5 de mar. de 2013

A Obrigação de Instruirmos os Nossos Filhos.



A Obrigação de Instruirmos os Nossos Filhos.


Hoje devido a globalização e o dinamismo da informação, nós passamos muito mais tempo diante de um computador, tablet ou um celular, e muitas vezes negligenciamos os nossos deveres como pais, maridos e principalmente servos de Deus. Um grande problema atual é a insubordinação dos filhos diante de autoridades - Pais, Mães e Avós e Tios. Muitas vezes essa falta de respeito e temor é agravado principalmente pela a falta de atenção dos próprios responsáveis. É muito mais fácil deixar uma criança oito horas diante de uma televisão, do que ensina-las os conceitos de respeito, lealdade, obediência e amor. As santas escrituras no revelam as sábias diretrizes de nosso Deus no que diz respeito a educação de nossos filhos. O livro Provérbios nos diz:

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." - Provérbios 22:6;

"A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele." - Provérbios 22:15

"Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol." - Provérvios 23:13-14

"A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe." - Provérbios 29:15

A educação dos filhos é algo tão importante para Jeová, que ele deixou ordens expressas dentro dos seus mandamentos para que os pais sempre estivessem ensinando, educando os seu filhos conforme indicado em Deuteronômio 6:4-7 – “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”

O nosso criador sabe o que necessitamos, por isso ele nos fornece o maior guia prático do mundo – as santas escrituras. Ela é o único meio realmente confiável para ensinar e educar os nossos filhos, afim de torna-los aptos a servir a Deus com competência. 3 Timóteo 3:16-17

Nós como pais devemos ensinar os nossos filhos todos os valores que o nosso Criador nos revela, para que eles possam ser servos leais e dedicados a Deus.

Meditemos nas palavras do sábio Rei Salomão que diz: “Seja sábio, meu filho, e traga alegria ao meu coração; poderei então responder a quem me desprezar.” (Provérbios 27:11). Por apresentarmos Deus aos nossos filhos estaremos engrandecendo a Deus e replicando o nosso escarnecedor Satanás o Diabo.

Por L.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário