21 de jul. de 2015

CIDADE DE DEUS - Nosso Verdadeiro Lar






Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura.
(Hebreus, 13)


Hoje estamos acostumados a viver em cidades grandes, barulhentas, fervilhantes e cheias de vida. Temos tudo que possamos precisar: Sejam gêneros alimentícios, roupas, trabalho, escolas, hospitais...tudo gira em torno das cidades. Todos os relacionamentos humanos de ordem econômica, social, religiosa acontecem em cidades. Calcula-se que mais de 95% da população brasileira vivam em cidades. Sem dúvida, elas são a base da estrutura social e política do mundo atual.
A origem das cidades e bem antiga. Historiadores relatam que os homens viviam como nômades, nos primórdios do mundo. Por volta de 5500 anos atrás, as civilizações já se reuniam e habitavam em pequenos centros urbanos. A maioria dos historiadores concorda que as primeiras cidades surgiram na civilização Suméria, localizada na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde se encontra o atual Iraque.
Uma coisa comum a grande maioria dessas cidades antigas (incluindo as egípcias, Indianas, Chinesas e Ameríndias) era seu governo teocrático. Elas eram governadas ou por líderes considerados como deuses ou seus representantes legais. Havia comercio, pequenos artesãos, trabalhadores livres..., contudo a elite dominante eram os deuses. Não havia distinção entre Estado e Religião.

Atualmente tudo gira em torno das cidades. E embora nos vivamos num Pais onde existe a separação entre Estado e Religião, podemos dizer que, nos bastidores, cada cidade tem sido governada, não apenas por seus líderes humanos, mas pelo príncipe das potestades do ar, Satanás (Efésios 2:2. 6:12). Muitos não se veem morando fora de uma cidade, e sentem calafrios só de pensar em passar uma noite num sitio distante!
Contudo, não importa em qual cidade estejamos morando atualmente. Para o cristão, ela não passa de uma moradia temporária! E isso nada tem a ver com a crise econômica que estamos vivendo. A Palavra de Deus e muita clara nesse assunto:

Vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; - 1 Pedro, 2:10,11

O Cristão não pertence mais a esse mundo. Ele foi comprado com o sangue de Cristo e, pode-se afirmar que sua nacionalidade mudou. Sua pátria mudou. Entretanto, ela não se localiza em nenhum lugar desse Planeta. Incrivelmente, nossa Pátria está nos Céus!

Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, - Filipenses, 3:20

Quando voltamos nossa atenção ao Livro de Genesis, podemos verificar a origem da primeira cidade, registrada no capitulo 11, o qual transcrevemos:

Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra. - Gênesis, 11:1-9

Após o Diluvio, o povo, que na época falava apenas um único idioma, decidiram construir uma cidade. Claro que não há pecado algum em querer melhorar de vida, e num mundo onde todos dependiam uns dos outros, seria vital que pudessem estar próximos para se protegerem e se abrigarem. O erro deles não foi a cidade em si, mas a INTENSAO com a qual queriam construir a cidade: Eles queriam fama. Queriam mostrar que poderiam fazer qualquer coisa, sem precisarem de Deus. A Torre que, pretendiam, tocasse o Céu, longe de ser apenas uma obra de arte, seria um monumento dedicado a rebeldia humana, por irem contra a ordem de Deus, de se espalharem pela terra (Genesis 1:28), além de atuar como um símbolo religioso.  Foram encontradas nas ruinas das cidades mais antigas da região, onde se supõe, foi construída também A Babilônia, pequenas torres, chamadas Zigurates, que tinham por fim o culto religioso daqueles primeiros povos pagãos.

O SENHOR, não deixou passar essa ação impune. Milagrosamente confundiu a língua daquele povo, e eles tiveram que se espalhar por toda a Terra. E a construção da Torre foi cessada!

Milhões de cidades atuais são filhas daquelas primeiras. E novamente afirmamos, nada há de errado com as cidades em si. Contudo, muitas são conhecidas por vários atos que refletem o mesmo espirito de rebeldia contra Deus, que Babilônia demonstrou. Roubos, prostituição, cobiça, irreverencia... apenas para mencionar alguns aspectos, tem sido observado na grande maioria das cidades. Muitos tem construído & grandes Torres& para si. Tem procurado seus próprios interesses e vivendo como se não precisassem prestar contas a ninguém.

Mas, como disse o Apostolo Paulo:

Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. - Romanos, 14:12

Embora vivemos, trabalhemos, estudemos e nos relacionemos com os habitantes das cidades, não seguimos seus hábitos e costumes. Temos hábitos e costumes próprios de nossa Pátria. Por exemplo: Pense num estrangeiro que venha trabalhar aqui no Brasil. Imaginemos um americano. Ele fala outra língua, se veste do jeito típico americano e se alimenta como americano. Será que ele se dá ao trabalho de aprender nossa língua, se alimentar do nosso jeito e até a tomar a mesma quantidade de banhos como nós? Quem já lidou com americanos (e posso dizer por experiência própria), sabem que eles são muito fieis a sua cultura.

O Cristão sabe que pertence a um Reino diferente. Mas muitas vezes não pára para pensar realmente sobre sua Cidade. E isso e importante para que não venhamos a não esquecer quem somos em Cristo e para vivermos a altura, como verdadeiros embaixadores do Reino de Deus! (2 Coríntios 5:20)

Primeiro, temos que ter a certeza que Jesus já preparou um lugar especial, que está esperando apenas a nossa chegada! Um lugar muito especial: A Casa do Pai:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. - João, 14:1-3

E onde fica exatamente essa casa? Muitos logicamente diriam: No céu. E estão certos. Mas a Bíblia nos dá maiores informações sobre esse lugar preparado para seus filhos:

Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos; um do monte Sinai, que dá à luz filhos para a servidão, e que é Agar. Ora, esta Agar é o monte Sinai na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. - Gálatas, 4: 22-26

Paulo faz uma alegoria sobre a vida de Abraão, Sara e Agar. Sara Representa a Nova Aliança. Agar a Antiga. Agar representa a cidade da Jerusalém terrestre, presa ao antigo pacto, e, por conseguinte a escravidão ao pecado. Sara representa a cidade da Nova Aliança, onde reina a Liberdade dos Filhos de Deus (2 Coríntios 3:17), a Jerusalém Celestial. Paulo chega a chama-la de & Nossa Mae&, ou seja, fonte de vida, conforto e proteção.

Mais nos e revelado sobre a Natureza dessa cidade. Somos informados pelo escritor da epistola ao Hebreus, que Abraão espera por ela, em sua peregrinação por terras estranhas:

Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus. - Hebreus, 11:9,10

Abraão não espera apenas por um lote de terra para viver. Ele sabia que um dia morreria, e todos os bens e terras que possuía ficariam com Isaque. Ele ansiava por poder se encontrar com Seu Deus e Melhor Amigo. Ele queria morar com Deus. Desejava viver na Cidade de Deus, construída por Ele mesmo!

O Escritor de Hebreus nos revela ainda mais sobre esta magnifica cidade. Ela não é uma cidade pequena, com poucos habitantes. Ela e uma cidade vibrante, povoada com miríades de anjos e todos os santos que compõem e farão parte da Igreja Vitoriosa:

Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal assembleia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; - Hebreus, 12:22,23

Atualmente, a gigantesca maioria das pessoas não participa das decisões que são tomadas pelos governantes com relação ao que será feito nas cidades. Muitas vezes ficamos sabendo de tais decisões apenas muito tempo depois. E praticamente como se nem fizéssemos parte da cidade. Somos como cidadãos-fantasmas. No máximo, entramos em estatísticas em momentos de eleição.

Na Jerusalém Celestial não será assim. Ao Cristão que persevera, será lhe dado um grande privilegio: Ser uma Coluna no Santuário de Deus:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. - Apocalipse, 3:12

Calma, não seremos concretados numa coluna por toda a eternidade! O Apostolo Joao usa de simbolismos em todo o livro do Apocalipse. Na antiguidade, era um costume pagão honrar o sacerdote de um templo através de um acréscimo de uma coluna ao local. Joao apenas está mostrando ao "crente fiel que ele tem a segurança de ser estabelecido eternamente no reino e na comunhão com Deus." (Bíblia Shedd, nota de rodapé, pág. 1762).

Os dois primeiros capítulos da Bíblia falam da criação dos céus e da Terra. Os dois últimos falam dos Novos Céus e da Nova Terra. Os dois primeiros capítulos falam da morada terrena do Homem, o Jardim do Édem. Os dois últimos falam da Morada Celeste, a Nova Jerusalém, que desce do Céus como um Noiva adornada para seu esposo. A mente humana não consegue captar a grandeza desse momento, quando tudo se fara novo. Quando parece, o material se unira ao espiritual e o Céus descera a Terra. Em Nossa Cidade, não haverá lugar para dor, choro, roubos, violência, guerras, fome, doenças, depressão, insegurança ou qualquer outro tipo de males. Onde Deus habita, não existe espaço para nenhuma dessas coisas!

Nossa Cidade e belíssima. Joao a retrata como cheia de muitas joias e esplendor. Anjos guardam suas entradas. Ela e retratada como um cubo perfeito, simbolizando toda a perfeição de Deus.
Porem, não existe templo algum para se adorar a Deus em nossa Cidade. E por que? Por que o Próprio Deus e o Santuário, ou seja, Ele em Pessoa está nessa Cidade!

Na Nova Jerusalém não precisaremos nos preocupar em pagar contas caras de Luz. Nenhum apagão tirara nossa paz e sossego. E por que? O Senhor E a Luz que iluminara nossas vidas!
Não precisaremos nos preocupar com arrombamentos ou pessoas com atitudes maléficas. Suas portas ficarão abertas sempre, pois só será permitida a entrada daqueles que estão Inscritos no Livro da Vida!

Na Jerusalém Celestial não há nenhuma maldição. Da mesma forma que no Édem existia uma arvore da vida, na Nova Jerusalém Também existe. E ela trará vida e cura para seus cidadãos. Nunca mais o Mal e o pecado afligirão os cidadãos do Reino de Deus!

Toda essa descrição se encontra nos capítulos 21 e 22 de Apocalipse. Claro que não podemos entender tudo de forma literal. Joao teve uma visão de coisas espirituais as quais ele não tinha nenhuma referência. Ele usou coisas matérias para explicar o espiritual. Mas, podemos ter a certeza que essa Cidade será infinitamente melhor e maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. Afinal, Seu construtor e Deus!

E essa cidade foi feita para nós! Para os eleitos de Deus, Salvos em Jesus Cristo, fieis até o fim! Quando bater o desanimo, o desespero e o medo... Quando a perseguição se intensificar... Quando puserem a prova a sua fé, lembrem-se QUEM vocês são em Cristo, do galardão que os espera e da nossa linda Cidade, a Nova Jerusalém. Não somos cidadãos deste mundo em falência. Somos cidadão livres! Somos filhos de Deus!

E caso você não seja cidadão do Reino, ainda dá tempo de mudar de "nacionalidade".

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, - Atos, 3:19
Shalom
Seminarista Marcio Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário