15 de mai. de 2013

A Cruz de Cristo - Carregamos nossa cruz assim como Ele ordenou?





E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? 
Lucas 9:23-25


Atualmente vivemos num mundo onde as realizações dos próprios desejos e imperativa. Nada pode esperar. Furamos filas, pois nosso tempo e mais importante do que o das pessoas a nossa frente. Compramos as roupas da ultima moda, pois nos achamos melhores do que aqueles que só tem condições de comprar roupas simples. Buscamos os melhores cursos, pois desejamos trabalhar nas melhores empresas e com isso ganhar status social e, claro, mais dinheiro!

Não que buscar uma vida melhor seja algo ruim em si mesmo. O dinheiro não e o problema, mas o amor a ele, assim com ensina as escrituras:

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 
1 Timóteo 6:10

A cultura de hoje em dia, valoriza muito o acumulo de bens e a satisfação imediata de nossos desejos. Mesmo nas ditas igrejas neopentecostais, a ênfase tem sido dada, não ao Reino de Deus, mas na busca  por milagres e dons que auxiliem as pessoas "agora, neste tempo!" Uma cura rápida; orações pela prosperidade financeira; pedidos de casamentos; libertações espetaculares, quebra de maldições...

Novamente afirmamos que estas coisas em si mesmas não são pecaminosas. Vemos exemplos na bíblia de pessoas que foram abençoadas por Deus na área financeira (Genesis 28:4); sentimental (livro de Rute); libertação (Mateus 9:32)...

O problema e que as pessoas não querem seguir as simples palavras de Jesus ditas para todos os que desejam segui-lo:

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Mateus 10:38-39

Carregar uma cruz... Todos tem ideia de que a cruz era o pior instrumento de tortura criado pelos romanos do tempo dos apóstolos. A ideia de um condenado carregar sua cruz ate o local de execução e parecida com a ideia de se mandar uma pessoa cavar o próprio tumulo!

Mas por qual motivo Jesus nos mandaria carregar uma cruz? Certamente que nesta caso ele não se referia a uma cruz literal. Devemos descobrir o que a cruz significou para Cristo e depois, podermos aplicar em nossas vidas.

Entre muitas coisas, a morte de Cristo na cruz representou o perdão de nossos pecados e nossa reaproximação com Deus ( o objetivo de toda religião e justamente esse, reconectar-se com o Supremo. A própria palavra religião vem do latim, Religare, significando religar). Ao carregar a Cruz ate o Gólgota ( Colina fora de Jerusalém, onde Jesus fora crucificado) Jesus estava a carregar o peso de todos os pecados dos filhos da humanidade! Não que Jesus tivesse pecado, mas ele carregou nossos pecados e juntamente consigo mesmo, os levou na Cruz! Gloria a Deus!

Pela primeira vez na historia, desde a criação de Adão, passamos a ter novamente a oportunidade de estarmos diante de Deus, sem medo ou vergonha, pois nossos pecados foram crucificados e nossa alma lavada, com o sangue do cordeiro de Deus. E tudo porque nosso SENHOR carregou a sua cruz ate o fim!

E interessante observar que durante o caminho percorrido, Jesus, devido aos ferimentos, precisou de ajuda para carregar a cruz por uma parte do trecho:

E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz. 
Mateus 27:32

Isso mostra que temos uma parcela de responsabilidade em carregar a nossa cruz. Claro que todo o trabalho e de Cristo e que mesmo que nos esforcemos, jamais poderíamos pagar a divida que tínhamos com Deus. Mas esta passagem nos mostra que o SENHOR permite que façamos algo a respeito, pois com isso, temos uma oportunidade única: a de estar ao lado de nosso SENHOR quando Ele nos chamar!

Cristo começou a carregar sua cruz a partir de sua apresentação a Deus, apos ser batizado por Joao Batista (Marcos 1:9-10). Durante seu ministério Terrestre, Jesus cumpriu toda a lei, amou seus discípulos, curou doentes, ressuscitou mortos, sofreu perseguição de lideres religiosos, sofreu tentações do diabo... E tudo isso, em integridade, fazendo a vontade de Deus (Joao 5:30).

E a nossa cruz? Pelo que vimos, não e uma das tarefas mais agradáveis carregar nosso instrumento de morte! Mas e a morte de nossa vontade, nosso ego, onde nos sujeitamos totalmente a vontade de Deus, demonstrando a humildade máxima, assim como Jesus: 

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 
Filipenses 2:8

Qual e a sua cruz? o que você deve "crucificar" para poder realizar a vontade plena de Deus? O que te impede de seguir a Cristo plenamente? E o tempo que gastas vendo televisão ou estando na internet? E o desejo compulsivo de comprar roupas ou objetos caros? E o estar atrás de homens ou mulheres para "ficar"? Correr atrás de uma carreira e esquecer o mais importante de sua vida que e Cristo e sua família? Cada um deve considerar em oração qual a sua cruz, pedir a ajuda de Deus para carrega-la e então "crucifica-la!

O apostolo Paulo também precisou crucificar algo em sua vida, assim como ele mesmo nos diz na sua epistola ao Gálatas: 

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. 
Gálatas 6:14

Paulo era erudito, advogado judeu, ensinado por Gamaliel ( nobre rabino Judeu), de família rica, tinha cidadania romana. Um futuro promissor. Mas tudo o que ele considerou como sendo parte do mundo, ele carregou como sua cruz e em Cristo a crucificou! Jesus era mais importante em sua vida e ele sofreu muito ,como todo ser humano, mas Deus o honrou com sua salvação!

Nem todos sofreremos como Paulo sofreu. Mas seguir ao Senhor não e o mar de Rosas que muitos pregam:

Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 
João 15:20

E nosso dever carregarmos nossas cruzes, assim como nosso SENHOR Jesus carregou a sua. Devemos ser equilibrados neste assunto e não sair achando que devemos nos impor sofrimento desnecessário como forma de carregar nossa Cruz. O Espirito Santo mostra a cada um o que deve fazer nesse sentido, desde que o busquemos com fé e oração a Deus.

Fuja das coisas que o afastam de Deus. Carregue-as e as crucifique, para a gloria do Pai e para que tenhas a vida eterna prometida pelo Senhor. Sigamos a exortação de do Apostolo Paulo ao Jovem Timóteo:

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 
1 Timóteo 6:11-12




Shalom

Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário