18 de jul. de 2015

Consolem-se com a expectativa da Segunda Vinda de Cristo





"Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” - 1 Tessalonicenses 5:11


Estou muito feliz e satisfeito por ter novamente a oportunidade de estar postando uma nova mensagem. Desculpem-me, mas devido a fatores que foram além de meu controle (meu netbook pifou e a Economia Brasileira não tem ajudado muito ultimamente) fiquei impossibilitado de escrever. Mas, desejo de todo o coração que tenham apreciado os áudios de alguns estudos bíblicos que realizei. Que Deus utilize este simples vaso na propagação do Reino de Deus.

O pequeno estudo de hoje está baseado na Primeira epistola aos Tessalonicenses, no capitulo 5 e versículos de 1-11. Faremos algumas pequenas exposições versículo a versículo, mas sugerimos que o leitor esteja lendo toda a epistola, assim terá uma visão geral da situação de nossos irmãos tessalonicenses e das importantes exortações e ensinos que o Apostolo Paulo, movido pelo Espirito Santo, transmitiu.

Antes, porém, de iniciarmos, devemos ter uma ideia geral da situação em que aquela igreja estava vivendo:

Paulo fundou a igreja de Tessalônica em sua segunda viagem missionaria. Era uma igreja composta por judeus, gregos devotos, gentios vindos do paganismo e algumas mulheres de origem nobre (Atos 17). Paulo ficou pouco menos que um mês e precisou fugir devido a intensa perseguição. Mesmo impossibilitado de retornar, enviou seu fiel filho na fé, Timóteo, para ter um relatório completo das necessidades dos tessalonicenses (1 Tess. 3:1-3). Segundo os eruditos, Paulo escreveu essa carta da cidade de Corinto. E o relatório recebido por Timóteo demonstrava que essa igreja passava por alguns problemas: Alguns irmãos estavam desconsolados pela morte de alguns entes queridos; outros se encontravam em estado de ociosidade; alguns estavam vivendo de forma desordenada; havia perseguição; tentação para retornar aos antigos hábitos pagãos; muitos começaram a questionar a autoridade de Paulo. Diante desses fatos, o Apostolo Paulo escreveu uma serie de instruções para orientar essa jovem igreja. Dentre essas, veremos mais detalhadamente aquelas relacionadas a segunda vinda de Cristo, com suas implicações, alertas e de que forma podemos consoarmos com esse ensino e aplica-lo a nossa realidade.

Volta de Cristo: Certa e Repentina

(1 Tess. 5:1) Irmãos, relativamente aos tempos e as épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;

Mesmo tendo estado tão pouco tempo em Tessalonica, Paulo teve tempo de ensina-los sobre escatologia ( estudo das Ultimas Coisas). Então Paulo simplesmente os relembra daquilo que já lhes fora ensinado.

(vers.2) pois vos mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão da noite.

Certamente Paulo tinha em mente o próprio ensino do Senhor Jesus ao comparar tal dia como a vinda de um ladrão noturno (Mateus 24:42-44). Mas primeiro e bom termos em mente o que significava o “Dia do Senhor”.

No Antigo Testamento esse dia se referia a intervenção divina na história humana, com salvação e julgamento. Assim registrou Isaias:
Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido. Isaias 2:12 (Talles Roberto que se cuide!)

No Novo Testamento, esse dia refere-se a Segunda Vinda de Cristo. O Próprio Jesus, nos ensina de forma inequívoca sobre essa interpretação:

Assim será no Dia em que o Filho do Homem se manifestar. (Lucas 17:30)

Esse não é um dia qualquer. E o dia da Restauração de todas as coisas, da Vindicação do Nome de Deus; a instalação plena de Seu Reino e o momento em que nos tornaremos como o SENHOR, tendo nossos corpos corrompidos, transformados, num corpo santo e glorificado (1Corintios 15:50-54).

A certeza da Vinda de Cristo e indiscutível. Mas, o tempo não há como saber. Jesus e Paulo apenas nos alertam sobre uma vinda repentina, súbita, avassaladora. Assim como a invasão de um ladrão no meio da noite. Não sabemos quando acontecera, mas por saber que algo assim pode acontecer a qualquer momento, podemos nos preparar para tal situação. E por estarmos cientes do Retorno de Cristo, tomaremos atitudes próprias para não sermos pegos de surpresa.

(Vers. 3) quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vem as dores de parto a que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.

Temos visto nos últimos dias uma busca incessante pela paz, seja regional, seja global. Por exemplo, depois de 50 anos de embargos econômicos a Cuba, os EUA reatam as relações diplomáticas com esse pais. Também vimos os EUA, junto com lideranças Europeias, fazendo acordos com o Ira, pais muçulmano, tradicionalmente um inimigo declarado dos EUA.

Claro que devemos ficar contentes com tais avanços. Contudo, devemos nos acautelar para não nos envolvermos numa possível histeria coletiva pela paz. Muitos passam a crer que os governos humanos são realmente capazes de trazer a verdadeira paz. Veem os governos humanos como soluções para todos os problemas da humanidade e passam a dar a honra que de direito pertence a Deus a homens e instituições humanas (Romanos 1:25). Paulo alerta aos Tessalonicenses e, por extensão a todo cristão, que o fato de ouvirmos falar de paz e segurança seria um dos sinais do retorno de Nosso Senhor. E interessante ele comparar a Segunda Vinda com o trabalho de parto. Iniciada as dores de parto, elas tendem a aumentar, num processo irreversível, ou seja, a mulher não pode voltar atrás. Uma vez iniciada as dores, elas levarão ao nascimento do bebe. Da mesma forma, a partir da manifestação dos sinais que caracterizam a Volta de Cristo, já na haverá mais volta. O processo e irreversível. Jesus está voltando!

(Vers. 4), Mas vos, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa.

Paulo mais uma vez enfatiza a vigilância continua sobre o Retorno de Cristo. Mais à frente veremos o motivo de tamanha ênfase nessa ordem.

(Vers. 5.) Porquanto vos todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.

A Luz representa o Próprio Deus (1 Joao 1:5). Então se somos de fato filhos de Deus, também podemos ser chamados de filhos da luz. Contudo, o que isso significa? Deus não tem pecado. Não possui erro. É Santo. Eterno. Justo. É Amor. Como filhos, herdamos algumas características de Nosso Pai Celeste. O Cristão terá uma vida moralmente pura, seguindo a vontade de Deus em todos os aspectos de sua vida. Crera na suficiência da Salvação através do sacrifício de Cristo. Não se envolvera com o Mundo, que está em trevas, que nada mais são que as hostes demoníacas, comandadas por seu general, o diabo. As trevas também simbolizam uma vida distante da influência de Deus.  O mundo jaz em trevas pois prefere seguir a vontade de satanás ao invés de aceitar o Senhorio de Jesus Cristo (1 Tess. 5:18; Joao 17:16; 1 Joao 5:19)

(Vers. 6 e 7) assim, pois, não durarmos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam e de noite que se embriagam.

Paulo compara a falta de vigilância espiritual ao sono. Quem não está atento as mudanças dos tempos, nem tem se preparado para a Vinda de Cristo, esta como que dormindo, num sentido espiritual. Aqueles que tem preferido viver na pratica do pecado, distantes de Deus e servindo ao deus deste século (2 Coríntios 4:4), segundo o apostolo Paulo, estão dormindo e embriagados com as ilusões deste Mundo descaído. Seu conselho e claro: Que não venhamos a retornar a nossas antigas praticas pecaminosas, nem venhamos a nos deslumbrar com as aparentes maravilhas que se encontram fora da Igreja de Cristo.

(Vers.8) nos, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação.

Paulo confirma que os leitores tessalonicenses estavam vivendo uma vida realmente crista. Lutando contra as influencias satânicas e de sua pecaminosidade. Mas, eles não precisavam lutar pelas suas próprias forças. O Senhor concedeu-nos o Espirito Santo para podermos lutar e vencer essa terrível batalha. Paulo cita 3 ferramentas essências nessa batalha: fé, amor e esperança.

A fé e a certeza de que todas as promessas de Deus se cumprirão (Hebreus 11:1). Nada pode abalar mais o espirito de um ser humano que a dúvida e a incerteza. Quem tem fé em Deus, jamais perecera ou será envergonhado;

O Amor e o próprio Deus (1 Joao 4:8). E quem perdera uma batalha, se tiver Deus a seu lado? Paulo diz isso de uma forma esplendorosa: “ Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” Romanos 8:37.

Esperança nos da forca quando tudo parece está dando errado. Quando estamos no meio da tempestade, temos a certeza que Cristo vira para acalmar a tempestade (Marcos 4:35-41). Esperar em Cristo não e algo vão, pois quem fez a promessa e Fiel (Hebreus 10:23).

(Vers. 9-10) Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.

As pessoas não gostam de ouvir falar da ira de Deus. Preferem ignorar esse aspecto e se concentrarem apenas no amor Dele. Mas evitar esse assunto ou pregar sobre um deus mutilado, não pode alterar a realidade da Palavra de Deus. Muitos pensam em Deus em termos humanos e comparam a nossa ira com a divina. Estamos sobre a influência do pecado. Nossas emoções estão distorcidas e alteradas. Deus, contudo, e perfeito e sabe controlar de forma plena seus atributos. E a Ira de Deus não e sem direção. Ela tem um alvo especifico:

A Ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça. - Romanos 1:18

Fica claro que O Deus Santo jamais poderia permitir o pecado, nem seres que preferem seguir seus caminhos.  Na Volta de Cristo, toda a Ira divina será executada contra aqueles que preferiram seguir o caminho das trevas. Seu fim será no Lago de Fogo (Apocalipse 20:10,15). Paulo relembra aos irmãos tessalonicenses que eles, contudo, não estavam destinados para esse fim terrível. Eles foram salvos não apenas do pecado e do diabo, mas de sofrerem todas as consequências do Julgamento Divino. E por que? Porque estavam em união com Cristo, ou como o mesmo Apostolo também disse em outra epistola: “ Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. ” Romanos 8:1.

Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador pode fazer toda a diferença para sua vida atual e futura. Pense nisso! (Atos 2:38-39).

(Vers. 11) consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.

Por que Paulo relembrou aos irmãos tessalonicenses sobre o ensino da Volta de Cristo? Não foi com o fim de ficar especulado sobre datas ou infundir medo nos indecisos e incrédulos. A finalidade era consolar e edificar a vida daqueles irmãos que se encontravam cercados por tantos problemas e tribulações. O consolo de saber que seu SENHOR retornaria era um forte encorajamento. Demonstrava que Deus não havia se esquecido de Seu Povo. E dava animo para que o evangelho fosse pregado ainda mais, pois ainda havia muitos que ainda viviam debaixo da Ira divina!

Da mesma forma, vivemos em tempos intensos, onde a perseguição e a influência demoníaca têm se infiltrado em nossas fileiras. Podemos nos desanimar e sentirmos desejo de retornar ao Mundo do qual fomos resgatados. Mas, se nos lembrarmos de ficarmos vigilantes, tendo confiança que as promessas de Deus se cumprirão, não permitiremos que o espirito do Mundo Satânico venha a influenciar nossa relação com nosso Resgatador. Somos de Cristo e nada poderá nos separar de Seu amor. Console-se com essas admoestações do Espirito Santo. Edifique vidas através da pregação da mensagem do evangelho. E fiquemos vigilantes! Somos filhos da luz. Somos filhos de Deus!

Shalom

Seminarista Marcio Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário