27 de mai. de 2013

Reflitamos Deus em nossas Vidas



"Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Estamos todos aqui!" O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". - Atos dos Apóstolos 16:23-31

Ontem eu lí essa passagem bíblica pela a "milésima" vez, e observei quão importante ela é para nós. Paulo e Silas estavam desempenhando os seus trabalhos ministeriais quando se viram diante de uma mulher que possuía um espírito de adivinhação, e constantemente ela clamava em voz alta: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam o caminho da salvação", porém Paulo e Silas ficaram incomodados com essa atitude - não da mulher, pois ela era apenas uma marionete mas mãos do Demônio - então Paulo repreendeu o Demônio em nome de Jesus e esse a deixou. Porém essa mulher rendia muitos lucros para os seus donos que fizeram com que Paulo e Silas fossem presos. Mas sob que acusação eles foram condenados? O Relato diz:

"Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar". - Atos 16:20-21

Esses homens de Deus, foram acusados de perturbação da ordem pública, por trazerem mensagens que "iam contra os costumes dos Romanos", e por isso foram açoitados e presos. Quantas vezes fomos acusados de perturbar a ordem pública em nome de Deus? Será que somos vistos com outros olhos em nossa comunidade pelo modo que nós nos comportamos? Pelo o modo que demonstramos a nossa Fé? Isso é algo que devemos nos perguntar constantemente. Nós como servos de Deus, temos que manter a nossa vida de acordo com as diretrizes determinadas por nosso senhor Jesus. Embora não tenhamos mais uma Lei escrita, devemos nos deixar moldar pela a lei que permeia os nossos corações, isso faz com que pensemos 1000 vezes antes de praticarmos alguma coisa, devemos nos perguntar: Será que essa roupa que estou vestindo, reflete as qualidades de Deus, ou eu posso ser enquadrado como uma pessoa do mundo? Será que as músicas que ouso estão dando glória e enaltecendo a Deus, ou apenas denigrem a imagem do nosso Criador? Será que os meus "amigos" de escola/trabalho conseguem ver em mim um Cristão, ou estou sendo apenas mais um na multidão? Refletir sobre essas perguntas nos fará compreender o alto padrão de moral e justiça de Deus. Paulo e Silas foram presos por serem diferentes, agirem de uma forma “desconhecida para os Romanos”, então, nós devemos ser igualmente reconhecidos em nosso meio, por refletirmos a diferença e não a semelhança com o mundo.

Após Paulo e Silas terem sidos açoitados eles foram encarcerados, e analisar esse fato é algo interessante. Os Romanos tinham o costume de prender os criminosos de várias formas diferentes, porém a forma mais comum era de prender os pés com uma estrutura de madeira maciça, contendo apenas um espaço para os pés, e correntes nas mãos dos criminosos, deixando-os em uma posição desconfortável e dolorosa. E era exatamente assim que Paulo e Silas se encontravam. Mas mesmo diante dessa situação difícil eles se mantiveram firmes, ao ponto de estarem orando e cantando Hinos a Deus. Isso nos mostra que esses homens refletiam Deus em seus atos. Muitas vezes nos encontramos em uma condição de cárcere, (o cárcere pode ser uma doença, um estado de queda espiritual, problemas familiares, tribulações, ou seja, tudo aquilo que nos tira a liberdade) e acabamos nos isolando do mundo, e nos esquecemos de Deus.  Esse afastamento do nosso Criador, acaba nos deixando vulneráveis aos laços de satanás, o diabo. Temos que lembrarmos que muitas vezes a nossa condição de cárceres/tribulações/problemas são uma forma de refino da fé, e uma demonstração para a humanidade do poder/importância de Deus em nossas vidas.

O apóstolo Paulo nos diz:

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. - 2 Coríntios 12:10

Temos que ter a mesma atitude que Paulo e Silas tiveram diante das adversidade que lhe foram apresentadas. Eles tinham todos os motivos para estarem deprimidos, magoados ou até irritados (ora... eles foram presos por que fizeram algo de bom para aquela mulher... a libertaram da influência demoníaca), mas eles não se deixaram cair nas armadilhas de Satanás, pelo o contrário, eles mostraram para os Céus e a Terra a alegria de servir a Deus, não se deixaram abater, pois sabiam que Deus estava do lado deles. E Deus se alegrou de tal maneira que fez com que “um tremor de terra” caísse sobre aquela cadeia e imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. Que grande demonstração de reconhecimento da aprovação de Deus!!!

Irmãos, muitas vezes somos assolados, perseguidos, ou mortos por causa da nossa fé em Deus, embora pareça que estamos sozinhos, devemos sempre lembrar desse relato, pois Deus está sempre ao lado dos seus servos, mesmo quando esses se deparam com a morte. Muitos de nossos irmãos têm morrido por causa da sua fé. Pelo o fato de acreditar em Jesus como nosso salvador, irmãos em países islâmicos, ou ateístas são mortos em praça pública, apedrejados, queimados, degolados ou alvejados a balas; para alguns essa convicção "cega" é uma loucura que não vale o sacrifício, mas para nós não é um sacrifício, pois se estamos aqui hoje, é pela a vontade de Deus, e somos seus servos, seus filhos, seus soldados e estamos dispostos a entregar a nossa vida - caso seja necessário - por nosso Grandioso Deus.

Como dito anteriormente, nós devemos ser um reflexo para as pessoas que estão no nosso meio, devemos sempre refletir as qualidades de nosso Deus, e Deus muitas vezes nos põe em uma situação para servirmos como seus instrumentos. Paulo e Silas estavam presos, e em suas cadeias, oraram e cantaram Hinos a Deus (glorificando a Ele), Deus providenciou a libertação para eles, porém eles não partiram. Por que? Paulo era cidadão Romano e sabia o triste fim que aquele soldado responsável pela a sua guarda teria caso fosse encontrada as celas vazia, então ele naquele momento serviu como instrumento de Deus e impediu que aquele rapaz tirasse a sua vida ao ver que os presos tinham supostamente fugido. A ação de permanecer em suas selas, foi um testemunho para aquele soldado, que reconheceu que aqueles homens tinham algo de diferente, tinham a unção de Deus em suas vidas, e isso o motivou a se tornar um Cristão, não só ele, mas também os membros de sua família.

Hoje nós temos um importante papel na nossa sociedade. Nós temos que servir de Luz para esse mundo caído. Nós devemos através de nossas atitudes, servimos de referencial para as pessoas que estão a procura de um escape, como um farol que ilumina durante a noite, nós devemos iluminar a sociedade que vivemos, trazendo mais e mais pessoas para a Luz e longe da escuridão desse mundo.

Irmãos busquemos ter a consciência de que o nosso trabalho não é dentro da Igreja, não, é lá fora, onde as pessoas necessitam de salvação, temos que nos empenharmos em divulgar as verdades bíblicas, temos que nos empenhar em sermos reconhecidos como diferentes, temos que nos empenharmos em adquirir mais e mais conhecimento das escrituras, temos que estar aptos para sermos usados por Deus quando necessário, e o primeiro passo para sermos Luzeiros para a humanidade é a oração. Temos que orar, não de forma mecânica, decorada, não, devemos conversar com o nosso Pai Celestial, devemos desenvolver uma relação achegada com Deus, pois só assim conseguiremos nos aproximar e refletir com mais intensidade o brilho que ele nos provê.

Desejo que todos se habilitem para serem servos mais preparados para Deus, lembrando sempre que aquilo de mostramos exteriormente, acaba refletindo o que há dentro de nós.

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." - Lucas 6:45

Se estivermos cheios de Deus a nossa boca/atitudes irão transbordar das Bênçãos divinas, porém se não estivermos, apenas transbordaremos as coisas do mundo.

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"

Por L.R

2 comentários:

  1. Que a Paz de Deus esteja com você irmão Leandro!
    Após ler pela a manhã a sua postagem eu fiquei literalemente sendo incomodado pelo o espírito santo, e este me motivou a fazer uma análise crítica acerca de suas palavras. O mais impressionante é a permeabilidade que você fez entre os tópicos apresentados de um modo simbiótico, mostrando que para toda ação por nós tomadas, recaí uma reação, que pode não ser favorável, mas sempre há um propósito. Muitos acham que Paulo e Pedro foram presos por causa das acusações por eles feitas, mas eu vou mais além, Deus tinha um propósito muito mais perene. Deus sabia que aquele soldado era um cristão em potencial, mas ele necessitava de um empurrão, uma motivação para tomar essa decisão. Então Deus em sua tremenda sabedoria, fez com que Paulo e Silas, libertasse aquela mulher da opressão e/ou posseção demoníaca, fosse acusados de pertubação pública e fossem presos, e através da demostração de fé e louvor aquele carcereiro vivenciaria a misericórdia de Deus, pois mesmo depois de Liberto aqueles homens permaneceram naquele local e deram testemunho não em palavras mas através de obras para aquele carcereiro, e assim possibilitou a conversão do mesmo. Então hoje nós como servos do Deus Vivo, temos o mesmo dever, de sermos ferramentas de Deus para tocar os corações das pessoas. Sei um pouco da sua história, e sei quão limitado você hoje pode estar, mas irmão lembre-se, que sempre há uma forma de louvar e magnificar a Deus, e a idéia desse blog foi divina (interferência de Deus), pois você está fazendo aquilo que você sempre fez. Nós somos a Luz do Mundo...

    Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:14-16

    Então vocês estão deixando brilhar a vossa luz nos culmes dos montes, já que vocês estão atingindo diversas pessoas, em localidades longínguas.

    Estou muito feliz em ser o seu irmão.

    Que Deus os Guie. E permitam ser guiados por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão,
      Fico feliz em saber que os nossos comentários tem conseguido atingir as pessoas. O nosso maior objetivo é a divulgação do evangelho de modo simples e dinâmico. A nossa evangelização visa tocas as pessoas intimamente, fazendo-as refletir sobre as suas vidas e o modo como encaramos a nossa submissão ao nosso Criador. Todo aquele que se proclama Cristão é uma luz para a humanidade, e temos a obrigação de afastar todos aqueles que sinceramente amam a Deus dessa escuridão espiritual na qual a humanidade se encontra.
      Agradeço o seu comentário. Você conseguiu abrangir um aspecto muito interessante sobre os atos de Deus em nossas vidas - Paulo e Silas foram presos para poderem salvar a vida daquele soldado!!! Ótima aplicação.
      Desejo que você continue contribuindo com o nosso blog.
      Que a paz de Deus esteja com você.

      Excluir