15 de jul. de 2015

Não transformemos os Púlpitos em locais de Entretenimento





Essas palavras foram pronunciadas por Spurgeon no The Metropolitan Tarbenacle Pulpit em 5 de Fevereiro 1888. Nessa ocasião a Igreja Batista de Londres estava passando por um grande problema - a abertura para o pragmatismo. A igreja estava aderindo a uma forma mais liberal de teologia, abolindo de seus púlpitos pregações "chocantes" ou "impactantes" onde a centralidade da mensagem era Cristo e o arrependimento, por uma forma de pregação morta, onde as expectativas do ser humano eram colocadas à frente de Deus. Os púlpitos estavam sendo transformados em palcos (pois não havia praticamente diferença entre ir ao um teatro ou a uma igreja - a mensagem eram as mesmas "entreter o público"), os pastores estavam mais preocupados em encher as suas igrejas com músicas, danças, do que apresentar a sã doutrina. E os homens que buscavam os "seus próprios desejos" anelavam por esses cultos, como sabiamente foi dito por Spurgeon: "Na falta de pão (alimento espiritual sadio proveniente de Deus) eles se alimentam com cinzas, rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo o caminho da tolice". Essas palavras foram proferidas a 127 anos, e quão vividas atualmente elas o são. Hoje os pastores estão mais preocupados em manter a igreja cheia (visando os dízimos e ofertas) pregando mensagens antropocêntricas e triunfalistas que tem por objetivo satisfazer o ego dos membros; essas "pregações" minimizam e deturpam a mensagem do Evangelho, privando os homens do conhecimento e aconchego de Deus. O povo que não foi sadiamente alimentado, não consegue reconhecer a verdade diante de seus olhos, e não conseguem enxergar que o objetivo da igreja não é animar, entreter, alegrar ou fazer uma pessoa poderosa, mas, confrontar o pecado, levar ao arrependimento, expor a verdade bíblica, e principalmente pregar o verdadeiro evangelho de Cristo. Quão longe as nossas igrejas estão das Boas Novas de Salvação expostas e transmitidas por nosso Senhor.

Que as palavras de Charles Spurgeon sirvam de alerta para a nossa igreja contemporânea - dê pão e não cinzas para o povo!

Se a sua igreja, não prega sobre arrependimento, sobre mudança de atitude com relação ao pecado, se a pregação é voltada para o ser humano com mensagens triunfalistas (vitória pessoal, vitória financeira, vitória... vitória... vitória...), onde a palavra de Deus é colocada em segundo plano, onde é permitido o "mundanismo" dentro da igreja (balada gospel, night gospel...), fuja dela, pois essa "igreja" não está dentro da visão cristã como nos dizem os textos abaixo:

Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

1 João 2:16,17 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre

* Quando nós começamos a colocar coisas do mundo dentro da igreja, isso constitui "amizade" com o mundo, e para Deus isso é considerado adultério e aquele que a pratica estará sujeito a ira divina (todos, desde a pastores a membros estarão sujeitos a ira santa de nosso Deus) - assim não consinta com praticas mundanas dentro da igreja como baladas dentro da igreja. Pois aqueles que assim vivem, passarão (irão para o inferno) juntamente com o mundo, porém aqueles que fazem a vontade de Deus viverá para sempre.

Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

* Paulo nos informa que o crente não deve ser conformado ou moldado pelo mundo, assim tudo que é apreciado, ou é normal no mundo, deve ser evitado pelo o cristão. Nós temos que andar contra o fluxo, nadar contra a maré, deste modo, aquilo que é aceitável para o mundo (vestimenta, músicas, modo de falar e se portar, entretenimento) deve ser evitado pelos os cristão. Isso não quer dizer que não devamos nos divertir, ou se vestir bem, mas tudo que façamos deve ter como objetivo a gloria de Deus, e nunca a nossa própria satisfação como o próprio Apóstolo Paulo nos informa:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. - 1 Coríntios 10:31,32

Não devemos causar escândalo aos não crentes, se nos portamos iguais a eles, como poderemos confrontá-los com a verdade do evangelho? Aos seus olhos não teremos "moral" para confrontá-los, por isso o Apóstolo Paulo lutava contra as suas vontades, os seus desejos e suas atitudes, para se mostrar irrepreensível diante dos homens aquém ele estaria pregando - "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." - 1 Coríntios 9:27

Irmãos busquem a santidade, busquem a palavra de Deus, busquem o arrependimento, busquem a Deus. Não permitam que o evangelho seja deturpado ou conformado diante desse mundo, não deem créditos aqueles que assim o praticam. Lutem pela a verdade, sejam zelosos pelo o nome de Nosso Senhor custe o que custar. Paulo, Pedro, João, Lutero, Spurgeon e outros grandes irmãos pagaram um alto preço por manter a sobriedade e santidade nas igrejas, então façamos o mesmo para que sejamos luzeiros nesse mundo permeado de trevas espirituais e doutrinárias.

Graça e Paz

Leandro Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário