16 de mai. de 2013

Somos apenas Faladores religiosos ou Servos do Deus Vivo.




Hoje pela a manhã eu estava dirigindo-me para o meu trabalho, quando eu ouvi algumas pessoas conversando à minha frente. Eles comentaram sobre a dificuldade de fazer algumas obras para Deus, e listaram algumas:

- Fazer Jejum
- Fazer Orações constantes
- Se envolver (amorosamente com pessoas cristãs)

Essas pessoas começaram a questionar a necessidade de tais práticas, dizendo que é complicado manter uma rotina e principalmente procurar por jovens que sejam "belos/inteligentes/trabalhadores/bem sucedidos" dentro da igreja. Porém elas afirmaram diante das suas amigas que são crentes fervorosas/devotas. Após escutar durante alguns minutos eu abri a minha bíblia, e curiosamente o livro aberto foi o de 2 Timóteo capítulo 3, eu achei muito interessante, pois nesse capítulo tem uma passagem que descreve muito bem a atitude dessas jovens. Para quem não conhece essa passagem, farei um pequeno resumo. O Apóstolo Paulo enviou uma carta para Timóteo (um jovem cristão que acompanhou Paulo em suas viagens Missionárias) que estava atuando como presbítero em Éfeso; Paulo nessa Carta estava aconselhando o Jovem Timóteo para não se desvirtuar da Fé, pois muito já o haviam feito (muitos com mais idade e experiência que Timóteo). Porém o Capítulo 3 é interessante por que retrata de algo generalizado, fala sobre o comportamento das pessoas na parte final dos dias. Paulo detalha várias ações que observamos hoje dentro de nossa comunidade, e lamentavelmente dentro de nossas igrejas. O ponto que destacarei está descrito no versículo 5a.

"...Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela." 2 Timóteo 3:5a (JFA)

Outras versões a vertem como abaixo:

"Elas farão de conta que são religiosas, mas rejeitarão o poder da religião." 2 Timóteo 3:5a - Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Muitos hoje se orgulham de ser cristão, estão sempre nas igrejas, louvando, orando, dando glória a Deus, porém fazem isso somente quando estão nas igrejas, quando estão fora acabam agindo igualmente aos não cristãos/os que vivem no mundo, negam-se a carregar a cruz, que Jesus disse que seus servos deveriam carregar - (vide o comentário - A Cruz de Cristo - Carregamos nossa cruz assim como Ele ordenou? - por Melquisedeque). Mas quando paramos para analisar algumas das religiões atuais vemos que acabamos fazendo o mínimo para Deus.
Segue-se abaixo alguns exemplos de religiões não cristãs que têm práticas elogiáveis, que muitos de nós deveríamos praticar:

Os mulçumanos praticam o Jejum de 12 horas, durante um período de 30 dias, o chamado Ramadã. Durante o Ramadã eles se abstém de alimentos, bebidas e até de sexo, em prol de um refino espiritual, buscando uma relação mais achegada a Deus (Allah). Além do Jejum eles se dedicam a leitura o Alcorão e orações. Os Mulçumanos oram 5 vezes por dia, em cima de seu tapete virado para Leste, em direção a Meca.

Os Judeus Ortodoxos, embora sejam bem radicais eles têm hábitos salutares. Eles apenas se relacionam com pessoas da mesma crença, procuram manter as partes do corpo mais cobertas possível (alegam que os homens são fracos e podem cair em pecado ao ver mulheres/homens desnudos), fazem uma leitura cabal, constante e diária do Talmude e da Torá (livros sagrados - o Talmude se ramifica em: Mishná, Guemará e Tanakh) e não deixam de estar presente nas sinagogas para apreciar a leitura bíblica.

Essas duas religiões são consideradas "ERRADAS", "PAGÃS", "HERÉDICAS" por muito de nós, porém eles embora não estejam vivendo de acordo com a crença Cristã, eles possuem hábitos que muito de nós não praticamos. Nós que dizemos possuir a salvação, reclamamos de fazer um jejum de 2 dois dias, ficar 1 hora orando, estar presente em todos os cultos, achamos difícil encontrar uma pessoa para namorar/casar dentro da igreja. Muitos cristãos podem ser enquadrados nas palavras do Apóstolo Paulo na carta a Timóteo; muitos falam "coisas" religiosas, porém rejeitam a Deus por suas práticas ou falta delas.

A exortação do Apóstolo a Timóteo é bastante útil e oportuno para todos os cristãos atualmente; temos que viver tendo em vista a recompensa que nos espera breve - a vida celestial, porém nós temos que travar uma luta contra nós mesmos, pois somos pecadores, e os nossos desejos é viver de acordo com o pecado, mas o Apóstolo Paulo nos incentiva a buscar a recompensa em suas palavras:

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."  1 Coríntios 9:24-27

Nós devemos guiar os nossos objetivos, buscar ultrapassar todos os obstáculos com determinação, pois sabemos que o nosso inimigo está nos rodeando como Leão querendo nos destruir (1 Pedro 5:8), então para nos fortalecermos temos que procurar fazer aquilo que as religiões têm de bom (1 Tessalonicenses 5:21), e aplicarmos em nossa vida cristã, embora o próprio Cristo nos exorte a proceder dessa maneira. Lembremos sempre das palavras de Paulo a Timóteo:

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:12-17


"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." - 1 Timóteo 4:14-16

Sabemos que as coisas não seriam fáceis para aqueles que buscassem servir a Cristo, porém nós não estamos sozinhos, temos o auxílio dos Pastores, Presbíteros, Missionários, Obreiros e principalmente a ajuda de Deus. Ele nos fornece a sua instrução através da Bíblia, basta nos apegarmos e nos ocuparmos nela diariamente, e assim passaremos de meros "faladores religiosos" e nos tornaremos verdadeiros servos Deus.

Irmãos espero que todos possam se beneficiar dessas palavras.


"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"


Por L.R

Um comentário:

  1. Que belo puxão de orelha você nos deu neste comentário. Eu as vezes sinto-me envergonhado de ver irmãos vivenciando isso que você colocou. Nós estamos sempre em busca de salvação, bênçãos que nos esquecemos de fazer a nossa parte nesse relacionamento com Cristo, é interessante como o seu comentário complementou o comentário anterior, mostrando que a nossa cruz é padecer dos mesmos problemas que cristo, é uma abdicação de nossa vontade para fazer a vontade do Pai. É dificil colocar na mente do crente que nem sempre receberemos bênçãos, mas independente de recebê-las ou não, temos que viver de acordo com as ordens de Deus. Porém grande parte dessa alienação vem dos cabeças, os pastores, que inculcam na mente dos fiéis a ideia de prosperidade, e acabam sufocando o amor, as pessoas acabam agindo por comoção em busca de resultados - semelhante ao povo de Israel - Esse povo honra-me com os lábios!!! Enquanto no coração estão bem longe de Deus.

    Continue trazendo mensagens como essa.

    Pedro Paulo
    Belém - PA

    ResponderExcluir