28 de mai. de 2013

Igreja - Nossa Familia Em Cristo



Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 
Salmos 133:1


E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe 
Mateus 12:47-50

Como e bom voltar a escrever! Depois de uma semana árdua em dois empregos, finalmente consegui um tempo para retomar meus comentários. Inclusive em minha igreja, da qual precisei ficar distante devido as atividades semanais, pude ter ontem, em uma reunião com alguns irmãos, um vislumbre da presença do SENHOR. Éramos apenas por volta de 10 irmãos e irmãs, juntamente com o Pastor. E pude comprovar nesse pequeno encontro, a veracidade das palavras de Jesus:


Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 
Mateus 18:20


Tivemos um agradável estudo da bíblia juntos e, mesmo que eu não tivesse uma convivência continua com a maioria deles, pude me sentir "em casa", com meus irmãos e irmãs em Cristo. Então, tive a ideia de escrever sobre este tema.

Por que vemos tanta desavença e desunião dentro de muitas igrejas?  Observamos uma luta continua por poder, onde muitos "irmãos" buscam a fama; desejam os cargos de maior visualização e para conseguirem, não buscam a face do Senhor em oração e jejum e nem se dedicam ao seu aperfeiçoamento no estudo da Palavra de Deus. Eles se utilizam de meios ímpios para atingirem seus fins: Denigrem a imagem de quem pode estar atrapalhando, através de fofocas, ou até mesmo mentiras descaradas. Bajulam líderes e pessoas chaves. Doam somas em dinheiro de importância significativa para a igreja, não de coração sincero, mas somente por interesse próprio. Pregam um evangelho diferente, liberal, onde somente as opiniões de acadêmicos ou pessoas influentes tem vez. Pervertem a Palavra de Deus para se adequar as suas necessidades e os mais ousados "criam" novas religiões ou seitas.

Muitos críticos se utilizam dessas falhas para argumentarem que Deus não está nas igrejas e generalizam ao dizer que TODOS os irmãos são ladroes ou pedófobos (Acusações feitas a alguns "pastores" que tiveram problemas com isso), são invejosos, ciumentos, que não amam o próximo de forma legitima... Enfim, as acusações são muitas e para quem nunca entrou numa igreja, ao saber disso, pode chegar a conclusão até de que Deus de fato nem deve existir!

Porém, para as pessoas sinceras, que buscam a Deus, devem ter a opinião Dele, em primazia, sobre o assunto.

Mesmo sendo nascidos de novo, e lavados com o sangue do Cordeiro, devemos ter em mente que ainda somos humanos. E imperfeitos. A Bíblia nos diz:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 
Romanos 3:10


Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 
Romanos 3:23


Diante disso, já deveríamos esperar que defeitos de caractere poderiam vir a surgir, mesmo entre os Filhos de Deus na Terra.  Satanás e os anjos que o seguiram em sua rebelião contra o SENHOR, que eram perfeitos e viviam diante Dele, vieram a cair em pecado (Apocalipse cap. 12) então, que dirá de nós, ainda destituídos da gloria completa?

Não queremos dizer com isso que devemos ignorar os aspectos ruins ou então nos utilizarmos dele propositalmente. Na bíblia, temos um exemplo interessante sobre uma discórdia entre dois irmãos na fé. Um cometeu o pecado do favoritismo. O outro o acusou diante de outros irmãos na fé. O clima ficou tenso. Pode-se pensar que as pessoas que estiveram envolvidas eram pessoas de fé fraca, talvez recém- convertidos. Enganam-se. Estes eram o Apostolo Pedro e o Apostolo Paulo! :

E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Gálatas 2:9-15

Houve um encontro entre irmãos na cidade de Antioquia. Era para ser um encontro de paz, amor fraternal e troca de informacoes sobre os avancos da obra missionaria. Porem, devido a uma falha do Apostolo Pedro, que preferiu agradar ao judeus presentes, o Apostolo Paulo (Que tambem errou, pois preferiu expor Pedro ao inves de o chamar no canto e lhe mostrar sua falha), sem papas na lingua, apontou o pecado de Pedro aos outros irmaos. Isso nao lhe parece familiar? Será que já não fostes acusado de algo, diante de outros dentro de sua igreja ou célula? Mesmo que você se considerasse culpado, ainda assim, não gostaria de ser chamado a atenção dessa maneira. Pedro errou. Paulo também.

Mas será que eles nunca mais se falaram? a Bíblia não diz diretamente, mas podemos inferir que eles continuaram se considerando irmãos. Vejamos o que Pedro diz sobre Paulo em uma de suas cartas:

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 
2 Pedro 3:15

Será que você citaria o nome da pessoa que te humilhou em público, caso não a tivesse perdoado?  Podemos crer que Paulo e Pedro resolveram suas diferenças.

O Apostolo Paulo também teve que lidar com problemas entre duas irmãs, chamadas Evodia e Sindique :


O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. 
Filipenses 4:2-3 ( NVI)


A bíblia não revela o motivo da desavença entre essas duas irmãs. Mas certamente não foi algo pequeno, pois Paulo as cita por nome em sua Carta aos filipenses e exorta que elas vivessem novamente em harmonia com o SENHOR.

Não sabemos se elas acataram ou não o conselho de Paulo. Mas nos, hoje, podemos fazer algo a nosso respeito. Não podemos mudar as outras pessoas, mas podemos nos mudar, seguindo os princípios bíblicos e assim procurarmos ter uma melhor convivência com nossos irmãos na fé.

Eis algumas "dicas" do que podemos fazer para sermos a "Luz" de nossa igreja (Joao 12:36):

Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. 
1 Pedro 3:9-11

Te magoaram ou ofenderam de alguma forma? Seu irmão não correspondeu a tua altura? Não te deu a paz do Senhor hoje? Ora, não aceite a seta de satanás! Não responda a ofensa, mas ore por ele. Não faca fofocas dele. Busque a paz.

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

1 Pedro 5:5-7

Estas buscando grandes coisas? Primeiro humilhe-se diante do SENHOR! Va procurar um banheiro de sua igreja para limpar; Limpe as cadeiras. Olha a poeira em cima do altar, não vai limpar? Quer ser um líder da mocidade ou Pregar para grandes assistências? Aprenda primeiro a obedecer a seu Pastor e depois saberás como liderar outros.

Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 

Tiago 5:9


Não fique se queixando dos defeitos de seus irmãos. Tenha paciência com eles, assim como Deus tem paciência de seus defeitos, e só você sabe o quão es problemático!

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 
Tiago 5:13-16

Quando foi a última vez que chamaste algum irmão de sua igreja para um jantar em sua casa? Quando foi que convidaste alguma irmã para um culto doméstico? Com orações, música e a ministração da Palavra? Quando foi que fostes a casa de um irmão enfermo e oraste pela saúde dele? Seu irmão pecou contra ti. Você já o perdoou? Mesmo que no momento ele não lhe libere o perdão, você, como Servo de Cristo tem a ordem de perdoar (Mateus 18:21) e ainda deve orar por ele! Acha difícil? Estreita e apertada e a estrada da Salvação meu irmão!

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 
Marcos 12:31

Ames a teu irmão! E um mandamento. Mas muitos argumentam: - Mas eu amo meu irmão, pois eu o cumprimento na igreja e vez por outra converso com ele! Ah! Amado! Sabe qual e a verdadeira demonstração de amor ao seu irmão ou irmã na fé? Ei-la:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (Irmãos e irmãs!) João 15:13

Isso mesmo. Você daria a sua vida pelo seu irmão de igreja? Se ambos estivessem numa situação em que somente um poderia sair com vida, você cederia a chance de viver para ele? Jesus fez isso por nós, ao morrer em nosso lugar na cruz. Ele deixou o exemplo. Cabe a nós segui-lo...ou não. Só depende de ti!

Amados irmãos, não somos perfeitos. Os membros de sua igreja não são perfeitos. Somente Cristo e a Igreja são perfeitas. Não sejamos como os incrédulos que saem apontando as falhas de alguns cristãos somente para justificarem as suas próprias faltas! Cristo nos amou, mesmo sabendo que nem sempre, viveríamos de acordo com Sua vontade. Porém, nos perdoou e nos amou até o fim. Quando todos os apóstolos o abandonaram na Cruz, ainda assim, Ele entendeu sua situação e os perdoou. Não devemos nos, como Discípulos de Jesus imita-lo?
Não fiquemos vivendo dos erros cometidos por nossos irmãos. Também pecamos e esperamos ser perdoados também. Ao invés de ficamos nos acusando, sigamos os princípios de Deus para uma boa convivência, manifestando os frutos do Espirito Santo:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
Gálatas 5:22

Estes frutos criarão uma igreja forte e sadia, digna do SENHOR Jesus. Porém, existem igrejas que preferem manifestar outros frutos:


Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:19-22

Caso tais frutos existam em vossa igreja, não se apresse em fugir dela. Ore, busque a orientação de Deus e busque irmãos fieis que adorem o SENHOR em espirito e verdade e causem um avivamento nela!!! O Espirito Santo e Maior que qualquer obra da carne!

Não se esqueçam que ainda não chegamos no fim de nossa carreira crista. Ainda há muito a ser feito. Ame a seus irmãos e reflitam nas seguintes palavras do Apostolo Paulo:

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 
Filipenses 3:12-14

Shalom


Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário