16 de mar. de 2013

A necessidade do Arrependimento.






A palavra pecado significa literalmente "errar", tanto o termo hebraico hhattáʼth como o grego hamara, denotam o sentido de errar ou não atingir um alvo, caminho, marco ou ponto certo. Ou seja, o pecar significa estar em um proceder errado, não aprovado por nosso Deus. Porém a bíblia nos diz que o nosso "coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância." - Gênesis 8:21. Se desde o ventre nós já somos pecadores, então como podemos vir a agradar o nosso Deus? Existe alguma maneira de sermos aprovados por ele?

A bíblia nos diz que Deus é paciente conosco, pois ele não deseja a nossa destruição, mas que nós alcancemos o "ARREPENDIMENTO"(2 Pedro 3:9). A chave para termos a nossa aprovação diante de Deus é nos arrepender.

Mas o que significa arrepender-se? O verbo “arrepender-se” significa “mudar de atitude com respeito a uma ação ou conduta passada (ou tencionada), por se sentir lástima ou dessatisfação”, ou “sentir lástima, contrição, ou compunção, pelo que a pessoa fez ou deixou de fazer”. Ou seja temos que deixar de lado o nosso antigo proceder e começar a viver uma nova história, totalmente voltada para Deus.

A bíblia nos exorta constantemente ao arrependimento, como forma de "aprovação diante de Deus", como nos mostra os textos abaixo:

# Atos 26:20 - Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

# Romanos 2:4 - Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

# Ezequiel 33:11 - Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que o seu povo haveria de morrer, ó nação de Israel?

# Lucas 15:7 - Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

A bíblia nos exorta constantemente ao arrependimento, como forma de "reconhecimento de nossos erros", como nos mostra os textos abaixo:

# Romanos 3:23 - "...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus."

# Romanos 5:12 - Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.

# Lucas 18:9-14 - A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

A bíblia nos exorta constantemente ao arrependimento, "para abandonar o nosso modo de vida anterior", como nos mostra os textos abaixo:

# 1 Pedro 4:3 - No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

# Colossenses 3:5-10 - Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência[a], as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

# 2 Timóteo 2:25 - Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade.

# Romanos 12:2 - Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A bíblia nos exorta constantemente ao arrependimento, "que todo aquele que se arrepende deve mostrar a sua evidência", como nos mostra os textos abaixo:

# Mateus 3:8 - Dêem fruto que mostre o arrependimento!

# Atos 26:20 - Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Deus é um Pai tão amoroso que ao arrepender-mos ele literalmente põe uma pedra no passado, os textos abaixo mostram essa magnífica atitude:

# 2 Crônicas 7:14 - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

# Ezequiel 33:14-16 - E, se você disser ao ímpio: Certamente você morrerá, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo; se ele devolver o que apanhou como penhor de um empréstimo, se devolver o que roubou, se agir segundo os decretos que dão vida e não fizer mal algum, é certo que viverá; não morrerá. Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Ele fez o que é justo e certo; certamente viverá.

# Atos 3:19 - Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.

Hoje temos um mediador, pelo o qual podemos pedir ajuda para alcançarmos o arrependimento genuíno. Através do sacrifício e nome de Jesus, nós temos a certeza que as nossas súplicas por perdão serão escutadas, pois ele garantiu que aquele que se arrependesse receberia o seu espírito (Atos 2:38) e seria ajudado/sustentado por ele (1 João 2:21).

Então irmãos arrependei-vos, mudai o vosso proceder, pois todos nós temos algo para ajustar. Embora estejamos buscando o nosso embraquecimento no sangue resgatador de nosso senhor, ainda vivemos nesse mundo perverso e pecador, então tenhamos sempre em foco o reino, nunca deixemos de colocar a Deus acima de todas as coisas, pois quanto mais distantes de Deus, mas perto do pecado e da morte.

Busquem a Deus constantemente. Louve, ore estude as escrituras, pois assim ficaremos fortalecidos e aptos para suportar todas as pressões que nos levam a ruína.

Lembre-se: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:6)

"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"



Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário