1 de mai. de 2013

A Biblia e o Alcool - Pode o Cristao ingerir Bebidas Alcoolicas?






Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. - Eclesiastes 9:7

 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; - Efésios 5:18
     

       Um feriado no meio da semana! Como e bom dar uma pausa depois de se trabalhar muito nos últimos dias. Embora esse dia do trabalhador não seja um feriado prolongado, muitos aproveitarao para fazer algum tipo de lazer, ou irem visitar amigos e parentes, ou mesmo ficarão em casa (como e o caso deste jovem arauto do evangelho) curtindo sua família. Muitos irão a praia, ao campo e procurarão aliviar as tensões e o estresse acumulado. Uma forma de aliviar a tensão, muito utilizada pelos brasileiros, e a ingestão de bebidas alcoólicas. Uma cervejinha, uma taca de um bom vinho, conhaque, vodca, ice... Existem bebidas para todos os tipos e gostos. Algumas com elevadíssimo teor alcoólico, como a nossa pinga (por volta de 44% de álcool em sua composição), ou outras com teor menor como a Ice (por volta de 5,5%). Enfim, para quem aprecia, não falta variedade.

     A dúvida de muitos que seguem a Cristo e que se estes pode ingerir bebidas alcoólicas. Muitos perguntam se e um pecado ou não consumir bebidas alcoólicas. As igrejas evangélicas, de modo geral, não concordam com o uso de álcool por seus membros, enquanto que alguns grupos religiosos permitem, desde que não se venha a abusar de seu uso (embriaguez). Todos utilizam a bíblia como regra de fé para expor suas doutrinas. Como podemos então chegar a verdade sobre o assunto? 

     Antes de verificarmos o que as Santas escrituras dizem, vamos aprender o que a literatura secular diz sobre o efeito do álcool em nosso organismo e na sociedade como um todo.

O Dr. Dráuzio (em seu site http://drauziovarella.com.br) nos ensina sobre o caminho do álcool no organismo:

"O álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno e, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado, ou seja, o organismo procura formas para livrar-se dele, destruindo suas moléculas e expelindo pequena porcentagem delas pela urina, suor, hálito, etc. O que sobra desse metabolismo inicial vai exercer sua ação em todo o organismo, pois são necessárias várias passagens pelo fígado para que ele seja destruído completamente. É no fígado, portanto, que a estrutura química do álcool é alterada e ele é decomposto em gás carbônico e água."

O álcool percorre praticamente todo o organismo da pessoa. Inicialmente ele produz uma sensação de relaxamento e bem-estar. A pessoa fica desinibida e alegre. Mas qual a consequência das bebidas a médio e longo prazo? (Afinal, são bem poucas pessoas que bebem apenas uma vez ou outra).

 O Dr. Dráuzio nos responde:

"Os danos que o álcool produz a médio e longo prazo no organismo são os mais importantes. As pessoas em geral se preocupam com o efeito do álcool no fígado, mas o dano que ele provoca no cérebro, especificamente na memória, é muito mais grave e mais comum. Exames neuropsicológicos que avaliam a memória e outras funções cerebrais em pessoas não necessariamente dependentes de álcool, mas que tomam três doses de uísque por dia, comprovam a existência de danos sutis na memória e na rigidez do pensamento, que elas não percebem ou atribuem ao processo natural do envelhecimento. A evolução pode ser lenta, mas o uso nocivo do álcool dentro desse padrão médio de consumo já acarretou com certeza distúrbios cerebrais."

       Certamente, que ninguém ira perder a memória ou ter uma lesão cerebral de uma hora para outra ao tomar apenas uma garrafa de cerveja! Mas, mesmo uma dose mínima de álcool, já pode alterar a coordenação motora do indivíduo. Prova disso e a tolerância zero da lei seca, onde não se pode encontrar vestígio algum de álcool no sangue do motorista.

      Mesmo para aqueles que "tomam um porre" apenas nos fins de semana, pode haver consequências trágicas para o organismo. Muitos nem se "lembram" do que fizeram e acabam por serem levados pelos colegas para casa. O Dr. Dráuzio nos diz mais sobre isso:

"Esse fenômeno se chama black-out ou apagamento. Parece que o álcool inunda algumas áreas do cérebro e produz esse efeito. Esse é um momento bastante perigoso na vida dessas pessoas, porque ocorreu um dano cerebral agudo que as expõe a grandes riscos. Dirigir automóvel intoxicada dessa forma, por exemplo, aumenta enormemente a probabilidade de acidentes graves, porque os reflexos são toscos e as reações lentificadas."

       Observamos que, biologicamente, o álcool pode vir a trazer graves prejuízos a saúde, se utilizado de forma indiscriminada. E quais suas consequências a nível social?

        A CISA (centro de informações sobre saúde e álcool - http://www.cisa.org.br), distingue os problemas decorrentes do abuso do álcool:  No trabalho; Na família; em relação a pobreza e na violência doméstica. 

Vejamos em detalhes cada item:

  • Trabalho"O consumo de bebidas alcoólicas pode potencialmente diminuir a produtividade.O absenteísmo (faltas ao trabalho) associado com o uso e dependência de álcool representa um custo substancial para empregadores e para o Estado. Ademais, diversos estudos têm demonstrado a ligação entre uso abusivo de álcool e desemprego, com uma relação causal sendo estabelecida em ambos os sentidos, ou seja, com o uso abusivo de bebidas alcoólicas levando ao desemprego e com a perda de trabalho resultando em consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Estima-se em 30% as taxas de absenteísmo e de acidentes de trabalho causadas por dependência de álcool na Costa Rica. Na Índia, os números indicam que de 15 a 20% do absenteísmo e 40% dos acidentes de trabalho são devidos ao consumo de álcool";
  • Família: "o uso de bebidas alcoólicas está associado às consequências negativas tanto daquele que bebe quanto de seu companheiro e filho. Os danos do álcool à família podem vir de diversas formas, seja pela saúde física e mental de seus membros, seja pela saúde financeira do lar. O consumo de álcool durante a gravidez pode resultar em complicações para a saúde da criança, como a Síndrome Fetal Alcoólica. Ademais, o uso dessa substância pelos pais também está associado ao abuso de crianças e às repercussões negativas para o universo social, psicológico e econômico do infante. O dinheiro gasto com álcool pode desfalcar o orçamento doméstico de um lar carente de recursos financeiros, deixando seus membros à mercê de intercorrências e suscetibilidades."
  • Pobreza: "As consequências econômicas do uso de álcool são significativas especialmente em regiões de elevada pobreza. Além dos gastos com a bebida, o usuário abusivo de álcool sofre outros prejuízos, como, por exemplo, exposição a trabalhos mal remunerados, perda de oportunidades de trabalho, gastos crescentes com saúde devido a doenças e acidentes e dinheiro gasto em decorrência de problemas com a lei envolvendo o uso de bebida. Em um estudo recentemente conduzido no Sri Lanka relacionando álcool e pobreza, 7% dos homens entrevistados afirmaram ter gastos com bebidas alcoólicas que superavam sua renda mensal;"
  • Violência doméstica: "Os estudos, de um modo geral, têm mostrado que o uso de álcool está presente em um número significativo de casos de violência doméstica. Essa substância tem se mostrado um forte fator de risco para a violência marido-mulher. Essa relação, contudo, é complexa e envolve uma série de outras variáveis. Assim, o papel do álcool nessa questão ainda é incerto. Em um estudo envolvendo episódios de violência doméstica reportados pela polícia de Zurique (Suíça), evidências apontaram para o envolvimento de álcool em 40% das situações investigadas. As autoridades policiais, assim, afirmam que houve uma clara relação entre álcool e violência em ao menos 26% dos casos estudados. Quanto a violência doméstica, as evidências apontam para uma forte relação com o beber abusivo, seja ele usual ou ocasional. Um estudo conduzido na Nigéria exemplifica essa forte relação entre álcool e violência doméstica, na medida em que o uso de etanol esteve envolvido com 51% dos casos de marido que utilizou uma faca para atingir a esposa.


      Pode-se observar que as consequências a nível social também não são das melhores. E isso sem mencionar as milhares de pessoas mortas todo ano no transito, devido a acidentes, causados por pessoas que se encontravam embriagadas no volante.

        Com relação a estes dados, cada um pode tirar suas próprias conclusões. E a palavra de Deus, que diz sobre este assunto?

O Álcool e a Bíblia

       Historicamente todas as civilizações antigas conheciam a produção de álcool. Foram encontrados relatos de sua utilização, por volta de 6000 A.C., no Egito e na Babilônia.

        Na Bíblia, a primeira menção de uma bebida alcoólica se encontra no relato de Genesis sobre Noé. Após o diluvio, Noé plantou uma vinha e de seus frutos fez vinho. O primeiro caso de embriaguez e relatado nessa passagem pós-diluviana, com serias consequências: 

 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. - Gênesis 9:20-27

        Um problema familiar já surgia, como consequência do abuso do álcool. Que outras citações a bíblia faz sobre o assunto. Vejamos:


Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o brasílico morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez. - Provérbios 23:29-35

 O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. - Provérbios 20:1

       Deve-se observar que estes versículos NÃO estão proibindo o consumo de álcool, mas sim mostrando as consequências de seus abusos e a falta de sabedoria da pessoa em utilizar-se dele sem controle.

       Mas, será que a bíblia condena todo o consumo de álcool? Infelizmente, para aqueles que pensam que a palavra de Deus condena o álcool, existem textos que nos mostram o oposto:

 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. - Eclesiastes 9:7

 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. - João 2:1-11

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. - 1 Timóteo 5:23

 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. - Mateus 26:29

       Muitos ficam indignados com o fato de se afirmar que até Jesus Cristo ingeriu uma bebida alcoólica. Utilizam-se então do argumento de que o vinho utilizado não continha álcool, mas era um tipo de suco de uva. Porem, convém salientar que havia um costume na época (e ainda hoje existe!) de se oferecer primeiro as melhores bebidas, e quando o povo já estivesse embriagado, se serviria a de menor qualidade, pois as pessoas não perceberiam a diferença. O mestre-sala elogiou o noivo pois este estava servindo o melhor vinho (a agua transformada em vinho por Jesus) até o final da festa. Fica difícil de se imaginar que este vinho que Jesus realizou por milagre fosse diferente do primeiro servido! (Entretanto deve-se ter em mente que a quantidade de álcool no vinho da época era menor que a dos dias de hoje, segundo alguns entendidos no assunto.)

       O álcool do vinho, na época de Jesus, também tinha seu efeito benéfico, pois servia como um bactericida, evitando assim a transmissão de algumas doenças, que eram transmitidas pela agua corrente, sem tratamento.

        O apostolo Paulo sugeriu a Timóteo que se utiliza-se de vinho, como um medicamento, por causa de seus problemas estomacais (que poderiam ser decorrentes do consumo de agua contaminada).

        O que podemos concluir disso tudo? Basicamente a bíblia não condena o uso do álcool, mas sim o seu abuso (embriaguez). Nenhum Cristão pode condenar outro por beber moderadamente (Se isso de fato e possível!).

       Porem, convém lembrar também alguns princípios ensinados na bíblia que podem nos dar uma direção sobre se devemos ou não usar tais bebidas:

 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? - Romanos 6:16

 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. - 1 Coríntios 6:12-13

 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. - 2 Pedro 2:19-20

       O Cristão e livre em Jesus! Podemos tudo, mas nem tudo e conveniente para nós! E reconhecido que o álcool e uma droga e como tal causa dependência. O dependente não bebe para viver, mas vive para beber. A bebida  tornar-se seu senhor. Mas como Cristão, quem de fato e seu SENHOR?

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. - 1 Coríntios 8:9-13

       Sua madureza e consciência lhe permitem beber? Ótimo! Deus o abençoe! mas, será que seu exemplo não está fazendo outros irmãos na fé tropeçarem? Devido a muitos dos motivos expostos, muitas pessoas, simplesmente não querem nem sentir o cheiro de bebida! Quanto mais conviver com quem bebe! Muitos creem que as bebidas não são para os cristãos. Sabemos que nada as condena na bíblia, mas será que iremos deixar um simples gosto pessoal desviar um irmão? Não devemos ter amor por ele? O próprio Paulo nos diz que se o comer carne fosse pedra de tropeço para algum irmão, ele nunca mais comeria! O amor ao próximo estava acima de seu gosto pessoal.

        Muitas igrejas evangélicas proíbem as bebidas para ajudarem as pessoas que já passaram por esse tipo de problemas (com bebidas). Mesmo na Santa Ceia, e utilizado suco de uva, como forma de respeito a esses irmãos. Imagine um ex-alcoolotra ingerindo, mesmo que um simples copinho de, vinho. Somente quem já passou por isso, sabe que apenas um copo de bebida pode fazer todo o vício retornar! (Não Criticando as igrejas -mesmo algumas evangélicas- que utilizam o vinho com álcool em respeito a tradição bíblica!).

         Podemos concluir que a ingestão de bebidas alcoólicas e uma questão de consciência. Não podemos julgar, nem sermos julgados, se fazemos uso ou não. Porém, aqueles que se consideram Cristãos, faróis para o mundo (Mateus 5:14), devem ter em mente que já não vivemos mais para nós mesmos, e sim para Jesus e seu Reino! e que tudo o que dizemos e fazemos deve ser para  a Sua gloria e honra. Então, reflita: Consumir álcool da Gloria a Deus?

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. - 1 Coríntios 10:31

Shalom

Melquisedeque






4 comentários:

  1. Caro blogueiro, eu gostei bastante sobre o tema por você comentado, porém eu percebi grande similaridade entre o texto por você escrito e um que a algum tempo eu já havia lido nesse blog -

    http://doutrinas.blogspot.com.br/2011/01/biblia-e-bebida-alcoolica.html

    não sei ao certo se você o usou como base ou não, mas as similaridades são grandes, então espero que Deus realmente ilumine os seus pensamentos de modo a expressar as suas próprias idéias (não estou dizendo que você tenha plagiado o conteúdo, porém outros pesquisadores poderão achar). Eu pesquiso blog's evangélicos a muitos anos e em poucos eu observei a coesão que existe entre Melquisedeque e L.R, não sei se são realmente duas pessoas diferentes ou apenas uma pessoa se passando por duas, porém embora haja diferenças de escrita e colocações das idéias, ambos possuem uma conectividade que é visivelmente percebida - é engraçado, quando leio parece que estou vendo gêmeos, que embora sejam semelhantes, possuem as suas próprias características peculiares.

    Os seus melhores comentários foram:

    - A Realidade do Inferno
    - Deus Resgata os Seus Servos
    - O Prólogo da Batalha Espiritual
    - O discípulo não está acima de seu mestre
    - Quem é Jesus - Criador ou Criatura
    - Quem ou o que é o Espírito Santo
    - Combatamos um bom combate
    - A Importância da Obediência a Deus
    - A Necessidade do Arrependimento
    - Instrumentos de Deus
    - Como encontrar a adoração que é aceita por Deus

    Se vocês pegassem esses textos e os re-organizassem ficaria um ótimo livro, pois esses comentários resumiram os principais pontos bíblicos, que mais divergem. Vocês mostraram que Jesus e o Espírito Santo fazem parte da Divindade, mostrou que nós como cristãos podemos ser semelhante ao nosso mestre Jesus (sofrendo como ele sofreu e seremos recompensados como ele foi), mostraram a importância de se chegar no final de nossa vida como cristãos e percebemos que em tudo fizemos o que era do agrado de Deus (combatemos um bom combate, e vencemos), porém como lutaremos se não estivermos equipados com a nossa armadura? Assim o prólogo da batalha nos mostrou como podemos lutar e sermos vencedores. Porém levando em conta que somos intrumentos de Deus, logo ele sempre estará nos usando para desempenhar-mos os seus designos, mas para isso temos que adorá-lo de modo correto e aceitável por ele, pois se assim não fizermos poderemos ir para o inferno! Porém, sempre há a possibilidade do arrempendimento e assim, se este for de coração poderemos ser resgatados por nosso pai.

    Então continuem nesse caminho, porém como dito anteriormente, pesquise sobre os pontos por vocês propostos, para não criar uma falsa idéia de cópia ou plágio, já que o blog de vocês é mais recente do que os outros

    Que a paz e a iluminação de Deus estaja ao seu lado.

    Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, Graca e paz!
      Fico feliz por saber que a polemica esta no ar! Embora este não seja o objetivo, ficamos alegres por saber que o texto tem sido lido e analizado. Diante de Deus, posso dizer que não foi realizado plagio. Incrivelmente esse não foi um dos textos que consultei em minha pesquisa. Isso so confirma a veracidade das afirmações, checadas por dois pesquisadores distintos e independentes. Qualquer semelhança e mera coincidência,ou como diz minha esposa, " no reino de Deus nao existem coincidencias, mas sim confirmacoes! Realmente pensamos em escrever um livro futuramente ( Melquisedeque e L.R. são duas pessoas distintas.) Desde já agradecemos pela ajuda e continue a nos ajudar e a acompanhar nosso blog!
      Shalom
      Melquisedeque

      Excluir
  2. ... esse texto está cheio de baboseira ;-)

    rs... Como você disse existem diversos problemas físicos, psicológicos e as vezes até espiritual, mas temos que lembrarmos que quando somos salvos, o espírito vive em nós então devemos estar livres de toda e qualquer reacaída, se tivermos é por que não estamos com Deus em sua totalidade. Por que se assim for um homem que tinha uma vida devassa não poderia ir a uma cachoeira ou praia, por que ficaria exitado por ver as mulheres de biquini.

    Temos que apenas buscar a Deus todos os dias e com certeza nos tornaremos completos para com eles. Será que no primeiro século na igreja primitiva não havia alcoolatras? Claro que tinha, mas Paulo disse muitos deles foram beberrões (outrora), então eles foram curados e participavam do pão e do vinho como os outros.

    criticas a parte, seu post foi algo instrutivo.

    Aliás o comentário do Junior aí em cima é verdadeiro, o blog que ele comentou está com o texto muito similar ao seu...

    Valewwwwwwssss

    Pedro Shwats

    ResponderExcluir
  3. Graca e paz irmao! Ficamos felizes com sua opiniao e o incentivamos a continuar a nos acompanhar! Nao podemos julgar quem e salvo ou nao mas devemos ajudar a todos a se achegarem a Deus. Com relacao ao blog citado como ja dito nao foi dos que pesquisei.Foi apenas o caso de duas pessoas distintas que pesquisaram sobre o mesmo assunto e que chegaram a conclusoes semelhantes. Foi simples coincidencia ou como diz minha esposa, no reino de Deus nao existem coincidencias, mas confirmacoes! Shalom
    Melquisedeque

    ResponderExcluir