quer afirmar que o Sacrifício de Cristo não teria poder para
redimir toda a humanidade, caso essa fosse a Vontade de Deus. Todos os Teólogos,
sejam de Tradição Reformada ou não, reconhecem que o Sacrifício de Cristo
tem poder suficiente para "resgatar" toda a humanidade. Entretanto,
os Reformados creem que a expiação é suficiente para todos, mas eficaz para
alguns (Neste caso, os Eleitos).
Para
um melhor entendimento sobre esse assunto, vamos entender o conceito de Expiação,
o que significa e suas consequências.
JESUS CRISTO E A
EXPIAÇÃO
Expiação
significa fazer emendas, acertar as coisas, consertar, apagar as coisas, fazer reparação
pelo erro, reconciliando assim as pessoas separadas e restaurando a relação
rompida entre elas.
A
Bíblia claramente ensina que somos pecadores, ou seja, erramos o alvo em fazer
a vontade de Deus, e devido a isso, ficamos debaixo de sua Ira Justa (para
maiores detalhes sobre esse assunto leia o artigo sobre Depravação Total, neste
blog). Nossa comunhão com Deus foi cortada, e para ser restaurada algo seria necessário.
Devido a nossa corrupção, nem nossos melhores atos estão destituídos da influência
pecaminosa. E isso apenas aumenta ainda mais nossa "divida" perante
Deus, que abomina o pecado.
Contudo,
Deus, em sua grande misericórdia e amor, forneceu o meio para os pagamentos
dessa dívida, possibilitando a restauração da comunhão perdida entre Deus e o
homem. Esse meio foi a morte sacrificial de Jesus Cristo!
No
Antigo Testamento, Deus havia instituído um sistema de sacrifícios que tinha
como foco central, o sacrifício e o derreamento de sangue de animais sem
defeito, para a expiação dos pecados do povo Israelita (Levítico 17:11).
Contudo, esse sangue não “apagava” os pecados, embora eles ficassem “impunes”
(Romanos 3:25). Se o sacrifício fosse oferecido fielmente o que apagava os
pecados era o Sangue do Filho de Deus, derramado na Cruz, que fez expiação por
todos os pecados cometidos antes desse momentoso evento, bem como por todos os
pecados cometidos depois dele (Romanos 4.3-8. Hebreus 9:11-15).
Quando
estudamos as páginas do Novo Testamento, podemos perceber que Jesus não abriu o
caminho para a Salvação, como se sua ovelha pudesse optar ou escolher serem
salvas. Na verdade, Jesus Cristo, através de seu Sangue derramado, realizou a Salvação
plena dos Eleitos, pagando o preço do resgate, e nos livrando da culpa, escravização
do pecado e da Ira de Deus (Romanos 3:24; Colossenses 1:14). Para ilustrar:
Imagine que uma pessoa se encontre em um prédio em chamas. Ela se encontra
cercada pelo fogo e não tem como fugir. Bate o desespero. Ela já se vê morta,
queimada viva. Repentinamente, das chamas, surge um bombeiro! Ele retira as
chamas ao seu redor com um extintor; cobre-a com um manto anti -chamas e a leva
para fora do prédio. Nessa situação, podemos dizer que a pessoa teve alguma
parte no seu salvamento? Quem a salvou? Ela mesma, ou o bombeiro? Essa, e a
verdadeira questão da expiação. O Eleito não escolhe ser salvo do pecado. Ele
se encontra morto em seus delitos. Mas Jesus, através de Seu Sacrifício, nos
livra das chamas do pecado. Integralmente! (Hebreus 2:17; 1 Joao 2:2 e 4:10).
Na
Expiação, foi inaugurada a Nova Aliança. Cristo, tomou nosso lugar, como substituto,
suportando o julgamento destinado a nos, ou seja, a maldição da Lei (Gálatas
3:13). Graças a Isso, passamos a ter acesso a Deus, em qualquer circunstância,
pois temos a garantia que o Sangue sacrificial de Cristo nos cobre de todas as transgressões
(Mateus 26:27-28; 1 Coríntios 11:25); Somos plenamente reconciliados com Deus
(2 Coríntios 5:21); Somos recebidos por Deus como filhos adotivos (Gálatas
4:5).
São
grandes bênçãos, tão maravilhosas que se pararmos para meditar, teremos um
pequeno vislumbre do imenso amor de Deus e da sua grande misericórdia por nos.
Contudo, será que tais bênçãos são realmente "para toda a
Humanidade", como muitos tem ensinado, baseados em textos como Joao
3:16 e 2 Pedro 3:9? Veremos o que a Escritura tem a revelar-nos sobre
Aqueles que recebem os benefícios do Sacrifício de Cristo no plano da Salvação.
O Bom Pastor morre
pelas suas Ovelhas
Agora,
entramos no assunto da Expiação Definida em si. Essa doutrina nos ensina, através
de comprovação Bíblica, que Cristo morreu para salvar os eleitos, e somente os
eleitos. Isto significa que apenas os filhos de Deus usufruem dos benefícios da
obra redentora de Cristo.
Ao
analisarmos essa questão com atenção, podemos perceber que ela corresponde à
realidade visível. Sabemos que o Evangelho tem sido difundido em larga escala,
durante séculos, em praticamente todas as nações. E qualquer observador pode
perceber que nem todos aceitam a Cristo como Senhor e Salvador. Será que os
planos de Deus podem ser frustrados por meras criaturas pecaminosas? Será que a
incredulidade Humana e mais poderosa de que a Graça Divina? Sejam Calvinistas
ou Arminianos, todos concordam que o número de pecadores salvos e´ limitado.
Essa doutrina claramente ensina que os eleitos são os únicos que Deus
determinou salvar através da expiação de Cristo, então, logicamente
são apenas eles que usufruem das bênçãos decorridas do Sacrifício do Senhor (
Isso e ensinado na questão soteriológica - doutrina da salvação - E´ admitido
que a humanidade em geral, também recebe alguns benefícios, naquilo que
e´ conhecido como "Graça Comum", onde todos, de forma geral, usufruem
das consequências indiretas da obra da redenção - leia Mateus 5:45 ).
O
perigo de se acreditar que Cristo morreu com o propósito de salvar a todos os
homens, e que ele leva logicamente ao Universalismo absoluto, ou seja, no fim
todos são salvos, sem haver, então necessidade de alguém ir para o inferno. Se
de fato, Cristo morreu por todos, todos seriam dignos de ir para o Céu. E impossível
que aqueles por quem Jesus Morreu, e com isso, removeu sua culpa e pecados, se
percam novamente! E, isso e um terrível erro teológico, pois a Bíblia mesmo nos
informa que haverá membros da raça humana, que habitarão com os demônios no
Inferno (Apocalipse 20:10,15; 21:8)
As
Escrituras, principalmente, nos fornecem informações sobre essa limitação muito
definida. Vejamos alguns textos chaves utilizados como base para essa doutrina:
Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas
ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim
como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. - João
10:11,14-15
Apenas
as ovelhas de Cristo o seguem. Não são todos os homens que fazem isso!
Cuidai, pois, de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o
qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de
Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. - Atos 20:20
Cristo
comprou apenas SUA IGREJA, composta por um número incontável de Eleitos.
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo
amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a
purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa
e irrepreensível. – Efésios 5:25-27
Novamente,
Cristo morreu por SUA IGREJA, não por toda a HUMANIDADE
Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque
ele salvará o seu povo dos seus pecados. - Mateus 1:21
Ele salvará o SEU
POVO!
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o
entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem
os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os
mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos
separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a
fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? - Romanos, 8:32-35
Paulo
aqui, está se referindo aos Eleitos pelos quais Cristo morreu!
Pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é
derramado por muitos para remissão dos pecados. - Mateus 26:28
O Sangue do pacto
foi derramado por MUITOS, não por TODOS da Humanidade!
E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino
de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; para que vendo, vejam,
e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e
sejam perdoados. - Marcos, 4:11,12
Os mistérios do
Reino são revelados apenas aos Eleitos.
Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com
os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a
morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de
muitos, e pelos transgressores intercedeu. - Isaías 53:12
Novamente, por
MUITOS, não por TODOS.
Assim também Cristo,
oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda
vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. - Hebreus 9:28
Importante
relembrar que através de sua morte, Cristo adquiriu a fé, o arrependimento e
todos os demais efeitos da obra do Espirito Santo para Seu povo. Estas são
coisas que estão além da simples vontade humana. As condições que precisam ser satisfeitas,
para a obtenção da salvação, também são asseguradas pela Expiação, conforme
podemos comprovar através dos seguintes textos:
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e
paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao
arrependimento? - Romanos 2:4
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se
maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no
madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim
de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. - Gálatas, 3:13,14
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em
Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos
santos e irrepreensíveis diante dele em amor; - Efésios 1:3,4
Pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente
o crer nele, mas também o padecer por ele, - Filipenses 1:29
Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder.
Afasta-te também desses. Porque deste número são os que se introduzem pelas
casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de
várias concupiscências; - 2 Timóteo 3:5,6
Objeções a Doutrina
da Expiação Definida.
Existem
uma serie de textos que, se lidos isoladamente, fora de seus contextos e do próprio
contexto geral das Escrituras, podem dar a entender que Cristo Morreu por todos
os homens do mundo. Contudo, uma análise mais profunda pode mostrar o real
significado de tais textos. Faremos a análise de dois textos utilizados como contraprova
da doutrina da Expiação Definida e como devem de fato ser compreendidos: Joao
3: 16 e 2 Pedro 3:9
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna. - João 3:16
Este
texto e muito usado pelos oponentes da Expiação Definida. Inclusive é utilizado
por muitos Universalistas como "Prova" de que Cristo morreu por todos
(Lembrando que os arminianos não chegam a esse extremo).
Uma
detida analise do texto, contudo, nos mostra o real significado dele.
A
Questão e entender o que significa a palavra "mundo". Significa todas
as pessoas de todas as nações, crenças, raças e tribos, ou pessoas DENTRE cada
tribo e povo? Não é muito difícil de entender esse significado, pois o próprio
texto o restringe. Quem recebe a vida eterna? É claro que todo aquele que
exerce fé e crê. Pergunta fundamental: São TODOS os homens de todas as nações que
tem demonstrado crerem em Jesus Cristo, ou pessoas DE CADA nação? A Bíblia e a experiência
têm demonstrado que nem todo tem fé em Cristo. Mesmo no tempo de Jesus, muitos não
creram nele (Joao 6:66). Logo, devemos interpretar esse texto como aplicado aos
eleitos, espalhados por todo o Mundo, os quais Deus amaram tanto, que enviou
seu Filho para lhes proporcionar a Salvação.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a
têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se
perca, senão que todos venham a arrepender-se. - 2 Pedro 3:9
Neste
caso, a dificuldade e entender qual o sentido da palavra TODOS. Novamente, se
entendermos a palavra TODOS, como significando cada pessoa de cada tribo e nação,
cairemos na armadilha do Universalismo. Então, como interpreta-lo corretamente?
Primeiro,
devemos saber a quem Pedro estava escrevendo essa carta:
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que
conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça dos nosso Deus e Salvador
Jesus Cristo: - 2 Pedro, 1:1
Ele
estava escrevendo a carta aos Eleitos de Deus. Aqueles que foram salvos e
resgatados pelo Cordeiro de Deus e que descansavam em Sua Justiça!
E
qual o contexto deste texto? Era a aparente demora da Segunda Vinda de Cristo.
E, a quem Pedro se dirigia quando afirmou ser Deus "longânime para
CONVOSCO"? Ele está falando aos Eleitos. E qual conclusão podemos chegar?
Que Deus aguarda com paciência para que NENHUM eleito se perca, mas para que
TODOS os eleitos de cada nação e tribo, possam chegar ao arrependimento!
Como
puderam perceber, uma boa analise pode ajudar-nos a interpretar corretamente
aparentes contradições ou discrepâncias textuais. Existem outros textos polêmicos,
mas devido ao tempo não nos aprofundaremos muito. O importante saber é que, com
uma mente aberta e sincera, além de muita oração, podemos descobrir
grandes perolas de conhecimento nas Escrituras.
Uma
última objeção que queremos expor e aquela que afirma que se esse o caso, a oferta de salvação feito pelo
Evangelho, não pode ser feita de boa -fé, já que apenas os eleitos
recebem a salvação.
Importante
salientar que essa doutrina afirma que Deus oferece de "bona fide" a salvação
mediante o arrependimento e a fé. Contudo, além de proporcionar o
meio pelo qual os eleitos são chamados a fé, a mensagem do evangelho também
serve de instrumento para demonstrar a obstinação humana em oposição a Deus e a
Sua Mensagem e como forma de remover todo vestígio de escusa. Os
pecadores poderiam afirmar, cinicamente, que aceitariam de bom grado se lhes
fosse oferecida a proposta da salvação, no caso de sua condenação, se nunca
tivessem ouvido tal mensagem. Neste momento, convém lembrar do que o SENHOR
Deus disse ao profeta Ezequiel:
E disse-me ele: Filho do homem, eu te envio aos filhos
de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm
transgredido contra mim até o dia de hoje. E os filhos são de semblante duro e
obstinados de coração. Eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor
Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde),
hão de saber que esteve no meio deles um profeta. - Ezequiel, 2:3-5
Chegamos
ao fim do estudo sobre Expiação Definida. Muita coisa ainda poderia ser dita,
mas nossa intenção é apenas dar um quadro geral sobre um assunto muito extenso,
mas que durante toda a história da Igreja, tem servido de fonte de
encorajamento e consolo para os Eleitos de Deus, além de mostrar que Deus
nutre um grande amor por seus filhos, e os tem separado dentre o mundo ímpio
para formar um povo apenas Seu, para Louvor da Sua Gloria! (1 Pedro 2:9).
O
próximo estudo tratara do quarto ponto da TULIP: GRAÇA IRRESISTIVEL. Fiquem
atentos ao blog e orem por nós e nossas famílias. Que Deus abençoe a todos vocês,
queridos leitores!
Shalom.
Livros
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