12 de mar. de 2013

Instrumentos de Deus




“Este homem é o meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.” Atos 9:15 NVI

O artista para fazer uma pintura, precisará de instrumentos: tela, tinta, e claros pincéis. Você concorda que somente os instrumentos por sí só nada fazem? Eles precisam de alguém que possa utilizá-los, aproveitando suas funções únicas e, por fim, realizar sua obra prima. Do mesmo modo, Deus utiliza cada um de nós (como ferramentas) para realizar Sua obra.
Deus é um Grande Artista; suas obras englobam tudo: desde o vasto universo até nós, seres humanos. Porém, desde os tempos antigos - e ainda hoje - Ele comissionou pessoas para desempenharem a Sua obra. Somos instrumentos nas mãos de Deus, e temos todos a “mesma” importância para Ele. Nenhum instrumento é mais importante do que outro: todos contribuem para a Sua Obra; assim como um pincel sem a tela não faz a pintura, Deus nos utiliza para desempenhar os seus propósitos aqui na Terra. (1 Coríntios 12:14-18)
Há diversos tipos de dons e ministérios; porém, tudo isso existe pela graça de Deus (1 Coríntios 12:4-11). Cada um de nós tem uma capacidade, uma especialidade, que é útil para a obra de Deus. Na “caixa de ferramentas” de um artista não há somente pinceis, ou tintas, mas sim uma variedade de instrumentos, do mesmo modo na “caixa de ferramenta divina”, existem pessoas com diversos dons, todas aptas/prontas para servir os seus irmãos, (1 Pedro 4:10) e que unidos trabalham na edificação do Corpo de Cristo: a Igreja.
Mas, se Deus é o artista e nós as ferramentas, então, o que podemos fazer? Nada, pois somos apenas ferramentas? Não é assim que as coisas funcionam na obra de Deus! Ele deseja que nós assumamos a responsabilidade de usar nossas habilidades ao invés de sermos “meras ferramentas” inertes. Através da parábola dos talentos (Mateus 25:14-30), vemos a disposição que Deus tem em conceder os seus bens/dons a os seus servos, porém cabe a cada um de nós tomar as devidas provisões para com eles. Será que iremos usar os nossos dons para multiplicar o rebanho de Deus, ou esconderemos os nossos talentos da vista do mundo? Devemos ter em nossos corações as palavras do Apóstolo Paulo a Timóteo: “Não negligencies o dom em ti” (1 Timóteo 4:14), pois todo dom é importante para a edificação do Corpo de Cristo.
Por fim, devemos nos acautelar quanto a nos gloriarmos por nossas obras ou pelos dons que possuímos. O apóstolo Paulo, apesar de saber da importância de seu ministério, tinha consciência de que era apenas mais um instrumento de Deus. Em sua primeira carta aos Coríntios, Paulo reconheceu que ele e Apolo foram apenas servos que contribuíram para a obra de Deus naquela localidade. Paulo “plantou”, Apolo “regou”, mas Deus é quem fez “crescer” (1 Coríntios 3:5-6).
Irmãos continuemos a ser instrumentos de Deus, sempre prontos para a sua magnífica Obra.
"Que o Amor de Deus, a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo sejam com o povo de Deus hoje e sempre. Amém"



Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário