13 de jul. de 2015

Não toqueis no ungido do Senhor! - Uma mordaça contra os Crentes.








Diariamente somos bombardeados com notícias que nos deixam perplexos do ponto de vista cristão. A sociedade está a cada dia se deixando levar por falsos mestres e falsos pastores (2 Pedro 2:1-3; Mateus 7:15-20; Romanos 16:17,18; 1 João 4:1)

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. - 2 Pedro 2:1-3

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. – Mateus 7:15-20

Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. - Romanos 16:17,18

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. - 1 João 4:1



Muitos ditos "Pastores" e "Mestres" buscam obter respeito ou autoridade usurpando-se das palavras descritas 1 Samuel 24:6, 1 Samuel 26:11, 1 Crônicas 21,22 e Salmos 105:15 onde é dito a seguinte sentença: "Não toqueis no ungido do senhor (ou não toqueis nos meus ungidos). Essa declaração tem sido levantada como um estandarte por pregadores e pastores neopentecostais para reprimir toda e qualquer acusação que recaiam sobre eles, trazendo assim um julgamento e punição contra os seus acusadores, pois estes estariam indo contra o escolhido do próprio Deus. Muitos irmãos leem essas passagens, porém não conseguem extrair, abstrair delas o real significado.

Quando a Bíblia usa a expressão “ungido do Senhor” ao referenciar-se aos reis de Israel, ela o faz por que os mesmos foram postos em suas posições por determinação e escolha direta de Deus; Deus comissionava os profetas (como Samuel) para efetivarem ou separar os escolhidos de Deus para o serviço monárquico, mediante o derramamento de óleo sobre as suas cabeças - esse rito chamava-se unção. As escrituras relatam que o Profeta Samuel realizou duas unções - a de Saul (conforme 1 Samuel 10:1) e subsequentemente a de Davi (1 Samuel 16:13).

Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança? - 1 Samuel 10:1

Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá. 1 Samuel 16:13

O "Rei Ungido" Davi reconhecia que Saul que estava na posição de Rei (ou ocupava o cargo monárquico) devido o designo de Deus, mesmo que este estivesse usando a sua posição de forma indigna. Assim a recusa em matar Saul, era por que Davi não queria ser acusado de ter em suas mãos o sangue do ungido por Deus para assumir o seu lugar como rei de Israel. Porém nós temos que observar uma diferença entre "matar" e "confrontar"; Davi não fechou os olhos para as abominações que Saul estava praticando contra Deus, e ele diversas vezes confrontou as perversidades e as injustiças Saul - 1 Samuel 24:15.

Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão. – 1 Samuel 24:15

Davi não buscou matar Saul (o ungido do Senhor), porém invocou o juízo de Deus contra aquele Rei diante de todo o seu exército, além de solicitar a Deus castigo contra Saul devido as falsas acusações contra Davi - 1 Samuel 24:12.

Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti. – 1 Samuel 24:12

Davi deixou nas mãos de Deus o julgamento ou punição contra Saul, onde o próprio Deus reclamaria a vida daquele monarca por seus pecados e infidelidade - 1 Samuel 26:9-10; Hebreus 10:31.

Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá; - 1 Samuel 26:9-10

Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. – Hebreus 10:31

Durante o seu exílio Davi compôs vários salmos, onde ele orava para que Deus o livrasse de seus inimigos (inclui-se aqui o próprio Saul), e isso fica claro no Salmo 18 onde lemos que Deus o livrou das mãos do "homem violento" (Salmos 18:48), e que Deus tomou "vingança" subjugando aqueles aquém o perseguiam (Salmos 18:47). Ou seja, Davi não queria ser aquele que haveria de matar o perverso e ímpio Rei Saul, pelo fato de o mesmo ter sido ungido pelo o próprio Deus para ser Rei de Israel. Davi respeitava a Saul como Rei de Israel, porém ele tinha uma autoridade maior para ser respeitava - Deus. O amor, zelo e confiança que Davi tinha em Deus o impeliu a enfrentar, confrontar, invocar o juízo e a vingança de Deus contra Saul, e por fim entregá-lo nas mãos do Senhor para ser castigado por seus pecados. Davi enfrentou Saul por que esse desviou-se dos caminhos do Senhor e assim se tornou repreensível.

O que é difícil de entender por que os pastores e líderes neopentecostais tomam a história da recusa de Davi em matar Saul, (pelo o fato dele ter sido "o ungido do Senhor"), para servir de base para o descabido pensamento de não questionar, confrontar, contradizer, discordar e mesmo enfrentar com ardor pessoas que ocupam posição de autoridade nas igrejas quando os mesmos se tornam repreensíveis no ensino doutrinário e na prática (pessoal e litúrgica). Todo líder espiritual (Pastores, Presbíteros, Diáconos, Reverendos, Bispos, Mestres etc.) merecem toda a nossa confiança e respeito, e devemos observar a autoridade deles – enquanto, é claro, eles estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e verdadeira. Quando se tornam repreensíveis, devem ser corrigidos e admoestados. Paulo orienta Timóteo da seguinte maneira, no caso de presbíteros (bispos/pastores) que errarem:

"Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam" - 1Timóteo 5:19-20.

O versículo acima diz: “que vivem no pecado”. Analisando o contexto, o Apóstolo Paulo está fazendo uma direta referência aos presbíteros mencionados no versículo anterior, e os mesmos deveriam e devem ser repreendidos/questionados/confrontados publicamente (diante de toda a Igreja). O mais impressionante é que em nenhuma passagem das escrituras nós observamos, Jesus ou os apóstolos se valendo desse pensamento de "imunidade da unção" quando estes foram perseguidos, acusados ou vituperados pelos os "seus irmãos". O melhor exemplo é o do próprio apóstolo Paulo, que fora "ungido" por Deus para o ofício de apóstolo dos gentios. Paulo sofreu ironia, escárnio, ultraje, sarcasmo nas mãos dos irmãos de Corinto, que ele próprio chamava de filhos na fé como observamos:

Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco. Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis. Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos. Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados. Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores" - 1Coríntios 4:8-17.

É interessante observar nesse relato que nenhuma única vez, o Apóstolo Paulo repreendeu a igreja ou os seus pontuais acusadores com a expressão: “como vocês ousam se levantar contra o ungido do Senhor!”. Irmãos lembremos que todos nós fomos ungidos pelo o Senhor quando fomos batizados pelo o Espírito Santo no momento de nossa conversão, e esse Espírito nos impele a trabalhar para Deus com todo o nosso empenho, amor e zelo, e aqueles que verdadeiramente foram ungidos por Deus para o trabalho pastoral, não respondem aos questionamentos e críticas, emudecendo as ovelhas com a frase “não me toque que sou ungido do Senhor,” mas sim com a pregação da verdade, trabalho, argumentos fundamentados na Bíblia, verdade e sinceridade, dizer “Não toque no ungido do Senhor” é a pura fuga para aqueles não tem argumentos fundamentados para dar como resposta.

Irmãos, hoje vemos que grande parte da “igreja” se encontra presa em conceitos não bíblicos, dos quais essa “imunidade do ungido” está enquadrada, porém essa não é a única falácia teológica ou litúrgica que falsos mestres e falsos pastores tem impregnado dentro da sociedade cristã. Muitos irmãos têm se levantado contra essas HERESIAS apresentando a palavra de Deus como único fundamento para a nossa vida, e assim tem se livrado das amarras legalistas que esse movimento tem infundido na nossa sociedade. A visão dos pastores atuais é semelhante a postura tomada pelo o clero da igreja Católica, onde o Papa é a autoridade máxima, e questionar a sua postura e determinações é aos olhos deles afrontar o próprio Deus, e assim punível com a excomunhão direto para o inferno. Devemos lembrar que os pastores são homens pecadores e passíveis de erros, e assim é dever da igreja se portar contra uma atitude não bíblica, ou que não reflita a santidade e louvor a Deus. O próprio apóstolo Paulo questionou/inqueriu/se opôs a uma atitude não cristã tomada pelo o Apóstolo Pedro registrada em Gálatas 2:11-21:

Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.  Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão. - Gálatas 2:11-21

Imaginem a situação: Paulo, um ex-Fariseu, um ex-perseguidor, um convertido que não havia andado com Jesus (porém fora concebido como apóstolo fora do tempo – como abortivo), estava repreendendo um dos Apóstolos escolhidos pelo próprio Senhor, aquele que em um único discurso converteu 3000 almas, que havia aberto o caminho para a pregação gentílica, aquele que o próprio Paulo chama de coluna (Gálatas 2:9)! E qual foi a reação de Pedro? Ele por acaso disse que Paulo não podia “tocar/repreender o ungido do Senhor?” Não, ele reconheceu o seu erro e mudou o seu proceder, por que Paulo argumentou fundamentado na Palavra do nosso Senhor, e não no grito, ou na imposição de autoridade querendo intimidar. Mas tarde o Apóstolo Pedro recomenda as Epístolas/Cartas do Apóstolo Paulo para as igrejas em 2 Pedro 3:15,16.

Busquem ter a palavra de Deus como frontal em suas vidas. Demande tempo lendo-a, estudando-a, meditando sobre as palavras de Deus, pois somente por aprendermos a verdade poderemos nos livras dos erros que existem nas igrejas. Não tenham medo do seu pastor, antes temam o Senhor pois esse sim tem poder para lhe dar vida ou fazê-los sofrer no inferno!

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. – Mateus 10:28

Desejo que Deus possa abrir os olhos dos irmãos e que a luz do verdadeiro evangelho possa penetrar e transformar as suas vidas para a glória de Deus.
Graça e Paz

Por Leandro Rocha

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